CBTU diz que torcedores não foram acompanhados pela PM

Segundo a gestora do metrô, cerca de 200 pessoas pularam as catracas na estação Recife

por Luan Amaral seg, 19/08/2019 - 12:12
Reprodução/Twitter Segundo a CTTU cerca de 200 pessoas pularam as catracas do metrô na estação Recife Reprodução/Twitter

Antes da vitória do Santa Cruz contra o Globo neste domingo (18) na Arena de Pernambuco cerca de 200 pessoas vestidas com camisas da equipe coral pularam catraca do metrô da estação Recife. O vídeo tem viralizado nas redes sociais. A CBTU e a PMPE se pronunciaram por meio de nota.

Nas imagens é possível ver que além de pular e passar por baixo, alguns quebraram parte de duas catracas. Nenhum segurança é visto na imagem.

O LeiaJá entrou em contato com a CBTU, que confirmou o acontecido através de uma nota, mas afirmou que não tem "quantitativo de segurança para atuar em casos como esse". Ainda na nota ela afirma que a responsabilidade da segurança nesse caso é da Polícia Militar, o que segundo a companhia não aconteceu.

Através da sua assessoria a polícia militar afirmou que a segurança da parte interna do metrô é de responsabilidade da CBTU. Segundo a nota enviada ao LeiaJá, cerca de 274 policiais militares foram destacados para a partida.

Nota da CBTU:

A CBTU Recife informa que por volta das 15h30 deste domingo, 16, cerca de duzentas pessoas, a grande maioria com camisas do Santa Cruz, pularam as catracas da Estação Central do Recife. Geralmente em dias de jogos na Arena Pernambuco,  grupos de torcedores são acompanhados pela Polícia Militar, o que não ocorreu no dia de hoje. A CBTU Recife não conta com quantitativo de seguranças para atuar em casos como esse, em função da indisponibilidade de recursos, por isso em dia de eventos com grande quantidade de público sempre solicita apoio dos órgãos de segurança do Estado. As imagens do circuito interno serão encaminharas para Secretaria de Defesa Social.

Nota da PMPE:

Polícia Militar informa que a segurança na área interna das estações de metrô é de competência da CBTU e que mantém o policiamento ostensivo no entorno das estações,  sendo esse policiamento reforçado em dias de jogos.

A Companhia busca caminhos para possibilitar a atuação da PM na área interna das estações de metrô, mesmo sendo jurisdição Federal.

Ratificamos que na área interna e externa dos estádios de futebol o policiamento é mantido através de Guarnições Táticas que realizam o patrulhamento motorizado e a pé.

Especificamente para a partida entre Santa Cruz x Globo, realizada hoje (18), na Arena Pernambuco, foram lançados 274 policiais militares, além de contar com o apoio das unidades especializadas, antes, durante e após a partida de futebol.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores