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O McDonald's firmou uma parceria com a empresa israelense UBQ para tornar suas lojas mais sustentáveis. Os restaurantes da franquia vão passar a substituir o plástico comum por um produzido com resíduos domésticos. O objetivo é diminuir o impacto ambiental de suas operações e contribuir com a preservação do meio ambiente. 

A novidade chega às lojas da franquia já no primeiro trimestre de 2020. O plástico especial, produzido com resíduos domésticos pela israelense UBQ, vai substituir o material utilizado nos restaurantes atualmente. O processo de fabricação desse novo material gera um balanço de emissões zero de gás carbônico, o que contribui para a diminuição do aquecimento global. 

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A iniciativa se soma a outras já aplicadas pela rede McDonald's, como a campanha de conscientização junto aos clientes para que evitem o uso de canudos plásticos durante as refeições, entre outras medidas que visam reduzir o uso de plástico nas lojas. 

No próximo sábado (23), o Bosque Maia em Guarulhos, na Grande São Paulo, recebe a feira gastronômica "Sabores do Alto Tietê". O evento reúne gastronomia, artesanato, música e dança que representam a cultura dos dez municípios que integram o Alto Tietê: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Esta será a primeira edição a ser realizada em Guarulhos, que contribuiu para a feira com dois pratos típicos: o arroz suíno com costelinha defumada e o sorvete de mandioca, que em sua receita original contém mandioca cozida, leite e açúcar. Acredita-se que o gelado era uma das sobremesas mais famosa do bairro Torres Tibagy.

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Além de sabores guarulhenses outros pratos estarão presentes no evento como pizzas, biscoitos, churrasco, galinhada, feijão tropeiro, tapioca, lanche caipira, suco de cambuci, hambúrguer gourmet, entre outros.

A programação ainda reúne atrações artísticas, como capoeira, zumba, desfile de moda e shows de samba e música eletrônica. A feira também terá exposição de produtos artesanais.

 

Serviço

"Sabores do Alto Tietê" – Edição Guarulhos 2019

Quando: 23 de novembro, das 11h às 21h

Onde: Bosque Maia – Avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro, Guarulhos - SP

Entrada gratuita

Música ao vivo e estações comandadas por chefs renomados da gastronomia vão marcar o festival de carnes nobres The Butcher's Club Barbecue, que chega a sua 4ª edição neste sábado (23), a partir das 12h. O evento vai garantir cortes e técnicas exclusivas por mais de 10h para os presentes, no Cabanga Iate Clube.

Entre os mestres churrasqueiros confirmados estão: Roberto Ravioli, Cecília Matias, Tenente (ex-participante do Masterchef), Bruno Salomão, Gui Moraes, Cesar Santos, Miau Caldas, Pedro Picanha, Júlia Carvalho, Rodolfo Soares, Mário Resende, Bruno Bandeira, Thiago Brasa, Marcelo Coelho, Fernando Rodrigues, Fluvio Estefanio, Rafael Segura, Anésio Nogueira, Léo Macedo, Ídolo Giusti, Pedro Paulo, Roberto Rosa e Roberto Cavalcanti.

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O time vai conduzir o menu do evento, composto por churrasco premium, pescados e aves. Já em clima de confraternização, as bandas Downtown Band, Squad Band, No money for Cash e Gin N' Tonic vão garantir muita descontração para o festival. Produzido por Elias Cabuz, Augusto Acioli, Waldemar Valente e Hênio Luíz, o The Butcher's Club inclui serviços de open food e open bar de cerveja Itaipava Premium, refrigerantes e água. Os ingressos custam R$200,00 à venda nas lojas Chili Beans e no site da Bilhete Certo.

*Da assessoria

Em parceria com a cachaçaria pernambucana Carvalheira, a Skol lançou nessa sexta-feira (15), na Praia de Maracaípe, no litoral sul pernambucano, uma bebida que promete dar o que falar. Feita com mel e limão, a Skol Beats Carva foi apresentada oficialmente na festa Bikini Memories ao som de muita música eletrônica e regada pela animação do público.

Para Maurício Landi, gerente regional de marketing da Ambev, o produto é dedicado ao verão e aos eventos que movimentam Pernambuco. "A Skol Beats Carva é uma edição limitada. Vai durar até o carnaval do ano que vem. Ela tem tudo para dar certo. Estamos muito felizes com o início dessa parceria", explicou Landi. "Decidimos fazer uma bebida em homenagem ao verão pernambucano", completou.

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Segundo Victor Carvalheira, o resultado da parceria com a Skol traduz a energia e experiências únicas que o grupo Carvalheira proporciona em todas as festas que oferece aos pernambucanos. A Skol Beats Carva tem teor alcoólico de 7,9%, e começa a ser vendida em latas de 269ml, a partir da próxima semana, nas melhores festas e principais pontos de venda de Pernambuco, Alagoas e da Paraíba.

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A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife promove a Feira Gastronômica, no dia 18 de novembro, no estacionamento da sua Reitoria, no Bloco C, bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Os interessados em participar devem comparecer levando 1kg de alimento não perecível.

A feira tem como objetivo promover a diversidade gastronômica e ampliar as oportunidades para alunos e microempreendedores. Além disso, a atividade servirá para os acadêmicos aplicarem os conteúdos teóricos de forma prática. Entre os stands estão o “Pernambucanidade”, que levará uma mostra da gastronomia pernambucana com releituras, enfatizando os costumes e a tipicidade gastronômica local com pratos criativos. O stand “Pernambuco Chamando” irá participar com uma mostra cultural, abrangendo a literatura de cordel e a cultura alimentar dos mercados de Recife.

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Para os interessados em culinária fitness, o “Gastrofit” levará pratos da culinária fit elaborados de forma criativa. O “Oxente, que delizia!” fará uma releitura da cozinha italiana, com ingredientes nordestinos, fazendo a fusão gastronômica da Itália com o Nordeste brasileiro.

O stand “Degustando conhecimento” trará harmonizações clássicas de cervejas e hamburgueres, com percepções sensoriais para os participantes.

Workshop Nossa Cachaça

O workshop tem como objetivo discutir a cachaça e o mercado de bebidas alcoólicas, além das influências, benefícios e contribuições históricas desse produto na cultura e desenvolvimento de Pernambuco. A atividade está sendo organizada pelos alunos da disciplina Gestão e Organização de Eventos, do curso superior em Gastronomia da UNINASSAU.

Além das degustações, os participantes contarão com a presença do secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto. Ele abordará os “Aspectos gerais da cachaça em PE”. Também estará presente o gerente comercial da Cachaçaria Sanhaçu, Elk Barreto, para falar sobre “Cachaça orgânica e sustentabilidade”. Todo o evento é gratuito.

Da assessoria de comunicação

A Arcos Dorados, maior franquia global do McDonald's, fechou uma parceria de cinco anos com a Disney para oferecer brinquedos das marcas da companhia no McLanche Feliz na América Latina. Os personagens dos estúdios que compõem o complexo Disney, incluindo Lucasfilm, Pixar e Marvel, poderão ser comprados no McDonald's a partir da segunda quinzena de dezembro, quando estreia a linha de brinquedos de Star Wars: Episódio IX.

"Para o ano que vem, as marcas foram escolhidas junto com a Disney com base no planejamento estratégico e seguindo os filmes que eles apostam que terão mais sucesso", disse ao Broadcast o vice-presidente de relações com investidores da Arcos Dorados, David Grinberg. Por motivos estratégicos, Grinberg não quis revelar quais serão os próximos personagens.

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Com a parceria, o McDonald's espera repetir sucessos de campanhas anteriores, como dos Minions, da Universal, e do Mario Bros, da Nintendo. "O fato de termos acesso a todo o portfólio da Disney, que inclui desde Pixar, que tem uma pegada infantil, até Marvel, que atinge público adulto, permite que tenha um caráter para toda a família", ressaltou Grinberg.

O acordo não prevê exclusividade entre as empresas, mas o McDonald's terá a preferência para escolher os personagens que considerar mais atrativos para o seu negócio.

O valor investido pelas companhias não foi revelado. Segundo o executivo, a parceria é um ganha-ganha para as empresas e está mais relacionada a exposição de marca do que a ganhos financeiros. Além de vir como brinde no kit do McLanche Feliz, também será possível comprar o brinquedo separado, com o preço começando em R$ 13,00.

Por trás da parceria com a Disney há, ainda, uma mudança nutritiva no cardápio do McLanche Feliz, com combinações alimentares que limitam o menu completo a 600 calorias. A alteração foi feita em agosto e, segundo Grinberg, convergiu com valores importantes para a Disney.

A rede passou a oferecer mais frutas e vegetais e reduziu gordura, sódio e açúcares dos ingredientes da refeição.

Dos países da América Latina atendidos pela Arcos Dorados, apenas Chile e Venezuela ficarão de fora da parceria com a Disney. No primeiro, o impedimento está relacionado a questões regulatórias que o McDonald's está tentando destravar. No segundo, a rede tem limitações por conta da importação de brinquedos.

Em fevereiro do ano passado, o McDonald's nos Estados Unidos já havia anunciado a retomada da parceria com a Disney, após 12 anos sem novidades. Desde então, o McLanche Feliz americano (Happy Meal) já teve personagens de Os Incríveis, Os Vingadores, Toy Story, Rei Leão, Frozen, entre outros.

Falta pouco mais de um mês para as festas natalinas, mas o Outback já está agilizando o seu cardápio. Está disponível em todos os restaurantes o Thunderttone, uma mistura doce de panettone e brownie. Sucesso em 2018, a combinação do Outback sai pelo preço de R$ 64,90. 

O panettone contém gotas de chocolate, recheado de ganache de chocolate meio amargo, finalizado com cobertura de chocolate meio amargo e granulado de chocolate ao leite. Já a base do brownie é feita de chocolate com nozes pecãs. Além de proporcionar uma explosão de sabores, o Thunderttone de 800g contará este ano com uma embalagem especial, mais resistente. 

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Para Marisa Palhares, gerente de marketing do Outback, a comercialização do Thunderttone nos restaurantes será uma oportunidade para os clientes saborearem o produto em casa ou até mesmo presentear os familiares e amigos nas festas de fim de ano.

"Se o verão é curto, então curta". Esta é a provocação da Skol Beats Carva, a nova bebida da Ambev. O lançamento acontece no próximo sábado (15), durante a festa Bikini Memories, em Porto de Galinhas. Ela nasce da união entre duas fortes marcas, a Skol Beats e a Carvalheira.

Inspirada em um grande sucesso da tradicional cachaça Carvalheira, a embalagem da Beats Carva, e o líquido tem sabor de mel e limão.

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Com 7,9% de teor alcoólico, a nova Beats será vendida em latas de 269ml e terá embalagem especial. O produto ficará por tempo limitado no mercado, exclusivamente em Pernambuco, Paraíba e Alagoas. "A Beats está sempre em busca de inovações e é a sensação do verão e do carnaval. Dessa vez, trouxemos um toque bem regional, inspirado em sabores que são a cara do verão pernambucano”, explica Maurício Landi, gerente regional de Marketing da Cervejaria AMBEV.

"É um orgulho muito grande para a Carvalheira fazer um produto junto da maior marca do Brasil e de uma empresa como a AMBEV. A Carva é uma bebida que traduz um pouco da nossa energia e as características das experiências que fazemos. E é ótimo ver essa energia traduzida na latinha com a Beats Carva, parceria entre a Carvalheira e a Skol", ressalta Victor Carvalheira, sócio da Carvalheira.

A nova bebida chega para integrar o portfólio da Skol Beats, que já conta com as versões Senses, Spirit, Secret e a nova Beats 150 BPM, produzida em parceria com a cantora Anitta.

Nem cerveja e nem cachaça - A Skol Beats Carva não é nem uma coisa e nem outra. Ela tem como base a cerveja, porém, a bebida é destilada após o processo de fermentação. Por isso, o novo produto não pode ser classificado como cerveja. É uma Beats, como faz questão de explicar a Ambev. 

Provamos - A assessoria da Ambev esteve na redação do LeiaJa.com e alguns membros da equipe tiveram a oportunidade de provar o produto. É uma bebida leve, aromática e tem uma marca forte de mel no aroma. O limão aparece no fim. É algo para se tomar bem gelado, faça sol ou faça chuva. Logicamente só maiores de 18 anos, que não tenham que dirigir depois de beber.

Com informações da assessoria

No próximo sábado, 23 de novembro, a partir das 15h, acontece a inauguração do Mr. Hoppy – Rosarinho, no bairro Rosarinho, em Recife. Essa é a terceira unidade da rede curitibana Mr. Hoppy Beer & Burger na capital pernambucana, e é também a terceira loja da franquia no estado.

Para comemorar a novidade, no dia do evento serão distribuídos 500 chopes pilsen (300ml) gratuitamente - a promoção é válida por pessoa - para público e convidados. A nova unidade Mr. Hoppy – Rosarinho está localizada na Rua Capitão Sampaio Xavier, nº 448. O imóvel foi inteiramente reformulado para receber o empreendimento.

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Ao todo, o estabelecimento contará com seis chopeiras e doze torneiras, com opções de chopes artesanais, de diversas marcas locais. Quanto ao cardápio, a casa vai trabalhar com a mesma linha das outras unidades do negócio, trazendo os já famosos hambúrgueres de “10zão” e outras 4 opções, além de opções de porções e sobremesa.

Atualmente, a rede Mr. Hoppy Beer & Burger conta com mais de 35 unidades espalhadas por 8 estados. A meta é que até o final de 2020 sejam inauguradas mais 20 lojas da franquia pelo Brasil.

Serviço - Inauguração Mr. Hoppy Rosarinho

23 de novembro de 2019 (sábado)

A partir das 15h

Rua Capitão Sampaio Xavier, nº 448 - Rosarinho

Horário normal de funcionamento:  Terça-feira a domingo, das 17h à 0h.

Os saberes e as memórias ligados à gastronomia tradicional dos Orixás serão mote para o seminário 'Onje Injá: Comidas de Fogo'. Realizado pelo Terreiro Nagô Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí (terreiro Axé Talabi), entre os dias 21 e 23 de novembro, o evento tem o objetivo de promover a transmissão desses conhecimentos, além de colaborar com sua preservação. 

O seminário vai abordar os pratos dos Orixás Exú, Xangô e Oyá, assim como mitos, ofícios e celebrações resguardados na tradição da casa. A responsável pela ministração das aulas será a Iyabasé Rosimary Guedes, cozinheira chefe do Terreiro Axé Talabi e mestra em gastronomia dos Orixás. 

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Os interessados em participar já podem fazer sua inscrição no site do evento. As vagas são limitadas e as inscrições seguem até a próxima terça (12). O seminário Onjé Iná: Comidas de Fogo é uma produção Núcleo de Mídia, Comunicação e Tecnologia Social e conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE).

Serviço

Seminário Onje Iná: Comidas de Fogo

21 a 23 de novembro

Terreiro Axé Talabi (Rua Orobó nº 257, Paratibe – Paulista/PE)

Gratuito

 

Começa nesta quinta (7), em todo o Brasil, o festival gastronômico Bar em Bar. promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o evento tem o objetivo de valorizar a gastronomia dos bares do país estimulando a criatividade dos chefs através da criação de novos petiscos. Ao todo, participam 311 estabelecimentos que contarão com novidades em seus cardápios até o dia 24 de novembro. 

As casas participantes do festival devem criar uma receita diferente daquelas já presentes em seus cardápios. O prato é ofertado, dentro da programação do evento, a um valor promocional. A proposta é uma maneira de atrair novos clientes e, em alguns estados, os bares e restaurantes participam de um concurso que elege o melhor petisco do Bar em Bar. 

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Nesta edição, o evento traz o tema Pra namorar, comemorar, saborear, encontrar e ser feliz. É pra todo mundo, promovendo sua programação até o dia 24 de novembro. Os mais de 300 estabelecimentos participantes estão espalhados por 13 estados do país e 25 cidades. No site oficial do evento é possível conhecer as casas que participam este ano. 

Quem gosta de experimentar diferentes sabores pode ir se preparando para conhecer as delícias que dez chefes vão preparar no Festival Gastronômico em Petrolina. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, na Praça 21 de Setembro. Cada chefe vai preparar três pratos, que irão custar entre R$ 15 e R$ 25. Será uma oportunidade para a população conhecer nomes da culinária local e nacional.

"É um evento com uma proposta diferente, onde a população terá oportunidade de provar pratos saborosos com preços acessíveis, e que vão movimentar a cena gastronômica de Petrolina", explica o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito.

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Os interessados em conhecer mais sobre o Festival Gastronômico, podem acompanhar o perfil no Instagram @festivalgastropetrolina, onde estão sendo divulgados os nomes dos chefes convidados, além de curiosidades gastronômicas e detalhes sobre o evento. O festival é uma realização do Sebrae, com apoio da Prefeitura de Petrolina.

*Da assessoria

O McDonalds está trazendo de volta uma de suas receitas, o Chicken Bacon Onion. Conhecido como CBO, o sanduíche havia sido retirado do menu do restaurante em 2017 e, por conta dos pedidos dos clientes, será o protagonista de uma pequena temporada de retorno. 

Quem visitar uma loja do McDonalds, a partir desta quarta-feira (6), já vai encontrar disponível o CBO. O sanduíche é feito de hambúrguer especial de frango empanado e bacon picado, sobre pão quadrado. O Chicken Bacon Onion havia sido retirado do menu da rede porque seus ingredientes não estavam mais sendo produzidos no Brasil. 

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O CBO estará disponível apenas em algumas lojas do país e por tempo limitado. Os valores do sanduíche serão praticados a partir de R$ 29,90 no combo. A lista de unidades que contarão com a novidade no cardápio pode ser acessada na internet.

 

Considerado um dos doces italianos mais amados no mundo, o tiramisù é tema de uma competição internacional que promete desafiar os confeiteiros amadores do Brasil. Pela primeira vez, o país será sede na América do Sul da Copa do Mundo de Tiramisù e abrigará eliminatórias do torneio, que escolhe a melhor receita do tradicional doce, feito de biscoito, queijo mascarpone, ovos, café, cacau em pó e açúcar. 

As inscrições se encerraram em 5 de novembro, e a pré-seleção ocorrerá no dia 22 , na unidade de gastronomia do Centro Europeu, em Curitiba. Confeiteiros amadores enviaram suas receitas pelo site oficial do evento, e 20 concorrentes serão escolhidos para preparar a versão clássica do tiramisù, com somente os seis ingredientes originais, que serão fornecidos pelos organizadores. A sobremesa será avaliada por especialistas brasileiros, além dos dois campeões da Tiramisù World Cup 2019, vindos da Itália.

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    A decisão levará em conta aspectos como execução, aparência, sabor e harmonia, intensidade no paladar e equilíbrio da montagem. Os confeiteiros que produzirem os dois melhores doces estarão automaticamente classificados para a seleção nacional da Copa do Mundo de Tiramisù, que ocorrerá em julho de 2020, também em Curitiba. Além disso, o primeiro colocado ganhará um curso de confeitaria no Centro Europeu.

Os participantes que não passarem nesta pré-seleção poderão tentar uma vaga, inscrevendo sua receita, novamente no ano que vem, quando acontecerá a etapa oficial para escolher as duas melhores sobremesas: uma clássica e uma criativa. Os dois vencedores vão viajar para Treviso, onde disputarão o mundial em novembro de 2020.

Com apoio do Consulado-Geral da Itália em Curitiba e da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira do Paraná, a competição é idealizada pela empresa Twissen, especializada em turismo gastronômico e liderada por Francesco Redi. Em entrevista à ANSA, o italiano explicou que o Brasil, além da Bélgica, foi escolhido para sediar a competição "graças aos mecanismos de busca na internet", onde foi possível ver "tendências positivas de pesquisa" no país. 

O termo "tiramisù" é mencionado milhões de vezes em sites do mundo inteiro, sendo a quinta palavra da culinária italiana mais conhecida no exterior e a primeira entre as sobremesas. Além disso, a escolha por Curitiba também se deve ao fato de a cidade e o sul do país contarem com uma numerosa comunidade ítalo-descendente.

"Estamos curiosos para ver o que os concorrentes brasileiros vão preparar. Temos muitas receitas criativas testadas nas primeiras edições. Cada participante conseguiu trazer um pouco de sua própria imaginação, seu próprio território, com suas especialidades típicas e alguns de seus segredos", afirmou Redi, ressaltando que, apesar das inovações, prefere a receita original da sobremesa.

Programação paralela - A pré-seleção nacional da competição acontece dentro da programação da Semana de Gastronomia Italiana no Mundo, evento global promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália. O cônsul-geral italiano em Curitiba, Raffaele Festa, afirmou à ANSA que a iniciativa "é um programa de promoção cultural destinado a alguns países estratégicos, como o Brasil". "Podemos dizer que contribui para as relações diplomáticas e de amizade entre os dois países, entendidas em um sentido mais amplo", ressaltou o diplomata. Como parte da programação, no próximo dia 22 de novembro, data das provas práticas dos candidatos selecionados, haverá diversas atividades relacionadas à gastronomia italiana.

"Durante a manhã, nas dependências do Hotel Centro Europeu, haverá uma palestra sobre hábitos italianos à mesa, show cooking com a presença dos dois campeões [da Copa de Tiramisù] e degustação. À tarde, serão realizadas as provas práticas nas instalações da escola de gastronomia", disse Rogério Gobbi, coordenador de gastronomia do Centro Europeu, à ANSA.

Origem do Tiramisù - O nome do famoso doce provém da expressão em italiano "tirami sù", que significa algo como "puxe-me para cima" ou "levante-me". Diversas regiões da Itália se consideram criadoras da sobremesa.

Recentemente, inclusive, o Vêneto iniciou uma batalha contra Friuli Veneza Giulia para disputar a autoria do tiramisù. Entre as muitas histórias de seu surgimento, há uma que diz que o doce foi criado em um orfanato de uma pequena cidade italiana com a intenção de dar energia às crianças do local.

"É a sobremesa por excelência, que nossa mãe, avó ou tia preparava para as festas com nossos amigos quando éramos crianças. É o que todos nós aprendemos imediatamente a fazer, porque é simples e um pouco nostálgico. É o doce que une, que cria família, além de ser um dos produtos que mais identificam o italiano no mundo", disse Francesco Redi. A receita chegou ao Brasil com os imigrantes e precisou ser adaptada pela falta de alguns ingredientes. Mesmo assim, "os brasileiros a apreciam muito", concluiu o responsável pela Copa do Mundo de Tiramisù.

Da Ansa

Inaugurou recentemente no Shopping Patteo Olinda, na Região Metropolitana do Recife, o Tio Zé Boteco. Sob o comando dos irmãos Bárbara, Diego e Paula Cavalcanti, o bar e restaurante apresenta um cardápio com clássicos da gastronomia do Sertão de Pernambuco.

Com uma vista privilegiada para a beira-mar de Olinda, o Tio Zé Boteco trouxe para o centro de compras panela de moela de galinha, baião de dois gratinado, escondidinho de carne de sol e café com rapadura. Uma das novidades que promete fazer sucesso é o tradicional munguzá nordestino, só que desta vez com uma pitada salgada.

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A iguaria, com base de milho, é feita com linguiça, paio, feijão mulatinho e toucinho. Os pratos foram criados pelo chef Rapha Vasconcelos, exceto o munguzá salgado, produzido por Luciene Bezerra, filha do saudoso Tio Zé. A casa também oferece  petiscos, pratos principais, sobremesas, chopp Ekäut, vodka, gin, uísque, drinks com e sem álcool, cachaças e cafés. 

Localizado no Piso L3 do shopping, o Tio Zé Boteco funciona de segunda a sábado, das 11h às 22h, e no domingo, das 12h às 21h. 

A mistura cultural e de ingredientes toma conta do Festival Sabor UNAMA, da Universidade da Amazônia. O evento será realizado no dia 9 de novembro, das 10 às 17 horas, no estacionamento do campus Alcindo Cacela da instituição, em Belém. A programação conta com apresentações musicais, estações gastronômicas e espaço lúdico para crianças. A participação é gratuita e aberta ao público.

O evento tem como objetivo criar a oportunidade para que as pessoas conheçam melhor o cenário gastronômico paraense e de outros países. “A Universidade proporciona um grande encontro cultural enaltecendo a gastronomia paraense e mostrando as diversas possibilidades que nossos produtos regionais podem oferecer. Também teremos um espaço dedicado à culinária de outros países, atendendo todos os gostos. O curso e a sociedade como um todo ganham”, afirmou o coordenador do curso de Gastronomia da UNAMA, Bruno Morais.

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Os alunos do curso também estarão participando com a elaboração e comercialização de preparações das cozinhas asiática, brasileira, regional, italiana e francesa. “Os alunos participantes passam por um processo seletivo interno para apresentar os pratos ao público, mas sempre explorando o toque paraense com a utilização de insumos regionais. Ao todo, 30 alunos, divididos em seis equipes, terão essa missão e experiência”, concluiu Bruno Morais.

A feira de produtos orgânicos de empreendedores locais dá um toque especial ao evento, que incentiva a valorização do mercado gastronômico paraense. As atrações musicais Farofa Tropical, Michele Amador e Dj Albery movimentam a programação. O Sabor UNAMA também vai distribuir um copo ecológico para cada doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado para instituições de Belém.

Serviço

Festival Sabor UNAMA.

Data: 9 de novembro (sábado).

Hora: 10h às 17h.

Local: estacionamento do campus Alcindo Cacela da UNAMA (Av. Alcindo Cacela, 287-Umarizal).

Evento gratuito.

Por Alessandra Fonseca/Ascom UNAMA.

 

 

Já pensou poder saborear diversas delícias em um só lugar, por um precinho que cabe no bolso? Pensando nisso, na próxima quinta-feira (7), às 19h20, o curso de Gastronomia da Universidade Guarulhos (UNG) realizará o "Street Food - o Desafio", promovido pelos alunos do 4º período.

Serão oferecidas sete opções de comida de rua, que vão de brigadeiro de biomassa, yakisoba funcional, pudim de tapioca, bolinho de mandioca com carne seca, iscas de frango e até um prato árabe, chamado kebab. O evento acontece no pátio do prédio A da unidade Centro da Instituição, e as comidas serão preparadas pelos próprios alunos. 

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Segundo Deborah Sisti, coordenadora do curso de Gastronomia da UNG, a feira trará comidinhas deliciosas e bem baratinhas. "O objetivo é valorizar o empreendedorismo desde cedo, para o crescimento da economia local, e despertar nos alunos uma visão empreendedora", comenta. 

Podem participar da feira alunos da Universidade e convidados. Os vouchers podem ser adquiridos, no dia do evento.

Serviço

"Street Food - o Desafio"

Quando: quinta-feira, 7 de novembro, às 19h20

Onde: UNG Campus Centro - Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos - SP

Entrada gratuita

Na hora de preparar alguma receita, muitas pessoas jogam no lixo as cascas, talos e sementes dos alimentos, porém, nem todo mundo sabe, que nessas partes que foram descartadas há muitos nutrientes. Segundo os especialistas, isso que seria o ‘resto’ pode virar o ingrediente principal em receitas deliciosas, ou seja, é possível aproveitar 100% dos alimentos.

A chef de cozinha e professora de gastronomia da UNG Bianca Volpon, explica que ainda há muita rejeição entre as pessoas quando se fala sobre aproveitar as cascas, talos e sementes, mas quando são bem preparados viram excelentes pratos.” Como em qualquer receita o tempero é fundamental, você pode brincar com a mistura deles e assim surgir algo surpreendente, as texturas também ajudam. Em um mesmo prato é possível ter o macio, o crocante, o doce, o picante, o salgado e fazer com que até um simples talo fique incrível”, orienta.

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Segundo a chef de cozinha, existem uma infinidade de frutas, legumes e verduras que podem ser aproveitados 100%, como por exemplo, banana, melancia, abóbora, cenoura, beterraba, talos de agrião, couve, entre outros.

Alguns dos argumentos para não utilizar as cascas e até mesmo os talos, é a quantidade de agrotóxico que alguns alimentos possuem, mas o nutricionista João Motarelli, afirma que após uma boa lavagem dos alimentos é possível consumi-lo por inteiro. “Se lavar bem os alimentos em água corrente e deixá-los em imersão no vinagre ou bicarbonato de sódio já ajuda a reduzir bastante a quantidade de agrotóxicos”, explica.

O nutricionista ressalta que essa parte dos alimentos que costuma ser descartada é muito rica em vitaminas, por exemplo, as cascas possuem tecido fibroso que ajuda no funcionamento do intestino. Além das sementes, a mais rejeitada entre as pessoas. “As sementes costumam ser bem desprezadas e é uma parte do alimento muito rica nutricionalmente. Por exemplo, o preço da semente de abóbora ou de melão é muito alto. Elas são fontes de proteínas, gorduras boas que protegem o coração”, afirma Motarelli.  

Para quem tem vontade de aprender mais sobre essas receitas e como aproveitar melhor os alimentos, pode acompanhar a partir da próxima quarta-feira (6), às 22h45, o programa "Tudo na Panela", no canal por assinatura “Food Network”.

O programa será apresentado pela cozinheira e confeiteira Carol Fiorentino. Ao todo, serão dez episódios temáticos, cada um deles com um cardápio completo composto de entrada, prato principal e até sobremesa. Carol lembra da importância de aproveitar as cascas, talos, ramas e sementes, além de trazer receitas práticas para utilizar esses ingredientes.

Carol Fiorentino ensina como fazer receitas gostosas e práticas com cascas, talos e semente no programa "Tudo na Panela". Foto: Divulgação

Outra dica para aprender como preparar as cascas, talos e sementes, é o livro de receitas “Saúde com Casca e Tudo”, publicado em 2015 pela Prefeitura de Guarulhos, com receitas de biscoitos, bolos, chás, sucos, pães, tortas, doces e salgados variados.

A terceira edição do Festival da Tapioca, em Olinda, promete animar dois dos pontos turísticos mais concorridos da cidade, a Praça do Carmo e o Alto da Sé. O evento começa nesta sexta-feira (1ª) e segue até o domingo (3), com 80 tapioqueiras e atrações artísticas. 

A programação vai se dividir entre os dois pólos, com barraquinhas de tapioca e apresentações culturais. A programação conta com shows de grupos como Mascates, Capim Santo, Reinaldo Rossi, La Trinca, Os Caçolas e do Mestre Ulisses, entre outros. 

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Além da área gastronômica e dos shows, a feira também contará com feira de artesanato e atrações para todas as idades. O evento acontece de forma gratuita com atividades começando sempre às 18h. 

Programação

Praça do Carmo

Sexta (1º)

18h - Mestre Ulisses

19h30 - Os Caçulas

21h - La Trinca

Sábado (2)

18h - Choramparo

19h30 - Leide do Banjo e as Marys do Samba

21h - Capim Santo

22H30 - Reinaldo Rossi

Domingo (3)

18h - Banda Prakatá

19h30 - Mascates

21h - Chumbago e Família

Pólo Sé

Sábado (2)

18h - Porto Solidão

O café, uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros, é a protagonista do festival 'Eu amo Café'. A primeira edição do evento acontece em 31 cafeterias do Recife, Olinda e Jaboatão, entre os dias cinco de novembro e 1º de novembro.  O festival vai comercializar sugestões de baristas por R$ 15,90.

Além de exaltar o café, bebida muito consumida e apreciada no país, o festival pretende fortalecer o mercado de cafeterias na Região metropolitana do Recife. A lista de casas participantes conta com nomes como Café do Brejo, Olinda Café e Xero, Café Lumière, Lalá Café e Cozinha Afetiva e Cordel Cafés. 

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Após a visita em 10 cafés participantes do evento, o cliente vai ganhar um voucher para consumo de uma dupla de espresso com sobremesa em outra cafeteria do circuito. No Instagram do festival é possível conferir as casas integrantes desta edição e sugestões de harmonização, bebidas e pratos. 

Serviço

Eu amo café

5 de novembro a 1º de dezembro

Valor da dulpa (café + sobremesa): R$ 15,90

 

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