Projeto do Governo de Pernambuco mira o futebol de areia

Ação tem estimativa de atender 80 crianças

qui, 08/10/2020 - 15:56
Kleyvson Santos/SEE-PE O projeto tem estimativa de atender 80 crianças Kleyvson Santos/SEE-PE

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) inaugurou, nesta quarta-feira (08), o projeto “Gerando Esporte”, operado pelo Instituto Geração 4 e apoiado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. A solenidade aconteceu na praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, e contou com a presença do secretário da pasta, Fred Amâncio, o secretário executivo de Esportes da SEE, Diego Pérez, Fernando DDI, coordenador do projeto, e atletas de beach soccer da seleção brasileira. 

Vale ressaltar que todos estavam de máscara e respeitando o distanciamento social, seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19.  Na ocasião, o secretário Fred Amancio falou da importância do “Gerando Esporte”, que tem como objetivo promover a iniciação e desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes da região por meio do futebol de areia. “São projetos como este que nos inspiram a construir novas parcerias. Quando vemos a dedicação, o profissionalismo e o amor que é direcionado para este tipo de ação de inclusão, nos entusiasmamos para fazer ainda mais. E é a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte que nos proporciona esses passos tão importantes no esporte brasileiro. Ficamos felizes e realizados com isso”, disse. 

"Eu sou muito grato por fazer parte da equipe da Secretaria de Educação e Esportes e poder presenciar momentos emocionantes como este. É uma honra pra gente contar com tanto talento aqui. Hoje é um dia muito feliz para o esporte pernambucano e eu espero que o “Gerando Esporte” revele ao Brasil novos campeões" declarou Diego Perez.

Emocionado, Fernando DDI contou a história do Instituto Geração 4, que já revelou grandes nomes para a seleção brasileira, e agradeceu o apoio que o Governo do Estado vem dando ao longo deste tempo. “Aqui foi onde tudo começou. As barras eram improvisadas, fizemos tudo aos poucos, e agora já sabemos o que fazer e como gerar esse sonho coletivo. Embora seja um projeto de futebol, essas crianças e adolescentes terão acompanhamento nutricional e psicológico, além de alimentação, uniformes adequados para o ambiente e toda a estrutura para se formarem como atletas. O nosso objetivo, acima de tudo, é criar grandes cidadãos”, frisou o ex-atleta de beach soccer e campeão mundial pela seleção brasileira. 

O projeto “Gerando Esporte”, do Instituto Geração 4, ofertará as aulas que acontecerão nas terças e quintas, das 14:30 às 17:30, e aos sábados pela manhã, das 8:00 às 11:00, com estimativa de atender 80 crianças e adolescentes (meninos e meninas) nas categorias SUB 11, SUB 13, SUB 15 e SUB 17, além de atender atletas de rendimento da modalidade. 

O projeto prevê a aquisição de material esportivo (bolas, uniformes, cones, barreiras, escadas de coordenação, bolsas, bonés, medalhas para os festivais esportivos, etc), fornecimento de lanche (sanduíches, sucos e frutas) e contratação de equipe técnica (coordenador, professores, auxiliares e psicólogo) para todo suporte técnico/pedagógico aos participantes. 

A estudante Elisa Félix, de 15 anos, é uma das beneficiadas pelo projeto. Ela e a mãe, a ex-atleta e costureira Maria Elane de Santana, de 41 anos, treinam na mesma equipe do Instituto Geração 4. Incentivada pela mãe desde criança a praticar esportes, a adolescente vê no novo projeto uma chance de desenvolver suas habilidades com a bola e virar uma atleta profissional. “Eu acho muito importante escolinhas como esta, pois não temos condições de pagar para treinar, e aqui eu sei que vou ser preparada por um grande atleta, que é Fernando, e sempre acompanhada da minha mãe”, declarou a estudante.

Orgulhosa, Maria Elane espera que a filha dê grandes passos no futebol de areia. “A minha vida inteira foi praticando diversas modalidades esportivas e eu sei o quanto mudei para melhor. Quero um futuro de saúde, de determinação e muitas conquistas para Elisa. Agradeço ao Governo de Pernambuco por mais esse apoio ao esporte brasileiro e a minha torcida é para que esse projeto revele mais e mais atletas para a nossa seleção”, frisou. 

Também participaram do evento os apoiadores Babi Cabral, coordenadora educacional do Porto Social; Mano Silva, fundador da Love Fútbol; Aline Medeiros, gerente de qualidade da Unilever, patrocinadora do “Gerando Esporte”; e os jogadores da seleção brasileira de beach soccer Filipe Silva, Têleco Miranda, Leleco e Maiara, todos revelados pelo Instituto Geração 4.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores