Equipe da F-1 desenvolve respirador em cinco dias

Equipe da Mercedes fez parceria com universidade de Londres e deve produzir mil aparelhos por dia para combater o novo coronavírus

por Katarina Bandeira seg, 30/03/2020 - 11:12
The Mercedes / UCL The Mercedes / UCL

A atual hexacampeã mundial de Construtores na Fórmula 1, Mercedes, e a Universidade College de Londres desenvolveram em apenas cinco dias um respirador que poderá ser utilizado por pacientes com o novo coronavírus. O aparelho, que foi aprovado pela NHS, responsável pela saúde do Reino Unido, é resultado de uma convocação extraordinária do Governo local, que solicitou a equipes de F1 que disponibilizassem seus engenheiros no combate da CODIV-19

Este é o primeiro dispositivo desenvolvido por uma equipe de corrida. Outras seis equipes com sede no país estão trabalhando em outros projetos de enfrentamento da doença em áreas como prototipagem rápida, design e testes para o desenvolvimento de aparelhos. A ação é chamada de "Project Pitlane".

Chamado de Continuous Positive Airway Pressure (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas, em tradução livre) , o protótipo criado pela Mercedes deverá ajudar pacientes com problemas graves de respiração. Uma vez que o sistema foi aprovado pela NHS, a estimativa é de que mil aparelhos sejam fabricados por dia.

Uma versão do equipamento, que aumenta o fluxo de ar e oxigênio para os pulmões, já foi usada em hospitais na Itália e na China para ajudar pacientes graves com COVID-19. Atualmente, o Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha possui cerca de 8 mil ventiladores e o governo encomendou o mesmo número de novos dispositivos preocupados que à medida que o vírus atingir o pico eles não sejam suficientes.

COMENTÁRIOS dos leitores