Cultura

| (re)vista

O príncipe Harry expressou neste domingo (19) sua "grande tristeza" pela forma como ele e sua esposa, Meghan, renunciaram a seus títulos de nobreza como parte do acordo de separação da família real britânica, em vídeo postado no Instagram.

"Me traz grande tristeza que tenha chegado a isto", afirmou. "Nossa esperança era continuar servindo à Rainha, à comunidade e a minhas associações militares, mas sem financiamento público. Infelizmente, isso não é possível", acrescentou.

##RECOMENDA##

O acordo para selar o afastamento da família real destituiu Harry e Meghan de recursos públicos e lhes exige que reembolsem 2,4 milhões de libras (US$ 3,1 milhões), utilizados nas restauração do complexo onde moram, perto do castelo de Windsor.

Harry também se viu obrigado a renunciar a suas patentes militares e condecorações obtidas com duas missões ao Afeganistão com o Exército britânico.

No vídeo divulgado na noite de domingo, Harry explica a seus seguidores o processo de separação da família real e afirma que nutre um "enorme respeito" pela rainha Elizabeth II.

"Tem sido um privilégio estar ao seu serviço e continuaremos a fazê-lo", afirmou.

"Sempre tive um enorme respeito pela minha vó, por minha comandante-em-chefe, e estou incrivelmente agradecido a ela e ao restante da família pelo apoio que têm nos dado a Meghan e a mim nos últimos meses", disse.

Harry também sugeriu incertezas sobre o início de uma nova vida longe das obrigações reais. O príncipe e Meghan passarão inicialmente um tempo no Canadá, antes de decidir se vão se instalar nos Estados Unidos ou em outro país.

"Agradeço por me darem a coragem para dar este novo passo", dijo.

Consolidado no cenário nacional e internacional da música, o Porto Musical trafega desde 2005 fora da curva dos eventos do gênero no Brasil. Bienal, chega à nona edição nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2020, atraindo um público interessado em criação de redes, contatos, trocas de conhecimentos e geração de negócios.

A programação ocorre em plena semana pré-carnavalesca, em espaços culturais do Bairro do Recife e na rua, onde fervem agremiações e milhares de pessoas, que saem de casa ou chegam à cidade para prestigiar e brincar nas manifestações culturais e populares que fazem de Pernambuco um dos estados brasileiros mais festivos do período.

##RECOMENDA##

Essa experiência, que mistura clima de trabalho e folia, é uma característica exclusiva do Porto Musical, que oferece aos inscritos temas atuais e provocativos para o mercado da música em seminários, conferências e oficinas, trazendo ainda uma programação aberta ao público com 18 showcases e uma série de discussões sobre o mercado local nas Sessões Bolo de Rolo.

A programação 2020 se dividirá entre a Praça do Arsenal, onde acontecem as apresentações musicais noturnas, e na frente do Paço do Frevo, com os daycases (showcases diurnos).

O Paço do Frevo, um dos mais importantes centros culturais do Estado, por preservar e fomentar o ritmo genuinamente pernambucano, abriga também a série de encontros com profisssionais e temas locais, as chamadas Sessões Bolo de Rolo. As outras atividades serão realizadas no Cais do Sertão, Apolo 235 e Portomídia.

Com 90% de sua equipe formada por profissionais do gênero feminino, optou-se também que a curadoria dos showcases tivesse a batuta de mulheres programadoras de festivais do Norte e Nordeste do Brasil: Carol Morena é criadora do Festival Radioca, da Bahia, e atuou como coordenadora geral do Festival Mundo, na Paraíba; Luciana Simões é idealizadora do Festival BR135, que acontece em São Luís do Maranhão; Renée Chalu, sócia do festival paraense Se Rasgum e Festival Sonido - Música Instrumental e Experimental; fechando o time com Melina Hickson, diretora do Porto Musical e empresária dos artistas Siba, Sofia Freire, Anderson Miguel e Tássia Reis.

O Porto Musical espera uma média de 8 mil pessoas em cada noite de showcases do Porto Musical. Na quinta-feira (13), estarão no palco Vox Sambou (Haiti/Canadá), China (PE), UNA (PE), Ave Sangria (PE), Devotos (PE). Na sexta-feira (14), tocam  The Raulis (PE), Aíla (PA), Frente cumbiero (Colômbia), Coco de Toré Pandeiro de Mestre (PE) e Siba (PE).

O sábado, último dia do Porto, a noite mostra a diversidade da música brasileira com Maria Beraldo (SP), Filipe Catto (RS), Enme (MA), Luísa e os Alquimistas (RN) e Jéssica Caitano (PE). Em cada dia de evento haverá um daycase, sempre às 13h30. São eles: Arrete (PE), dia 13; A Hora do Frevo (PE), dia 14; e Guitarrada das Manas, no dia 15. A programação completa e mais detalhes estão disponíveis no site do Porto Musical.

