Com time na Liga Nacional, hóquei ganha adeptos em Belém

Formado em 2018, o Belém Búfalos já conquistou o quarto lugar na "Verbero CUP", de Minas Gerais, e um título Norte-Nordeste

ter, 07/01/2020 - 14:37
Divulgação Atletas do hóquei já ganham destaque nacional Divulgação

Esporte de origem canadense, o hóquei (do inglês hockey) chegou ao Brasil na década de 1990 e está se popularizando cada vez mais adeptos em Belém. Um grupo de jovens pratica a modalidade, regularmente, em uma arena esportiva da cidade. 

A equipe já participou de diferentes campeonatos fora do Pará, na etapa Norte da Liga Brasileira de Hóquei (LBH). O campeonato teve três etapas, no circuito Brasília, Salvador e Brasília novamente.

Para David Viégas, um dos integrantes do grupo e irmão do criador da escolinha de hóquei de Belém, o esporte é importante por ser uma modalidade totalmente diferente. "É desafiador e nos faz querer estar sempre evoluindo, como atleta, como pessoa, e principalmente a praticar igualdade e respeito dentro e for de quadra”, explicou David.  

Em 2018, o grupo criou um time oficial com o nome de Belém Búfalos para disputar um campeonato no Estado de Minas Gerais, “Verbero Cup”, sendo classificado em 4° lugar. Em abril de 2019, o time foi campeão do campeonato Norte e Nordeste, em Salvador, Bahia.

Segundo David Viégas, existe uma característica que diferencia o hóquei da patinação. “A patinação é ótima, pois é vista como uma atividade de lazer e não física e isso estimula a sua prática. Além disso, apenas patinar nas ruas, a patinação street, é um desafio e pode servir de estímulo para fazer atividade física”, analisa.

Praticante de hóquei há mais de 15 anos, David defende que os benefícios desse esporte podem ajudar no condicionamento físico e mental. “A prática do hóquei é melhor ainda, pois o estilo de patinação mais forte é totalmente diferente. Além de haver um trabalho físico, também há um trabalho mental na prática do esporte”, ressaltou. 

Outra diferença expressiva entre a patinação comum e o hóquei está nos equipamentos de proteção. No hóquei, é exigido o uso de capacete, que é uma proteção, e o stick, nome do taco de arremesso de disco, geralmente preto, é feito de borracha. Joelheiras e capacetes são obrigatórios. Já na patinação comum o uso de joelheiras e capacete é opcional, porque a atividade é considerada como uma prática de lazer.

Por Natália Lavoura.

COMENTÁRIOS dos leitores