Quartelada Teatral reabre espaço alternativo em Belém

Grupo independente apresenta espetáculo no Teatro do Desassossego, no centro histórico da capital paraense

qua, 06/04/2022 - 14:12
Danielle Cascaes No Teatro do Desassossego, quatro histórias serão encenadas sempre às quartas-feiras Danielle Cascaes

O grupo de teatro independente Coletivas Xoxós, fundado no ano de 2014, apresenta o projeto artístico Quartelada Teatral, na residência-artística do coletivo, Teatro do Desassossego, no bairro da Cidade Velha. Durante todas as quartas-feiras dos meses de abril e maio, um espetáculo diferente será apresentado, sempre às 20 horas, marcando a retomada das atividades cênicas do grupo de artistas abertas ao público, desde o início da pandemia da covid-19, em 2020.

Em cena, a atriz-professora-pesquisadora Andréa Flores, ora sozinha, ora acompanhada do também ator e músico Leoci Medeiros, apresenta ao público histórias que marcam a trajetória artística do Coletivas Xoxós, desde sua fundação até os dias de hoje, e conectam cada trabalho aos espaços do Teatro do Desassossego. No primeiro trabalho, intitulado “mEU pOEMA iMUNDO”, uma mulher gorda habita um espaço subterrâneo e marginal, enquanto produz vida à revelia dos padrões esperados na sociedade. O espetáculo convida os espectadores a presenciarem, ao alcance do tato, uma bufa amazônida entre histórias atravessadas por risos ácidos, de uma existência insistente, pesada, descomunal e potente, celebrando a poesia e o riso de ser desproporcional.

Uma mulher recebe a visita do público, em casa, e traz à cena seus amores, um amor em especial, que provoca suas bobagens cômicas e instintos animalescos ocultos, enquanto malina com papéis socialmente impostos às mulheres. “Rala Palhaço!” parte de histórias de vida da atriz, ficcionalizadas para a cena, bem como de discussões sobre gênero e violências para bradar a quem quiser ouvir sua necessidade: ralar o dado, o duro, o repressor.

Em “Curupirá - um Ato de Traquinagem” memórias, histórias, bichos e seres de floresta retorcem e remexem o corpo da atriz a partir de sensibilidades xamânicas de mundo e re-existências envoltas na produção do cômico floresta adentro, a partir de comicidades das Amazônias de floresta profunda. A atriz encontra camadas sobre camadas de transformação em um ato irrepetível a cada apresentação, nas quais os participantes são convidados a também deixar-se retorcer pela floresta e pelos risos que dali emanam.

Encerrando a tetralogia de apresentações, "Divinas Cabeças" traz à cena experiências de vida da performer, a partir de princípios da bioescritura, atravessadas pelo questionamento de infância “Eu quero uma boneca que se pareça comigo! Que se pareça comigo...”. O trabalho é atravessado por questões sobre ancestralidades, negritude, espiritualidade, diferença e cura, que se entremeiam a uma pergunta subliminar devolvida ao espectador: “Quantas cabeças pensam o nosso viver? Quem nos pensa?”.

Durante os meses de abril e maio, o Coletivas Xoxós espera o público no Teatro do Desassossego, sua residência-artística, para vivenciar a experiência completa da Quartelada Teatral.

Serviço

Quartelada Teatral.

Quando: de 06 de abril a 25 de maio, sempre às quartas-feiras.

Onde: Teatro do Desassossego - Rua Dr. Malcher, 287 (nos porões da Casa Cuíra), Cidade Velha.

Horário: 20 horas.

Da assessoria do evento.

 

COMENTÁRIOS dos leitores