Jiu-Jitsu ajuda a ressocializar em presídio de Pernambuco

Projeto que começou discreto, e muito criticado, virou um torneio que chega a sua 3ª edição

por Luan Amaral sex, 17/01/2020 - 15:58
Cortesia Projeto virou um torneio que chega a sua 3ª edição Cortesia

A princípio, levar uma arte marcial para dentro de um presídio não parece ser boa ideia. Porém, o Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, tem provado o contrário. Liderados pelo professor Deco Stallone, o Jiu-Jitsu virou uma ferramenta na ressocialização dos internos.

O que começou discreto, e muito criticado, acabou virando um torneio que chega na sua 3ª edição. A reportagem do LeiaJá marcou presença e acompanhou o 'Campeonato Interno PIG'.

Ao falar da iniciativa, Deco lembra de um nome: Norberto, aluno seu que acabou sendo preso. Foi ele o responsável de levar o jiu-jitsu para dentro o presídio. "Hoje ele está na faculdade, dando aula, está participando de vários eventos. Com certeza, na vida dele, o jiu-jitsu trouxe perspectiva de vida. Não vai ser só para ele, para os outros que estão aqui também", afirmou.

O torneio contou com internos e também com alunos do professor Deco, que vieram de fora. Dentro, são cerca de 12 alunos que praticam a arte marcial duas vezes na semana. Tudo ocorreu como qualquer outra competição, sob o aval e o olhar atento do gerente do presídio, Charles Belarmino, que revelou à nossa equipe os benefícios que a modalidade trouxe para dentro do sistema prisional.

Confira:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores