Morre a escritora e ativista americana bell hooks

Com mais de 40 livros publicados, bell hooks também foi ativista e professora

por César Lui qua, 15/12/2021 - 16:35
Reprodução/Twitter/Cassandra Voss Center at St. Norbert College Gloria Jean Watkins escrevia sob o pseudônimo bell hooks Reprodução/Twitter/Cassandra Voss Center at St. Norbert College

Faleceu, nesta quarta-feira (15), a escritora e ativista Gloria Jean Watkins, mais conhecida por seu pseudônimo bell hooks. Tendo escrito mais de 40 livros e sempre preocupada com causas como feminismo, racismo, cultura e política, ela acabou partindo aos 69 anos, após doença não revelada. A informação foi repassada pela sobrinha da escritora, Ebony Motley, que publicou nota nas redes sociais em nome da família.

“A família de bell hooks está triste em anunciar o falecimento de nossa irmã, tia, tia-avó e tia-avó. A autora, professora, crítica e feminista fez sua transição cedo, de casa, rodeada de familiares e amigos”, informou a parente da escritora.

Segundo a nota divulgada pela família, a transição feita em casa foi um pedido de bell hooks. Nascida em 27 de setembro de 1952 e tendo 7 irmãos, ela publicou seu primeiro livro em 1978, aos 26 anos, tendo sido uma obra de poemas. “And There We Wept” foi lançada sobre o pseudônimo de bell hooks em homenagem a sua bisavó.

Ao todo são cerca de 40 livros, com 15 publicados em línguas diferentes. Além de escritora, foi ativista, professora de letras, professora sénior de Estudos Étnicos na Universidade do Sul da Califórnia e posteriormente professora de Estudos Afro-Americanos na Universidade de Yale em Connecticut.

COMENTÁRIOS dos leitores