Paixão de Cristo de Nova Jerusalém retoma sua magia

Espetáculo voltou a todo vapor aos palcos de Fazenda Nova

por Paulo Uchôa sab, 09/04/2022 - 08:27

Na noite dessa sexta-feita (8), os holofotes voltaram a iluminar os palcos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Realizado há 53 anos em Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, o espetáculo retomou o seu encanto. Em um percurso no espaço de 100 mil metros quadrados, o público teve a oportunidade de conferir em cena participações de grandes nomes da dramaturgia.

Participando pela segunda vez da peça, Gabriel Braga Nunes recebeu a incumbência de interpretar Jesus Cristo. De acordo com o ator, a emoção de protagonizar o projeto teatral é latente. "É um barato. O pessoal fala assim: 'Ah, todo ator devia fazer Hamlet'. Eu acho que Jesus é um desses personagens. É um personagem que ensina muito para o intérprete", disse.

Ainda segundo o ator, uma hipótese de estar futuramente no palco da peça com outros personagens, como Herodes e Judas, não está descartada. Em 2019, ele viveu Pôncio Pilatos. Quem também marcou presença no espetáculo foi Christine Fernandes. Interpretando Maria, a atriz ressaltou a importância de Plínio Pacheco para a história da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

"É maravilhoso vivenciar esse projeto. Eu conheci Plínio Pacheco, dona Diva. Lembro de Plínio andando pelos lugares sozinho, com aquele chapéu e suas camisas de seda. É uma figura inesquecível", contou, ao relembrar contato com o diretor no projeto Noite Feliz, em 2000, dois anos antes da morte de Plínio. Para ela, a Paixão de Cristo é essencial para a arte brasileira: "A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma pancada de alegria, de estar presente. A emoção bate".

De acordo com Sergio Marone, debutando na peça ao lado de Thaynara OG (Herodíades) e Marina Pacheco (Maria Madalena), foi honroso ter recebido o convite para interpretar Pilatos. "Fiquei orgulhoso de ter participado desse projeto tão histórico, tradicional. É fantástico estar aqui. Sensacional. Vida longa à Paixão", contou o ator.

Em meio à turma de novatos e veteranos, o que inclui também a participação do pernambucano José Barbosa (Judas), Luciano Szafir brilhou no palco pela quinta vez. Depois de ter dado vida a Pilatos e Jesus, chegou o momento de encarar nesta temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém o Rei Herodes.

Szafir, que no ano passado enfrentou momentos delicados por causa da Covid-19, fez questão de agradecer a oportunidade de estar exercendo sua arte. Entrevistado pelo LeiaJá, ele disparou: "Só tenho gratidão dentro de mim. Literalmente, eu não imaginei que estaria aqui [no espetáculo]. Fazer a peça, retomar minha saúde, é só alegria. Os artistas de Nova Jerusalém são uma família".

O pai de Sasha Meneghel assegurou que todos que assistem à obra deixam o local com leveza: "A gente sente o público com a gente. É maravilhoso. Isso para a arte, a cultura, é sensacional". A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém segue até 16 de abril, em uma maratona de fé e nostalgia. Durante três horas, totalizando nove atos, os espectadores irão ser testemunhas do agir da cultura em aquecer mais uma vez a arte pernambucana. 

COMENTÁRIOS dos leitores