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Israel sediará o concurso de beleza Miss Universo pela primeira vez em sua história em dezembro na cidade costeira de Eilat, no sul do país, anunciou o Ministério do Turismo de Israel nesta terça-feira (20).

"Nós, em Israel, estamos felizes de receber as comemorações do 70º aniversário do icônico concurso de Miss Universo", declarou o Ministro do Turismo, Yoel Razvozov, em um vídeo enviado por seu gabinete.

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"Espero sinceramente que em dezembro celebremos não apenas o novo Miss Universo em Israel, mas principalmente o fim da pandemia", acrescentou.

A edição de 2020 foi cancelada devido à crise de saúde. Em meados de maio, Andrea Meza, Miss México, conquistou o 69º título de Miss Universo nos Estados Unidos, após a sul-africana Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019.

"Israel está na nossa lista de países anfitriões do evento há vários anos por causa de sua rica história, paisagens magníficas e variedade de culturas", disse Paula M. Shugart, presidente da organização responsável pela eleição da Miss Universo, citada no comunicado enviado pelo Ministério do Turismo.

Delegações de cerca de 100 países são esperadas em Israel por ocasião do evento, que será transmitido para 160 países e territórios ao redor do mundo, segundo o comunicado.

De quinta-feira (22) a domingo (25), o Shopping Patteo Olinda vai promover a sexta edição do Brechó dos Bloggers, evento solidário que reúne roupas e acessórios de influenciadores convidados com preços a partir de R$10,00, e parte da renda revertida para projetos sociais. O beneficiado deste mês será o Instituto Juventude Criativa, que atua em diversas comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.

Roupas, sapatos e acessórios, femininos, masculinos e infantis, saídos diretamente dos armários dos influenciadores, estarão à venda por preços imperdíveis. Influenciadores digitais como Camila Diniz, Gaby Queiroz, Jefferson Limah, Sayonara Veras e Ka Holanda estarão presentes nesta edição do evento.

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A loja 'pop-up' do Brechó dos Bloggers funciona no piso L1 do Patteo Olinda, na quinta e sexta-feira das 13h às 22h e no sábado e domingo das 13h às 21h. A entrada é gratuita. O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

*Da assessoria

A dupla siciliana Dolce & Gabbana apresentou neste sábado em Milão uma coleção masculina fiel ao seu DNA, cheia de luz, cor e excentricidade, pronta para deixar para trás o cinza da pandemia.

A coleção primavera/verão 2022 da Dolce & Gabbana foi batizada de "Terapia Luminosa". O antigo cinema Metropol se transformou em um templo cheio de luz, como se quisesse recuperar a vitalidade da Sicília natal de Domenico Dolce e Stefano Gabbana, sua eterna fonte de inspiração.

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O desfile foi o primeiro com público na Semana de Moda masculina de Milão, e acenou para a extravagância da marca nos anos 2000.

Os modelos exibiram camisas de popeline estampadas ou com efeitos que lembravam joias, abertas ou cruzadas, por cima de calças jeans desestruturadas, misturando voluntariamente informalidade e uma elegância sofisticada.

Quimonos de flores, casacos com estampa de leopardo ou zebra decorados com cristal, brocados de renda ou cetim: uma homenagem ao espírito de festa e folclore que sempre caracterizou a dupla. Como acessórios, brincos dourados, chapéus e bolsas de cores vivas.

A volta dos desfiles com público "é uma mensagem clara, que ilustra a vontade de retornar gradativamente à vida normal com segurança absoluta", disse à AFP o presidente da Câmara de Moda italiana, Carlo Capasa. Como os demais espectadores, ele usava máscara. O distanciamento entre as cadeiras foi rigoroso.

Apenas três dos 47 desfiles que irão acontecer até terça-feira em Milão terão plateia. A maioria das marcas optou por vídeos pré-gravados ou curta-metragens pela internet.

O curso de Moda da UNAMA - Universidade da Amazônia promove, virtualmente, a primeira edição da Semana Slow Fashion, de 21 a 26 de junho, em parceria com o Slow Fashion Brasil (@slowfashion.brazil). O evento terá um ciclo de palestras sobre consumo consciente e outros temas que incentivam a reflexão em relação ao comportamento das pessoas enquanto consumidoras para um futuro mais ético e sustentável no âmbito da moda.

A coordenadora do curso de Moda da UNAMA, professora Lara Dahas, afirma que a tendência comportamental do Slow Fashion está em expansão. Consumidores e profissionais da moda, atualmente, compram e produzem de forma mais consciente, e são mais preocupados com a ética e com a sustentabilidade.

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Além disso, destaca Lara, há também uma atenção maior para os impactos gerados pelo consumismo desenfreado e o lixo têxtil que modelos de negócios, como o fast-fashion, geraram no decorrer das últimas décadas.

“O Slow Fashion constitui-se de uma série de práticas em várias instâncias da moda, como o Upcycling (reutilização e aprimoramento de um produto pré-existente), o Zero-Waste (produção mínima de resíduos) e o Localismo e a Autoralidade (valorização dos produtores locais e modelos de negócios comprometidos com a sustentabilidade)”, explica.

Para falar sobre essas práticas e dando início à programação, no dia 21, às 16 horas, haverá uma roda de conversa sobre “Slow Fashion – Da urgência global às potências regionais”, mediada por Lara Dahas, com a participação dos palestrantes Mariana Moreira, Mariana Brilhante, Mario Tito, Paula Martin, Valdecir Babinski e Yorrana Maia.

No dia 22, no mesmo horário, a professora Yorrana Maia fala sobre "Localismo e Autoralidade Amazônica dentro do Slow Fashion". Já no dia 23, às 16 horas, Mariana Moreira abre uma discussão a respeito da prática do Upcycling. Às 19 horas, haverá a palestra sobre Zero-Waste, com o professor Valdecir Babinski.

No dia 24, às 19 horas, para falar sobre "Moda Inclusiva para Pessoas com Deficiência", a palestrante será Mariana Brilhante. No dia 25, às 19 horas, Paula Martin discute os hábitos de consumo e cultura Slow.

As inscrições são gratuitas no site extensão.unama.br e o link para as palestras será fornecido por e-mail. 

Por Isabella Cordeiro.

 

A maison Dior retomou nesta quinta-feira (17) os desfiles abertos ao público, com uma apresentação ao som de fogos de artifício para lançar sua coleção cruise 2022 no Estádio Panatenaico, sede dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna.

Na presença de celebridades, como a atriz Catherine Deneuve, a modelo Cara Delevingne e a presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, a marca mostrou criações inspiradas na antiguidade e na vestimenta tradicional grega. "Tenho muito interesse pelo artesanato, é a minha paixão", disse à AFP a diretora criativa da Dior, Maria Grazia Chiuri.

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As coleções cruise são apresentadas entre as coleções primavera/verão e outono/inverno, e as casas francesas as lançam com frequência em outros países. O evento em Atenas mistura "o poder da tradição com a inventividade contemporânea", informou a Dior.

A túnica tradicionalmente usada pelas mulheres na Grécia antiga foi "uma inspiração chave" para as túnicas do desfile. A coleção, a maioria em preto, branco, cinza, dourado e azul, inclui peças esportivas e terninhos inspirados naqueles usados por Marlene Dietrich.

O Moda Center Santa Cruz divulga a data do seu evento anual de moda, o Estilo Moda Pernambuco (EMP). O EMP deste ano está confirmado para acontecer nas noites de 21 a 23 de setembro, adotando o formato 100% on-line devido às restrições provocadas pela pandemia e seguindo todos os protocolos de segurança e higiene conforme as orientações do Comitê de Combate à Covid-19 do Governo de Pernambuco.

"O foco desta quinta edição serão os desfiles e a ampliação da repercussão do EMP dentro e fora do estado. “Devido ao número de casos ainda alto em Pernambuco, não poderemos produzir o evento presencial como nos anos anteriores. Acreditamos que o formato digital, totalmente focado na roupa e na comercialização, vai trazer bons resultados para os participantes. No momento em que estaremos preparados para as vendas da alta temporada de final de ano e verão, o EMP será mais do que nunca uma vitrine para a nossa produção", comenta José Gomes Filho, síndico do Moda Center Santa Cruz, realizador do evento.

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Produzido pela Amazing Model e coordenado pela Combogó Comunicação, o novo formato do EMP 2021 vai contar com três noites de transmissão ao vivo e on-line de desfiles nos perfis das redes sociais do Moda Center Santa Cruz. A produção será realizada em agosto, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, com cenografia projetada pelo arquiteto Isac Filho, da Casa Criatura, em um formato totalmente adaptado para segurança de todos os envolvidos. A apresentação será da jornalista Viviane Rolemberg e contará com convidados para comentar os desfiles.

Este ano, o evento reunirá mais de 30 marcas de moda feminina, masculina, infantil, plus size, moda íntima, jeans e moda praia do Polo de Confecções de Pernambuco. Mesmo em um ano atípico, quatro delas estão investindo pela primeira vez na visibilidade proporcionada pelo EMP: Idise Jeans, Lisbelli, Paraíso Mar e Pôr do Sol. Entre as outras marcas confirmadas estão: AB&C, Areia Molhada, Iska Viva, Joggofi, John Cunningham, Josh, Marands Kids, Maryb, Michelle Lingerie, Peixote, Rótulo do Corpo, Spertos, Sport Company e Zuzinha Kids.

Dois dos desfiles contarão com a organização do Coletivo Criativo, com marcas do Calçadão Miguel Arraes, área de comercialização de confecções situada por trás do Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe.

"Essa iniciativa já vinha acontecendo nas duas últimas edições do EMP com confeccionistas do próprio Moda Center. Este ano, com o patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, ampliamos o foco e continuamos investindo na divulgação da moda produzida por pequenos confeccionistas da nossa região", explica José Gomes Filho. Em breve, o Coletivo Criativo divulgará um edital de seleção das marcas do Calçadão que participarão gratuitamente do evento.

A indústria têxtil Nacional Têxtil, patrocinadora do evento, promoverá seu desfile conceitual, apresentando as suas últimas tendências, e também patrocinará nove marcas dentro do seu projeto institucional Fashion4ALL (do inglês, moda para todos). As confecções serão escolhidas pela empresa entre seus clientes.

Desde sua primeira edição, o evento também conta com patrocinadores para acontecer. O poder público, instituições e marcas interessadas em adquirir uma das cotas de apoio ao EMP 2021 e se juntarem à Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e à Nacional Têxtil devem entrar em contato pelo (81) 99268-2976. Outras informações, em breve, no site do evento e no perfil do evento no Instagram.

*Da assessoria

 

Fãs do universo da moda acabam de receber uma novidade lançada pela Balenciaga. A grife espanhola divulgou recentemente o resultado de um salto alto em formato da sandália Crocs. A peça inusitada foi apresentada durante o desfile da coleção de Primavera 2022 da Balenciaga, intitulada Clones Balenciaga. O preço ainda não foi divulgado, mas o produto vai ser vendido nas cores verde e preta.

Quando foi em 2017, Demna Gvasalia, diretor executivo da Balenciaga, causou o maior burburinho depois que fez uma adaptação da Crocs no estilo plataforma. Na época da divulgação do sapato, as duas marcaram tiveram a ideia de vender a criação por 860 dólares. A versão do sapato tornou-se um sucesso de vendagem, acabando antes de chegar às lojas.

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Os modelos da Crocs sempre chamam a atenção daqueles que não curtem a proposta estética. A marca norte-americana foi lançada há 19 anos, mas em 2009 correu o risco de sofrer falência. Em 2010, a revista Time classificou os sapatos como as 50 piores invenções do mundo, listando na 22ª posição.

Nesta quinta (3) e sexta-feira (4), o Shopping Patteo Olinda retorna com a quarta edição do Brechó dos Bloggers, evento que reúne roupas e acessórios de influenciadores convidados com preços imperdíveis e parte da renda revertida para instituições sociais. O beneficiado desta ação será o NACC – Núcleo de Apoio à Criança com Câncer, que há mais de 35 anos oferece suporte a crianças carentes e suas famílias durante o tratamento nos centros de oncologia pediátrica no Grande Recife.

Seguindo todos os protocolos de higiene e distanciamento, a loja pop-up do Brechó dos Bloggers funciona no piso L1 do Patteo Olinda, das 12h às 20h. No time de influenciadores que participam da edição estão Dani Guedes (@daniguedesreal) e Dario Shoupaiwisky (@shoupaiwisky), que contribuíram em outros eventos, além de novos nomes como Mathira Menezes (@mathiramenezes), Ka Holanda (@kaholandaa) e Rachel Plutarco (@rachelplutarco).

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Também já confirmaram presença e participam pela primeira vez do Brechó os bloggers Jefferson Limah (@jeffersonalexlimah), Belle Ayres (@belleayres), Camila Pontes (@camilapontesl), Camila Diniz (@dinizcami) e Alex Rocha (@alexrochaex). Todos levarão para o evento roupas, sapatos e acessórios saídos diretamente dos seus armários e que estarão à venda por preços imperdíveis.

A entrada para o Brechó dos Bloggers é gratuita. O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

Serviço

Brechó dos Bloggers

3 e 4 de junho | 12h às 20h

Piso L1 do Shopping Patteo Olinda, em frente ao Planeta Bombom

*Da assessoria

Faleceu no Recife, neste último domingo (23), o produtor cultural e coordenador dos concursos Miss e Mister Pernambuco, Miguel Braga. Ele tinha 54 anos e não resistiu às complicações causadas pela Covid-19. Respeitado no meio de concursos de beleza, o produtor estava há mais de três décadas no comando das etapas feminina e masculina da competição no Estado. 

Miguel estava internado em um hospital da capital pernambucana há cerca de 10 dias. Aos 54 anos e diabético, ele não resistiu às complicações da Covid-19 e veio a óbito. Devido às restrições da pandemia, não haverá velório e, segundo a assessoria de imprensa do produtor, o sepultamento deve ocorrer ainda nesta segunda (24). 

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Braga iniciou sua história no universo dos concursos de beleza em meados da década de 1980, trabalhando como auxiliar de produção da emissora de TV então responsável pela organização e transmissão do Miss Pernambuco. Em 1990, ele assumiu a coordenação do certame no qual trabalhou por mais de 30 anos, tornando-se referência no segmento. 

 

 

 

A campeã do 'Beleza do Brasil 2021' é de Pernambuco. Hosana Gomes, de 24 anos, venceu o concurso nacional, realizado no início do mês de maio, em Natal (RN). Com a faixa e a coroa, a  pernambucana vai representar o Brasil na etapa mundial do concurso em 2022, o Miss Planet International.  

Hosana Gomes é estudante de Medicina Veterinária e trabalha como auxiliar de veterinária. Desde 2015, a jovem faz trabalhos paralelos como modelo. Durante o concurso Beleza do Brasil, ela pôde falar um pouco sobre sua trajetória. “Eu sou uma mulher negra, sou bissexual, eu sou nordestina, eu vim da rede pública, sou periférica, e assim como eu, o Brasil não é o lugar de vários outros iguais a mim. Mas pra mim, estar aqui hoje, com o microfone na mão, tendo uma voz, é revolucionário. O Brasil pode não ser o país de todos hoje, mas nós temos aqui sendo inspiradas uma geração de meninas que vai voltar para suas comunidades e começar a transformar o nosso país em um país de qualquer pessoa”.

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O Beleza do Brasil tem seis anos de história e esta é a primeira vez que uma pernambucana vence a disputa. Em 2022, Hosana vai representar não só seu Estado mas o Brasil na etapa mundial da competição, o Miss Planet International.

A supermodelo britânica Naomi Campbell fez um anúncio, inesperado, nesta terça-feira (18): ela se tornou mãe de uma menina.

"Uma linda pequena bênção me escolheu para ser sua mãe", escreveu Campbell, de 50, em sua conta no Instagram, junto a fotografia de sua mão embalando um minúsculo par de pés de bebê.

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"É uma honra ter esta alma gentil em minha vida", continuou. "Não há palavras para descrever o vínculo para a vida que agora compartilho com você, meu anjo. Não há amor maior".

Campbell, que atualmente vive em Nova York, não deu detalhes.

Uma das top models mais icônicas da década de 1990, Naomi já havia falado sobre seu desejo de ser mãe.

"Penso o tempo todo em ter filhos", disse ela à revista Evening Standard, em 2017.

"Do jeito que vai a ciência, acho que posso fazer isso quando eu quiser", completou.

Naomi Campbell ainda posa para capas de revistas, uma atividade que ela alterna com trabalhos beneficentes e em ONGs, especialmente na África, assim como aparições em reality shows.

Em 2019, ao ser questionada sobre crianças pela revista WSJ, ela respondeu: "Ainda não, vou ver o que o universo me traz".

O estilista Alber Elbaz, que comandou a grife Lanvin entre 2001 e 2015, morreu aos 59 anos de idade após uma luta de três semanas contra a Covid-19, em Paris, na França.

A notícia foi confirmada por Johann Rupert, presidente da empresa suiça Richermont, parceira do estilista em seu novo negócio.

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Estamos arrasados. Alber faleceu de Covid-19 depois de passar três semanas no hospital - tão trágico, disse, segundo a WWD.

Stella McCartney e outras personalidades da indústria da moda lamentaram a perda.

Elbaz nasceu em Casablanca, no Marrocos, e se mudou para Israel, onde fez faculdade de moda.

Morreu na madrugada desta quinta-feira (22), aos 38 anos, a ex-miss Graziela de Freitas Carvalho. Segundo informações do G1, a empresária, que passou 25 dias intubada, morreu por complicações da Covid-19 enquanto se recuperava. Por não estar mais com o vírus, o corpo de Graziela foi autorizado a ser velado normalmente em Poços de Caldas, Minas Gerais. O sepultamento foi realizado no Cemitério da Saudade.

Com mais de 12 mil seguidores no Instagram, Graziela mostrava na plataforma detalhes da sua vida pessoal e profissional. A morena não tinha namorado e também não tinha filhos. Em 2000, quando tinha 18 anos, ela recebeu o titulo de Miss Poços de Caldas. Graziela de Freitas também era graduada em jornalismo e chegou a abrir o seu próprio negócio em 2011.

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Recentemente, a final do Miss Sri Lanka causou o maior burburinho. A modelo Caroline Jurie, participante do Miss Mundo 2020, arrancou a coroa da cabeça de Pushpika De Silva. De acordo com Caroline, a atual ganhadora do concurso de beleza não mereceu ganhar o primeiro lugar deste ano por ser divorciada. Ela alegou no palco da atração que o resultado deveria ser anulado. Após a polêmica, a ex-miss foi presa.

Segundo a imprensa local, Caroline Jurie foi detida, nesta quitna-feira (8), sob acusação de agressão e danos ao teatro Nelum Pokuna. Devido ao incidente, a ganhadora do Miss Sri Lanka teve que ir ao hospital. Pushpika foi até a uma rede social para tranquilizar seus seguidores.

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"A dor no meu crânio quando a minha coroa foi arrancada da minha cabeça só não é maior do que a dor que senti quando meu filho me perguntou: 'A cabeça da mamãe está machucada? Dói, mamãe?'. Não consigo suportar essa dor", escreveu. Ela ainda declarou para um jornal que irá tomar medidas legais contra a organização do evento. 

A Miss Sri Lanka declarou: "Viver em casas separadas e ser divorciada são coisas completamente diferentes. Já tomei medidas legais contra a injustiça e a humilhação causadas no evento".

Veja o vídeo:

O universo da moda amanheceu de luto. Morreu neste sábado (3), na Austrália, aos 78 anos, a estilista Carla Zampatti. Ela estava internada há uma semana, após ter levado uma queda nas escadas da ópera La Traviata. A família de Carla usou a conta dela no Instagram para dar a notícia aos internautas.

"Carla há muito é celebrada por fazer as mulheres australianas se sentirem confiantes e elegantes por meio de seu design excepcional. [...] Ela teve sucesso como empresária em meio a mudanças sociais radicais, criando roupas para mulheres celebrarem sua liberação a partir dos movimentos sociais dos anos 60 até o empoderamento dos dias de hoje", diz um trecho do comunicado.

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Nascida na Itália em 1942, Carla Zampatti se mudou para o país australiano logo no início da década de 1950. Decidida em suas ações, ela lançou a sua grife quanto tinha 23 anos. Ao longo de sua carreira, Carla vestiu diversas celebridades como a atriz Nicole Kidman e a Princesa Mary da Dinamarca.

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Nesta quinta-feira (1º), os frequentadores do Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, terão a oportunidade de conhecer o estilo da grife pernambucana Maria Donata. A loja capitaneada pelos irmãos e sócios Bruno, Bárbara e Thais Barreto inaugura no mesmo dia da reabertura do centro de compras, após o governo de Pernambuco ter determinado o fechamento de serviços não essenciais, em combate à Covid-19.

Conhecida pela diversidade de estampas no Recife e em toda Região Metropolitana, a marca feminina está na ativa há 11 anos. De acordo com Lúcia Barreto, responsável pela área comercial da empresa, a decisão de abrir uma unidade no Cabo partiu da cobrança de inúmeros clientes. "Fizemos uma pesquisa de opinião e o Cabo foi um dos locais mais sugerido pelos clientes como ponto para que a marca estivesse. Vimos na localização do shopping uma oportunidade de atingir o nosso público-alvo", explica.

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Sempre por dentro das tendências e do feedback que recebe das pessoas que curtem as novidades da loja, a Maria Donata desenvolve na própria fábrica suas peças. Para Bárbara Barreto, ver a satisfação daqueles que consomem as mercadorias não tem preço: "Uma coisa essencial que trabalhamos na Maria Donata é a experiência. Muito mais importante do que a compra, é a sensação de prazer e bem estar provocados no consumidor. Somos uma marca que busca a identificação com a mulher atual".

Com roupas nos valores entre R$ 9,99 e R$ 199,99, a Maria Donata também pode ser encontrada nos Shoppings Guararapes, Tacaruna e RioMar, além de uma loja localizada na Conde da Boa Vista. Seguindo todas as normas de segurança para frear o avanço do coronavírus, a marca vai operar no Shopping Costa Dourada de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h. 

Uma série limitada de tênis com referências satânicas e uma gota de sangue gerou escândalo nos Estados Unidos, e a empresa que os projetou em colaboração com o rapper Lil Nas X foi processada pela gigante de equipamentos esportivos Nike.

Os "Sapatos de Satanás" foram colocados à venda pela empresa MSCHF, especializada em produtos de série limitada que são vendidos na internet.

Os sapatos foram feitos em colaboração com o rapper americano Lil Nas X, famoso por sua música "Old Town Road", um dos maiores hit em 2019.

O modelo é inicialmente um tênis Air Max 97 fabricado pela Nike, ao qual foram adicionados símbolos que aludem ao diabo, como uma estrela de cinco pontas invertida, e ao qual também foi injetada uma gota de sangue na sola, segundo o MSCHF.

"Os 'Tênis de Satanás' foram produzidos sem um acordo ou autorização da Nike", disse um porta-voz da empresa à AFP. “A Nike não está ligada a esse projeto de forma alguma”, acrescentou.

A Nike exige a suspensão da entrega dos calçados que foram esgotados nesta segunda-feira ao preço de US$ 1.018 o par. A gigante de Oregon também exige uma compensação por danos e juros, mas não especificou o valor em questão.

A Nike diz que o modelo em questão é uma fonte de confusão e expôs a empresa a um possível boicote.

Nos últimos dias, o rapper de 21 anos também lançou um vídeo no qual se mostra fazendo uma dança erótica para o diabo.

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Todo dia uma novidade. Embalado pelo sucesso do clipe da música Montero, o rapper Lil Nas X resolveu lançar um produto polêmico: tênis que serão vendidos com uma gota de sangue humano misturada na tinta na sola. Serão disponibilizados 666 pares, em alusão ao número do demônio.

Segundo a empresa que confecciona o calçado, as imagens vazaram na internet, mas o acessório só estará disponível às 11h do dia 29 de março. Ela só não explicou de onde vem o sangue. E apesar de ser um tênis original da Nike, a marca disse que não tem envolvimento no projeto.

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O Festival do Jeans de Toritama, maior evento de moda do Norte/Nordeste, comemora a 20ª edição em 2021. No ano passado, por causa da pandemia causada pela Covid-19, o FJT tornou-se cem por cento on-line. Neste ano, a direção do Festival vai repetir o formato e o FJT Digital será realizado nos dias 26 e 27 de maio.

Para esta edição, com uma programação em ambiente virtual, foram preparados para o público um desfile especial, onde as pessoas irão conhecer as novidades e tendências das marcas participantes, além de palestras e debates com nomes importantes do atual cenário de moda brasileiro.

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Até o final de março, todo o plano comercial deve ser apresentado. No ano passado, a edição on-line alcançou cerca de 30 mil visualizações no YouTube. O FJT DIGITAL estará disponível no site oficial e no canal do YouTube. A programação completa será divulgada em breve.

*Da assessoria

"Agora existe uma Semana da Moda?", ironiza a modelo Christelle Yambayisa, referindo-se ao programa parisiense que começa nesta segunda-feira (1) no formato virtual. Com o desaparecimento das passarelas por causa da pandemia, o ofício precisou se adaptar.

"Não é que haja menos trabalho", explica esta modelo residente em Paris, que nos últimos meses viajou para países como Itália, Suécia e Polônia para protagonizar campanhas publicitárias.

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Mas o ofício não é o mesmo, admite à AFP, relembrando como as Semanas de Moda, principal trampolim profissional para as modelos, pautavam sua vida antes da pandemia.

Com o calendário de setembro, o mais importante, "fazíamos esportes, deitávamos cedo para estar em forma para os castings", lembra Yambayisa. O objetivo era abrir ou fechar um desfile, um privilégio que impulsionava a carreira de qualquer modelo.

No entanto, nos vídeos em que agora as marcas apresentam suas coleções na falta de poder reunir seu público ao redor de uma passarela, os rostos "nem são reconhecidos", lamenta.

- Golpe financeiro -

A renda também caiu. Uma Semana da Moda exclusivamente presencial, como a última realizada em Paris em fevereiro de 2020, permitia ganhar "como mínimo 4.000 euros (US$ 4.800) e até 50.000 euros (US$ 60.000), em alguns casos. Era um momento importantíssimo".

Para a modelo turca Oyku Bastas, presença comum nas Semanas de Moda de Paris, Milão, Londres e Nova York, a crise sanitária representa um "golpe muito difícil".

"Durante seis meses não ganhei nada", conta. Antes, ganhava entre 6.000 e 7.000 euros (US$ 7.200-8.400) por cada programa de desfiles, o que a permitia viver e estudar "por três meses". No início da pandemia, não podia nem sair da Turquia: "as fronteiras fecharam, os consulados pararam de trabalhar", explica.

Graças a um visto americano, há um mês ela trabalha em Nova York, onde participa em sessões de fotos. "Só tem uma por dia, não é sempre e os pagamentos não são os mesmos", afirma Bastas.

A crise, no entanto, impulsionou a demanda local, como explica à AFP Cyrielle Lalande.

"Por ser francesa e estar em Paris, trabalhei com empresas" nacionais e viajou para países vizinhos como Itália e Espanha, explica.

"Tenho inclusive novos clientes. Como nem todas as modelos podem viajar, as empresas buscam mais em nível local", acrescenta.

- 39 testes PCR -

O trabalho das modelos tem também a particularidade de estar especialmente exposto à covid-19, por não usarem máscaras durante as sessões.

Quatro delas afirmaram à AFP que contraíram a doença durante os desfiles presenciais da Semana de Moda de setembro.

Desde então, algumas empresas exigem que todos os presentes nessas sessões tenham feito um teste PCR 48 horas antes.

Bastas faz dois teses por semana e Cyrielle já realizou 39.

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