Brasil vence Argentina e conquista Mundial de Futsal Down

Com 3,5 mil pessoas no ginásio da Cava do Bosque, um jogo de 12 gols marcou a decisão do campeonato

qui, 06/06/2019 - 13:22

Emocionante. Em uma noite fria de terça-feira, dia 4 de junho, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, uma final que esquentou o ginásio do Complexo Esportivo “Elba de Pádua Lima – Tim” – Cava do Bosque e fez muitas pessoas chorarem, torcerem, se emocionarem e segurarem o grito “É campeão!” até o último segundo do jogo. Brasil e Argentina protagonizaram o que se esperava das duas melhores seleções do II Campeonato Mundial de Futsal Down 2019, uma final que ficará para a história.

Com 3,5 mil pessoas na Cava do Bosque apoiando os atletas, a Seleção Brasileira dominou o primeiro tempo. Com a pontaria certeira do artilheiro Renato Gregório (que fez quatro gols), o Brasil dominou a Argentina em quadra.

Quando a seleção argentina partia para cima do Brasil e conseguia finalizar, a estrela do goleiro Rafael brilhava. Com defesas espetaculares, o arqueiro fechou o gol e deu ao Brasil a vantagem de terminar o primeiro tempo vencendo por 5 a 2. O quinto gol do Brasil foi marcado por Caio Batista e o tento da Argentina, por Lucas Unhold.

Mesmo com toda a emoção vivida no primeiro tempo, as torcidas brasileira e argentina não esperavam que o segundo tempo seria ainda mais eletrizante, tendo sido considerado o mais emocionante de todos os jogos.

O Brasil estava com os atletas visivelmente mais cansados em quadra e ainda assim conseguiu aumentar a vantagem no placar, com o gol do Júlio Silva. Mas o que ninguém esperava aconteceu. Em uma espetacular reação, a Argentina, de gol em gol, foi encostando no placar. Mesmo com as defesas impressionantes do goleiro Rafael, a seleção argentina fez 6 a 4, com gols de Ignacio de Luca e Gaston Torche (2).

A reação da argentina parecia ser irreversível e o Brasil, que já estava com uma mão na taça, não mais tinha a certeza de que seria campeão diante da marcação de um tiro livre direto para a Argentina. Frente a frente com o craque argentino Gaston Torche, o goleiro brasileiro mostrou frieza e defendeu o chute, levantando a torcida no ginásio.

O jogo seguiu bastante disputado, com chances para as duas equipes marcarem, mas a Argentina, com outro tiro livre direto, teve nova chance de encostar no placar. Novamente o craque Gaston pegou a bola, colocou na marca e bateu. A torcida brasileira só gritava um nome, Rafael. Em outra sensacional defesa, evitou que a seleção argentina encostasse no marcador.

Mas como tem que ser sofrido, aos 19 minutos, faltando apenas 60 segundos para o término da partida, Ignacio de Luca marcou de cabeça para a Argentina, que deixou a Cava do Bosque em silêncio e apreensiva. Foram momentos de agonia até que, em uma jogada perfeita, o craque do mundial, artilheiro com 21 gols, chutou. Acompanhando em silêncio a bola, em um só coro, todos no ginásio levantaram e gritaram gol. A partir daí, só se ouvia o grito da torcida brasileira: “É campeão!”.

Aos 20 minutos cravados, o árbitro encerrou o jogo. Com uma vitória de 7 a 5, o Brasil conquistou de forma invicta o II Campeonato Mundial de Futsal Down 2019. Festa verde e amarela na Cava do Bosque. O choro dos jogadores e da comissão técnica era de alegria pela vitória sobre a Argentina na final de um mundial, que não poderia ser diferente, sofrida, difícil, com emoção do começo ao fim, mas os atletas conseguiram o tão sonhado título.

Após a conquista, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, disse que o título é de todas as delegações que estiveram na cidade. “O Brasil conseguiu ser vitorioso na disputa, mas pela forma como todos comemoraram, os atletas, a comissão técnica, é como se todos os sete países tivessem vencido. Então, a alegria é mais que redobrada. É um carinho enorme, um amor que se dedica em tudo que eles fazem e a gente só tem o que comemorar e agradecer”, disse o prefeito.

“Realizar em casa [o mundial] é orgulho e honra para todo mundo. Poder entregar uma festa maravilhosa para nossa cidade, com o Brasil sendo campeão mundial em Ribeirão, mostra que a cidade é pé quente em um monte de coisa, e agora no futsal down. Ribeirão Preto está de parabéns, a Prefeitura e toda a equipe da Secretaria de Esportes, todos estão de parabéns”, afirmou o secretário de Esportes Ricardo Aguiar.

O técnico do Brasil, Cleiton Maurício, destacou que todos tinham razão em acreditar que os atletas seriam capazes de fazer esse belo espetáculo. “Esse grande futebol que foi apresentado, essa grande final, vai estimular ainda mais a Seleção. Agora ninguém pode falar que não somos capazes, fomos capazes e somos campeões mundiais”, emocionou-se o técnico.

Da Prefeitura de Ribeirão Preto

COMENTÁRIOS dos leitores