Sesc Pompeia recebe homenagem aos Oito Batutas

O espetáculo “Os Oito Batutas e os Outros Batutas” propõe ao público um vislumbre do repertório centenário, que foi apresentado pela primeira vez na Semana de Arte Moderna de 1922

por sex, 22/04/2022 - 19:12
Divulgação/ Acervo Dedoc-Nova Cultural Divulgação/ Acervo Dedoc-Nova Cultural

O Sesc Pompeia recebe em seu palco o espetáculo “Os Oito Batutas e os Outros Batutas” nesta sexta-feira (22). Esta apresentação foi idealizada para apresentar ao público o repertório centenário dos Oito Batutas, apresentados ao mundo na Semana de Arte Moderna de 1922.

Fundado por Donga e Pixinguinha, os Oito Batutas saíram do Brasil após 1922 para um mês de apresentações na França, porém, por sua popularidade acabaram ficando cinco meses em turnê. O grupo levou ao mundo o ritmo do “chorinho” e o samba, apresentando a novos horizontes a música brasileira. A direção musical do espetáculo é assinada pelo violonista, compositor e arranjador Jorge Simas.

O grupo “Outros Batutas” traz uma reflexão sobre o modernismo que o Brasil não reconheceu, propondo uma importante reparação histórica em nosso ideal de música “erudita”. Além de Jorge Simas, o espetáculo conta com os músicos Marcelo Menezes (violão), Alceu Maia (cavaquinho), Marco Cesar (bandolim e bandola), Alexandre Maionese (flauta), Felipe Donguinha (percussão, bisneto de Donga) e Marquinhos China (voz). Em dois momentos do show contarão com a presença do pianista Laércio de Freitas.

Por Matheus de Maio

COMENTÁRIOS dos leitores