NBA terá duas juízas no mesmo jogo pela 1ª vez na história

O momento histórico acontece no jogo desta segunda-feira (25) entre Orlando e Charlotte

por Luan Amaral seg, 25/01/2021 - 18:30
Divulgação/NBA . Divulgação/NBA

Desde quando foi criada no ano de 1946, a Associação Nacional de Basquete (NBA) dos Estados Unidos nunca teve duas mulheres árbitras atuando simultaneamente em uma mesma partida. Mas o momento histórico, enfim, vai acontecer nesta segunda-feira (25), às 21h, no jogo entre Orlando Magics e Charlotte Hornets. 

São 85 anos de NBA. Umas das ligas mais rentáveis e mais assistidas em todo mundo, mas esse tabu ainda não foi quebrado durante tantas décadas, e só no ano de 2021 iremos presenciar esse efeito em que duas mulheres farão parte do mesmo trio de arbitragem. 

Natalie Sago e Jenna Schroeder ganharão protagonismo no duelo de logo mais. A primeira está desde 2018 na liga e já passou pela WNBA, a liga feminina de basquete. Jenna tem um ano a menos na NBA. Juntas, já trabalharam na J-League, que é uma liga onde normalmente atuam jogadores mais jovens, mas nunca haviam atuado juntas na liga principal. O experiente Sean Wright vai fechar o trio. 

“É como se meus sonhos feministas se tornassem realidade, como se meus valores pessoais estivessem colidindo com meus valores profissionais e isso é incrível”, disse Schroeder. Sago expressou que esperava que sua filha pudesse ver esse momento, mas ela está impossibilitada de ir ao ginásio devido à pandemia da Covid-19.

E não faz muito tempo da estreia da primeira mulher a arbitrar uma partida na liga. Em 1997, contra tudo e todos, Violet Palmer estreou na NBA sendo a primeira mulher na posição de juíza. 

COMENTÁRIOS dos leitores