Monólogo retrata o drama da mãe solo durante a pandemia

Espetáculo "Meu Nome é Ana" fala da solidão no isolamento social. Atriz e dramaturga Penélope Lima aborda o luto e a dor causados pela covid-19.

ter, 14/09/2021 - 09:17
Bruno Moutinho Atriz Penélope Lima em uma das cenas do espetáculo Bruno Moutinho

Ser mãe solo nos dias de hoje já é um grande desafio. Com a chegada da pandemia da covid-19 no Brasil e todas as restrições impostas por este período, se tornou, por vezes, desolador. Na solidão da maternidade, Ana e seu bebê são protagonistas no espetáculo "Meu Nome é Ana", uma performance da atriz Penélope Lima, em temporada nos próximos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro, sempre às 20 horas, no Centro Cultural Atores em Cena, com entrada franca. O espetáculo é contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).



Penélope Lima, que interpreta Ana, também é a dramaturga do espetáculo e se inspirou nos relatos de outras mães no período de lockdown para contar a história da personagem. "Eu também sou mãe e vi no relato de outras mães a possibilidade de construir uma narrativa que fizesse jus ao que nós passamos neste período, especialmente a quem deu à luz neste período ou se viu nos cuidados de crianças pequenas sem ter como sair de casa e sentiu medo com tanta coisa acontecendo", conta.



Na dramaturgia, Ana é uma mãe de primeira viagem que se vê sozinha em casa e com a necessidade de cuidar de uma filha ainda bebê, realidade comum em muitos lares Brasil afora. Na solidão da maternidade, aliada ao isolamento social, ela se vê em desespero diante das incertezas em relação ao vírus, do luto decorrente da perda de pessoas queridas, da reviravolta na rotina e no cotidiano e de instabilidade financeira.



"Quis explorar, além da maternidade, o contexto de luto e dor ocasionado pela pandemia", explica Penélope. A peça estabelece uma teia entre ilusão e realidade que se desenrola aos olhares do público. A direção é de Paulo Santana, com produção de Tânia Santana, em parceria com o Grupo de Teatro Palha. A visualidade é assinada por Nelson Borges e iluminação por Malu Rabelo.



Serviço



Espetáculo "Meu Nome é Ana".



Dias 16, 17, 18 e 19 de setembro, 20 horas.



Espaço Cultural Atores em Cena - Av. Nª Sra. de Nazaré, 435.



Lotação máxima de 20 pessoas por sessão.



Entrada franca.



Informações: 98941 9117 e 98567 6402.



Instagram.com/teatropalha



Facebook.com/fumoartistico

Da assessoria do espetáculo.

COMENTÁRIOS dos leitores