Dia do orgulho LGBT, recebe apoio de times brasileiros

Clubes se manifestam a favor do movimento, através de mensagens e atos de conscientização

por Estudantes2 sex, 28/06/2019 - 14:55
Foto: Diego Lopes e Popy Martins/Site oficial do Internacional O Beira-Rio iluminado com as cores do movimento LGBT Foto: Diego Lopes e Popy Martins/Site oficial do Internacional

Nesta sexta-feira (28), é comemorado internacionalmente o dia do orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais ou transexuais). Por essa razão, alguns clubes brasileiros de futebol manisfestaram-se a favor do movimento, das mais diversas formas.

O Internacional iluminou o estádio Beira-Rio com as cores que representam a luta, reforçando a importância de uma sociedade livre de preconceitos. Já os funcionarios do Mineirão cobriram 420 assentos do estádio com as mesmas cores. A iniciativa parte de um índice brasileiro deplorável: os números, representam a quantidade de pessoas mortas em 2018 no país, pela condição de gênero. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Grupo Gay da Bahia.

As homenagens também estenderam-se às redes sociais de algumas equipes. O São Paulo, o Grêmio, o Figueirense e o Fluminense manifestaram-se em suas páginas.

A data 28 de junho foi escolhida por representar o episódio ocorrente em 1969, na cidade de Nova Iorque, marcado pela reações das vítimas de preconceito de gênero, a uma série de ataques policiais. Em 2019, a revolta completa 50 anos.

Por Gabriela Ribeiro

COMENTÁRIOS dos leitores