*Da assessoria

O body é tendência em todas as estações, uma peça versátil com diversos modelos de cortes e estampa que agrada todos os estilos e gostos. O body deixou de ser peça exclusiva de uma lingerie e está ganhando espaço nas ruas pelo mundo.

Se você gosta de estampas, o body feminino estampado é perfeito para você. Essa peça combina com uma parte de baixo lisa e por ser uma peça justa o ideal seria colocar uma peça de cintura alta.

##RECOMENDA##

Para um look mais despojado e moderno a dica é a escolha de um body com bojo, decotados ou transparentes. Essa peça é ótima para um barzinho ou uma balada com os amigos.

O body frente única pode ser usado em qualquer ocasião, por mais que as costas fique toda de fora, a composição com a roupa de baixo pode equilibrar a sensualidade dessa peça.

O body de renda é uma das peças mais sensuais e algumas mulheres não se sentem confortáveis em usá-lo durante o dia, entretanto, estão super na moda e podem ser usados com qualquer calça, saia ou shorts.

O body com manga ou body de gola alta remete sofisticação ao look e acompanhados de uma saia longa podem ser usados em diversas ocasiões como, reuniões executivas, casamentos e até formaturas.

Body plus size

O body combina com todos os estilos de corpos, e para as mulheres plus size, não seria diferente. Existem diversos modelos modernos que podem fazer parte do seu look no dia a dia.

As mulheres plus size tem muito medo de usar peças justinhas como o body de alcinha, mas essas peças estão na moda e é uma peça fundamental no guarda-roupa de qualquer mulher.

A dica principal na hora de comprar um body é não comprar numeração menor. Existem milhares de lojas com modelos plus size com numerações maiores e que trarão mais conforto em seus looks.

Você não precisa comprar body somente em cores neutras. Se arrisque nas estampas, principalmente as que estão na moda, como as de animal print, é só saber combinar com peças neutras ou estampas da mesma paleta de cores.

Caso você seja uma pessoa mais discreta, existem diversas cores e modelos de body básico. O bom dessas peças é que elas combinam com tudo e você não precisa ficar se preocupando com a peça de baixo que vai combinar.

Para o verão, o body de alcinha é bem procurado e você com certeza não terá dificuldades de achar essa peça nas lojas. Procure por tecidos mais leves e use com shorts e saias para aliviar o calor.

O príncipe Harry fez nesta quinta-feira (16) sua primeira aparição pública desde que ele e sua esposa, Meghan Markle, anunciaram que deixarão seus papéis na família real em busca de um futuro mais independente.

O primeiro compromisso do duque de Sussex desde que a crise na monarquia britânica veio à tona foi no Palácio de Buckingham, no sorteio da Copa do Mundo de Rugby de 2021, que será disputada na Inglaterra.

##RECOMENDA##

Durante o evento, Harry estava sorridente e conheceu alguns jovens atletas da modalidade. O marido de Meghan também se mostrou atencioso com outros convidados.

O duque e a duquesa de Sussex anunciaram que querem deixar seus papéis de "membros seniores" da monarquia para ter maior "autonomia financeira" em suas atividades públicas e de caridade. Isso pegou todos de surpresa e iniciou uma grande crise na família real.

O casal pretende dividir seu tempo entre o Reino Unido e o Canadá, mas ainda não está claro como Harry e Meghan se tornarão financeiramente independentes. Segundo o Palácio de Buckingham, ambos passarão por um período de "transição" e a rainha Elizabeth II concordou com a decisão.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse em entrevista ao "Global News" que ainda não sabe quem arcará com os custos com a segurança do casal real no país. Segundo uma pesquisa da empresa Angus Reid, mostrou que 73% da população canadense não quer que o governo se responsabilize pelos custos da moradia de Harry e Meghan.

O neto de Elizabeth II é o sexto na linha de sucessão ao trono, atrás de sue pai, o príncipe Charles, seu irmão, William, e dos sobrinhos, George, Charlotte e Louis. O filho da princesa Diana e Meghan estão casados desde maio de 2018 e têm um filho, Archie Harrison, que nasceu em maio de 2019.

Da Ansa

A família real britânica está no meio de um furacão com o anúncio do afastamento de Meghan Markle e Príncipe Harry, mas mesmo assim os compromissos não param. Na última quarta-feria (15), Príncipe William e Kate Middleton compareceram oficialmente ao primeiro evento do ano após o comunicado que chocou o mundo. Os dois visitaram a cidade inglesa de Bradford e por lá a duquesa contou algo que todos estavam interessados em ouvir.

Segundo a People, a mãe e o pai de George, Charlotte e Louis vistaram o Khidmat Centre, onde se encontraram com diversos líderes comunitários e religiosos. Após isso, eles conversaram com uma multidão de fãs da realeza e a duquesa foi perguntada se o quarto bebê estaria a caminho. "Eu não acho que o William queira mais algum", respondeu.

##RECOMENDA##

A família está completa. Além disso, Kate também respondeu outras perguntas de quem estava por lá, como conta uma admiradora da monarca: "Eu perguntei como as crianças dela estavam. Ela disse que Louis começou a se equilibrar de pé e ela disse que é realmente muito bom ver ele se transformar de um bebê em um garotinho. Ela é obviamente muito orgulhosa dos filhos".

Para o evento, Kate apostou em um look mais sóbrio e acessível para o compromisso. Segundo a revista Claudia, ela não queria causar mais polêmicas em meio ao Megxit e a economia britânica que não vai muito bem. A duquesa estava com um casaco verde da grife Alexander McQueen, mas por baixo da peça de luxo escolheu um vestido xadrez da Zara que custa aproximadamente R$ 86. Além disso, as pessoas que estavam acompanhando a visita da realeza disseram que eles pareciam bem e não deixaram transparecer nada do drama que está acontecendo na vida deles.

As inscrições para o Edital de Apoio à Ocupação da Grade de Programação da Frei Caneca FM 2019-2020, que seriam encerradas nesta quarta-feira (15), foram prorrogadas até as 17h do domingo, 19 de janeiro. O processo seletivo é o primeiro da emissora, ligada à Prefeitura do Recife, que destina recursos financeiros no total de R$ 250 mil para apoiar a produção de programas desenvolvidos pela sociedade civil. O Edital selecionará propostas com 30 ou 60 minutos de duração, que deverão ser veiculados uma vez por semana, durante seis meses, preenchendo até 45 horas da grade de programação da rádio. 

O aporte contempla três tipos de conteúdos: não-inéditos, propostos por pessoas físicas ou jurídicas, desenvolvidos com ou sem apoio de patrocínios ou leis de incentivo, inéditos, propostos por pessoas físicas ou jurídicas; e inéditos, de rádios comunitárias outorgadas ou livres. Os conteúdos inéditos desenvolvidos por meio de leis de incentivo ou outras formas de apoio financeiro, e os não-inéditos que vierem a ser aprovados, não receberão apoio financeiro, tendo garantia apenas do espaço para veiculação do programa na grade de programação da emissora. 

##RECOMENDA##

Só um projeto poderá ser aprovado por proponente. Os projetos devem promover em seus conteúdos a ética, a paz, a cidadania e os direitos humanos, respeitando as questões de gênero e a democracia, os povos tradicionais,a diversidade social, religiosa, cultural e de ideias, prezando pela promoção da igualdade racial, pelo combate ao racismo e à intolerância religiosa; incentivando a educação, a cultura, as artes e a defesa e preservação do meio ambiente.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pela internet,no site da Frei Caneca FM, ou pelos Correios. Em ambos os casos, são exigidos os seguintes documentos: roteiro do programa-piloto (com toda a linguagem técnica requerida para programa de rádio); áudio do programa-piloto (em mp3, com qualidade superior ou igual a 128 Kbps), com duração entre 5 e 10 minutos, que indique, minimamente, a proposta do programa; dois roteiros de outras edições do programa; currículos do proponente e da equipe principal; além de documentação dos proponentes.

Seleção

Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por representantes da Prefeitura do Recife, além de representantes da área da comunicação, de segmento artístico e da sociedade civil. Os resultados serão divulgados até o próximo dia 20 de fevereiro e os programas começam a ser veiculados a partir de abril de 2020. Dúvidas podem ser esclarecidas através do email ocupa.freicanecafm@gmail.com.

*Via Assessoria de Imprensa

A 17ª edição da Fenahall, realizada no Classic Hall, em Olinda, desde o último dia 10, está chegando ao fim. Até o próximo domingo (19), último dia da feira, a música vai embalar o público. Foram convocados os shows de Marcelove e Faringes da Paixão, Adilson Ramos, Petrucio Amorim e a banda O Disco.

Nesta quinta-feira (16), sob o comando do cantor Marcelove, Faringes da Paixão agitará o público com os clássicos do brega. Já na sexta-feira (17), Adilson Ramos vai levar todo o seu romantismo em um repertório nostágico. As canções Sonhar Contigo, Só Liguei Porque Te Amo, Leda, Vem Pra Mim e Olga prometem animar o show.

##RECOMENDA##

No sábado (18), será a vez de Petrucio Amorim, dono do sucesso Anjo Querubim, levar o forró para a feira de artesanato. Além de Petrúcio, haverá bloco infantil às 16h, concurso de fantasias às 17h e show com a banda Lele às 18h. A banda O Disco recebeu o convite para encerrar a Fenahall.

Confira os horários das atrações:

Faringes da Paixão, quinta-feira (16) | 20h

Adilson Ramos, sexta-feira (17) | 20h

Petrucio Amorim, sábado (18) | 20h

O Disco, domingo (19) | 20h

No próximo sábado (18), no Teatro Boa Vista, área central do Recife, o alagoano Álvaro vai repetir a dose do espetáculo que foi apresentado em agosto de 2019. O jovem está de volta à capital pernambucana para mostrar o Show do Xaro, que já passou por algumas capitais do Nordeste.

Quando esteve no Recife ano passado, Álvaro lotou as duas sessões no Teatro Boa Vista. Na época, foram vendidos mais de 1.600 ingressos. A peça contou com as participações do primo Gabriel, da avó Maria Helena e da amiga Leydi.

##RECOMENDA##

Os ingressos da temporada 2020 do Show do Xaro custam R$ 45 e estão à venda nas lojas Figueiras Calçados e no site Sympla.

Serviço

Show do Xaro

18 de janeiro (próximo sábado) | 20h30

Teatro Boa Vista (Rua Dom Bosco n° 551 - ao lado do Colégio Salesiano)

Thomas Markle, pai de Meghan e com quem ela tem um relacionamento difícil, poderá testemunhar contra a filha em um processo aberto pela esposa do príncipe Harry contra o jornal "Mail on Sunday" por invasão de privacidade - informou a imprensa britânica nesta quarta-feira (15).

Com base em documentos transmitidos ao Supremo Tribunal de Londres, o jornal conservador "The Daily Telegraph" publicou que Thomas Markle está disposto a testemunhar contra sua filha.

##RECOMENDA##

Os documentos "revelam a deterioração do relacionamento" entre pai e filha na época do casamento com Harry em 2018, diz o jornal.

Os duques de Sussex, que causaram um terremoto na monarquia britânica na semana passada ao anunciar que estavam renunciando a seus deveres reais, processaram vários jornais britânicos alguns meses atrás.

Um deles é o "Mail on Sunday", criticado pela ex-atriz americana de 38 anos por ter publicado em fevereiro uma carta endereçada a seu pai.

À época, o príncipe Harry, sexto na linha de sucessão, denunciou que o veículo havia "omitido parágrafos, algumas frases e até palavras para encobrir as mentiras proferidas" contra sua esposa.

Após o surpreendente anúncio do casal na semana passada, Meghan voltou para o Canadá, onde passou o Natal com o marido e seu filho, Archie.

A rainha Elizabeth convocou seu filho Charles - herdeiro do trono - e seus dois netos - Harry e William - para uma reunião de crise. Nela, a família real concordou em conceder um período de transição para que os duques de Sussex se retirem dos holofotes como desejarem.

As definições de melhor pedido de casamento foram atualizadas após o cineasta Lee Loechler pedir a mão da namorada, Sthuthi. Ele não só fechou uma sala de cinema, com direito à presença de amigos e familiares para acompanhar o momento, como editou o filme preferido da amada - A Bela Adormecida - para propor o casamento. A 'façanha' levou seis meses para ficar pronta e o resultado, registrado em vídeo, viralizou nas redes sociais. 

Para fazer um pedido de casamento memorável, Lee Loechler passou seis meses trabalhando no projeto. Ele editou o filme, um clássico do cinema,  e colocou seu rosto e o da namorada nos personagens do príncipe e da princesa. Como se não bastasse isso, a animação ainda interage com o próprio Lee que, após a deixa do príncipe encantado saca a caixinha da aliança do bolso e se ajoelha diante Sthuthi. As luzes se acendem e ela percebe os amigos e familiares em volta enquanto ri e chora ao mesmo tempo.  

##RECOMENDA##

O pedido, claro, é aceito, e na telona pode-se ver fadas comemorando e fogos de artifício. Porém, Lee demonstrou sensatez e colocou no filme um trecho que seria exibido caso a namorada o negasse. O momento causou risos em todos os presentes. No seu Instagram pessoal, ele comentou sobre a reação dela: "A única coisa melhor do que ver a pessoa mais inteligente que eu conheço completamente 'boba', foi saber que a gente vai viver felizes para sempre juntos". 

[@#video#@]

 

Para seus apoiadores nos Estados Unidos, a questão é clara: Meghan foi vítima de racismo desde sua chegada à família real britânica, precipitando sua decisão de se retirar de seu convívio. Uma ideia que o Reino Unido tem problemas para engolir.

O debate foi aberto após o anúncio do príncipe Harry e de sua esposa afro-descendente de sua retirada das obrigações reais. E a ideia de que o "Megxit" tem a ver com racismo cria muito desconforto.

##RECOMENDA##

No entanto, desde o início do relacionamento, em novembro de 2016, o príncipe Harry divulgou um comunicado à imprensa denunciando "o tom racista de comentários" na imprensa e o "sexismo aberto e racismo das redes sociais" contra aquela que ainda era apenas sua namorada.

E ninguém esquece a postagem no Twitter por um apresentador da BBC, logo após o nascimento do filho do casal Archie em maio, da foto de um casal segurando um chimpanzé, sob o título "O bebê real deixou o hospital".

Danny Baker foi demitido por ter cometido "um grave erro de julgamento".

"DNA exótico"

Também foi perturbador o comentário da irmã do primeiro-ministro conservador Boris Johnson, Rachel, no Mail on Sunday em novembro de 2016 de que Meghan era "geneticamente abençoada" e traria "DNA rico e exótico" para a família "pálida" de Windsor.

Entre a família Windsor, a princesa de Kent usou um broche antigo em forma de cabeça de negro, uma joia que lembra o passado colonial e escravagista, durante uma refeição de Natal com o jovem casal no Palácio de Buckingham em 2017. A princesa então se desculpou categoricamente.

No entanto, o contra-ataque foi rápido: Priti Patel, ministra do Interior oriunda de uma família de imigrantes, garantiu na segunda-feira à BBC que o racismo não havia tido papel na retirada do casal.

Patel disse que "não viu nada do tipo" na cobertura da mídia e que neste "grande país (...) pessoas de todas as origens podem progredir em suas vidas".

Outro tipo de resposta: lembrar que outras mulheres da família real, começando por Lady Diana, também foram vítimas de assédio pela mídia, sendo o sexismo o principal argumento.

"Infelizmente, a imprensa usa a raça de Meghan para criticá-la", admitiu na sexta-feira o especialista em etiqueta e editorialista do Mail on line William Hanson.

Mas ele se apressou a acrescentar: "assim como eles (a mídia) usaram a classe social para rebaixar Catherine", a esposa do príncipe William.

"Toxicidade" dos tabloides

No entanto, os tabloides rapidamente se uniram contra Meghan, batizando-a de sua "duquesa caprichosa" logo após seu casamento com Harry.

E o tratamento que infligiram a ela excedeu em muito a ferocidade reservada a Kate Middleton, agora adornada de todas as virtudes.

Um deles, o The Sun, o mais vendido do país, abriu suas páginas nesta terça-feira para um comentarista que rejeitou ferozmente a ideia de que "o Megxit" está ligado ao racismo, sob o título "nenhuma prova de racismo na imprensa".

Tom Slater denuncia uma ideia vinda da "esquerda liberal" que "odeia o Brexit, que odeia o povo e que acabou amando a partida dos membros de nossa família real".

No outro extremo do espectro, o The Guardian, de centro-esquerda, lamentou, em um comentário de Nesrine Malik, que a questão do racismo tem se imposto sobre uma celebridade, em detrimento do debate sobre a questão dos privilégios.

Sem dar tempo para "debater seriamente a toxicidade única da cultura dos tabloides" ou a "guinada à direita da nossa cultura política e dos sucessivos governos conservadores que sempre jogaram a favor da rejeição da imigração".

A ministra Damares Alves surpreendeu os seguidores, nesta terça (14), ao comentar o nascimento de Bento, primeiro filho de Thammy Miranda e Andressa Ferreira. Em uma série de tweets, a comandante da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos desejou muitas felicidades à família e pediu que as pessoas respeitassem o pequeno e seus pais. 

Thammy e Andressa, e até o recém nascido Bento, têm sido alvo de comentários, nem sempre agradáveis, nas redes sociais, uma vez que Thammy é um homem transgênero. Na última segunda (13), por exemplo, Gretchen - mãe de Thammy e avó de Bento - rebateu o vereador Carlos Bolsonaro que vem compartilhando fotos da família em seu perfil do Twitter. A cantora ameaçou processar o vereador e pediu respeito. 

##RECOMENDA##

Demonstrando estar atenta a esse movimento, a ministra Damares resolveu dar sua opinião a respeito. Em seu perfil no Twitter, ela parabenizou a nova família e desejou boas coisas ao pequeno Bento. "Não gostei do que andei lendo nas redes sobre o Bento. Ele é apenas um bebê, uma criança que precisa ser respeitada e protegida. Que este menino lindo seja feliz, amado por todos e que cresça com alegria e muita saúde. Por favor, vamos respeitar o bebê. Peço aos meus seguidores e amigos que não cometam o erro de compartilharem palavras negativas contra o bebê tão somente por pensarem diferente de Thammy”.

No entanto, a ministra não deixou passar um detalhe observado na foto da nova família e fez questão de deixar uma observação: “Chamo atenção que na foto Thammy está de azul, Andressa de rosa e Bento de azul. Amei! É isto que sempre digo: as crianças vestem a roupa que a família desejar sem nenhum patrulhamento, como já estava começando a acontecer no passado recente. Deus te abençoe lindo menino! E que Deus abençoe todas as crianças de meu país".

 

O Clube das Pás está retomando uma antiga tradição adormecida há 40 anos. O concurso Miss Clube das Pás volta a ser realizado em busca daquela que vai representar o clube no Miss Pernambuco. A disputa acontece no próximo sábado (18). 

Ao todo, 25 candidatas disputarão o título. Para participar, é preciso ter entre 18 e 26 anos, ser solteira e não ter filhos. A vencedora vai representar o Clube das Pás no Miss Pernambuco além de ganhar uma viagem para Fernando de Noronha com direito a acompanhante. Interessadas podem se inscrever pelo e-mail misspernambuco@hotmail.com.

##RECOMENDA##

A última Miss Clube das Pás foi eleita em 1980. Marilena Rodeira Pontes representou o clube no Miss Pernambuco e ficou em 12º lugar na classificação geral. 

Os príncipes William e Harry demonstraram uma frente comum, nesta segunda-feira (13), antes de uma reunião de crise convocada por sua avó, a rainha da Inglaterra, depois do terremoto causado na realeza britânica pelo desejo de independência do neto mais novo e sua esposa, ironicamente apelidado de "Megxit", a exemplo do Brexit.

O encontro, que suscita uma enorme expectativa da mídia, acontece na residência particular de Elizabeth II em Sandringham, no leste do país, fechada à imprensa que já se reuniu no local.

##RECOMENDA##

A monarca, seu filho Charles e seu neto mais velho William - pai e irmão de Harry, respectivamente - devem ter uma conversa anunciada como tensa e em que a esposa do último, Meghan, deve participar por telefone depois de ter viajado na semana passada para o Canadá, onde está com seu filho Archie, de oito meses.

Não se sabia se a reunião havia começado quando os dois irmãos publicaram uma declaração conjunta incomum denunciando "informações falsas" sobre seu relacionamento publicada nesta segunda-feira em um jornal britânico.

"O uso de linguagem incendiária dessa maneira é ofensivo e potencialmente prejudicial", disseram eles sem especificar a que jornal se referiam.

Citando uma fonte próxima à família, o Times disse nesta segunda-feira que Harry e Meghan se consideravam "rejeitados pelo que consideravam uma atitude de intimidação pelo duque de Cambridge", William.

Essas declarações foram refutadas por fontes próximas a ambos.

Mais sutil, o Sunday Times disse que William, 37 anos, sente que ele e seu irmão, unidos desde a morte de sua mãe, a princesa Diana, em 1997, se distanciaram bastante.

Soluções viáveis

Embora estivessem expressando suas dificuldades em apoiar a pressão da mídia há algum tempo, a decisão de Harry, 35 anos e sexto na linha de sucessão, e Meghan, 38 anos, ex-atriz americana que deixou sua carreira ao entrar na família real, abalou o país e chocou o clã Windsor. Especialmente porque o casal, elogiado por alguns por sua modernidade e criticado por outros por se rebelar contra as regras, mas querendo manter privilégios e títulos nobres, não notificou a família de sua decisão antes de causar o terremoto real.

A monarca de 93 anos, que recentemente teve que lidar com o escândalo da amizade de seu terceiro filho, Andrew, com o falecido financista pedófilo americano Jeffrey Epstein, pediu que "soluções viáveis" fossem encontradas rapidamente nesta nova crise.

Os duques de Sussex disseram que queriam continuar "apoiando a rainha" - isto é, poderiam representá-la em eventos oficiais ou viagens internacionais -, mas, ao mesmo tempo, deixar o sistema oficial de cobertura da mídia, dividir seu tempo entre o Reino Unido e a América do Norte e buscar "independência financeira ", embora mantendo sua casa em Windsor e benefícios financeiros.

O casal também registrou a marca "Sussex Royal", que abrange desde cartões postais a roupas, passando por consultoria ou campanhas de caridade.

Dinheiro, títulos e negócios

De acordo com o Sunday Times, a reunião abordará questões financeiras - a principal renda do casal -, títulos nobres e o escopo das transações comerciais que eles possam a vir realizar.

"São questões complicadas", afirmou o Palácio de Buckingham na noite de quarta-feira, em uma reação constrangedora ao anúncio surpresa.

Harry, que antes de se assentar era conhecido como o membro mais problemático da família real britânica, sempre teve um relacionamento difícil com a imprensa e recentemente se queixou de vários jornais alegando que eles estavam assediando a esposa, assim como fizeram com a mãe dele.

Depois de elogiar sua chegada à família real como um sopro de ar fresco, a imprensa sensacionalista britânica começou a criticar Meghan por seus supostos caprichos e estilo de vida luxuoso.

O desejo atual de Harry e Meghan de querer viver ao mesmo tempo como príncipes, mas desfrutando dos privilégios de cidadãos anônimos é uma "mistura tóxica", nas palavras de David McClure, especialista em finanças reais.

E a opinião pública parece olhar com desagrado por sua decisão: a maioria acredita que devem desistir de todo o apoio econômico da realeza e que Harry não deve mais figurar na linha de sucessão ao trono.

O Teatro Fernando Santa Cruz, localizado no Centro Cultural Eufrásio Barbosa, em Olinda, recebe uma vasta programação de espetáculos durante o mês de janeiro. Até o dia 31, o público poderá conferir peças teatrais, shows de música e, também, espetáculos de dança. 

A programação teatral conta com o solo Soledad, da atriz Hilda Torres, além do espetáculo espera o outono, Alice. O primeiro conta  história de Soledad Barrett Viedma, militante paraguaia que teve passagem expressiva pelo Brasil no século 20. Já a segunda, promove uma reflexão sobre perdas e saudades e a necessidade de dar continuidade à vida.

##RECOMENDA##

Também sobe ao palco do teatro o músico Fábio Trummer com o show Sonic Mambo. A apresentação conta com a formação antiga da Banda Eddie. A Orquestra Malassombro entra na programação com shows aos domingos. Completando a programação, o espetáculo de dança Retomada será apresentado nas terças-feiras e Meia-noite, nos dias 24 e 25. 

Programação

Orquestra Malassombro

Data: 19 e 26 de janeiro

Horário: 16h

Ingressos: R$30 (inteira)/ R$15 (meia)

Retomada

Data: 21 e 28 de janeiro

Horário: 20h

Ingressos: R$30 (inteira)/ R$15 (meia)

Soledad – “A terra é fogo sob os nossos pés”

Data: 16, 17 e 18 de janeiro

Horário: 20h

Ingressos: R$40 (inteira)/ R$20 (meia)

Fábio Trummer

Data: 23 de janeiro

Horário: 20h

Ingressos: R$20 (inteira)/ R$10 (meia)

Meia Noite

Data: 24 e 25 de janeiro

Horário: 20h

Ingressos: R$30 (inteira)/ R$15 (meia)

Espera o Outono, Alice

Data: 29,30 e 31 de janeiro

Horário: 20h

Ingressos: R$30 (inteira)/ R$15 (meia)

 

Príncipe William teria feito um desabafo sobre a saída do irmão, príncipe Harry, da realeza britânica. Segundo informações do jornal The Sunday Times, o Duque de Cambridge teria confessado a um amigo próximo estar triste com a situação.

"Eu abracei o meu irmão a vida toda. Não posso mais fazer isso; somos entidades separadas", teria dito o príncipe. O duque ainda teria atestado que a família real não é mais um time.

##RECOMENDA##

"Estou triste por isso. Tudo o que podemos fazer e tudo o que eu posso fazer é tentar apoiá-los, e torcer para que chegue a hora...", comentou. Será que a relação entre os irmãos foi abalada para sempre?

Ordens da rainha

De acordo com o site norte-americano People, a Rainha Elizabeth II ordenou uma reunião familiar em sua mansão para discutir a saída de príncipe Harry e Meghan Markle da realeza. O encontro acontecerá na próxima segunda-feira, dia 13, e contará com a presença de Harry, seu irmão, príncipe William, e o pai dos dois, príncipe Charles, em Sandringham, residência particular da rainha em Norfolk, Reino Unido.

Há possibilidade do Duque de Sussex participar da cúpula por telefone, já que atualmente ele está em Vancouver, no Canadá, junto com a esposa e filho. O intuito da conversa é encontrar uma solução que beneficie tanto a família de Harry quanto o resto da realeza, já que o a saída do Duque e da Duquesa de Sussex, anunciada no dia 8 de janeiro, está gerando polêmica até hoje.

- Após uma série de reuniões e consultas nos últimos dias, há uma série de possibilidades para a família revisar, levando em consideração o pensamento que os Sussex delinearam no início da semana. Como dissemos anteriormente, fazer uma mudança na vida profissional e no papel da monarquia para o Duque e a Duquesa de Sussex requer discussões complexas e ponderadas. Os próximos passos serão acordados na reunião, alegou um informante do palácio de Kensington.

Ao que tudo indica, a Rainha Elizabeth II quer encerrar esse assunto o mais rápido possível.

- O pedido para que isso seja resolvido no ritmo ainda é o desejo de Sua Majestade. O objetivo é de que seja em dias, não semanas. [Mas] há um acordo e entendimento genuínos de que qualquer decisão levará tempo para ser implementada. Há várias possibilidades para a família revisar, reforçou a fonte.

A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, se reunirá na segunda-feira (13) com o príncipe Harry na tentativa de resolver a crise provocada pelo anúncio de que ele e sua esposa Meghan decidiram abandonar suas funções na realeza, segundo a imprensa britânica.

O príncipe Harry se reunirá com sua avó na companhia de seu pai, o príncipe Charles, e de seu irmão, o príncipe William, com quem mantém relações tensas, na residência privada da rainha em Sandringham, no leste da Inglaterra. Meghan, que está no Canadá, participará do encontro por teleconferência.

##RECOMENDA##

Segundo o Sunday Times, serão abordados vários temas como a quantia financeira que o príncipe Charles atribui ao matrimônio de sua reserva pessoal, os títulos reais e o alcance das transações comerciais que Harry e Meghan poderão empreender.

Harry, Meghan e seu filho Archie, passaram o Natal Canadá, e a ex-atriz americana retornou ao país nesta semana. As longas férias do casal geraram críticas da imprensa sensacionalista britânica pelos supostos caprichos de Meghan Markle e seu luxuoso estilo de vida.

Segundo a imprensa britânica, a rainha, de 93 anos, não foi consultada e está triste. Ela teria pedido à família que encontre uma solução para o desejo de seu neto, sexto na ordem de sucessão ao trono, de obter "independência financeira" e viver parte do ano na América do Norte.

O Shopping Tacaruna traz atrações para essas férias de janeiro inspiradas nos unicórnios e promete deixar a criançada encantada com o mundo imaginário criado na praça de eventos e no rooftop do centro de compras. As atrações ficam disponíveis até 1º de março e contam com uma piscina gigante de bolinhas, tobogãs, arena de luta e balanço de mola.

[@#galeria#@]

##RECOMENDA##

Além disso, na área externa da piscina as crianças podem conferir um cenário com um unicórnio para montar e tirar fotos no espaço 'instagramável' e no espelho mágico, onde é possível se transformar em unicórnio com os efeitos disponíveis. Todas as fotos estarão disponibilizadas no site da Happy Times. Os ingressos custam R$ 20, com acesso de 20 minutos.

Já no espaço  do rooftop, as crianças podem participar das oficinas de bola de sabão em piscinas plásticas, corrida das bóias, jogo da memória com o tema unicórnio, jogo de argolas acerte o chifre, oficina de unicórnio e de pinturinha facial. Disponíveis nos sábados e domingos de janeiro. O espaço também conta com  mesas sensoriais e caixa sensações (formada por elementos como tecidos e fios plásticos para que as crianças façam uma travessia) para crianças menores e bebês. Para participar de todo o circuito de atividades no rooftop, o ingresso custa R$ 10.

Serviço

Atrações de férias do Shopping Tacaruna

Até 1º de março

Piscina de Bolinha Gigante - Praça de Eventos 

R$ 20

Venda na bilheteria local

Oficina Recrearte e área sensorial para bebês - Rooftop 

Sábados e domingos de janeiro, das 17h | 19h

R$ 10,00

Venda na bilheteria do brinquedão (Piso E6)

A musicalidade e a cultura brasileira são celebradas em Olinda, neste final de semana, no 8º Festival Internacional de Capoeira, com a presença de mestres, instrutores e alunos, o evento tem entrada gratuita e traz workshops e diversas apresentações. O objetivo é de fortalecer a atividade interdisciplinar, promovendo a inclusão de crianças, jovens e adultos. 

Por volta das 17h, nesta sexta-feira (10), o evento foi marcado por muita ginga e entusiasmo, atraindo os olhares do público para a arte da capoeira, que engloba aspectos artísticos e esportivos ao misturar luta, dança, música e cultura popular. Já no sábado (11), a atividade ganha as ruas, formando uma grande roda no Alto da Sé, um dos mais belos cartões postais da cidade.

##RECOMENDA##

"Enaltecer a capoeira, em uma cidade tão bela e cheia de vida como Olinda, é sempre motivo de grande alegria. A nossa ideia é de mostrar o que existe além do jogo, como o caráter educativo e social", explicou o Mestre Bola, que ao lado do Mestre Grilo, são os organizadores do festival.

O russo Serega Vasiliev, de 31 anos, é um dos participantes do encontro. "Estar em Olinda é uma verdadeira explosão de sentimentos. Um lugar que respira cultura e um povo muito acolhedor. É uma alegria mostrar por aqui o que aprendi no meu país", contou. O sentimento é compartilhado pela canadense Catherine Miller, 46, que descobriu a capoeira nas ruas da capital, Ottawa.

"A capoeira consegue nos tornar iguais, como irmãos, independente de nossas diferenças. Me sinto pequena diante da grandeza deste lugar incrível", disse. Além do Brasil, o elenco participante inclui delegações da Rússia, Japão, Hong Kong, República Dominicana, Bahamas e Canadá. No cronograma, que também tem manifestações como o maculelê e o maracatu, ainda estão passeios pelas igrejas centenárias, museus, espaços de artesanato, entre outros.

A capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Programação do sábado (11):

10h – Roda de Capoeira – Alto da Sé

14h – Workshop – Biblioteca

18h – Roda de encerramento – Biblioteca

*Da assessoria

Inovar faz parte da mudança de qualquer pessoa. Quando se trata de visual, por exemplo, garantir os cuidados dos cabelos é uma passo importante para quem deseja ter praticidade e leveza no dia a dia. Segundo a influenciadora digital Renata Portini, mudar os hábitos capilares faz toda a diferença para manter os fios bem hidratados, principalmente para as pessoas adeptas da tintura.

Com a chegada do verão, as madeixas tingidas merecem uma atenção especial. Em parceria com o LeiaJá, Renata listou algumas dicas preciosas para que os cabelos ruivos sigam vibrantes e harmoniosos.

##RECOMENDA##

Confira o vídeo:

[@#video#@]

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando