Cultura

| (re)vista

Garanhuns - Localizado na Praça Tavares Correia, em Garanhuns, o Relógio das Flores tem o dom de encantar moradores e turistas que comparecem ao local. Considerado um dos principais cartões-postais da cidade, o monumento construído em 1979 atrai olhares das pessoas pela beleza das plantas que brotam entre os ponteiros.

Visitando Garanhuns pela primeira vez, o vigilante Jailson Vieira, morador do Recife, se rende a naturalidade diante do relógio de quatro metros de diâmetro. “Essa escultura é muito bonita. Percebi desde quando pisei aqui que tudo isso já é marca registrada do município. Não perdi tempo e já fui logo fotografando. Realmente é impactante. Gostei muito da estética”, declarou Jailson.

##RECOMENDA##

Para a vendedora Patrícia Gomes, “santo de casa faz milagre”, referindo-se aos conterrâneos com humor, que quando podem passam no local para curtir o Relógio das Flores. Em meio às buzinas e o tráfego intenso dos veículos, o monumento instalado no meio da avenida Rui Barbosa continuará recebendo o povo de Garanhuns e os visitantes de outras cidades para eternizar momentos que vão além das imagens captadas pelas máquinas fotográficas.

O município de Serra Talhada ganhou três estátuas que homenageiam os cangaceiros Lampião, Maria Bonita e o Zabelê, que é filho natural da capital do xaxado. As estátuas, de 1,90m de altura, ficarão expostas num pedestal na área externa do Museu do Cangaço, no Parque da Estação Ferroviária de Serra Talhada, no bairro São Cristóvão. O museu é gerido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião.

Uma história que começa em meados dos anos oitenta, com a montagem da peça teatral "A Chegada de Lampião no Inferno", diga-se de passagem, com Anildomá e Giovanni Sá, o segundo fazendo o papel de Lampião, foi quando comentou-se pela primeira vez sobre a possibilidade de ser colocada uma estátua de Lampião em Serra Talhada. Tudo se resumiu às conversas de bastidores e mesas de bares dos meninos do teatro. Depois, no início dos anos noventa, essa ideia toma corpo, agora com plebiscito, canais de televisões e jornais do país inteiro emitindo opiniões, divulgando uma polêmica sobre se Lampião era herói ou bandido.

##RECOMENDA##

De acordo com a presidente da Presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, as estátuas têm dois metros de altura, cada, e ficarão em cima de uma estrutura de pedras, no canteiro externo do Museu do Cangaço e vai ajudar a alavancar o turismo em Serra Talhada.

As estátuas foram confeccionadas pelo artista pernambucano, Zaldo Mendes, que já tem uma larga experiência na área. Seguramente será mais um atrativo turístico para a Capital do Xaxado. Após tantas conversas, idas e vindas, a Fundação Cultural Cabras de Lampião, através de sua dirigente Cleonice Maria, anuncia, finalmente, que a inauguração das estátuas de Lampião, Maria Bonita e Zabelê serão inauguradas no próximo dia 24 de julho, na abertura do evento Tributo a Virgolino: A Celebração do Cangaço.

 

Por Waleska Andrade

Uma parceria firmada entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Consulado Geral da Alemanha em Recife proporcionará ao público recifense conhecer a exposição "Viagem de Spix e Martius pelo Brasil", do Instituto Martius-Staden. A mostra apresenta a viagem dos naturalistas bávaros Johann Baptist von Spix e Carl Friedrich von Martius, realizada entre 1817 e 1820. A abertura será no próximo sábado (20), na Galeria Massangana, no campus Casa Forte da Fundaj, ficando em cartaz até 19 de agosto.

Saindo do Rio de Janeiro, Spix e Martius percorreram em suas expedições mais de dez mil quilômetros em terras brasileiras, incluindo uma passagem por Salvador, onde escreveram sobre os inúmeros engenhos do recôncavo baiano e também sobre a Festa do Senhor do Bonfim. Ainda no Nordeste, os naturalistas visitaram no Sertão a cidade de Monte Santo, onde puderam estudar o famoso meteorito de Bendengó.

##RECOMENDA##

Enfrentando chuvas torrenciais, ataques de insetos, febres, calor, seca e sede, os cientistas colecionaram cerca de 6.500 espécies vegetais e quase 3.500 espécies de animais, além de peças mineralógicas e etnográficas. Com a publicação da obra Viagem pelo Brasil (em três volumes, publicados entre 1823 e 1831), Spix e Martius tornaram-se referência em muitos assuntos sobre o Brasil oitocentista.

O presidente da Fundaj, Antônio Campos, ressalta que a parceria cultural e educacional com a Alemanha é estratégica para a Fundação. "No plano estratégico da nova gestão, inclusive no momento em que o Mercosul e a União Europeia dão início a um acordo histórico na área econômica de livre comércio, essa exposição é o início da parceria entre a instituição e o Consulado Geral da Alemanha para o Nordeste", afirma.

De acordo com a Cônsul Geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könning-de Siqueira Regueira, a exposição "Viagem de Spix e Martius pelo Brasil" é uma ótima oportunidade para entendermos a relevância dos importantes dados coletados pelos naturalistas alemãs sobre o Brasil do Século XIX. Especialmente em 2019, ano de comemoração dos 250 anos do nascimento do grande naturalista alemão, Alexander von Humboldt.

*Da assessoria

De "Game Of Thrones" a "Star Trek: Picard", entre sequências, prequels e paineis, a edição de número 50 da Comic-Con da Califórnia abre suas portas nesta quinta-feira (18) para receber milhares de nerds e geeks na maior celebração da cultura pop do mundo.

Cerca de 135.000 pessoas, incluindo blogueiros e fãs fantasiados, vão encher o Centro de Convenções de San Diego para tentar ver seus heróis, que irão até lá para promover filmes, programas de televisão e quadrinhos há muito aguardados.

##RECOMENDA##

Esta edição será carregada com momentos retrô. Espera-se, por exemplo, a presença de Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton, que em breve se encontrarão novamente em mais uma sequência de "Exterminador do Futuro" pela primeira vez desde o filme de 1991.

Os nostálgicos também esperam a participação de Patrick Stewart em um painel sobre a nova série da CBS, "Star Trek: Picard", na qual voltará a interpretar o capitão do spin-off da série original criada por Gene Roddenberry, "Star Trek: A Nova Geração".

E no meio de duras críticas ao último episódio da série, parte do elenco de "Game of Thrones" se reunirá para dissecar o fantástico épico da HBO diante de uma audiência que ainda não terminou de digerir o fim da luta pelo Trono de Ferro, ou o que sobrou dele.

Há rumores de que o escritor George R. R. Martin participará e muitos devotos de seu trabalho procurarão alguma pista sobre os inúmeros "prequels" que estão em desenvolvimento.

A edição deste ano também oferecerá uma série de painéis para viajar no tempo e celebrar o início da convenção, 50 edições atrás.

- O próximo 'Game of Thrones' -

As atividades já começam na noite desta quarta com a já tradicional "Scare Diego". da New Line Cinema e Warner Bros., que, pelo segundo ano consecutivo, oferecerá aos fãs informações sobre o segundo filme de "It", o thriller inspirado no romance de Stephen King, de 1986.

A operadora Netflix, por sua vez, está agitando com uma prévia do clássico filme de fantasia de 1982, "O Cristal Encantado", que combinará bonecos de estilo antigo com efeitos especiais de última geração, e que tem a ambição de encantar jovens e velhos fãs.

Em sua busca pelo próximo "Game of Thrones", o gigante do streaming se prepara para lançar "The Witcher", estrelado por Henry "Superman" Cavill, como o caçador de monstros de uma série de romances poloneses dos anos 90.

Outra saga de livros que receberá tratamento pela primeira vez na televisão é a trilogia "Dark matter", e a HBO fará uma apresentação com parte do elenco: James McAvoy, Lin-Manuel Miranda e Ruth Wilson.

- "Fase 4" -

A Marvel Studios retorna depois de pular uma edição e deve anunciar quais personagens de seu catálogo de quadrinhos serão levados para seu universo cinematográfico de megassucesso.

Depois dos recentes "Avengers: Ultimato" e "Homem-Aranha: Longe de Casa", começa a "Fase 4" da popular série de filmes de super-heróis interconectados.

O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, está em San Diego e os fãs esperam que ele, junto com um grupo de participantes, revele em um painel a identidade dos oito filmes anunciados por sua empresa-matriz, a Disney.

Um filme solo para Viúva Negra, de Scarlett Johansson, e um quarto filme "Thor" estão entre os projetos que mais são comentados.

Os diretores de "Ultimato", os irmãos Russo, também têm uma apresentação sobre a produção do filme que quase tira Avatar de seu posto de maior bilheteria de todos os tempos.

A DC e a Warner não têm super-heróis para apresentar este ano, o mesmo acontece com a Sony e a Universal, que ignoraram completamente esta edição da Comic-Con.

Nesta terça-feira (16), o produtor de eventos Antônio Bernardi anunciou nas redes sociais que o seu filho, Bruno Bernardi, havia falecido. Sem divulgar a causa da morte, Antônio prestou uma homenagem ao rapaz, que tinha 22 anos. "Você sempre foi um ser humano incrível, prestativo com todos e amoroso com sua família. Deus lhe receba de braços abertos. Te amo eternamente para o resto da minha vida", declarou. 

Amigos e seguidores de Antônio Bernardi lamentaram o falecimento do jovem. "Não consigo nem falar direito! Muito triste com essa notícia. Que Jesus dê força a todos vocês, pois só Ele mesmo para dar esse bálsamo. Nos braços do Pai eu creio que ele está", comentou um dos internautas.

##RECOMENDA##

O ator Eri Johnson, amigo do produtor pernambucano, deixou uma mensagem carinhosa na postagem. "Muita força para todos os familiares e para você, meu irmão querido. Que Deus esteja te confortando nesse momento tão difícil", escreveu. O corpo de Bruno Bernardi será cremado nesta quarta-feira (17), no Memorial Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), às 15h.

[@#video#@]

Na próxima sexta-feira (19), a partir das 19h, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) promove o tradicional "Arraiá Solidário", uma grande festa beneficente em prol da humanização do tratamento das crianças e adolescentes assistidos pela instituição. O evento será realizado na Usina Dois Irmãos, em Apipucos, e vai prestar uma homenagem aos 29 anos de carreira do forrozeiro Geraldinho Lins.

O objetivo do evento é mobilizar recursos para a manutenção das atividades desenvolvidas pelo GAC-PE. Atualmente, nos últimos três meses, a instituição vem arcando com um valor maior em remédio como o clexane de 20, 40 e até 60 ml, e exame do tipo BCR/ABL, que custa em média R$ 900,00, sem contar dos demais cuidados com os pacientes: cestas de alimentos, itens nutricionais, materiais descartáveis, café da manhã e almoço para os pacientes ambulatoriais, entre outros custos.

##RECOMENDA##

Além do show de Geraldinho Lins, o evento do GAC-PE reunirá grandes nomes do forró pernambucano. Sobem ao palco da festa os cantores Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Nádia Maia, Irah Caldeira, Dudu do Acordeon e o Forró Balaio de Cheiro. A abertura da festa será com a apresentação da quadrilha junina Dona Matuta, oriunda do bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife.

Na área externa da Usina Dois Irmãos, haverá um food park oferecendo alimentos e bebidas ao público que for curtir a festa beneficente. Os ingressos no valor de R$ 50,00 (meia-entrada para todos) estão à venda na sede do GAC-PE, aplicativo da instituição, e nos quiosques da Ingresso Prime nos shoppings Rio Mar, Tacaruna, Patteo Olinda e Boa Vista. A Usina Dois Irmãos fica ao lado da Praça Neves Farias, em Apipucos, na Zona Norte do Recife.

*Da assessoria

Nesta terça-feira (16), a partir das 14h30, o projeto Tengo Lengo Tengo promove, no Museu Cais do Sertão, a roda de conversa "Cultura e Potenciais Turísticos do Sertão". O encontro, que conta com entrada gratuita e será realizado na Sala Todo Gonzaga, traz os produtores Anselmo Alves, Marcos Passos e Paulo Wanderley para o bate-papo sobre a riqueza cultural sertaneja.

O jornalista Anselmo Alves, um dos convidados, possui uma longa experiência profissional relacionada ao Sertão pernambucano, tendo integrado a equipe de consultores especialistas em Luiz Gonzaga e na cultura do Sertão para o projeto Cais do Sertão Luiz Gonzaga, do Ministério da Cultura (MinC). 

##RECOMENDA##

Produtor premiado, ele assina a concepção de mais de 19 documentários, entre eles, "A História dos Bonecos e dos Gigantes" (vencedor do Prêmio Cristina Tavares e Prêmio Cidade do Recife, em 2001, como Melhor Documentário) e "Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões", de 1999, premiado como Melhor Documentário no Festival Jornada de Cinema e Vídeo da Bahia.

Já Marcos Passos, natural de São José do Egito, é apresentador, escritor e produtor cultural. Na roda de conversas, ele abordará as belezas do Sertão através de um viés poético. Com diversos livros publicados e tendo o Sertão como principal tema, ele mantém o projeto itinerante "Cantos e Versos" e um programa de mesmo nome da TV Universitária - TVU, em parceria com o apresentador Tony Oliveira.

Completando o time de convidados, Paulo Wanderley, possui forte atuação na área cultural, tendo realizado uma extensa pesquisa sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Gonzaguinha. O trabalho abrange segmentos como o forró, o baião e o coco, além de trazer nomes como Marinês, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. 

O projeto Tengo Lengo Tengo homenageia os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga e do Padre João Câncio, os criadores da Missa do Vaqueiro de Serrita, que acontece há 49 anos, sendo uma das mais importantes dos sertões. O projeto engloba uma exposição, lançamento de uma biografia sobre o pároco, a celebração da Missa do Vaqueiro na capital pernambucana e uma série de oficinas, mesas redondas, leituras e apresentações culturais que serão realizadas até o dia 27 de agosto.

*Da assessoria

Na última sexta-feira (12), os fãs pernambucanos de Sandy e Junior foram privilegiados com o primeiro show da turnê "Nossa História", no Classic Hall, em Olinda. A apresentação da dupla reuniu os principais hits da carreira, além de emocionar as pessoas que enfrentaram filas gigantes para ver os cantores de perto. Entre os seguidores que não mediram esforços, está Damine Coelho.

A arquiteta, de 28 anos, desmaiou após ter ficado muito tempo em pé. Em entrevista ao jornal Extra, a pernambucana declarou que começou a se recuperar do episódio comendo um espetinho de coxinha. 

##RECOMENDA##

"Foram muitos os motivos. Comi muito cedo, fiquei muito tempo em pé, colada no palco... E a emoção e o calor fez minha pressão despencar. Agora, meus amigos me deram umas coxinhas e está melhorando", disse Damine, no dia do show. Damine foi socorrida pelos bombeiros do Classic Hall e conseguiu conferir o espetáculo de Sandy e Junior.

O mês de julho vai ser bem animado no Parque de Dois Irmãos. O local está aberto durante todos os dias nesse período de férias e haverá duas semanas com uma programação exclusiva no Zoo Férias para as crianças. De 15 a 26 de julho, o Zoo Férias vai contar com trilhas pela Mata Atlântica da Unidade de Conservação, da qual o Parque faz parte, apresentação teatral, gincana, passeios e prática sobre os bastidores do zoológico.

O Zoo Férias é indicado para crianças de 4 a 12 anos e as inscrições já podem ser realizadas na administração do parque. Todas as atividades são coordenadas pelas equipes técnicas do Parque, formada por médicos veterinários, biólogos, zootecnistas, tratadores e monitores. Uma das atrações mais aguardadas pelos participantes é o Zoo Noturno.

##RECOMENDA##

A programação das atividades do Zoo Férias será realizada das 8h às 12h, de segunda a quinta, e nas sextas-feiras, a partir das 17h30 para o passeio noturno. Para todas as atividades a orientação é que o público esteja vestido com calça comprida e sapatos fechados, além de trazer capa de chuva, devido a instabilidade do tempo com a possibilidade de chuvas a qualquer momento. A recomendação é para garantir o bem-estar e saúde durante as férias. Informações sobre as atividades e os preços dos passaportes estão disponíveis pelo telefone (81) 3184-7754.

*Da assessoria

O mês de julho têm a responsabilidade de arrebatar a atenção das crianças. Nas férias, pais sempre buscam programações para os filhos se divertirem com segurança e bastante criatividade. Atualmente, o público infantil vem aproveitando os momentos de lazer com a praticidade que a tecnologia proporciona.

Para deixar os jogos eletrônicos um pouco de lado, o recreador Walter Santos em parceria com o LeiaJá escolheu quatro brincadeiras do passado que encantavam a infância dos grandões de hoje. A sala, o quintal e a rua podem servir de espaço para a animação tomar conta dos pequenos durante as férias de julho.

##RECOMENDA##

Confira o vídeo:

[@#video#@]

O bairro da Liberdade, na região central da capital paulista, recebe neste sábado (13) e domingo (14) o festival Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, evento de cultura japonesa que está em sua 41ª edição e é considerado o festival maior de rua do mundo. A expectativa dos organizadores é que cerca de 200 mil pessoas participem da festividade.

A programação do festival conta com apresentações musicais, gastronomia, entre outras atrações culturais, como danças folclóricas orientais com participação de mais de 700 dançarinas, a apresentação do grupo de Taikô (tambores japoneses), e oficina de origami (dobraduras de papel).

##RECOMENDA##

O Tanabata Matsuri é celebrado desde o século 11 no Japão e é comemorado também no Brasil desde a década de 70, no bairro da Liberdade.

Lenda

O festival tem origem na lenda sobre o relacionamento amoroso entre a princesa Orihime  e o pastor Kengyu, que depois de se apaixonar, esqueceram completamente de suas obrigações. Por este motivo, foram castigados e transformados em estrelas, separados pela Via Láctea. Segundo a tradição japonesa, o Senhor Celestial, comovido com a tristeza do casal, permitiu um único encontro anual entre eles, em um dia de julho.

Em agradecimento à dádiva recebida, o casal atende aos pedidos feitos em papéis coloridos e pendurados em bambus. No Brasil, o festival é realizado nas calçadas da Praça da Liberdade-Japão, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes, onde dezenas de enfeites são pendurados em 70 bambus de aproximadamente treze metros de altura, com três enfeites de papéis coloridos.

O público pode utilizar os Tanzakus - papeletas para anotar os pedidos, e os pendurarem nos ramos dos bambus, chamados Sassadake. O ritual do Tanabata Matsuri encerra-se com uma cerimônia de queima dos Tanzakus. A fumaça gerada pela queima simboliza a entrega dos pedidos aos deuses.

Em julho, a dupla O Tapete Voador faz uma maratona de shows por Recife e Garanhuns. Neste sábado (13), Mila Puntel e Bruna Peixoto aterrissam no Plaza Shopping para uma apresentação a partir das 17h, no piso E4, do edifício garagem, com o show musical e narrativo "O Segredo da Oncinha".

O espetáculo conta com músicas cantadas e tocadas ao vivo. Os ingressos custam R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia), e podem ser adquiridos no local. Já no dia 26 de julho, a dupla segue para o Festival de Inverno de Garanhuns, onde apresenta, gratuitamente, dois de seus espetáculos.

##RECOMENDA##

A partir das 10h, o grupo sobe à Praça da Palavra, e exibe o musical "Pedrinho e a Chuteira da Sorte". No mesmo dia, o grupo retorna ao local às 16h, para a exibição do espetáculo "Cantaventos de Alegria". No dia 27, o grupo retorna ao Plaza Shopping, e exibe o clássico "Brincando com as Histórias". O musical ocorre a partir das 17h, no piso E4, do edifício garagem, e os ingressos custam R$14 (inteira) e R$ 7, à venda no local. 

*Da assessoria

Neste sábado (13), o Burburinho Bar, localizado no Bairro do Recife, não ficará de fora das comemorações ao Dia do Rock. Os organizadores prepararam uma programação para não deixar ninguém parado. Foram escaladas para o evento as bandas Slowner, Mondo Bizarro, Ruína, Surt, Demoniah e Matakabra.

O público vai conferir também no dia a exibição do curta-metragem/videoclipe "Ogum no Açoite", do grupo Matakabra, que aborda uma mensagem metafórica sobre a luta antirracista.

##RECOMENDA##

As pessoas que forem ao local celebrar a data poderão entrar gratuitamente. Os shows estão previstos para começarem a partir das 21h. A forma de pagamento para o consumo de bebidas e petiscos será feita através de dinheiro e cartões de crédito ou débito. Mais informações pelo telefone (81) 99407-2844.

De 2 a 9 de agosto, Gravatá se prepara para receber a 11ª edição do Festival Virtuosi, evento consagrado de música erudita que durante uma semana promove consertos de música clássica na Igreja Matriz de Sant'Ana, um dos cartões postais da cidade agrestina. 

Além dos concertos, o Virtuosi terá masterclasses para músicos de cordas que terão a chance de participar da Orquestra do festival. As inscrições continuam abertas e possuem uma taxa de R$ 250,00 para cobrir custos de alojamento durante toda a semana.

##RECOMENDA##

Neste ano, o evento contará com surpresas na programação, que em breve serão relevadas pelos organizadores. 

*Da assessoria

O final de semana vai ser divertido e cheio de brincadeiras para a crianças que decidirem acompanhar os pais nas compras no 'I Love Bazar'. O evento preparou uma edição especial de férias, com uma programação extensa para o público infantil. Pocket show, recreação com Clau da Pinturinha, show da LOL, troca de figurinhas, oficina de slime marcam a 13º edição, que acontece no The Garden Open Mall, em Piedade, nesta sexta-feira e sábado (12 e 13), das 11h às 20h.

No primeiro dia de evento, a recreação gratuita de Clau da Pinturinha, com penteados e pinturas, e oficina de slime prometem ter a atenção da criançada. A partir das 18h, a animação fica por conta da ex-participante do último "The Voice Kids", Ana Clara, que trará em seu repertório clássicos infantis e hits da música brasileira.

##RECOMENDA##

No segundo dia de bazar, além da recreação com diversas atividades, ainda haverá show da LOL às 15h30 e troca de figurinhas da boneca surprise. Os pais poderão conferir as opções de moda para toda a família como roupas feminino, sapatos e maquiagens. São mais de 70 lojas com 70% de desconto.

As 50 primeiras pessoas a comparecerem ao evento irão concorrer a R$ 500 em espécie para compras em qualquer loja do bazar. Para os demais, haverá sorteio de um voucher de mil reais em compras para aqueles que gastarem a partir de R$ 100 no evento. Os interessados devem levar latas ou sachês de leite em pó, que serão doados ao Hospital do Câncer de Pernambuco. 

*Da assessoria

O roteiro desta semana do Olha! Recife irá levar os participantes ao Parque Estadual Dois Irmãos no sábado (13), num tour de ônibus. No domingo (14), uma caminhada a pé pelo Centro vai mostrar a formação e a herança colonial portuguesa e holandesa na cidade do Recife. Já na quarta-feira (17), a jornada será pela mais antiga associação do país, a Associação Comercial de Pernambuco, em frente ao Marco Zero. 

No sábado, os inscritos serão levados de ônibus ao Parque Estadual Dois Irmãos, que é considerado um dos maiores exemplos na área de estudos e preservação ambiental, cobrindo uma área de 348 hectares. A saída será às 9h na Praça do Arsenal.

##RECOMENDA##

No domingo (14), às 14h, o público vai acompanhar em caminhada a história da formação da cidade. Durante o roteiro, os participantes vão conhecer ruas e arquiteturas histórias, passando pelo Bairro do Recife, Cais do Imperador, Pátio de São Pedro, Mercado de São José, entre outros. Este roteiro tem saída da Praça do Arsenal. O palacete da Associação Comercial de Pernambuco será o destino do Olha! Recife a pé da próxima quarta-feira (17).

Fundada em 1836, a associação é a segunda mais antiga do país e conta com várias obras de arte, como uma estátua de Hermes, que na Grécia Antiga era considerado o patrono dos comerciantes. O roteiro ainda visitará a Caixa Cultural, localizada onde antes era a antiga Bolsa de Valores de Pernambuco e da Paraíba. Até hoje o local abriga um cofre de aproximadamente 2 metros e meio de altura. O passeio começa na Praça do Arsenal, às 14h.

As inscrições serão realizadas na sexta-feira (12), a partir das 9h, no site do projeto. Os passeios são gratuitos, mas é solicitado que os participantes levem leite ou café em pó, mantimentos que serão doados a instituições de caridade. O Olha! Recife é o projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife que tem como objetivo levar a população e turistas aos atrativos turísticos da cidade.

Confira a programação:

Sábado (13) | 9h

Passeio de ônibus com saída da Praça do Arsenal, Bairro do Recife

Tema: Parque Estadual Dois Irmãos

Domingo (14) | 14h

Caminhada com saída da Praça do Arsenal, Bairro do Recife

Tema: Formação e Transformação do Recife

Quarta-feira (17) | 14h

Caminhada com saída da Praça do Arsenal, Bairro do Recife

Tema: Associação Comercial e Caixa Cultural

*Da assessoria

No próximo sábado (13), a partir da 23h, no Espaço Almirante (antigo Vapor 48), a festa Maledita promete ferver a noite recifense. Organizado pelo selo Golarrolê, o evento vai reunir o melhor da música pop com o famoso revezamento de DJs nas picapes.

Foram escalados para animar a balada os DJs AdriannoG e Riana Uchôa. Marca registrada da festa, a caveira terá uma distribuição especial na decoração do ambiente. 

##RECOMENDA##

Os ingressos para a Maledita deste final de semana estão disponíveis no site Sympla e nos pontos de venda Haus Bar (Galeria Joana D'Arc, Pina) e Avesso (Av Rui Barbosa, Graças), e custam R$ 35 (meia) e R$ 40 (social) + 1kg de alimento não perecível. Mais informações no Instagram da Golarrolê.

No clima de eleições, militantes do PT usaram a canção Pintura Íntima, do Kid Abelha, para as ações da candidatura de Fernando Haddad no segundo turno de 2018. Paula Toller não gostou e conseguiu no TRE que a música não fosse mais usada. Agora, segundo a colunista Sonia Racy, a cantora entrou na justiça requerendo indenização de R$ 200 mil pela utilização indevida de sua imagem e obra.

Segundo Racy, a ação impetrada na semana passada tem como alvo o Partido dos Trabalhadores (PT) e o ex-candidato Fernando Haddad. A petição diz que a propaganda do partido começava com a imagem do saxofonista Jorge Israel fazendo o solo de abertura da canção e seguia com Toller cantando o refrão "Fazer amor de madrugada, amor com jeito de virada".

##RECOMENDA##

Ainda de acordo com a colunista, a cantora não quer participar de audiências de mediação ou conciliação.

Foto: Reprodução/Facebook/paulatollerpage

 

A partir desta terça-feira (09) começa no Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste, a programação especial preparada para as férias escolares de julho. Já no Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte, a diversão começa na quinta-feira (11) com várias atividades gratuitas. Os equipamentos de educação ambiental, ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), receberão o público com muita música, contação de histórias, caminhadas, oficinas e muito conhecimento ambiental para aguçar a mentalidade sustentável dos participantes.

O Jardim Botânico (JBR) abre suas portas na terça-feira (09) e vai oferecer um dia de aventuras e brincadeiras para garotada que visitar o local. Para participar é preciso fazer inscrição no local meia hora antes das atividades do turno da manhã e da tarde, com número máximo de 30 participantes.Uma boa opção será participar da palestra oferecida pelo grupo ASA Indústria que vai abordar a coleta do óleo de cozinha. A ação, que tem início às 10h30, vai ocorrer no auditório do JBR onde o público poderá aprender sobre os diversos usos da substância e, através de uma mini-exposição, a como transformar o óleo de cozinha em sabão.

##RECOMENDA##

Já na quarta-feira (10) é dia de caminhada ecológica no JBR. Às 9h30, os pequenos poderão aproveitar o ambiente de Mata Atlântica e descobrir os caminhos do Jardim. A caminhada ecológica “Explorando o Jardim Botânico” levará os participantes a experienciar em clima de aventura, uma trilha que os levará a observar, refletir e experimentar um mundo novo em contado com a natureza. A atividade se repete durante a tarde, às 13h30. Após a caminhada, às 11h, ainda vai rolar a gincana ecológica “Descobrindo as árvores do Jardim” que mescla o conhecimento ambiental com a ludicidade das trilhas.

A principal atividade da tarde de quinta (11), fica por conta da oficina de construção de brinquedos sustentáveis com os personagens da Turma Mangue e Tal, Otto e o gato Ulisses. Na prática, a criançada aprenderá brincando a como confeccionar materiais utilizando resíduos recicláveis, mostrando  a importância da reciclagem e do reaproveitamento. Sexta-feira (12), os arte educadores do espaço irão promover uma ação que convidará os participantes a aguçar um dos sentidos através da prática “caixinha de surpresa” onde terão os olhos vendados e precisarão descobrir quais os materiais colhidos somente através do tato. O intuito da atividade é promover uma percepção quanto aos impactos negativos gerados pela falta de uma educação ambiental, onde se estimule o descarte correto dos resíduos.

Já o Econúcleo Jaqueira, dá início a programação na quinta-feira com a oficina de escrita criativa “Jô e o Verde Urbano”, que ocorre às 10h30. A ação tem o objetivo de desenvolver a capacidade de associar ideias, imagens, memórias, situações e reproduzi-las, transformando-as num texto, utilizando temáticas ambientais na literatura. Fechando a programação da semana, o espaço sediará na sexta-feira (12) a caminhada lúdica ambiental “Trilha de histórias”, que levará os visitantes a refletir sobre a importância das árvores em nosso ambiente através de histórias relacionadas a cada espécie de árvore na trilha. O público poderá conhecer mais sobre as espécies de Baobá, Sapotizeiro, Chichá, Jaqueira, Cacaueiro e Coité.

A programação da Ecoférias continua até o dia 28 de junho. É importante destacar que os responsáveis precisam acompanhar as crianças durante as práticas.

A Ecoférias - Lançada há quatro anos pela Prefeitura do Recife, a Ecoférias foi planejada para associar lazer e conhecimento com uma programação focada nas ações do Programa Educar Para uma Cidade Sustentável, atraindo crianças e jovens aos equipamentos de educação ambiental do município. Neste ano, as atividades serão baseadas nos personagens da Turma Mangue e Tal: Jô, Dom, Riso, Otto, Duporto e Morena, quatro protetores da natureza que embarcam em aventuras para defender o meio ambiente com base nas temáticas do verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade.

Confira a programação completa desta semana nos Econúcleos:

Jardim Botânico, Terça-feira (09)

09h às 09h30 – Inscrição

09h30 – Caminhada Ecológica: explorando o Jardim Botânico

10h30- Atividade com o ASA sobre coleta do óleo de cozinha

13h às 13h30 – Inscrição

13h30 – Caminhada Ecológica: os Trapezistas da mata

14h30 - Exibição de vídeo e roda de conversa

 

Quarta-feira (10)

09h às 09h30 – Inscrição

09h30 – Caminhada Ecológica: explorando o Jardim Botânico

11h – Gincana Ecológica: Descobrindo as árvores do Jardim

13h às 13h30 – Inscrição

13h30 – Caminhada Ecológica: explorando o Jardim Botânico

14h30 – Gincana dos 5Rs: adoro ser criativo e sustentável

 

Quinta-feira (11)

09h às 09h30 – Inscrição

09h30 – Caminhada Ecológica: explorando o Jardim Botânico

10h – Contação de historias: A garrafa que sonhava ser brinquedo

11h – Dom Mangue ao PET – oficina de percussão com garrafa PET

13h às 13h30 – Inscrição

13h30 – O Tesouro Mangue e Tal

14h30 – Oficina de construção de brinquedos sustentáveis com Otto e seu gato Ulisses

15h30 - Historias Cantaroladas (repertório - Chico Science)

 

Sexta-feira (12)

09h às 09h30 – Inscrição

09h30 – Caminhada Ecológica: explorando o Jardim Botânico

10h – Gincana Mangue e Tal

11h – Resignificando: caixinhas de surpresas

13h às 13h30 – Inscrição

13h30 – Caminhada Ecológica: explorando o Jardim Botânico

14h – Gincana Seletiva

15h30 – Contação de historias: A garrafa PET que sonhava ser brinquedo

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita


Econúcleo Jaqueira, Quinta-feira (11)

09h às 09h30 – Inscrição

09h30 – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal - Jô

10h30 - Oficina de Escrita Criativa “Jô e ao Verde Urbano” (12 vagas)

10h30 – Jogo do espelho d’água com a Turma Mangue e Tal;

13h30 às 14h00 – Inscrição

14h - Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”

15h – Em cena verde: Dom e a Máquina do Tempo

16h – Pocket Show com Maricota (entrevista Dom da Turma Mangue e Tal)

 

Sexta-feira (12)

09h às 09h30 - Inscrição

09h30 – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal - Dom

10h30 - Oficina de Escrita Criativa “Dom e o Recife Sustentável (12 vagas)

10h30 – Jogo da Alegria Ambiental com a Turma Mangue e Tal 13h30 às 14h00 – Inscrição

14h – Historias Cantaroladas (Alegria de Cantar)

15h - Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”

16h00 – Vivências Ambientais Musicais “Mesa Sonora”

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Da assessoria

O primeiro fim de semana de julho vem com várias opções de cultura, lazer e turismo para os recifenses e turistas em visita à cidade. O fechamento oficial do Ciclo Junino, realizado pela Prefeitura do Recife, ocorre no sábado (6) e domingo (7), no Ibura, com a realização da 4ª Mostra de Quadrilhas Juninas.  O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) segue com a exposição “Adriana Varejão – Por uma retórica canibal”. No Museu Murillo La Greca, a mostra “EntreNós” se encerra neste domingo (7).

Os teatros Santa Isabel, Barreto Júnior e Luiz Mendonça – equipamentos culturais mantidos pela gestão municipal – recebem o 16° Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco. O projeto Olha! Recife oferece passeios pelo Jardim Botânico e Av. Rui Barbosa. No domingo, o projeto Música na Igreja recebe a Orquestra do Centro Social do Alto José do Pinho, cujo repertório inclui músicas de filmes como “Alladin”, “Vingadores” (“The Avengers Theme”), entre outras composições clássicas.

##RECOMENDA##

 Confira roteiro com a programação:

 

4ª Mostra de Quadrilhas Juninas encerra Ciclo Junino

O balancê ainda não acabou na capital pernambucana. Amanhã (6) e domingo (7), o Ibura recebe o último evento do calendário junino realizado pela Prefeitura do Recife. A 4ª Mostra de Quadrilhas Juninas levará 14 quadrilhas e quatro atrações musicais para se apresentarem na quadra da Escola Jordão Emerenciano, na Rua Angra dos Reis, encerrando os festejos mais nordestinos do calendário brasileiro na capital pernambucana.

4ª Mostra de Quadrilhas Juninas - Dia 6

17h30

Trio de Mala e Cuia

Forró Culé de Chá

Quadrilha Junina Mirim Evolução

Quadrilha Junina Mirim Sapeca

Quadrilha Junina Matutada

Quadrilha Junina Dona Matuta

Quadrilha Junina Origem Nordestina

Quadrilha Junina Traque

Quadrilha Junina Tradição

4ª Mostra de Quadrilhas Juninas - Dia 7

17h30

Cia de Dança Pequenas Estrelas

Baladeiros

Quadrilha Junina Mirim Matutinho

Quadrilha Junina Mirim Menezes na Roça

Quadrilha Junina Mirim Brincant’s Show

Quadrilha Junina Traque de Massa

Quadrilha Junina Raio de Sol

Quadrilha Junina Arrocha o Nó

Quadrilha Junina Lumiar

Exposição "Adriana Varejão - Por uma retórica canibal" no MAMAM

O título da exposição faz referência ao vínculo da obra de Adriana Varejão com a tradição barroca. A retórica é uma estratégia recorrente do barroco, sendo um procedimento que busca a persuasão. Se o método rendeu obras e discursos suntuosos e exuberantes, a favor da narrativa cristã e do projeto de colonização europeu, a retórica canibal, ao contrário, se apresenta como um contraprograma, uma contracatequese, uma contraconquista. A mostra ficar em cartaz até o dia 8 de setembro, com visitação aberta e gratuita. 

Sábados e domingos, 13h às 17h

Gratuito

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães / MAMAM (Rua da Aurora, 265) Informações: (81) 3355-6870

Murillo La Greca: último fim de semana da exposição "EntreNós"

Transportar as diversas formas de olhar os afetos por meio da fotografia: esse é o mote da exposição EntreNós. A mostra fica em cartaz até este domingo (7), no Museu Murillo La Greca. O trabalho é fruto de parceria entre o equipamento cultural mantido pela Prefeitura do Recife e o Departamento de Comunicação (DCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A visitação é gratuita.

Há dois anos, o La Greca expõe semestralmente os resultados fotográficos da disciplina Introdução à Fotografia - que integra a grade curricular de cursos de comunicação do DCOM da UFPE. O tema atual foi proposto por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, que resolveram abordar o afeto e suas ramificações presentes na sociedade.

A exposição é um convite ao mergulho em ambiente cheio de sensibilidade, trilhando um caminho fotográfico criado por olhares distintos, porém afetivos. O que conecta as diversas abordagens é o desejo de dialogar com o público sobre as inúmeras perspectivas que norteiam os afetos, desde aquelas ligadas ao seu sentido mais romântico, às que abordam os afetos a partir de espaços de resistência.

Exposição Propágulo 3

O Museu Murillo La Greca abre, a partir deste sábado (6), a exposição Propágulo 3. A mostra é um desdobramento da revista de arte impressa homônima. O veículo, que foi criado por estudantes da UFPE, apresenta na edição atual temática focada em fotografia e identidade enquanto investigação.

Propágulo 3 fica em cartaz até o dia 22 de julho

Museu Murillo La Greca

Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim.

sábado | 15h às 18h

(81) 3355-3129

Exposição "Cinco Pontas" no Museu da Cidade

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "Cinco Pontas" está aberta à visitação gratuita aos sábados e domingos, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.

(81) 3355-9540

Orquestra toca tema de Vingadores no Música na Igreja

Neste domingo (7), a Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife, recebe o projeto Música na Igreja, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. O concerto gratuito será oferecido a partir das 17h, pela Orquestra do Centro Social do Alto José do Pinho. O grupo vai apresentar um repertório com as músicas do universo cinematográfico como Alladin, Vingadores (“The Avengers Theme”), entre outras composições clássicas. 

Serviço

Música na Igreja (domingo)

Orquestra do Centro Social

domingo (7) | 17h

Igreja Madre de Deus (Rua Madre de Deus, Bairro do Recife)

*Da assessoria

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando