Mostra artística estreia neste sábado em SP

Exposição com serigrafias, colagens e escultura pode ser vista na Galeria Frente, na região dos Jardins, até 16 de novembro

por Rafael Sales sex, 15/10/2021 - 21:07
Divulgação/Gilberto Salvador Divulgação/Gilberto Salvador

Neste sábado (16) acontece a inauguração da mostra artística “Memórias Resistentes”. O evento será realizado na Galeria Frente, no bairro do Jardins (SP) e ficará disponível até 16 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 14h. Serão apresentadas obras concebidas pelo artista Gilberto Salvador, desde diferentes técnicas de serigrafia, colagens até uma escultura.

Vale lembrar que grande parte das obras na mostra artística surgiu fruto das inspirações dos movimentos brasileiros, como a Bossa Nova e a peça teatral “Eles Não Usam Black-Tie”. Além disso, aqueles que forem ao evento poderão ver obras claramente influenciadas pelo Pop Art, movimento que surgiu no Reino Unido na década de 19950, mas chegou com mais força na década seguinte nos Estados Unidos.

Outro destaque a ser visto na Galeria Frente é a obra “KOLYNOS”, que marca o início de criações com recorte de imagens, como nos cartazes de cinema. Nessa época, a sociedade de consumo já estava consolidada, após o advento da televisão nos anos 1950. Nesse cenário, a publicidade da Kolynos popularizou a embalagem de fundo verde e o nome em amarelo.

Para o curador Fábio Magalhães, os trabalhos expostos apresentam uma linguagem inovadora e comprometida com o movimento da Nova Figuração. E assim, pode ser vista uma identidade própria na mostra artística, que faz parte dessa corrente brasileira. “O artista [Gilberto Salvador] desenvolveu sua obra com autonomia, atento ao que ocorria, assimilando, a seu modo, a dinâmica das linguagens de seu tempo”.

 

COMENTÁRIOS dos leitores