Hyuri sugere punições mais duras contra racismo no futebol

No Dia da Consciência Negra, atacante do Sport cobrou penalidades severas a atos de preconceito

qua, 20/11/2019 - 10:00
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Hyuri sugere punições mais duras contra racismo no futebol Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Somente em 2019, foram registrados 60 casos de racismo em estádios. Os dados são do Observatório da Discriminação Racial do Futebol. De acordo com a ONG, foram 42 ocorrências registradas no Brasil e 13 envolvendo atletas brasileiros no exterior, sendo cinco em competições sul-americanas.

No Dia da Consciência Negra, Hyuri, atacante do Sport, contou como ele vê o preconceito nos campos do país. Para ele, faltam penalidades mais duras. “Defendo punições severas. Devemos punir torcedores e clubes, seja com perda de pontos, exclusão de competições, multa ou jogar com portões fechados, pois isso pesaria no bolso e faria o clube refletir. Mas não somente pelo prazer de punir alguém, com a função mesmo de acabar com o racismo”, disse.

Hyuri também comentou o recente encontro entre Roger, do Bahia, e Marcão, do Fluminense, únicos técnicos negros na Série A do Brasileirão, no Maracanã, em uma campanha de conscientização. “Achei que a atitude foi um incentivo a mais para os treinadores negros. Alguns até exitam entrar nessa profissão, com medo do preconceito”, afirmou.

Decisão

Focado no jogo diante da Ponte Preta, o atacante garantiu comprometimento total do elenco, na decisão de hoje, na Ilha do Retiro. “O clima após o último jogo foi chato, mas ok, temos que sentir mesmo, pois o resultado não foi bom. Só que já virou a chave. Estamos no nosso caminho. O pessoal está concentrado e teremos a torcida do lado. Vamos sem ansiedade, conseguir o acesso”, garantiu.

COMENTÁRIOS dos leitores