Cultura

| Artes Visuais

O Instituto Butantan, principal produtor de imunobiológicos do Brasil, oferece atrações culturais na região oeste da capital paulista. Até o próximo dia 25, a exposição gratuita "Amplifique!" apresenta, por meio de fotos, imagens ampliadas do universo microscópico. A atração faz parte da 3ª Mostra de Arte Científica Brasileira, do projeto ArtBio, em que pesquisadores brasileiros retratam, pelas lentes das câmeras fotográficas, o "trabalho invisível" que salva vidas.

A ArtBio, idealizadora da exposição, já participou de outras edições da Mostra de Arte Científica Brasileira apresentando imagens na capital do estado do Rio de Janeiro. Locais como o Museu da Maré, o Museu do Amanhã e o Aeroporto Internacional Tom Jobim receberam as fotografias que ampliam tecidos e células em até 300 mil vezes com boa resolução.

##RECOMENDA##

A visitação funciona todos os dias das 9h até às 16h30, no Centro de Difusão Científica (CDC) do Instituto Butantan.

 

Serviço

Exposição "Amplifique!"

Quando: até 25 de janeiro, das 9h às 16h30

Onde: Centro de Difusão Científica (CDC) do Instituto Butantan Avenida Vital Brasil, 1.500, Butantã, São Paulo - SP

Grátis

Uma pintura roubada há 22 anos e encontrada por acaso, em dezembro, nos jardins do Museu Piacenza, no norte da Itália, foi feita pelo famoso pintor austríaco Gustav Klimt, informou o gabinete da Promotoria nesta sexta-feira.

"É com emoção que anuncio que o trabalho é autêntico", disse a promotora de Piacenza, Ornella Chicca, aos jornalistas.

##RECOMENDA##

A pintura foi submetida a um exame especializado para verificar se era o original e não uma cópia.

A pintura encontrada no jardim da entidade dentro de um saco de lixo havia sido roubada em 1997.

O roubo causou alvoroço e indignação internacional; portanto, as autoridades decidiram submeter a pintura encontrada a um exame especializado.

Trata-se da obra "Retrato de uma dama", feita sob um fundo verde, que desapareceu em fevereiro de 1997 do museu durante a execução de obras de reforma.

Os jardineiros da entidade descobriram a pintura em dezembro passado, sem a moldura, dentro de um saco de lixo enquanto limpavam a hera externa que cobre uma parede do jardim.

O saco com a obra estava dentro de um pequeno nicho, com uma porta, geralmente usada para ventilação, conforme revelado às autoridades.

Segundo a polícia local, é possível que os ladrões tenham colocado a pintura no nicho para recuperá-la mais tarde, mas devido ao alvoroço causado que faziam dela um quadro difícil de ser vendido, eles a abandonaram lá.

Os 56 anos de vida compartilhados pelo casal Zélia Gattai e Jorge Amado são contados através de fotografias, cartas, vídeos, desenhos e depoimentos reunidos na exposição Amados – Zélia & Jorge, em cartaz no Centro Cultural Recife. O público tem até o próximo domingo (19), para conferir a mostra e fazer um passeio por essa história. 

A exposição começa a contar a história de Zélia e Jorge em 1945, quando se conheceram. Uma linha cronológica destaca acontecimentos fundamentais da trajetória do casal, mostrando suas viagens pelo mundo, a vida no exterior durante o exílio, o nascimento dos filhos, amigos, os trabalhos compartilhados e a volta à Bahia. 

##RECOMENDA##

O público poderá conferir um rico acervo fotográfico além de vídeos e depoimentos de amigos próximos ao casal. Além disso, a mostra conta com ilustrações, cartas de amor e postais trocados em viagens. Uma árvore genealógica apresenta a 'linhagem' dos Amado, com seus filhos, netos e bisnetos. A visitação é gratuita. 

Serviço

Exposição Amados - Zélia & Jorge

Até domingo (19)

Quinta a sábado - 10h às 20h

Domingo - 10h às 17h

Centro Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505 - Marco Zero - Bairro do Recife)

Gratuito

 

Nesta sexta-feira (10), a partir das 17 horas, será aberta a exposição “Belém, Viva Belém!”, no Castanheira Shopping. É uma bela homenagem aos 404 anos que a capital paraense completará no domingo, dia 12 de janeiro. 

A mostra tem 38 fotos da cidade publicadas no período que vai da passagem do século XIX ao XX. A curadoria é da professora doutora Rosa Arraes, que há mais de 30 anos realiza trabalhos voltados para a valorização do patrimônio histórico de Belém.

##RECOMENDA##

As imagens que compõem a exposição foram retiradas de cartões-postais, jornais, livros e álbuns. Todas de domínio público. De acordo com Rosa Arraes, a escolha das fotografias foi por meio de extensa pesquisa, com o propósito de contar histórias da Belém antiga e a evolução da metrópole ao longo do tempo.

As fotos foram ampliadas e plotadas nos corredores dos três pisos do shopping, com ênfase no terceiro. A visitação à exposição terá, em horários específicos, a presença de uma historiadora e uma museóloga como mediadoras.

A programação terá palestras importantes sobre a história e a cultura da cidade, que se estenderão até 31 de janeiro, sempre às 16h30, no Espaço Criança (3º piso). 

Programação

Dia 10/01 – Palestra “A História da Fundação da Cidade de Belém”, com o Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo.

Dia 17/01 – Palestra “A Evolução da Cidade de Belém”, com a Profª. Drª. Maria Goretti da Costa Tavares

Dia 24/01-– Palestra “Arte e Patrimônio da Cidade de Belém”, com a Profª. Drª. Paula Andreia Rodrigues.

Dia 31/01– Palestra “A Música na Belle Époque”, com o Prof. Me. Jonas Arraes.

Datas e horários de visitação à exposição com a presença de mediadoras:

Dia 10/01 - às 18h30

Dia 12/01 – às 16h,17h e 18h

Dia 17/01- às 18h

Dia 19/01 - às16h,17h e 18h

Dia 24/01 - 18h

Dia 26/01 – às 16h,17h e 18h

Dia 31/01 - 18h 

Da assessoria do evento.

 

 

Com suéter listrado, sorriso sincero e o sonho de se tornar jogador de futebol, Mikail Akar se parece com qualquer garoto de sete anos. No entanto, esse jovem prodígio do expressionismo agita a cena da arte há anos.

Apelidado de "mini Picasso" pela imprensa alemã e natural de Colônia, o menino vende pinturas em todo o mundo por vários milhares de euros.

##RECOMENDA##

"Com apenas sete anos, ele já se destacou no mundo da arte. Há interesse por ele na Alemanha, França e Estados Unidos", comenta seu pai e agente, Kerem Akar.

Ele diz que descobriu o dom do seu filho por acaso, depois de dar a ele uma tela e alguns pincéis em seu quarto aniversário, já que ele "já tinha carrinhos e bonecos suficientes para brincar".

"A primeira tela foi fantástica, e a princípio pensei que minha esposa a havia pintado, embora não seja uma artista. Eu pensei que poderia ser uma coincidência, mas depois de sua segunda e terceira pinturas, ficou claro que ele tinha talento", conta, orgulhoso.

Uma obra de sua última coleção foi vendida recentemente por 11.000 euros em benefício da associação para crianças patrocinada por Manuel Neuer, goleiro da seleção alemã de futebol.

Luvas de boxe

Suas pinturas em cores explosivas lembram o expressionismo abstrato do americano Jackson Pollock, que é um de seus ídolos, como dois outros artistas lançados muito jovens à fama: Jean-Michel Basquiat e Michael Jackson.

Mas a criança se orgulha de ter desenvolvido seu próprio estilo: ele aplica tinta spray na tela equipado com... luvas de boxe do pai.

"Ver um tal equilíbrio e tal harmonia de composição, eu não esperava isso de uma criança", exclama Arina Daehnick, fotógrafa de Berlim, durante uma apresentação em meados de dezembro das obras do menino na capital alemã.

Diana Achtzig, diretora da galeria de arte contemporânea Achtzig, em Berlim, disse que ficou impressionada com "a imaginação e a variação" de Mikail Akar: "desde que ele tenha alguém que o apoie e que não o explore, terá um futuro brilhante pela frente".

O jovem artista, por sua vez, afirma ter outros sonhos: "Quando eu for mais velho, quero me tornar jogador de futebol profissional", lança, antes de detalhar, todo empolgado, a história de uma recente vitória por 8-0 de seu time na escola.

"Pintar é bastante cansativo para mim. Às vezes pode demorar muito tempo... especialmente com luvas de boxe", admite.

Marca de sucesso

Seu pai garante que ele e sua esposa tentam não pressionar o filho e protegê-lo desta glória repentina.

"Se for demais para ele, vamos intervir. Recusamos muitos pedidos", disse Kerem Akar.

"Ele só pinta quando quer: às vezes é um quadro por semana, às vezes um por mês".

O pai admite que sua própria vida mudou radicalmente desde que descobriu o talento de seu filho e que ele e sua esposa "vivem para a arte" hoje.

Ex-vendedor e recrutador, Kerem Akar, de 38 anos, agora cuida dos negócios do filho em tempo integral.

Para isso, fundou sua própria agência e ajudou a tornar seu filho uma marca de sucesso.

Evidenciado pelos bonés de beisebol à venda no evento de Berlim, todos adornados com a assinatura de Mikail formada por "M" e "A" de seu primeiro nome.

Com mais de 40.000 seguidores no Instagram, o jovem artista pretende conquistar o mundo. Depois de Colônia, ele exibirá pela primeira vez em sua vida no exterior: em Paris, na primavera de 2020.

Já pensou em encontrar no shopping figuras como Os Vingadores, Elvis Presley, Batman, Bruce Lee, Charles Chaplin, Michael Jackson, Liga da Justiça e mais de 200 outros personagens icônicos de todo o planeta? A partir desta quinta-feira (9) o Shopping Bosque Grão-Pará, em belém, promove a exposição Bosque Geek – Toys Collection, com a exibição de 300 peças que envolvem personalidades da cultura pop mundial, automóveis, entre outros. 

Cada réplica é  resultado de um trabalho minucioso conhecido como Action Figures. Os itens pertencem a colecionadores de Belém. A maioria dos bonecos foi fabricada na escala 1/6, que significa o tamanho real do ator/personagem dividido por 6, o que dá uma média de 30 centímetros de altura. Algumas figuras articuladas são estimadas em R$ 8 mil e há também um Thanos Estátua que custa cerca de R$ 19 mil.

##RECOMENDA##

“A exposição começou meio que por acaso, já que fazemos parte de um grupo de colecionadores que em sua maioria não se conhecia pessoalmente, e tivemos a ideia de nos juntar para um encontro de fim de ano. Assim surgiu a primeira exposição que conseguimos arrecadar 130 itens colecionáveis”, conta Brunno Bezerra, um dos organizadores.

O evento é organizado também por Marcel Amazonas, Fernando Sette, Jonatham Moraes, além do próprio Brunno Bezerra. “Além da equipe técnica ainda contamos com uma equipe de aproximadamente 10 colecionadores, que nos auxiliam na montagem, além de participarem também trazendo peças de suas coleções pessoais”, relata Brunno.

Durante a mostra, o visitante também poderá apreciar o trabalho do fotógrafo Fernando Sette, que clicou os personagens mais icônicos do cinema em pontos históricos de Belém. A exposição traz algumas dessas fotos exclusivas e outras já conhecidas do público.

Outra atração, que desperta a atenção de crianças e adolescentes, é a presença dos heróis em carne e osso, interpretados por cosplayers. Aos finais de semana haverá encontros e concursos de cosplayers e cospets.

Os Action Figures foram criados na década de 1960, como uma alternativa para os meninos que não podiam nem se sentiam atraídos por brincar de bonecos ou com bichinhos de pelúcia. Os primeiros bonecos deste segmento parecem ter sido pertencentes à linha G.I.Joe. O boneco era chamado de Falcon aqui no Brasil e deu origem à linha chamada Comandos em Ação, que fez grande sucesso, ajudando esses brinquedos a se popularizarem entre as crianças. Posteriormente começaram a surgir bonecos baseados em personagens de quadrinhos e desenhos animados.

Os colecionadores afirmam que essa paixão mundial voltou com força total com a febre dos filmes da Marvel. Os Vingadores fizeram uma saga extraordinária no cinema, foram 11 anos e mais de 20 filmes que concluíram essa jornada de forma épica, e todo esse movimento dos heróis no cinema trouxe um grande "boom" para a cultura geek em forma geral. 

Serviço

Bosque Geek – Toys Collection.

Período: 9 de janeiro a 9 de fevereiro.

Horário: 10 às 22h.

Local: lounge do Acesso A.

Da assessoria do evento.

 

O Instituto Ricardo Brennand e o Consulado Geral do Japão no Recife, em parceria com a Fundação Japão, promovem a exposição itinerante O Poder do Shojo Mangá que ficará em cartaz até 7 de fevereiro, na pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand. 

A mostra contará com 57 obras originais e reproduções, em alta qualidade, desenhadas por 13 renomados desenhistas de mangá, entre eles, Osamu Tezuka e Reiji Matsumoto, que contribuíram para o desenvolvimento do shojo mangá desde década 60.

##RECOMENDA##

Além da exposição também haverá atividades paralelas, que acontecerão nos finais de semana, como a exibição do filme POP IN Q, oficinas de desenho e origami, apresentação de Kendo e muito mais. O valor do ingresso custa R$ 32,00 (inteira) e R$ 16,00 (meia entrada), e inclui visitação a todo complexo cultural. Mais informações pelos telefones (81) 2121-0352 / 2121-0365.

Programação completa:

DIA 19/JAN (domingo), às 15h, Oficina de Desenho ministrada por Clara Azuos

DIA 25/JAN (sábado), às 15h, Oficina de Origami ministrada por Helena Makiyama

DIA 26/JAN (domingo), às 14h, Oficina de Ikebana ministrada pela Associação de Ikebana de Pernambuco

DIA 01/FEV (sábado), às 15h, Oficina e Apresentação Musical de WADAIKO (tambor japonês)

DIA 02/FEV (domingo), às 15h, Oficina e Apresentação do KENDO (uma das artes marciais do Japão)

*Da assessoria

Noko Nishigaki é uma garotinha japonesa de 11 anos que gosta muito de desenhar. O que a torna diferente das demais meninas de mesma idade é que Noko é a mais jovem aprendiz de tatuagem do mundo, já dona de um estilo próprio e clientes satisfeitos com seu trabalho. A pequena já fez 35 tatuagens profissionalmente e tem uma agenda concorrida, haja vista seu Instagram com mais de 100 mil seguidores.

Filha do tatuador Gakkin, Noko começou a tatuar aos seis anos. Encorajada por ele, e também pela mãe, a menina que gostava de desenhar pássaros e gatos começou a aprender a arte da tatuagem treinando em cadernos e bonecas. A primeira tatoo de verdade foi feita no pai, um pardal de Java. A partir daí, ela começou a atender alguns clientes aos sábados de manhã, quando não tem aula. 

##RECOMENDA##

Noko trabalha no estúdio do Gakkin, localizado em Amsterdã, na Holanda. Ela gosta de tatuar pássaros e gatos, esses últimos já estão se tornando sua marca registrada. A menina leva a arte da família a sério e, tendo o pai como maior referência, se dedica para entregar o melhor resultado aos clientes. "Entendo que tatuagens são pra vida inteira, então, não posso cometer nenhum erro. isso me deixa nervosa", disse em entrevista ao site Vice. 

Com apenas 11 anos de idade, Noko ainda não tem nenhuma tatuagem em seu corpo. Além de ser criança, ela entende que em seu país de origem, o Japão, as tattos ainda são vistas como um tabu. Mas ela pretende gravar alguns desenhos em si quando for mais velha e espera que até lá, o preconceito dos japoneses possa ter diminuído. "Não tenho nenhuma tatuagem, mas quero. Não muitas, já que gosto de ir para fontes termais e piscinas, e no Japão, pessoas com tatuagens não podem entrar. Espero que quando eu for adulta, pessoas com tatuagem também possam frequentar fontes termais no Japão". 

 

Encerra, no próximo sábado (4), a exposição biográfica do músico Alceu Valença. A mostra está em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, e ficará aberta das 14h às 18h.

Intitulada “A Energia Dos Doidos Motor da Imaginação”, a exposição traz ao público a trajetória da carreira e vida de Alceu. Além disso, tem algumas peças da exposição disponível para venda.

##RECOMENDA##

A renda será destinada a algumas associações de caridade, são elas: a Associação Tereza Miranda, que trabalha com resgate de animais em Paulista, Pernambuco;  a Viva Bicho, em Santos – SP e Associação Amigos do Museu do Estado de Pernambuco.

Entre as peças que estão sendo vendidas estão acervos raros como discos do músico, telas colorizadas, brinquedos, traquitanas e até a famosa Luneta do Tempo.

Serviço

Encerramento da Exposição Alceu Valença

Sábado (04) | 14h

Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 – Graças)

Gratuita

Informações: (81) 3184 3170

Tradicional espetáculo natalino, o Baile do Menino Deus emocionou o público, nessa segunda-feira (23), no Marco Zero do Recife. A céu aberto, a encenação retrata a história do nascimento de Jesus Cristo, o “Menino Divino”.

Gratuito, o Baile do Menino Deus segue com apresentações até esta quarta-feira (25), a partir das 20h. Neste ano, o evento chega a sua 36ª edição e estima um público de 70 mil pessoas. A TV LeiaJá acompanhou os detalhes. Confira na reportagem em vídeo:

##RECOMENDA##

Morreu na noite da última quarta (18), o cordelista e xilógrafo José Soares da Silva, mais conhecido como Mestre Dila. O artista tinha 82 anos e estava internado no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, por conta de uma pneumonia. 

Mestre Dila era um dos maiores nomes da xilogravura no Estado e era Patrimônio Vivo de Pernambuco. Ele passou cerca de uma semana internado e deixou cinco filhos e 11 netos. O velório e o enterro do artista serão realizados no Cemitério Dom Bosco, em Caruaru.  

##RECOMENDA##





 

Pernambuco perdeu, na manhã desta quinta (19), um de seus maiores expoentes nas artes plásticas. O artista Francisco Brennand faleceu, aos 92, decorrente de uma pneumonia. 

Francisco Brennand estava internado no Hospital Português, localizado na região central do Recife, por conta de uma pneumonia. O óbito aconteceu por volta das 11h, desta quinta (19). O artista plástico estava com 92 anos de idade. 

##RECOMENDA##

Brennand era conhecido como Mestre dos Sonhos, e desenvolvia trabalhos em cerâmica para ambientes internos e externos. A cidade do Recife é repleta de obras do artista, uma delas tornou-se um dos cartões postais mais conhecidos da capital pernambucana, a Torre de Cristal, localizada no Marco Zero.

 

Os fãs do herói Batman que não conseguiram um tempinho para visitar a exposição "Batman 80", na zona oeste de São Paulo, podem comemorar. A mostra foi prorrogada até dia 2 de fevereiro e já pode ser colocada na programação de férias.

Os visitantes poderão conhecer os lugares mais famosos de Gotham City, como a Mansão Wayne, a Batcaverna, o apartamento da Mulher-Gato e até o covil do Coringa. A exposição sobre os 80 anos do Homem-Morcego reúne cenografia, acervo com quadrinhos e itens raros, além de textos explicativos que contam a evolução e a importância do herói.

##RECOMENDA##

Além da mostra, itens sobre o Batman estarão à venda na lojinha da exposição como produtos oficiais, incluindo itens de edição limitada criados especialmente para a comemoração dos 80 anos do herói. A exposição tem curadoria de Ivan Freitas da Costa, que além de colecionador é sócio-fundador da Comic Con Experience (CCXP).

 

Serviço

"Batman 80 - A exposição"

Quando: até 2 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h

Onde: Memorial da América Latina - Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda

Ingressos pelo site www.batman80expo.com.br

Valores: de R$ 17,50 a R$ 45

A 9ª edição do Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, da Universidade Federal do Pará (UFPA), será aberta às 19 horas desta terça (17), na Igreja de Santo Alexandre, Cidade Velha. O tema será “Cruzamentos da arte”.

Segundo a professora Valzeli Sampaio, coordenadora do Fórum, o evento se propõe a aprofundar discussão sobre as questões da atualidade que estão na interface das relações entre arte e outros campos de conhecimento.

##RECOMENDA##

Na abertura, a indígena Ana Terra Yawalapiti, do Parque do Xingu, vai fazer a conferência “Casa das Mulheres: novos modos de ser na cultura e na Arte”. “É um projeto feminista dentro do âmbito da cultura indígena”, acrescenta a professora Valzeli.

Em seguida, haverá o ato performático “Marcha das nubentes”, com docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Arte/UFPA. “É um discurso poético coletivo de denúncia do patriarcado e de seus processos colonizadores”, conta Ana Flávia Mendes, uma das organizadoras da atividade.

O Fórum será de 16 a 20 deste mês, na Casa das Artes, em Belém. Serão realizados, também, o Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) e a Jornada Arte Educação do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes).

Haverá palestra sobre “Educação indígena na arte e na vida”; as conferências “Arte inclusão e responsabilidade social”, “Performance na esfera pública” e “Arte e ancestralidade”, além das mesas-redondas “Arte educação: um ponto de equilíbrio no processo da diversidade à inclusão social”, “Qual o direito de estudar/ensinar arte?”, “Diálogos da encruzilhada: arte e outras falas” e “Qual o lugar da arte? Qual o lugar do artista?”.

Estudantes vão apresentar suas pesquisas em sessões de comunicações e de pôsteres. O Fórum é realizado, também, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Instituto de Ciências da Arte e a Faculdade de Artes Visuais, com os cursos Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Museologia e Produção Multimídia.

Na Igreja de Santo Alexandre (Praça Frei Brandão, s/n, Cidade Velha), no dia 17, às 21h, haverá o ato performático “Marcha das Nubentes”. Na Casa das Artes (Pça Justo Chermont, 236, Nazaré): dia 17, às 11h30, “Carnaval das águas: maneiras expressivas da linguagem teatral de Cametá/PA”; dia 18, às 21h, “Performações”; dia 19, às 21h, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia; dia 20, às 21h, “Performações e VJing”.

Serviço

IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte (PPGArtes/UFPA).

Período: 16 a 20/12/2019.

Local: Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré).

Público: artista, agenciador, produtor, estudante, professor e pesquisador em arte.

Informação: site (http://www.even3.com.br/9fbpa), instagram (bienaldepesquisaemartes), facebook (forumbienalartes) e e-mail (forumbienalartes@gmail.com).

Da assessoria do evento.

 

 

Para quem é fã de dublagem, neste domingo (15), o Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital paulista, realiza o “Encontro de Dublagem Musical”, uma programação paralela da exposição “Musicais de Cinema”. A entrada para o evento é gratuita.

Entre os convidados está Ulisses Bezerra, que é dublador e diretor de dublagem, conhecido por alguns de seus trabalhos como Shun de Andrômeda, da franquia de “Cavaleiros do Zodíaco”, e Charlie Brown em “Peanuts” (2015).

##RECOMENDA##

Outra convidada para o evento é a diretora musical e também dubladora Cidalia Castro, que dublou as canções de Raven Baxter (Raven-Symoné) em “As Visões da Raven” (2003-2007) e de Jay Kyle (Tisha Campbell-Martins) na série “Eu, a Patroa e as Crianças” (2001-2005).

No evento, os dubladores contarão sobre a carreira, curiosidade e dúvidas sobre a profissão. Além disso, haverá uma apresentação de Cidalia Castro, com as canções de filmes para os quais atuou.

 

Serviço

Encontro sobre Dublagem Musical no MIS

Onde: Avenida Europa, 158 - Jardim Europa - SP

Quando: 15 de dezembro, das 18h às 20h

Ingresso gratuito, retirada 1h antes

 

A fruta em questão era, de fato, uma obra de arte, presa à parede de uma galeria com fita adesiva e que havia sido vendida a um colecionador francês por US$ 120 mil.

Intitulada "Comediante", a obra do artista italiano Maurizio Cattelan foi exibida na Mostra de Arte Contemporânea Art Basel, em Miami Beach, no sábado (7), quando um visitante decidiu comê-la.

##RECOMENDA##

Em um vídeo enviado para sua conta do Instagram, David Datuna caminha até a banana, a tira da parede branca, descasca e come na frente de uma multidão curiosa. Sua "performance artística" é intitulada "Hungry Artist" ("Artista com fome").

"Não destruiu a obra. A banana é a ideia", afirmou ao jornal "Miami Herald" o diretor de relações com os museus da Galerie Perrotin, Lucien Terras.

O valor da obra está no certificado de autenticidade, de acordo com o jornal. Espera-se que a fruta seja substituída regularmente antes de apodrecer. De fato, uma nova banana foi presa à parede com a fita adesiva 15 minutos após a audácia de Datuna.

A diretora da galeria, Peggy Lebouef, disse que não prestará ações legais contra Datuna. "Ele não foi preso, mas pedimos que deixasse o espaço e a feira", afirmou.

[@#video#@]

Nesta quinta-feira (5) começou mais uma edição da Comic Con Experience (CCXP). Até o próximo domingo (8) os fãs do mundo geek e nerd poderão acompanhar as maiores novidades do mundo dos filmes, séries e games. Neste ano, os ingressos se esgotaram em tempo recorde e, segundo os organizadores, a expectativa é que mais de 280 mil pessoas aproveitem pelo menos um dia de festa.

Com um público tão grande, além dos fãs que acompanham desde a primeira edição em 2014, também há visitantes novos. É o caso da família da advogada Patricia Morgan, 44 anos, que veio com o marido e a filha para a CCXP19. “Meus familiares que indicaram o evento, além disso, nós somos fãs de algumas séries e filmes. Está valendo muito a pena, ainda mais em um universo que adoramos”, conta.

##RECOMENDA##

A filha é super fã dos filmes da Marvel, já o pai é fã de Star Wars e está ansioso para o novo lançamento da franquia no próximo dia 19 de outubro, "Star Wars: A Ascensão Skywalker". “O evento está ótimo, nós não conseguimos andar direito, porque tudo o que vemos queremos entrar, conhecer e participar das atividades”, afirma.

Patricia Morgan está aproveitando ao máximo cada atração da CCXP19, com seu marido e sua filha. Foto: Daiane Crema

 

Já a contadora Elisangela Alves de Lima, 44 anos, além de trazer a filha para o evento, trouxe também a sobrinha que mora no Piauí. “Desde fevereiro estamos em contagem regressiva para o evento. Eu estava muito preocupada, por saber da quantidade de pessoas que a CCXP recebe, eu não imaginava que teria uma estrutura tão bacana”, conta.

A filha de Elisangela, que é super fã da franquia Harry Potter, está ansiosa para curtir o espaço interativo da saga. “Eu adoro a franquia, já assisti todos os filmes e agora estou lendo os livros, quero muito aproveitar ao máximo a visita ao stand”, afirma Bruna Maria Lima.

A sobrinha de Elisangela Lima veio do Piauí só para participar da CCXP19. Foto: Daiane Crema

 

Além das pessoas que estão curtindo apenas o primeiro dia da CCXP, também há fãs que querem acompanhar tudo, até o último dia. É o caso do empresário Murilo Cardoso, 41 anos, que trouxe os três filhos. “De certa forma estou muito surpreso com o evento, ele é bem grande, o formato surpreende bastante”, diz.

Como é a primeira vez da família na CCXP, eles optaram por não montar um cronograma e conhecer todos os lugares e depois ir visitando aos poucos durante os dias do evento. “Imagina só, quando você vê um mundo incrível cheio de gente, é uma adrenalina, é tudo”, exclama Júlio Cardoso, filho de Murilo.

Murilo Cardoso e os filhos vão participar dos quatro dias de CCXP19. Foto: Daiane Crema

 

Programada para acontecer em São Paulo entre os dias 5 e 8 de dezembro, a Comic Com Experience 2019 (CCXP) teve seus ingressos esgotados para a 6ª edição do evento. Amantes da cultura pop terão oportunidade de estar próximo de seus ídolos em um ambiente repleto de atrações na feira que acontece na São Paulo Expo, que fica na região sul da capital paulista. Mas como fazer para economizar em um evento com tantas opções para os fãs do cinema, quadrinhos e games? O LeiaJá falou com um especialista que deu dicas sobre manter o controle financeiro naquele que é apontado como o maior festival do segmento na América Latina.

Para o professor e advogado Miguel Machado, a variedade e a energia boa do evento podem fazer com que os fãs percam as estribeiras e acabem comprando demais. “Minha dica é: evite a compra por impulso”, destaca. Doutorando em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Machado acrescenta que o bom senso pode ser mais importante para economizar durante os quatro dias de festival. “Não basta sair com pouco dinheiro no bolso ou sem o cartão de crédito, mas quem for em dois dias na CCXP pode pensar em não comprar nada no primeiro dia e deixar para o último dia”, aconselha. Como nem todos os fãs conseguiram adquirir ingressos para os quatro dias de CCXP, Machado também orienta quem for curtir apenas uma das sessões na São Paulo Expo. “A solução é ir preparado para chegar cedo e curtir ao máximo, visitar todos os stands, tirar fotos e comprar algo apenas no final do dia”, indica.

##RECOMENDA##

Em 2018, a 5ª edição da CCXP recebeu 262 mil pessoas. No último mês de julho, a CCXP foi realizada pela primeira vez na Europa. A cidade de Colônia, na Alemanha, será sede do evento novamente em 2020.

Para os amante de cultura geek e nerd a ansiedade está chegando ao fim. Nesta quinta-feira (5) o São Paulo Expo abre os portões para receber o público fã de filmes, séries e games, em mais uma edição da Comic Con Experience (CCXP). São tantas atrações que fica difícil organizar toda a programação para não perder cada detalhe.

Para ajudar o público, o LeiaJá separou cinco dicas de atrações que acontecem na CCXP19, espaços em que o festival promete levar experiências inéditas para os expectadores.

##RECOMENDA##

1 - Painéis nos auditórios Cinemark XD, Ultra e Prime

Os painéis levam até o público as novidades no mundo do cinema e das séries, fazem o lançamento das novas produções, além de proporcionar ao público a visita de atores e diretores. 

Foto: Reprodução 

2 - Batman 80 anos

Os fãs do Homem-Morcego não podem perder a homenagem para o super herói que está completando 80 anos. A CCXP vai receber os quadrinistas que fizeram parte da história do personagem. Além disso, um dos itens mais esperados pelos fãs do Batman é o pôster oficial, assinado por Mike Deodato Jr.

Foto: Reprodução 

3 - Artists' Alley

Na CCXP19, mais de 500 artistas prometem tomar conta do espaço Artists' Alley. Quadrinistas consagrados e novos talentos do Brasil e do mundo levam seu trabalho até o público, para que os visitantes possam conhecer os lançamentos, adquirir HQs e outros itens exclusivos. Os trabalhos abordam os mais variados gêneros como aventura, charge, cartum, humor, infantil, LGBTQI+, mangá, entre ouros.

Foto: Reprodução 

4 - Concurso de Cosplay

O concurso acontece no domingo (8), último dia do festival, mas os visitantes também podem participar do evento a caráter. Além disso, durante os três primeiros dias do evento há Desfile de Cosplay. Mesmo quem não foi selecionado para o concurso pode participar, para isso basta se inscrever no Cosplay Universe.

Foto: Reprodução 

5 - Harry Potter Experience

Em 2018, a CCXP reproduziu a cabana de Hagrid e recebeu um convidado especial, o Bicuço. Já neste ano, a promessa é receber uma réplica oficial do famoso Expresso de Hogwarts, que permite interação com o público. Além da Harry Potter Store, com produtos oficiais da franquia.

Foto: Reprodução 

Considerado o maior evento de cultura pop da América Latina, a Comic Com Experience (CCXP) vai levar o público nerd para um cruzeiro em 2020. Programado para zarpar do Porto de Santos no dia 18 de março e seguir na direção do Sol, o navio MSC Preziosa levará para alto-mar fãs e os melhores temas do mundo dos games, cinema, séries, quadrinhos e cosplays na CCXP Cruise.

Após o sucesso da edição da CCXP realizada na Europa em 2019, a organização garante experiências baseadas em um “sonho geek” durante a viagem que acontece até o dia 21 de março. O evento no navio já tem como atrações confirmadas as sessões de fotos e autógrafos com artistas convidados, além da presença de quadrinistas no Artists’ Alley, quatro dias de produções no Thunder Theater On Board, painéis, exibição de filmes, maratonas de séries, Cosplay Universe, Concurso de Cosplay, jantares e cabines temáticas com temas licenciados de maneira exclusiva para o cruzeiro.


 

##RECOMENDA##

As cabines para o CCXP Cruise 2020 serão vendidas pela Internet a partir da próxima segunda (9). Em terra firme, a sexta edição do evento acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro, na capital paulista, na São Paulo Expo. Quem conseguiu adquirir os ingressos para a CCXP 2019, poderá adquirir sua vaga em alto-mar durante o evento, pois a organização da feira montará um estande para venda de pacotes de viagem.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando