Brasil atropela Coreia do Sul e vai pegar os EUA pelo ouro

Na semifinal desta sexta, o Brasil não deu margem a nenhuma surpresa contra a Coreia do Sul e venceu os três sets com a mesma parcial de 25 a 16

sex, 06/08/2021 - 11:59
YURI CORTEZ / AFP As jogadoras brasileiras comemoram a vitória contra a Coreia YURI CORTEZ / AFP

Com uma vitória contundente de 3 a 0, a seleção brasileira de vôlei superou a Coreia do Sul nesta sexta-feira (6) e enfrentará no domingo os Estados Unidos na terceira final olímpica disputada entre os dois países desde 2008.

O Brasil conquistou suas primeiras medalhas de ouro olímpicas contra os Estados Unidos nas finais dos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012, e agora lutará pela terceira após sua decepcionante atuação no Rio-2016, quando caiu nas quartas de final.

Na semifinal desta sexta, o Brasil não deu margem a nenhuma surpresa contra a Coreia do Sul e venceu os três sets com a mesma parcial de 25 a 16 em apenas uma hora e 22 minutos de jogo.

As duas equipes já tinham se enfrentado na fase de grupos, que também terminou com vitória de 3-0 das brasileiras.

O Brasil, que terminou em primeiro no Grupo A e derrotou o Comitê Olímpico Russo nas quartas de final (3 a 1), foi um furacão durante o primeiro set comandado por Fernanda Garay, integrante da equipe campeã em Londres-2012.

A partida, porém, começou com a sombra da suspensão de Tandara por "potencial violação" do antidoping, o que a deixa fora do restante da competição olímpica.

O Brasil entrou em quadra com Macris e Rosamaria. Sem Tandara, Natália assumiu o papel da oposta nas inversões durante o jogo.

Na quadra, Garay, uma presença ainda dominante aos 34 anos, voltou a ser uma muralha na defesa e certeira no ataque no Ariake Arena.

A jogadora foi a maior pontuadora brasileira (17 pontos) e quer mais uma medalha de ouro antes de se aposentar da seleção.

Ao seu lado, Gabi somou 12 pontos e também foi um pilar da defesa.

- EUA tem revanche sobre a Sérvia -

A Coreia do Sul, uma agradável surpresa nestes Jogos com a sua terceira colocação no Grupo A e a vitória nas quartas de final contra a Turquia (3-2), não conseguiu neutralizar a seleção brasileira e suas esperanças de pódio estão agora em mais um confronto difícil, contra a Sérvia.

A equipe asiática foi atropelada desde o início pelas brasileiras no primeiro set (25-16) e resistiu no segundo até o placar mostrar um empate de 10-10.

A partir deste momento, o Brasil disparou com cinco pontos consecutivos e selou mais um 25-16.

O terceiro set foi um verdadeiro passeio para o Brasil, claramente superior no serviço e bloqueio durante a partida (15/46 a 3/30 do rival).

Por sua vez, os Estados Unidos derrotaram a Sérvia na outra semifinal, também por 3 a 0 (25-19, 25-15, 25-23), vingando-se de sua derrota nas semifinais do Rio-2016, onde as americanas se contentaram com o bronze.

Resultados das semifinais do vôlei feminino em Tóquio-2020:

Estados Unidos - Sérvia 3-0

Brasil - Coreia do Sul 3-0

Horários das partidas pelo bronze e a final:

Domingo, 8 de agosto:

Sérvia - Coreia do Sul 09H00 locais (21H00 de sábado no horário de Brasília)

Estados Unidos - Brasil 13H30 locais (01H30 no horário de Brasília)

COMENTÁRIOS dos leitores