Cultura

| (re)vista

O canal National Geographic anunciou a série documental "Voltar a Ler Mafalda", que retrata a clássica personagem de quadrinhos criada pelo cartunista argentino Quino (1932-2020). A produção estará no catálogo do Disney+, que tem os direitos de transmissão da NetGeo. Acompanhe o teaser:

##RECOMENDA##

Os quadrinhos de Mafalda se destacaram por apresentarem a visão crítica de Quino a respeito da política da Argentina e das influências imperialistas que o país sofria dos Estados Unidos. A personagem completou 56 anos em 2020, e no dia seguinte ao aniversário de Mafalda, em 30 de setembro, o cartunista Quino morreu.

"Voltar a Ler Mafalda" ainda não tem data de estreia.

Parece que alguns itens do Palácio de Buckingham estavam sendo vendidos na internet por um preço bem abaixo do que realmente valem - isso porque um dos funcionários da Rainha Elizabeth II teria aproveitado a quarentena para roubar fotos e medalhas para vendê-las no e-Bay.

De acordo com a People, o ex-assistente de cozinha Adamo Canto, de 37 anos de idade, ganhou mais de sete mil e 700 libras - algo em torno de 54 mil e 700 reais - vendendo 37 itens online. O valor real das peças, no entanto, chega a 100 mil libras que equivale a mais de 700 mil reais.

##RECOMENDA##

Dentre os objetos estariam uma medalha da Companion of Bath, uma medalha de Comandante da Ordem Real Vitoriana, fotos autografadas de príncipe Harry, príncipe William e Kate Middleton e um álbum de fotos do Royal State Banquet durante a visita de Donald Trump que foi o item mais caro da lista, avaliado em mil e 500 libras, o equivalente a mais de dez mil e 500 reais.

O suspeito em questão teria se declarado culpado pelos furtos na última segunda-feira (30). A People ainda afirma que os itens foram roubados da Casa Real e da Loja Real do Palácio de Buckingham. O ex-funcionário teria sido pego quando a polícia recuperou uma quantidade significativa de itens perdidos em seus aposentos, depois que um dos itens foi encontrado à venda na internet, e a conta responsável pelo anúncio foi rastreada e ligada ao ex-assistente de cozinha.

De acordo com oficiais responsáveis pelo caso, Adamo teria aproveitado o aumento de funções durante a quarentena para entrar em locais nos quais antes não teria acesso: os vestiários, o banheiro, a bilheteria da Royal Collection, a galeria da Rainha e o depósito do Duque de York. Ele roubou 77 itens no total, mas apenas 37 foram encontrados à venda. Até o momento, nem todos os itens foram recuperados.

O governo do Reino Unido requisitou à Netflix que coloque um aviso no início dos episódios da série "The Crow", produção que mostra histórias da família real britânica. A notificação é para garantir à audiência que a obra é de ficção e não tem qualquer ligação com a história real.

O pedido foi formalizado por Oliver Dowden, secretário de Estado para as Mídias, Cultura e Esporte. "É uma obra de ficção lindamente produzida, então, como acontece com outras produções de TV, a Netflix deve ser muito clara no início que é apenas isso, ficção. Sem isso, temo que uma geração de espectadores que não viveu esses eventos possa confundir ficção com fato", disse em entrevista ao Daily Mail.

##RECOMENDA##

Em entrevista à ITV, o irmão de Lady Diana (1961-1997), Charles Spencer, declarou apoio ao pedido de Dowden. "Ajudaria muito a série se, no início de cada episódio, afirmasse que 'isso não é verdade, mas é baseado em alguns eventos reais'. Porque, então, todos entenderiam que é um drama criado, porque a série é de drama".

 

O youtuber Saa Fomba compartilhou em seu canal do YouTube um vídeo mostrando o antes e depois de um acidente que ocorreu enquanto pulava da ponte Pennybacker, no rio Colorado, localizado na cidade de Austin. No pulo, Fomba fraturou o crânio e aparece nas imagens pedido socorro.

“Espero que esse vídeo motive você a buscar seus sonhos. Não vejo nenhuma diversão vivendo uma vida normal”, diz o youtuber no início da gravação. 

##RECOMENDA##

Ainda nas imagens compartilhadas no canal, ele aparece no hospital e conta: “Dia três no hospital. Posso andar… Fraturei parte do meu crânio”. E continuou dizendo: “As pessoas estão me perguntando, ‘valeu à pena?’. Ninguém quer se machucar, mas sempre vale à pena buscar seus sonhos”.

O vídeo foi compartilhado na última sexta-feira (27) e se tornou viral na plataforma, chegando a ser o mais assistido do canal do youtuber, com 60 mil visualizações.

De acordo com o site CBS Austin, pular de pontes no Texas é crime e o youtuber poderá ser responsabilizado criminalmente pelo salto ilegal. Apesar de ainda não ter sido indiciado, Fomba teve seu carro guinchado do local. Ele recebeu alta após três dias internado e não sofreu lesões graves decorrente a queda. 

[@#video#@]

No dia seguinte à decisão das eleições municipais, no segundo turno, em 18 capitais brasileiras, alguns dos prefeitos recém-eleitos já começaram a definir suas primeiras ações à frente de suas prefeituras. Yves Ribeiro (MDB), prefeito eleito na cidade de Paulista,  Região Metropolitana do Recife, é um desses e, inclusive, já anunciou uma de suas primeiras decisões para 2021: não será realizado o Carnaval do próximo ano na sua cidade. 

Na manhã desta segunda (30), Yves falou sobre o tema durante entrevista à TV Globo Nordeste. Ele foi categórico ao afirmar que não haverá Carnaval em Paulista, no ano de 2021, por conta dos riscos que a pandemia do coronavírus ainda impõem à toda população. “Carnaval não vai dar para fazer, porque eu acho que foi um erro ter feito (em 2020). Quando nenhuma autoridade teve coragem de dizer, eu estou dizendo: não vou fazer Carnaval. Não se pode fazer Carnaval sem vacina (contra Covid-19), é perigoso”. 

##RECOMENDA##

Outra cidade que já decretou a não realização do Carnaval em 2021 foi Salvador, na Bahia. Na última sexta (27), o prefeito soteropolitano, ACM Neto (DEM), confirmou o cancelamento da festa através das redes sociais."É OFICIAL: Em função da pandemia do coronavírus, NÃO HAVERÁ CARNAVAL DE SALVADOR EM FEVEREIRO. A nova data vai depender da ampla disponibilização da vacina. O calendário da festa será discutido no momento certo”. 

A Prefeitura de Salvador anunciou, na manhã desta sexta-feira (27), está oficializado o cancelamento da festa de Carnaval no mês de fevereiro, em 2021. O comunicado foi publicado no Twitter e compartilhado pelo prefeito da cidade, ACM Neto (DEM).

A decisão veio em decorrência da pandemia do novo coronavírus e a falta de uma vacina no combate ao vírus. No anúncio a prefeitura deixou claro que nenhuma nova data será definida caso a vacina não seja disponibilizada.

##RECOMENDA##

"É OFICIAL: Em função da pandemia do coronavírus, NÃO HAVERÁ CARNAVAL DE SALVADOR EM FEVEREIRO. A nova data vai depender da ampla disponibilização da vacina. O calendário da festa será discutido no momento certo", diz o comunicado.

[@#video#@]

Uma coletiva para tratar não só do Carnaval, mas de outros eventos tradicionais da cidade acontece neste momento.

O período de quarentena não foi nada fácil para o casal Meghan Markle e Príncipe Harry. Em depoimento para lá de tocante para o The New York Times, a duquesa de Sussex revelou que enfrentou um aborto espontâneo. No artigo, ela conta em detalhes o que sentiu e como percebeu que estava perdendo seu segundo filho enquanto cuidava de Archie.

"Era uma manhã de julho que começou normal como qualquer outro dia. (...) Depois de trocar a fralda, senti uma caibra forte. Eu me joguei no chão com ele em meus braços, cantarolando uma canção de ninar para nos manter calmos, a melodia alegre em forte contraste com a minha sensação de que algo não estava certo. Eu sabia, enquanto agarrava meu primeiro filho, que estava perdendo meu segundo filho", revelou ela.

##RECOMENDA##

Meghan ainda falou sobre como se sentiu quando já estava no hospital e relembrou a viagem que o casal fez para a África do Sul para cumprir compromissos da realeza.

"Horas depois, eu estava deitada em uma cama de hospital, segurando a mão de meu marido. Senti a umidade de sua palma e beijei seus dedos, molhados com nossas lágrimas. Olhando para as paredes brancas e frias, meus olhos ficaram vidrados. Tentei imaginar como nos curaríamos. Eu me lembrei de um momento no ano passado quando Harry e eu estávamos terminando uma longa turnê na África do Sul. Eu estava exausta. Eu estava amamentando nosso filho pequeno e tentando manter uma expressão corajosa aos olhos do público", disse.

Ela ainda narra que percebeu como a família se curaria do momento difícil após ver o marido de coração partido, mas olhando em seus olhos e perguntando se ela estava bem: "Sentada em uma cama de hospital, vendo o meu marido de coração partido enquanto ele tentava segurar os pedaços do meu, percebi que a única maneira de começar a cura é primeiro perguntando: Você está bem?"

A esposa de Harry ainda falou sobre a dor insuportável de perder um filho e sobre o tabu que o assunto ainda é entre as mulheres e famílias nos dias de hoje: "Perder um filho significa carregar uma dor quase insuportável, vivida por muitos, mas mencionada por poucos. Na dor da nossa perda, meu marido e eu descobrimos que em um quarto com 100 mulheres, dez a 20 delas sofreram aborto espontâneo. No entanto, apesar da impressionante semelhança dessa dor, a conversa permanece um tabu, repleta de vergonha (injustificada) e perpetuando um ciclo de luto solitário. Algumas tem corajosamente compartilhado suas histórias; elas abriram a porta, sabendo que quando uma pessoa fala a verdade, isso dá licença para todas nós fazermos o mesmo".

No texto, ela ainda citou o dia de Ação de Graças, comemorado na quinta-feira, dia 26 nos Estados Unidos, e falou sobre o fato das pessoas olharem nos olhos uma das outras pela primeira vez por causa do uso de máscaras em meio à pandemia do coronavírus. "Por mais distantes fisicamente que estejamos, a verdade é que estamos mais conectados do que nunca por causa de tudo o que suportamos individual e coletivamente este ano(...) Estamos nos ajustando a uma nova normalidade em que os rostos são ocultados por máscaras, mas isso nos força a olhar nos olhos uns dos outros -às vezes cheios de calor, outras vezes de lágrimas. Pela primeira vez, em muito tempo, como seres humanos, estamos realmente nos vendo. Estamos bem? Nós ficaremos", contou.

A festa de 10 anos de Yudhy, filho do cantor Wesley Safadão com a ex-dançarina e influenciadora digital Mileide Mihaile, será transmitida ao vivo no YouTube.

A comemoração acontecerá nesta quarta-feira (25), às 19h, e tudo será postado no canal da influenciadora. 

##RECOMENDA##

Em seus stories no Instagram, Mileide compartilhou algumas imagens contando os detalhes do aniversário que terá com o tema Harry Potter.

"Graças a Deus eu pensei nisso porque eu sei o quanto vocês gostam, oram, celebram e vibram junto comigo, com o Yhudy, com a minha família", comentou a influenciadora.


 

Para garantir que a arte, em todos os seus desdobramentos e arranjos produtivos, encontre o quanto antes os caminhos de volta ao público em meio à pandemia, a Prefeitura do Recife lança mais um edital do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), retomando a programação anunciada pelo prefeito Geraldo Julio ainda em 2019. Em relação ao anterior, como havia sido pactuado no final de 2019, o novo edital dobra o investimento na cultura pernambucana, em todas as suas tradições e vocações, assegurando um montante de R$ 11,6 milhões nas mais variadas linguagens culturais, da literatura ao audiovisual. As inscrições serão virtuais e devem ser feitas a partir de 26 de novembro.

“Uma boa notícia para todos os recifenses, especialmente para todos os artistas da nossa cidade. A gente acaba de lançar o novo edital do SIC, com R$ 11,6 milhões para financiamento dos projetos nas mais diversas áreas, como Teatro, Dança, Música, Audiovisual, Patrimônio. São 11 áreas contempladas que vão poder utilizar esses recursos para fazer projetos. A cultura sofreu muito com a pandemia e o SIC vai ajudar muito nessa recuperação. Estou muito feliz que todos vão poder inscrever seus projetos, para que, de maneira democrática, poder ver eles sendo aprovados e realizar esses projetos culturais aqui na cidade”, disse o prefeito Geraldo Julio.

##RECOMENDA##

Serão R$ 7,3 milhões em investimentos diretos do poder municipal, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e R$ 4,3 milhões via mecenato, que garante isenção de impostos para quem investir na cultura. Os recursos vêm se somar aos R$ 5,6 milhões, assegurados a todas as linguagens pelo edital anterior do SIC, lançado em 2019, garantindo alternativas de trabalho e fruição cultural diante de um cenário nacional de desmonte e estagnação. “Somados os dois editais, o montante total de R$ 17,2 milhões configura o maior investimento já feito pela Prefeitura do Recife no Sistema de Incentivo à Cultura numa única gestão, desde que o mecanismo foi criado, em 1996. Por mais difíceis que sejam estes tempos que estamos atravessando, a Prefeitura do Recife prioriza os investimentos na cultura, porque entende a arte como ponte segura para futuros melhores para a cidade”, diz Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

O novo edital, que teve os valores discutidos e distribuídos entre as linguagens com a pactuação e validação da sociedade civil, representada pelo Conselho Municipal de Cultura do Recife, contemplará a produção artística com foco em música, teatro, circo, dança, audiovisual, fotografia, literatura, artes visuais, artesanato, cultura popular e patrimônio artístico e cultural. Num desafiador momento de retomada lenta e gradual das manifestações artísticas na cidade, após meses de equipamentos culturais fechados e palcos vazios, por causa da pandemia, importantes linguagens, como audiovisual, música e teatro, receberão uma injeção de mais de R$ 3 milhões, R$ 2 milhões e R$ 1 milhão, respectivamente. Para assegurar a diversidade e pluralidade de artistas, cenas e estilos celebrados pelo SIC, projetos contemplados no edital 2019/2020 serão desconsiderados no edital 2020/2021.

FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA

Os R$ 7,3 milhões que serão dedicados a eventos e projetos culturais promovidos pela sociedade civil na capital de tanta profusão cultural serão assim distribuídos entre os diferentes mercados e manifestações:

AUDIOVISUAL: R$ 1.500.000,00

MÚSICA: R$ 1.000.000,00

TEATRO: R$ 900.000,00

DANÇA: R$ 400.000,00

CIRCO: R$ 400.000,00

CULTURA POPULAR: R$ 1.220.000,00

PATRIMÔNIO: R$ 600.000,00

FOTOGRAFIA: R$ 260.000,00

LITERATURA: R$ 300.000,00

ARTES VISUAIS: R$ 420.000,00

ARTESANATO: R$ 300.00,00

Esses recursos serão provenientes da dotação orçamentária da própria Prefeitura do Recife e também podem vir, segundo a lei do SIC, de transferências da União ou do Governo do Estado ou ainda de outras fontes de recursos nacionais ou estrangeiras, públicas ou privadas.

MECENATO DE INCENTIVO À CULTURA

Para o mecenato, os limites por linguagens são:

AUDIOVISUAL: R$ 1.500.000,00

MÚSICA: R$ 1.150.000,00

TEATRO: R$ 200.000,00

DANÇA: R$ 150.000,00

CIRCO: R$ 100.000,00

CULTURA POPULAR: R$ 200.000,00

PATRIMÔNIO: R$ 100.000,00

FOTOGRAFIA: R$ 240.000,00

LITERATURA: R$ 280.000,00

ARTES VISUAIS: R$ 180.000,00

ARTESANATO: R$ 200.000,00

Aos artistas, caberá apresentar e aprovar seus projetos junto à Prefeitura do Recife, para posterior captação na iniciativa privada e realização do evento/iniciativa em um prazo de, no máximo, 12 meses.

A cada patrocinador/investidor, a renúncia garantida pelo poder municipal será de, no máximo, 20% do Imposto Sobre Serviços (ISS) que incide sobre suas atividades. Cada projeto poderá ter mais de um incentivador.

*Inscrições - Para se habilitar, cada candidato ao mecenato ou ao aporte direto do poder municipal pode inscrever, no máximo, três projetos para quaisquer linguagens. Mas só poderá utilizar um dos mecanismos de incentivo previstos na lei por cada projeto inscrito. 

Abertas a partir de 26 de novembro, as inscrições serão virtuais, pelo site, onde serão disponibilizados os modelos da documentação que precisa ser preenchida ou providenciada para a habilitação nos editais, a exemplo de formulário de inscrição, currículo do proponente e projeto, com respectivo plano de trabalho. 

Criado pela lei municipal Nº 16.215, de 1996, o SIC tem como objetivo “incentivar, difundir, valorizar e preservar as artes e o patrimônio cultural do Recife”. O edital 2019/2020 selecionou um total de 76 projetos, conseguindo contemplar e movimentar praticamente todas as cadeias artísticas da cidade.

Da Assessoria

No último domingo (22), Rose Miriam di Matteo, viúva de Gugu Liberato, foi entrevistada no Fantástico e falou abertamente sobre a disputa judicial que hoje acontece entre ela e a família do apresentador. A médica tenta provar na Justiça que mantinha uma união estável com Gugu e que, apesar de ter ficado de fora do testamento dele, ela merece ter acesso à herança que contemplou apenas os três filhos do casal, João Augusto, Marina e Sofia, e cinco sobrinhos do apresentador.

Primeiro, Rose falou sobre como foi esse último ano sem Gugu - a morte do apresentador completou um ano no dia 21 de novembro: "Eu estou aqui para deixar bem claro uma coisa. Gugu foi um homem maravilhoso, um profissional maravilhoso, um pai zeloso, um filho querido, um irmão querido. Foi [um ano] bem complicado porque a gente está em luto ainda. Eu não acredito ainda que o Gugu se foi. A gente sempre acha que ele vai chegar: papai tá chegando. Eu tenho essa sensação".

##RECOMENDA##

Sobre os filhos sentirem a falta do pai, ela disse: "A gente não conversa muito sobre a morte. A morte do Gugu foi um momento muito trágico pra nós. Não deu meia hora que o Gugu chegou em casa e faleceu na queda. Foi horrível".

Rose ainda relembrou o fatídico dia em que Gugu sofreu o acidente em casa: "Ele abriu a porta, veio com aquele sorriso, aquele abraço gostoso: cadê as crianças? E estava cada um em seu cantinho. Aí ele foi lá, brincou com a Marina primeiro, depois a Sofia e aí o João já apareceu e ele deu um abraço em cada um. E a casa estava muito quente e ele subiu no ar-condicionado. Era só um revestimento de espuma e gesso. Ele pisou e um peso não suportou, o gesso não suportou e ele caiu".

Gugu caiu de uma altura de quatro metros e bateu a cabeça. Rose, que é médica, tentou socorrer, mas a ambulância chegou em cinco minutos. Já no hospital, ela recorda: "Apareceu a médica, estarrecida. Pelo olhar dela eu já sabia que era uma notícia muito ruim e ela dizia: morte cerebral".

Após a morte de Gugu, a família se reuniu para a leitura do testamento e foi aí que Rose descobriu que não estava incluída: "Eu não fui contemplada no testamento, mas eu quero ser amparada, eu não quero ficar à deriva. Em 2011, eu e o Gugu tivemos um atrito, um atrito de casal. Um motivo entre eu e ele, como infelizmente acontece com outros casais também. É natural. Durou alguns meses, mas pouquíssimo tempo, por volta de uns três meses, talvez. Ele fez o testamento exatamente nessa época. Então eu não sei o que ele sentiu de mim. Será que ele sentiu raiva de mim? Pode ser. Eu não sei. Mas o que a gente vai fazer? A gente não sabe o que passa na mente, no coração das pessoas".

Depois desses meses, eles reataram: "Acho que depois o Gugu até esqueceu que fez esse testamento".

Por conta dessa disputa, a médica explicou como está a convivência com os filhos: "É estranho porque eu não estou em guerra com os meus filhos, eu não estou em guerra com ninguém. Eu não sei como aparece essa situação de os meus filhos terem advogados contratados, prestarem a oposição comigo, mas nós não estamos em oposição. Meus filhos me amam, eu amo os meus filhos, desejo o melhor pra eles, mas eu tenho os meus desejos também, eu tenho a minha posição como mãe, como companheira que fui durante todos esses 20 anos da minha vida que nós estivemos como família".

Ela ainda diz que entrou em depressão: "Houve realmente um momento, eu tive que inclusive sair de lá por duas vezes, pegar o avião e vir pra cá, ficar junto da minha mãe e dos meus irmãos. Porque eu estava em depressão. Fiquei muito mal, sabe, com todo esse contexto judicial. Eu falei: eu vou acabar desistindo, porque eu não tô suportando a barra lá em casa. Ao ponto dos meus filhos dizerem coisas que nenhuma mãe quer ouvir. mas coitado, não é culpa deles. não é culpa de ninguém. Eu não tô querendo tirar nada que é dos meus filhos, porque tudo será preservado, tudo será dos meus filhos. Eu quero ter um reconhecimento porque eu não quero viver às custas de ninguém, sabe?"

Dona Maria do Céu, a mãe de Gugu, já falou abertamente algumas vezes que ela tem certeza que Rose Miriam e Gugu não eram um casal. Sobre isso, Rose disse: "No fundo ela sabe que nós éramos um casal. Quantas vezes nós fomos na casa dela, na sala de jantar da casa dela e eu estava inclusa ali como nora. Mas quando existe um processo judicial as coisas ficam mais complicadas. Quando envolve dinheiro tudo fica mais difícil".

Já em relação a Thiago Salvático, que afirma ter sido companheiro de Gugu por oito anos, a médica opinou: "Eu nunca soube do Thiago. Devia ser um amigo dele? A vida íntima do Gugu não cabe a mim saber. Qual era a preferência dele, se dentro dele ele tinha uma preferência sexual diferente, disse, acrescentando que isso nunca foi um assunto entre eles".

"Nós éramos companheiros. Eu me considerava mulher do Gugu, nós tínhamos uma vida íntima que só eu ele nós sabemos, entre quatro paredes. Se o Gugu tinha algum relacionamento fora, essa era a vida dele. Não cabe a nós questionar a vida íntima das pessoas. Eu não me senti traída. O que importa era o que ele era pra mim e pros meus filhos. Ele era o meu companheiro", concluiu.

Ben Watkins, ex-participante do Masterchef Junior nos Estados Unidos, morreu no dia 16 de novembro aos 14 anos de idade. O fato ocorreu um ano e meio após ele ser diagnosticado com um tumor raro, o histiocitoma fibroso angiomatóide. A morte foi anunciada pela família em uma página criada para arrecadar fundos para o tratamento do cozinheiro mirim.

"Estávamos torcendo por um resultado diferente. Mas os pulmões do Ben não conseguiam mais oferecer o ar que ele precisava para respirar. Estamos devastados", afirmou o tio dele, Anthony Edwards, ao jornal Chicago Tribune.

##RECOMENDA##

Gordon Ramsay, apresentador do programa norte-americano, se pronunciou no Instagram:"Sua jovem vida teve tantas reviravoltas difíceis, mas você sempre perseverou. Eu adorei nossos momentos cozinhando e rindo juntos no set. Estou de coração partido hoje por perder meu pequeno amigo, e enviando todo o meu amor à família de Ben Watkins por essa perda terrível".

Em 2017, Ben foi selecionado para o Masterchef Junior e, pouco depois de sua participação, seus pais foram encontrados mortos após um caso de violência doméstica, que culminou com um assassinato seguido de suicídio. O marido matou a mulher e depois se matou, de acordo com informações divulgadas na época.

No anúncio da morte do menino, a família ainda escreveu: "Ben sofreu mais do que devia em seus 14 anos de vida nesta Terra. Mas nos consolamos ao saber que seu sofrimento finalmente acabou e que, no fim, Ben sabia que era amado por muitas pessoas".

Foto - Reprodução/Instagram/@gordongram

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou um decreto, publicado na manhã desta quarta (18), cancelando o Carnaval na capital federal em 2021. A medida é mais uma no enfrentamento ao novo coronavírus. Assim como a folia de Momo, as festividades de Réveillon de 2020 também foram canceladas. 

Em Brasília, e em todo o Distrito Federal, está proibida a realização de eventos com público superior a 100 pessoas desde o início do mês de março. Neste novo decreto, de número  nº 41.482, ficam proibidostambém o Réveillon deste ano e o Carnaval de 2021. Estão liberadas, no entanto, atividades coletivas culturais em estacionamentos, desde que o público permaneça dentro de veículos e mantenham distância de dois metros entre cada carro estacionado.

##RECOMENDA##

A realização do Carnaval, uma das maiores manifestações populares do Brasil, em 2021 segue dividindo opiniões em todo o país. No Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, a festa deve ser adiada para o mês de julho. Já no Recife e em Olinda, não há ainda previsão para o ciclo carnavalesco do próximo ano. O único consenso, entre gestores no território nacional, é de que a festa só poderá ocorrer mediante a chegada da vacina e devida imunização da população. 

A  Fundação Joaquim Nabuco venceu a primeira etapa do edital  para o projeto de recuperação da casa de Clarice Lispector. A instituição está concorrendo aos recursos junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública no edital sobre Fundo de Direitos Difusos, que são recursos voltados para vários segmentos, entre eles o de preservação de patrimônio.

 A proposta da Fundação é restaurar o imóvel localizado na Praça Maciel Pinheiro, bairro da Boa Vista, centro do Recife. Após recuperado, o espaço será aberto como um Centro Cultural. "A ideia é que este Centro seja voltado ao conhecimento da literatura brasileira e a memória de Clarice Lispector nesse local porque foi a casa onde ela viveu com a família. Essa foi a casa onde ela viveu parte da sua infância quando veio morar no Recife quando chegou ao País vinda da Ucrânia", adianta o presidente da Fundaj, Antônio Campos. 

