Federer é o favorito para buscar nono título em Wimbledon

Pela primeira vez, o suíço tem apenas dois títulos de vantagem sobre Rafael Nadal na disputa pelo recorde de troféus de Grand Slam

seg, 01/07/2019 - 07:23
GLYN KIRK/AFP GLYN KIRK/AFP

Principal favorito em Wimbledon, Roger Federer entra em quadra nesta semana sob uma pressão incomum. Pela primeira vez, o suíço tem apenas dois títulos de vantagem sobre Rafael Nadal na disputa pelo recorde de troféus de Grand Slam, principal referência para definir aquilo que os especialistas e os fãs de tênis chamam de "melhor de todos os tempos". O espanhol chegou a sua 18.ª conquista ao fazer a "lição de casa" em Roland Garros e vencer no saibro, sua especialidade. Agora será a vez de o suíço tentar fazer o mesmo na grama, seu piso favorito.

A seu favor, Federer terá uma chave mais tranquila que o rival e amigo. Em busca do 21.º título de Grand Slam, e o nono na grama londrina, o suíço de 37 anos poderá voltar a cruzar contra Nadal na semifinal, como aconteceu em Paris. No saibro de Roland Garros, o espanhol não deu chances para surpresa.

Federer também tem como vantagem uma preparação melhor do que Nadal e Novak Djokovic para a grama de Wimbledon, seu maior objetivo da temporada. Foi o único dos três a disputar um torneio preparatório. E, mesmo sem brilhar, faturou o seu 102.º título da carreira em Halle, na Alemanha. Além disso, viu os dois rivais sofrerem derrotas inesperadas em jogos-exibição nos últimos dias. Em relação ao sérvio, Federer só poderá enfrentá-lo na final.

Na chave feminina de Wimbledon, a checa Karolina Pliskova despontou na semana passada como uma das principais candidatas ao título em razão da grande performance na grama de Eastbourne. Na final, atropelou a alemã Angelique Kerber, atual campeã de Wimbledon, em menos de uma hora.

Estão na briga também a nova número 1 do mundo, a australiana Ashleigh Barty, campeã em Roland Garros, a japonesa Naomi Osaka e a checa Petra Kvitova, dona de dois títulos em Londres. Correndo por fora, ainda longe de exibir a forma física e técnica do auge, Serena Williams sonha com o oitavo título em Londres.

BRASILEIROS - A chave principal terá Thiago Monteiro e Beatriz Haddad Maia, de volta a um Grand Slam após se machucar no quali de Roland Garros. Nas duplas, Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot despontam como os cabeças de chave número 1. Campeão em 2017, Melo é a maior aposta do País na competição.

Bruno Soares fará a sua estreia em torneios deste nível com o croata Mate Pavic. Eles começaram a jogar juntos há apenas duas semanas, no ATP 500 de Queen's, onde venceram apenas um jogo. Somam apenas duas partidas disputadas até agora. Marcelo Demoliner vai jogar novamente ao lado do indiano Divij Sharan e terá a dura missão de encarar logo na estreia os campeões de Roland Garros, os alemães Kevin Krawietz e Andreas Mies.

COMENTÁRIOS dos leitores