Jogos do programa Vida Ativa mobilizam 300 idosos

Competição terá disputas de atletismo, caminhada, natação e torneios de salão, em Belém. Objetivo do projeto é valorizar atividades física e recreativa entre pessoas com mais de 50 anos.

seg, 25/11/2019 - 16:10
Divulgação/Ascom Seel Pista de atletismo do Mangueirão será palco de disputas Divulgação/Ascom Seel

Mais de 300 idosos devem participar da 11ª edição dos Jogos de Integração do programa Vida Ativa na Terceira Idade, que este ano tem o tema “Valorizando a Pessoa Idosa”. O Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, recebe a cerimônia de abertura, nesta terça-feira (26), a partir das 8 horas, com apresentações artísticas e culturais de grupos de dança. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e segue até o dia 29 de novembro.

“Participar dos jogos garante momentos alegres aos idosos. É gratificante promover essa união, pois vai além de disputas esportivas, já que é um momento de confraternização”, disse o titular da Seel, Arlindo Silva.  

As competições esportivas começam na quarta-feira (27), com provas de atletismo, caminhada de 200m e 400m, e corrida de 50m, no Mangueirão. Já à tarde será a prova de biribol, no Centro Educacional Triunfo, na Pedreira.

O aposentado Raimundo Benevides vai participar pelo segundo ano, dessa vez na prova de corrida. “Sou policial militar aposentado e quando estava na ativa eu participava das corridas da equipe da PM. Ano passado, competi nas modalidades aquáticas e gostei bastante. Mas minha atividade preferida é a corrida”, conta o competidor.

No dia seguinte, na Tuna Luso Brasileira, na Almirante Barroso, em Belém, ocorrem os jogos coletivos, tal como vôlei e jogos de salão, dama e dominó, além das provas aquáticas, que são de nado livre, nado com macarrão e pedalada com macarrão. No último dia, sexta-feira (29), será a vez da queimada e a entrega das medalhas, na Tuna.

Para coordenadora do Vida Ativa, Liane Costa, os jogos servem para estimular os alunos a mostrar força de vontade, garra e determinação, independentemente da idade. “É o momento muito esperado e nos mostra também o resultado de um trabalho de condicionamento físico praticado durante o ano todo”, disse a coordenadora.

Atualmente, o programa Vida Ativa tem como público-alvo pessoas acima de 50 anos e atende cerca de mil idosos, em cinco núcleos: Tuna Luso Brasileira; Escola Triunfo, na Pedreira; Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), Estádio Olímpico do Pará - Mangueirão e Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci.

Pogramação

Terça-feira (26) – Mangueirão.

8h – Abertura oficial.

Quarta-feira (27) – Mangueirão / Centro Educacional Triunfo.

7h30 – Caminhada (200m e 400m) e corrida de 50m.

14h – Biribol.

Quinta-feira (28) – Tuna.

8h – Nado livre, nado com macarrão, pedalada com macarrão, vôlei, prova de salão dominó e dama.

Sexta-feira (29) – Tuna.

8h30 – Queimada e entrega de medalhas.

Da assessoria da Seel.

COMENTÁRIOS dos leitores