Champions LiGay: o campeonato em que hétero não entra

Competição inédita de Fut7 acontece no Rio de Janeiro e reúne oito equipes de seis estados

por Renato Torres seg, 20/11/2017 - 16:38
Reprodução/Facebook O BeesCats Soccer Boys é um dos representantes do Rio no torneio Reprodução/Facebook

No próximo sábado (25), o Rio de Janeiro-RJ será sede de um torneio de Fut7, o popular futebol society. Com oito equipes, representando seis Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, a curiosidade está no regulamento; será o primeiro torneio 100% gay no Brasil. A promessa vem da organização da LiGay Nacional de Futebol. Na 'Champions LiGay', como é chamada a competição, existe uma regra acima de todas as outras que regem o desporto: hetero não pode jogar.

Dentro de um cenário preconceituoso que rege o futebol, a proposta do evento é dar luz a um tema sério; a homofobia e suas consequências para homens que desistiram do esporte por conta da opressão. Foi assim que surgiu a liga, em agosto deste ano, na intenção de trazer um ambiente mais acolhedor ao desporto que costuma ser instrumento de integração. Para a disputa, estão inscritas seis equipes, nas quais cada atleta teve que custear suas passagens e hospedagens. Confira os times participantes por Estado:

Distrito Federal - Bravus FCG

Minas Gerais - Bharbixas

Santa Catarina - Sereyos FC

São Paulo - Unicorns Brasil e Futeboys FC

Rio de Janeiro - Allygaytors FC e BeesCats Soccer Boys

Rio Grande do Sul - Magia Sport Club

O campeonato será realizado no Complexo Esportivo Rio Sport Center, na Barra da Tijuca, de 12h às 19h, seguido de festa prevista para às 19h. A disputa irá seguir as regras do Fut7, tendo cada time seis na linha e um goleiro e, no máximo, 16 atletas escritos por equipe. Uma das regras principais da Champions Ligay é que não pode haver heteros, sob a pena de exclusão da agremiação que desrespeitar a restrição. A organização acredita que tal norma ajuda a reforçar a proposta inicial de que gay pode jogar bem futebol.

Para o público em geral, o ingresso custa R$ 40 (segundo lote), dando direito à acompanhar a disputa e participar da festa. Estão previstas atrações musicais, sorteio de brindes, quadra livre caso alguém queira jogar, foodpark, bar, stand da granado e outras atividades quem serão reveladas no dia do evento. Os ingressos podem ser adquiridos com os integrantes do BeesCats ou pelo site de ingressos Sympla. A organização ainda oferece transfer gratuito para o local saindo da Estação Metrô Jardim Atlântico, das 14h às 18h, sendo necessária a apresentação do ingresso.

COMENTÁRIOS dos leitores