Livro destaca histórias de ribeirinhas da Amazônia

Trabalho de Maria Betânia Fidalgo Arroyo sobre mulheres de comunidades amazônicas inspira narrativas em "Dona Nazaré do Jamaci - Coração e Educação"

seg, 13/12/2021 - 17:33
UNAMA Livro da professora Betânia Fidalgo recupera narrativas sobre as mulheres ribeirinhas UNAMA

Subir e descer os rios e igarapés que cercam Belém e encontrar comunidades da região insular para atuar como professora inspirou a educadora e imortal da Academia Paraense de Letras (APL) Maria Betânia Fidalgo Arroyo a registrar suas experiências em narrativas sensíveis, que destacam a vida de mulheres ribeirinhas. Em seu novo livro, "Dona Nazaré do Jamaci - Coração e Educação", Betânia Fidalgo reabre a série Baú da Professora. O lançamento será na quinta-feira (16), às 17 horas, no foyer do auditório David Mufarrej, da UNAMA - Universidade da Amazônia, na avenida Alcindo Cacela.

Em seus relatos, Betânia Fidalgo afirma que nas andanças pela Amazônia, como professora e pedagoga, carregava todos os sonhos do mundo. Esse desejo de mudança pela educação, diz a professora, caracteriza sua escrita. "Dona Nazaré do Jamaci - Coração e Educação" (Editora UNAMA) dá sequência à linha iniciada em "Balainha" (Editora SM), livro publicado em 2020, a primeira obra da série.

A narrativa se passa na ilha de Paquetá, especificamente no Furo do Jamaci, "o  lugar que Dona Nazaré escolheu para viver e ajudar a todos que moravam e passavam por essa região", ressalta Betânia. Como amazônida, Dona Nazaré vivenciava os desafios e dificuldades do cotidiano às margens dos rios, com um ritmo de vida próprio. A escritora fala das relações culturais, lendas, tradições, saberes medicinais da floresta, alimentação, manejo de recursos naturais, defeso, pesca predatória e educação formal.

Dona Nazaré  abriu uma escola para a comunidade em terreno de sua propriedade. “Essa era a melhor escola para todos, lá na casa da Dona Nazaré. Mulher guerreira e solidária, que queria que todas as crianças e jovens da ilha estudassem para se tornar cidadãos do mundo”, afirma Betânia Fidalgo, que divide a função de escritora com o trabalho intenso em prol da educação, como reitora da UNAMA, diretora regional do Grupo Ser Educacional e presidente do Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE). 

As ilustrações do livro são da artista visual e professora Dula Lima. "Pude realizar o delicioso exercício de traduzir em formas simples, mas em cores vívidas, como essa força feminina, os encantos das águas dos rios e florestas", afirma Dula, parceria de Betânia na publicação de "Balainha", que mostra o cotidiano de ribeirinhas das ilhas. "O primeiro livro (da série) e este agora trazem uma linha comum, que é a potência da mulher ribeirinha", assinala. 

Maria Betânia Fidalgo Arroyo é membro da Academia Paraense de Letras (APL), na cadeira 02, que foi ocupada pelo teatrólogo Nazareno Tourinho. Pedagoga de formação, é doutora em Administração e mestra em Ensino Superior e Gestão Universitária, áreas nas quais publicou outras obras acadêmicas. Nascida em Belém, a professora e escritora atuou por décadas em prol da educação em comunidades amazônicas, com atenção especial a estratégias de aprendizado destinada a crianças e adolescentes. 

Serviço 

Lançamento do livro "Dona Nazaré do Jamaci - Coração e Educação", de Maria Betânia Fidalgo Arroyo. 

Dia: Quinta-feira, 16 de dezembro. 

Horário: 17 horas. 

Local: auditório David Mufarrej, da Universidade da Amazônia (Unama), na avenida Alcindo Cacela, 287. 

Apoio cultural: Iccar.   

 Da Redação do LeiaJá Pará.

COMENTÁRIOS dos leitores