##RECOMENDA##

A casa é de propriedade da Santa Casa de Misericórdia e está protegida legalmente por meio do tombamento provisório em nível estadual pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e em análise preliminar no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para tombamento federal. Apesar de sua importância, o imóvel  encontra-se abandonado, em avançado processo de degradação e já se constatando perda de elementos arquitetônicos originais.  

O projeto elaborado pela Santa Casa de Misericórdia e abraçado pela Fundaj foi idealizado por meio de levantamentos iconográficos, gráficos e históricos, confrontação de informações e levantamentos. Nele, estão apresentadas as  propostas de restauro e reforma, que possibilitarão que a edificação volte a ser usada, tendo como partido a reconstituição física o mais próximo do período em que Clarice Lispector ali residiu.  

Após a reforma, a Fundação pretende inaugurar no espaço o Centro Cultural Casa Clarice Lispector voltado a memória da escritora de renome internacional, de modo a possibilitar a difusão do conhecimento da literatura brasileira, especificamente à memória de Clarice.  

Reconhecimento - Desde o início deste ano a Fundaj vem realizado ações em homenagem aos 100 anos da escritora Clarice Lispector, completados em 2020. Em abril, a Fundação promoveu a Festa Digital do Livro tendo como homenageada a escritora. Em setembro passado, em parceria com os Correios lançou o selo comemorativo Clarice Lispector.

Da assessoria

O renomado ator indiano Soumitra Chatterjee foi homenageado em seu país nesta segunda-feira, um dia após sua morte, aos 85 anos, por complicações relacionadas à Covid-19.

Soumitra Chatterjee, que estrelou em cerca de 300 filmes, era mais conhecido por seu trabalho com o cineasta indiano Satyajit Ray, vencedor do Oscar.

##RECOMENDA##

O intérprete foi hospitalizado no início de outubro em Calcutá (leste) após teste positivo para coronavírus. Embora, mais tarde, os testes tenham dado negativo, ele continuou internado devido a outros problemas de saúde decorrentes da infecção, segundo a mídia local.

Sua condição piorou e ele faleceu no domingo, escreveu sua filha Poulami Bose no Facebook.

Em Calcutá, milhares de fãs enlutados se reuniram no domingo à noite com velas e fotos do ator perto do crematório onde estava seu corpo.

O primeiro-ministro Narendra Modi tuitou que a morte do icônico ator representou "uma perda colossal para o mundo do cinema e da vida cultural [no estado de] Bengala Ocidental e na Índia".

Soumitra Chatterjee, cuja carreira durou cerca de 60 anos, também foi um ator de teatro consagrado e escreveu peças e poemas.

Na manhã deste sábado (14), o candidato à Prefeitura do Recife, João Campos (PSB), felicitou a namorada, a parlamentar Tabata Amaral (PDT), por seu aniversário, em publicação no Instagram.

“Hoje o dia é todo dela, minha companheira de vida e de luta. Eu sempre gostei de aniversário, de celebrar a vida, mas nunca vi alguém pra valorizar tanto o dia quanto @tabataamaralsp”, começou Campos.

##RECOMENDA##

Filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, João ressaltou, ainda, as qualidades de Tabata. “Pense numa pessoa do bem, com o melhor astral possível e que me inspira mais e mais, seja com sua história de vida ou a cada novo passo que é dado”, afirmou.

João destacou como característica da pedetista a resiliência. “E é com esse traço forte da sua personalidade que você inicia uma bela caminhada na vida pública, acreditando que pode fazer a diferença no futuro das pessoas, enfrentando o preconceito de gênero e as tantas desigualdades perversas que existem em nosso país”.

“Quero estar ao seu lado pra compartilhar esses momentos, pra gente subir os degraus juntos. Amo você!”, finalizou ele.

[@#video#@]

LeiaJá também

--> Maestro e arranjador Zé Américo Bastos fala ao Plurarte

Ana Hickmann e Alexandre Correa apareceram juntos, no canal no YouTube da apresentadora, para falar sobre a descoberta de um câncer no pescoço do empresário. Em tom de desabafo, o casal contou em detalhes como foi a descoberta da doença e tudo o que aconteceu na vida da família após ele realizar uma cirurgia para retirada do tumor já em metástase.

"É o nosso vídeo mais difícil de todos. Sempre compartilhamos com vocês tudo sobre a nossa vida, rotina, família, trabalho. Nunca escondemos nada e não podemos fazer diferente agora. Há algumas semanas, descobrimos que o Ale está com um câncer no pescoço. Decidimos gravar esse vídeo para falar sobre essa descoberta, quando e como tem sido desde então", disse a apresentadora no início do vídeo, divulgado na noite da última quinta-feira, dia 12.

##RECOMENDA##

Alexandre afirmou que o primeiro indício que a doença deu veio em dezembro de 2019: "Sendo objetivo, dia 27 de dezembro eu estava na casa de uns amigos em Maresias, meu pescoço estava com uma bola, uma elevação. Peguei a família, ano novo com festa programada, estraguei a festa de todo mundo, infelizmente, sobe a serra, vem pra São Paulo, cheguei no hospital, exame daqui, exame dali, eram linfonódulos. Fiquei três dias em observação, depois de uma semana, dez dias, pescoço retornou ao normal".

O empresário voltou a sentir dores alguns meses depois e em maio precisou realizar uma biopsia. Em outubro, realizou a cirurgia, onde enfrentou uma grande susto.

"Em março, eu estava com muita dor de garganta, em determinado momento eu percebi um gânglio na região. Em maio fizemos uma punção, para colocar o material pra biopsia e material foi conclusivo, e o doutor decidiu operar. Foi então, que no dia 17 de outubro fomos pra mesa de cirurgia, foi um susto grande, porque o que saiu do pescoço era anormal, voltei pro quarto e depois de quatro horas uma artéria do meu pescoço rompeu. Por milagre não fui a óbito. Voltei para mesa de cirurgia para estancar o sangramento e depois de dois dias veio o diagnóstico", contou.

Ana afirmou que a cirurgia foi um grande soco no estômago, pois além do susto com o sangramento de uma artéria, também veio a notícia do câncer.

"Esse soco no estômago foi difícil, porque era pra ser cirurgia de remoção de um nódulo para gente entender o que estava acontecendo e junto teve a intercorrência, que fiquei com muito medo. E dois dias depois veio esse soco no estômago. O nódulo era um carcinoma já em fase de metástase e não era onde o câncer tinha começado. Depois do susto, da dor da notícia, começou o trabalho junto aos médicos de tentar entender onde tinha começado, para saber se outra parte do corpo tinha sido afastado. O Ale segurou uma barra muito grande", disse.

Apesar de tudo, a apresentadora mostrou-se otimista com o fato de o câncer ter sido descoberto ainda no início: "Aí tivemos o resultado, depois disso as boas notícias também começaram a chegar: era um câncer no estágio inicial, localizado na região da gargante, o que significa que o tratamento também é localizado, o que facilita a vida do paciente e os médicos pediram que ele se resguardasse durante cinco dias por causa desse período que ele esteve internado e depois começamos o tratamento, a radioterapia e a quimioterapia. A radio é todo dia e a quimio é uma vez por semana por enquanto. Estamos completando a segunda semana".

Ana também afirmou que alguns efeitos colaterais já estão sendo sentidos pelo marido e que conforme as sessões vão acontecendo, os sintomas tendem a piorar. Apoiando o companheiro, ela afirmou que os dois vencerão juntos essa batalha. Alexandre então resolveu relembrar outros episódios difíceis que eles já enfrentaram.

"Depois de tudo que esse lar passou nos últimos tempos, você quase foi assassinada, meu irmão julgado por homicídio doloso, um promotor querendo destruir nossa família, milhões de problemas se acumularam, ter essa notícia de câncer foi péssima. Acredito na mão de Deus, nos médicos, na força do doutor, mas realmente ficar contando vantagem antes da hora não é do meu feitio, eu não gosto de cantar vitória. Vou fazer o que tiver que fazer, se der certo deu, se não der...paciência", afirmou.

Por fim, ele explicou que as sessões têm previsão de durarem até meados de dezembro. Após isso, ele pretende retomar a rotina de sua vida e ajudar pessoas de baixa renda, que não possuem as mesmas condições financeiras que a família para tratarem suas doenças.

"As sessões, se não houver prolongamento, se encerram em 17 de dezembro. É puxado, rotina exaustiva, a única coisa que a gente quer é se livrar do problema, cuidar da família e trabalhar. A gente só quer continuar a rotina da gente de forma decente. Sem virar um peso morto", disse.

A Disney informou que teve prejuízo ajustado de US$ 710 milhões em seu quarto trimestre fiscal, ou US$ 0,20 por ação, o que reverte o resultado de lucro de US$ 777 milhões, ou US$ 1,07 por ação, de igual período do ano passado. A receita da empresa ficou em US$ 14,707 bilhões, uma queda de 23% na comparação anual.

Apesar do resultado negativo, o prejuízo por ação foi mais baixo do que o de US$ 0,73 previsto pelos analistas consultados pelo FactSet. Em comunicado, a Disney comenta que seu segmento mais afetado é o de Parques, Experiências e Produtos, diante do fechamento por causa da pandemia da covid-19.

##RECOMENDA##

Por outro lado, diz que o serviço de streaming Disney+, no fim do quarto trimestre fiscal, já tinha mais de 73 milhões de assinantes pagos, o que superou em muito as expectativas das empresas apenas em seu primeiro ano.

Após o balanço, a ação da companhia subia 5,70% no after hours em Nova York, às 18h29 (de Brasília).

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu o título honorífico de cidadã pernambucana, post mortem, à escritora Clarice Lispector (1920-1977). O pedido foi oficializado este ano pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

A Fundaj planeja, juntamente com a assembleia, uma solenidade marcarda para o dia 10 de dezembro de 2021, ano de centenário de Lispector. “Mais do que qualquer outro autor brasileiro, a escritora, ucraniana de nascença mas de alma brasileira, já que chegou no país aos dois meses de vida, é um fenômeno literário. Sua escrita, com estilo intimista que popularizou as narrativas psicológicas, marcou a literatura do século XX. À frente de uma instituição que tem entre as suas missões salvaguardar a memória e a cultura, não poderia esquecer Clarice Lispector”, ressalta o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, segundo informações da assessoria de imprensa.

##RECOMENDA##

O projeto de restauração do casarão em que a escritora viveu está sendo liderado pela Fundação. "O custo da obra está orçado em R$ 1,8 milhão. Para levar o projeto adiante, a Fundação está concorrendo aos recursos junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública no edital sobre Fundo de Direitos Difusos, que são recursos voltados para vários segmentos, entre eles o de preservação de patrimônio", destacou.

A proposta é restaurá-lo para criação de um Centro Cultural. "A ideia é que este Centro seja voltado ao conhecimento da literatura brasileira e a memória de Clarice Lispector nesse local porque foi a casa onde ela viveu com a família. Essa foi a casa onde ela viveu parte da sua infância quando veio morar no Recife quando chegou ao País vinda da Ucrânia", adianta Campos, de acordo com a assessoria de comunicação.

A cada onde Clarice Lispector viveu é tombada provisioriamente em nível estadual pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e em análise preliminar no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para tombamento federal. O imóvel é de propriedade da Santa Casa de Misericórdia.

No projeto de de restauração, elaborado pela Santa Casa, foi idealizado por meio de levantamentos iconográficos, gráficos e históricos, confrontação de informações e levantamentos."Nele, estão apresentadas as  propostas de restauro e reforma, que possibilitarão que a edificação volte a ser usada, tendo como partido a reconstituição física o mais próximo do período em que Clarice Lispector ali residiu", diz a Fundaj, em nota.

Alexandre Correa, marido da apresentadora Ana Hickmann, usou as redes sociais, na noite da última terça-feira (10), para contar aos seguidores que está em tratamento contra um câncer desde outubro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. No vídeo, o empresário revela como descobriu o tumor, já em estado de metástase, entre o maxilar e a base do crânio.

Ele afirmou que decidiu tornar público o diagnóstico após ser reconhecido no hospital e por sua aparência estar mudando conforme o tratamento acontece.

##RECOMENDA##

"Tomei iniciativa de gravar esse vídeo após 24 dias do ocorrido porque já me reconheceram lá na oncologia do Hospital Albert Einstein por algumas vezes, agora eu tenho ido desde a semana passada todos os dias. Por conta da aparência da gente que começa a tomar ares de quem está em tratamento para câncer. No dia 17 de outubro, fui submetido a uma cirurgia para tirar um linfonódulo. O linfonódulo de fato era um tumor em metástase. O tumor estava deitado entre o maxilar e a base do crânio, bem grande, já em estado de metástase, ele foi retirado inteiro com sucesso e foi diagnosticado câncer", disse.

Ele afirmou que tem realizado sessões diárias de radioterapia, além de quimioterapia uma vez por semana.

"Logo após fui submetido a um período de cinco dias de resguardo e desde semana passada passo a fazer sessões diárias de radioterapia e algumas sessões pré-estabelecidas de quimioterapia", disse.

No relato, Correa aproveitou para fazer elogios à esposa, Ana Hickmann, que tem assumido as funções dele no dia a dia.

"Passo bem, graças a Deus estou conseguindo cuidar da minha família, dentro do possível. Claro que a Ana, sendo Ana assumiu grande parte das minhas obrigações, muito valente, muito aguerrida essa minha esposa. Mas pelo menos eu estou conseguindo ainda resolver alguma coisa, me dividindo entre o hospital, a empresa e a função de ser pai", contou.

Otimista, Alexandre afirmou que apenas nos dias em que realiza a quimioterapia fica mais debilitado. Ele ainda mostrou bom humor ao alfinetar os haters nas redes sociais. "Estou otimista, só nos dias de quimioterapia a gente fica meio avariado, fica uma cor horrível, mas no dia de amanhã já é melhor. Todos os dias é radioterapia, soro e um dia de quimioterapia. Estou forte, vou vencer. Os que gostam de mim, torçam por mim. Os que não gostam, marreta, comemora. Quem sabe no meio de dezembro eu já me livrei desse tratamento", projetou.

A youtuber norte-americana Alyssa Anne Dayvault, popular nas redes sociais por seus tutoriais de maquiagem, foi condenada a 40 anos de prisão por assassinar seus filhos recém-nascidos e jogar os corpos em uma lixeira. As informações são do jornal Myrtle Beach Sun News. 

Segundo o jornal, Alyssa foi julgada por um tribunal da Carolina do Sul por duas acusações de homicídio por abuso infantil, depois de jogar dois bebês em lixeiras após o parto. O primeiro parto aconteceu em 2017, e o segundo em 2018.

##RECOMENDA##

O julgamento do crime aconteceu na última semana, quando a sentença foi definida por um júri, no entanto, a acusada não estava presente. A youtuber se entregou um dia após o julgamento e segundo o jornal, ela demonstrou pouca emoção ao saber da pena à qual foi condenada, mas chorou bastante ao falar com o juiz responsável pelo caso e pediu que reconsiderasse o tempo de sua pena.

Apesar de os advogados de defesa alegarem problemas na saúde mental, o juiz responsável não aceitou a justificativa. Alyssa também se desculpou com a filhas mais velhas e com o ex-namorado Chris Matechen, afirmando ter cometido um erro terrível.

Segundo as investigações policiais que tiveram início em 2018, após a youtuber dar entrada em um hospital com infecção devido ao parto realizado em casa, foram encontrados exames comprovando que o bebê estava em boa saúde. Ao ser interrogada pelas autoridades, Alyssa confirmou à polícia não ter oferecido assistência médica para preservação da vida da criança e admitiu que ambos os bebês estavam vivos e que ela os jogou em uma lixeira após a realização dos partos.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando