Vida e obra de Paulo Freire sob a ótica de pesquisadores

Cepe Editora lança livro de ensaios organizado pela coordenadora da Cátedra Paulo Freire, Eliete Santiago, e pelo professor José Neves Batista

qui, 16/12/2021 - 10:39

‘Olhares sobre Paulo Freire – Vida, história e atualidade’, livro que a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lançará na próxima sexta-feira, dia 17 de dezembro, é a última iniciativa da comissão organizadora da programação oficial do centenário de nascimento do educador – proposta pela Assembleia Legislativa do Estado e da qual a editora é integrante.

São 14 capítulos apresentados por 18 autores do Brasil e do exterior. Um trabalho robusto organizado pela professora Eliete Santiago, coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e pelo professor José Batista Neto, também pesquisador da Cátedra. O lançamento acontece a partir das 9h, no auditório Sérgio Guerra, na Alepe.

O livro se propõe a possibilitar um encontro com a obra de Paulo Freire. Cada ensaísta procurou destacar um aspecto diferente do pensamento freireano, do seu legado amoroso, até sua postura política e antropológica em relação à educação. Dois eixos dividem o livro: o primeiro é composto por aspectos biográficos de Paulo Freire, que segundo Eliete Santiago reafirmam a inseparabilidade da vida e obra do patrono da educação brasileira. A segunda parte tem como fio condutor o pensamento do educador como inspiração para trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, uma clara evidência do vigor, pluralidade e atualidade do pensamento freireano.

Os ensaios abordam temas sociais que desafiam a vida, a política e a educação, um convite para o leitor conhecer este ilustre pernambucano, que nasceu no Recife em 19 de setembro de 1921, e morreu aos 75 anos, em 2 de maio de 1997. “O pensamento de Paulo Freire sempre foi marcado pela crença nos outros, pelo desejo de despertar autonomia e consciência crítica nos indivíduos, respeitando seus contextos e particularidades. No seu centenário, quando grupos tantas vezes o atacam e distorcem dentro do Brasil, o mais importante é ler Paulo Freire em toda sua generosidade e complexidade, pensando também o momento atual a partir dos seus escritos”, recomenda o editor da Cepe, Diogo Guedes.

As teorias do educador ajudaram a promover mudanças importantes no Brasil, que influenciaram pessoas no mundo todo. De acordo com Eliete Santiago no campo da educação, da saúde e do direito, a preocupação com a humanização do sujeito e da natureza, do respeito às diferenças e da justiça social carregam a marca de Paulo Freire. “Especificamente a educação escolar, na perspectiva freireana, mudou e pode seguir mudando ao considerar os saberes sociais como saber escolar; ao tomar o saber da experiência feito como ponto de partida; a relação docente-discente de horizontalidade; o respeito e a confiança nas possibilidades de cada uma e de cada um ao aprender e ensinar. Acima de tudo, ao compreender que a leitura do mundo antecede a leitura da palavra. Que não há saber maior ou menor, mas saberes diferentes”, destaca.

Uma das ensaístas, a professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Ivanilde Apoluceno de Oliveira, destacou a atualidade do pensamento do educador ao relacionar o atual contexto de pandemia, desigualdades e injustiças sociais a situações de abandono análogas às denunciadas por Paulo Freire em sua Pedagogia do Oprimido. “No Brasil, esta situação de desigualdade no campo educacional se agrava pelo desmonte das políticas existentes em termos de currículo, de formação de professores (…) Freire afirma que além de um ato de conhecimento, a educação é também um ato político. É por isso que não há pedagogia neutra”, enfatiza.

Entre os ensaístas reunidos na obra estão Silk Weber, professora da Universidade Federal de Pernambuco; Carlos Rodrigues Brandão, livre docente pela Universidade Estadual de Campinas; a deputada estadual Teresa Leitão; e a professora emérita da Universidade do Porto Luiza Cortesão, presidenta do Instituto Paulo Freire de Portugal.

Sobre os organizadores:

Maria Eliete Santiago, professora titular do Centro de Educação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Coordenadora da Cátedra Paulo Freire-UFPE. Mestre em Educação e Currículo pela PUC/SP e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris V – René Descartes. Autora de Escola pública de primeiro grau – da compreensão à intervenção, organizou junto com José Batista Neto, Paulo Freire e a educação libertadora, Formação de professores e prática pedagógica, Coleção João Francisco de Souza e outros títulos com outras parcerias.

José Batista Neto, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação da UFPE e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE; membro da Cátedra Paulo Freire-UFPE, Licenciado e Mestre em História pela UFPE e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Paris V – René Descartes.

Serviço

Lançamento Cepe: Olhares sobre Paulo Freire – Vida, história e atualidade

Data: 17 de dezembro

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório Sérgio Guerra, Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Preço do livro impresso: R$ 50,00, e-book: R$ 20,00

*Via assessoria de imprensa. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores