Time feminino de futebol do Vaticano estreia contra a Roma

A equipe foi idealizada em janeiro deste ano e vai fazer sua estreia no próximo dia 26

por Luan Amaral qua, 15/05/2019 - 10:35
Reprodução/Instagram/sportinvaticano A equipe foi idealizada em janeiro deste ano e vai fazer sua estreia no próximo dia 26 Reprodução/Instagram/sportinvaticano

O time feminino de futebol do Vaticano que foi anunciando neste mês de maio já tem data para estrear. O amistoso marcado com a Roma, quarta colocada no Campeonato Italiano, será no próximo dia 26 de maio. Outro compromisso está previsto para o mês de junho. A equipe participará de um torneio em Viena, na Áustria.  

"Nós temos uma equie masculina há 48 anos, por isso era justo oferecer a mesma oportunidade às mulheres que trabalham dentro do Vaticano para praticar esse esporte”, disse Danilo Zennaro em entrevista ao portal britânico The Guardian. Danilo é representante da associação que organiza as atividades esportivas da cidade-estado.

Danilo comentou que a iniciativa teve apoio da cúpula da igreja católica. "Mesmo os líderes do Vaticano mostraram grande interesse e elogios por esta iniciativa. Além disso, colocamos em prática as diretrizes do Santo Padre, que valoriza a contribuição dos leigos na convicção de que representam uma riqueza para toda a sociedade”, salientou.

A equipe é basicamente formada por funcionárias, esposas de funcionários e filhas de funcionárias da cidade-estado. A base da equipe é amadora, mas três jogadoras contam com experiencia internacional.

“Papa Francisco tem dado um considerável impulso às mulheres dentro do Vaticano, por isso esta iniciativa é uma é uma extensão disso.”, completou Danilo Zennaro. A gestão da equipe será de responsabilidade de Susan Volpini, secretária da Associação Mulheres do Vaticano. A ideia de criar a equipe foi de Susan após um discurso do líder da igreja católica que seguindo a linha de impulsionar as mulheres afirmou que eram capazes de transformar positivamente suas comunidades.

LeiaJá também

--> Atletas poderão ser dono dos seus direitos econômicos

COMENTÁRIOS dos leitores