Série B: como estão os clubes para o inicio da competição?

Veja a situação atualizada de cada uma das 20 equipes participante do torneio

por Luan Amaral qui, 25/04/2019 - 15:04
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Sport representa Pernambuco na Série B Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A caminhada do Sport para retornar a elite do Campeonato Brasileiro se inicia nesta sexta-feira (26) na Ilha do Retiro contra o Oeste às 21h30. O LeiaJá preparou um resumo de como foi o inicio de temporada dos 20 clubes participantes da competição e montou um guia com a expectativas das equipes.

As equipes foram separadas por tópicos. No guia estão: cinco equipes candidatas ao acesso, cinco possíveis surpresas da competição, cinco equipes que devem ficar pelo meio da tabela e cinco equipes que vão brigar para permanecer na Segunda Divisão. 

ACESSO

Para começar estão as cincos primeiras equipes que fizeram bom inicio de temporada e que avaliando elenco, tradição e investimento, são candidatas a subir para elite do futebol brasileiro.

O América-MG é o único representante de Minas Gerais e entra na competição como um dos favoritos ao acesso. A equipe fez um campeonato mineiro quase perfeito dentro de casa e só perdeu no seu reduto na semifinal para o Cruzeiro. O Coelho faz do Independência sua fortaleza. Para 2019, a contratação mais sonante foi o atacante Junior Viçosa que foi artilheiro da equipe no estadual com quatro gols. No ano foram 16 jogos, sete vitórias, quatro derrotas e cinco empates da equipe comandada por Givanildo de Oliveira.

O Atlético-GO é outro que chega forte para a disputa da competição. O Dragão conquistou seu 14° estadual vencendo o rival Goiás por 3x0 no primeiro jogo e 1x0 no segundo. O Goiás está na primeira divisão. O Dragão agora quer foco total no acesso. No estadual foram ao todo 18 jogos com 14 vitorias, duas derrotas e dois empates. O titulo deve servir de combustível para a equipe goiana. O destaque da equipe é Matheusinho que fez sete gols.

O Bragantino foi quem teve a pior campanha no estadual. Eliminada na primeira fase do Paulista, a equipe também não foi longe na disputa do troféu do interior, mas é fora dos gramados que a chance de chegar a elite do futebol aumenta. Com parceria firmada com a Red Bull, o Braga deve ter uma injeção de R$ 40 milhões para montar seu elenco.

O experiente Thiago Ribeiro acertou com a equipe, André Luís, ex Corinthians e Santa Cruz, deve ser o próximo reforço. Além disso, o time do RB Brasil agora fará parte do Bragantino que receberá reforços de Léo Ortiz, Osman, entre outros. A equipe foi campeã do troféu do interior paulista.

A Ponte Preta é uma equipe tradicional do interior paulista e apesar da oscilação no ano entra como uma das favoritas. Jorginho não teve bons resultados no início de temporada. A equipe não avançou de fase no paulista, foi eliminada na Copa do BR para a Aparecidense e perdeu a final do troféu do interior para o RB Brasil. Mas o elenco tem boas peças como o atacante Thalles e o volante Gerson Magrão e se somado a bagagem da equipe, aluta pelo acesso deve ser o grande foco da temporada.  

O último candidato ao acesso é o único representante de Pernambuco na Segunda Divisão. O Sport que caiu em 2018, sofreu mudanças profundas no início da temporada e chegou até a trocar de comando em 2019. Com a chegada de Guto Ferreira, a equipe melhorou seu rendimento, deixou para trás a eliminação para a Tombense na Copa do BR e conquistou seu 42° titulo Pernambucano. A equipe conta com o experiente Hernane Brocador que foi artilheiro no Estadual com nove gols. Além disso, entre os que chegaram para o início de temporada, Ezequiel foi o maior destaque com a camisa do Leão.

Embed:

SURPRESAS

Aqui estão as equipes que podem brigar pelo acesso e que correm por fora para serem os grandes azarões da competição. A lista conta com dois campeões brasileiros da série A.

O Guarani teve um rendimento abaixo dos 40% no Estadual e ficou de fora do mata-mata. O clube quer virar chave e conta com a camisa pesada para ser uma das surpresas da competição. O clube tem se esforçado em busca de reforços. Mesmo perdendo algumas peças, o Bugre tem boa expectativa para a competição. Antecipando a estreia a equipe anunciou Bruno Lima, Xandão (zagueiro revelado no próprio Guarani), Arthur Rezende e Éder Luís, que chega como esperança para o torcedor bugrino.

O Londrina corre por fora na Série B. Com uma base mantida e o artilheiro Dagoberto no elenco, a equipe fez um bom inicio no Estadual e em cinco jogos na fase regular não perdeu nenhuma partida. Venceu três e empatou dois. Mas na fase do mata-mata a equipe não correspondeu e acabou eliminada. Apesar de ter Dagoberto, Germano é quem mais balançou as redes com a equipe com quatro gols. A equipe teve rendimento satisfatório na fase de pontos corridos, o que pode ser um presságio para a Série B. Olho no Tubarão.

O Coritiba também chega com a expectativa surpreender mesmo sem ser uma das favoritas. Apesar de ficar pelo caminho no Paranaense, o Coxa Branca tem tido uma carta na manga que pode ser importante na competição. Rodrigão chegou a sete gols no Estadual. A equipe busca suprir a carência deixada com a saída de João Vitor e está atenta ao mercado para se reforçar.

Semifinalista do catarinense, o Figueirense chega com um inicio de temporada positivo. A equipe foi eliminada pela Chape, mas acabou sendo um dos bons times do campeonato. Com promessa de estrutura financeira e salários em dia, o Figueira trouxe o primeiro reforço para a Série B. Rafael Marques, que já passou por times como Sport, Cruzeiro e Palmeiras, chega para trazer qualidade e experiencia para o elenco. Outro destaque da equipe é Matheus Lucas que fez cinco gols no Estadual e foi artilheiro da equipe na competição.

O Cuiabá vem focado na conquista do acesso. A equipe é tricampeã estadual. Em 2019, foram nove jogos com sete vitorias e dois empates no Campeonato Mato-Grossense. O título veio de forma invicta, a única derrota da equipe no ano foi para o Botafogo na Copa do BR. O dourado se reforçou e buscou nomes para composição do elenco para a competição nacional. O mais sonante é o do meia argentino Escudero que rescindiu com o Vitória e chega para ser o homem responsável por alimentar os atacantes. O Cuiabá corre por fora e pode surpreender na competição.

MEIO DE TABELA

Aquelas equipes que tiveram dificuldades no inicio do ano, mas que têm capacidade e condição de melhorar seu rendimento estão nesse grupo.

O Vitoria vive um momento conturbado que se arrasta por alguns meses. Crise, afastamento de jogadores, eleições e dois meses sem saber o que é vencer um jogo. No Estadual não avançou de fase e ficou na quinta colocação. A última vitória da equipe foi no dia 6 de fevereiro contra o Jequié pela quarta rodada do baiano. É com esse retrospecto que a equipe baiana chega para a série B, em meio a uma reformulação no elenco treinado por Toncati que dispensou atletas. A equipe não deve ter grandes ambições na competição.

O CRB chega para a competição vendo seu rival conquistar o Estadual e disputando a elite do futebol. A equipe alagoana deve permanecer no meio da tabela. Apesar da chegada de alguns reforços, o elenco ainda não provou que pode brigar na parte de cima da tabela. A equipe conta com nomes conhecidos no cenário nacional como Felipe Menezes e Ewerton Pascoa, mas a qualidade de jogo da equipe deixa dúvidas sobre o limite do grupo.

O discurso do Oeste é de quem vai ir em busca do acesso, mas na pratica a situação é bem diferente. No Paulista, a equipe não foi capaz de avançar de fase e no troféu do interior caiu na semifinal para a Ponte Presta. Apesar do desempenho ruim, a equipe deposita suas esperanças na promessa Matheus Jesus que fez seis jogos na competição e despertou interesses de clubes da capital. Guilherme, que chegou do Ituano, é reforço para a Série B e se junta à equipe. Com o rendimento razoável no inicio do ano, o primeiro objetivo do Oeste deve ser permanecer na Segunda Divisão.

O Paraná não quer reviver o drama da Série C e chega para a competição com um objetivo claro de não sofrer riscos. Com um retrospecto equilibrado no ano com cinco vitorias, quatro empates e quatro derrotas, o tricolor da vila contratou 25 jogadores em 2019 e Jenison foi o que ganhou maior destaque; já fez pela equipe paranaense oito gols, cinco no paranaense e três na Copa do Brasil. Apesar do destaque. a equipe deve permanecer no meio tabela e não deve brigar pelo acesso.

O Criciúma contratou após o fim do Estadual para reforçar sua equipe para a competição nacional. O goleiro Paulo Gianezini, o zagueiro Leo Santos, o lateral-direito Marcos Vinicius e os volantes Liel e Adilson Goiano ainda não estrearam. O grande nome da equipe é Daniel Costa que subiu com o CSA e agora tenta repetir a história com o Tigre. Porém, em 18 jogos foram sete derrotas na primeira fase do Estadual, o que deixa duvidas sobre até onde pode chegar a equipe na Segunda Divisão.

QUEDA

Por último as equipes que não agradaram no inicio do ano e que entram para a competição com um único objetivo, permanecer na Segunda Divisão.

O Operário recém-chegado à Série B tem como objetivo principal a permanência na competição. A equipe tem se reforçado nos últimos dias visando a Segundona. Chegaram o zagueiro Lázaro, o lateral direito Mailton e o meia Rafael Chorão. No Estadual, a equipe passou em segundo no primeiro turno, mas acabou eliminado pelo Toledo que está sem divisão. No segundo turno a equipe ficou de fora do mata-mata e utilizou esse tempo para focar para a competição nacional. Vai brigar pela permanência.

O Botafogo-SP perdeu sete das 12 partidas disputadas no Paulistão e inicia a Série B com problemas para resolver. Alguns jogadores que foram afastados e não fazem parte do elenco para a Série B têm reclamado do tratamento recebido. Outro problema era solução. O volante Denilson, ex-Arsenal, chegou como grande reforço para a Série B, mas 15 dias depois rescindiu por problemas físicos. O Bota precisa se reforçar para a competição e ficar atento para não terminar o ano rebaixado.

O Brasil de Pelotas trocou de treinador para o inicio da Série B e trouxe Zimmermann. O antigo comando fez um Estadual ruim e por pouco não viu a equipe cair para a segunda divisão do Gauchão. Foram 11 jogos com apenas duas vitorias, cinco empates e quatro derrotas. O novo comandante inclusive declarou que a equipe terá dificuldades. A equipe Xavante vai brigar para permanecer na Série B.

O Vila Nova avançou de fase no Goianão em quinto lugar com cinco vitorias, quatro empates e três derrotas. Foi eliminado pelo Atlético-GO na semifinal. Apesar de ter o atacante Alan Mineiro como grande destaque com nove gols no Estadual, o grupo comandado por Eduardo Baptista precisa reforçar o seu elenco. A equipe trouxe Bruno Mota que se destacou com cinco gols pelo Goianesia, mas os 16 gols tomados em 16 jogos preocupam o sistema defensivo da equipe goiana.

O São Bento em 12 jogos no Paulista venceu apenas um. Somou sete derrotas, empatou quatro e foi rebaixado no Estadual. O início de temporada ruim torna a Série B um desafio para a equipe de Sorocaba. Mudanças profundas devem acontecer com o elenco. Enquanto a maioria dos times tem uma base da equipe, o São Bento vai no caminho contrário e pretende reformular seu elenco com o campeonato em curso, o que na teoria deve ser prejudicial à equipe. São 16 jogadores que deixaram o grupo e agora o trabalho é para se reforçar e evitar a queda.

COMENTÁRIOS dos leitores