Caratecas paraenses vão disputar campeonato nacional

Atletas da Academia Machida, de Belém, conseguiram a classificação depois de ganharem 11 medalhas de ouro em competição seletiva

ter, 23/04/2019 - 17:13
Divulgação Equipe Machida classificada para o campeonato nacional de caratê Divulgação

Seis atletas da Academia Machida vão disputar a etapa nacional do campeonato da Confederação Brasileira de Karatê (CBK). Os caratecas foram selecionados depois de voltarem com 11 medalhas de ouro do evento classificatório, realizado este mês na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus.

A delegação paraense foi composta pelos caratecas Ana Paula Rocha, André Sampaio, Arthur Nogueira, João Lima, Lívia Vale e Nicolas Magalhães. Todos conquistaram ouro em suas respectivas categorias.

João Lima, que venceu nas categorias kumitê sênior e universitário (-84kg), disse que o alvo agora é manter bons resultados no campeonato brasileiro, que ocorrerá em outubro, em Gramado (RS). “O objetivo da nossa equipe em Manaus era só conseguir a classificação para a etapa nacional. Nós alcançamos a nossa meta e ainda conseguimos medalhas de ouro em todas as modalidades disputadas, um resultado que nos deixa muito animados e focados para a próxima fase da competição”, relatou o atleta, que é um dos instrutores de caratê da Academia Machida. 

A atleta Ana Paula Rocha, que foi ouro em kata e kumitê na etapa classificatória, pratica o caratê desde os 3 anos de idade, por influência da mãe, que também é carateca. Ela conta que o desempenho foi resultado do treino intenso e que, para a etapa nacional, a pressão será maior. “Eu participo de competições desde os meus 8 anos de idade, mas não treinava com o alto rendimento de agora. Nas etapas classificatórias o nível já estava muito alto, muita gente boa foi desclassificada. Quero chegar onde os grandes estão e na final do campeonato o nível vai ser ainda maior, vou competir com os melhores do Brasil”, explicou.

Paralelamente à fase classificatória do Campeonato Brasileiro, a CBK realizou em Manaus a Copa Amazônica de Karatê. Os atletas Ana Paula Rocha, João Lima e Lívia Vale também participaram do evento e trouxeram juntos mais quatro medalhas para o Pará – duas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

A participação na Copa Amazônica, apesar de não classificar para o Campeonato Brasileiro, melhora a posição dos atletas no ranking nacional da CBK. Esse fator é levado em consideração na convocação para a Seleção Brasileira de Caratê.

Por Erick Matheus Nery, especialmente para o LeiaJá.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores