Conheça os melhores jogadores brasileiros da NBA

Confira os brasileiros que já se destacaram no maior campeonato de basquete do mundo, cuja pré-temporada começa neste fim de semana

por Vinícius Tomei ter, 28/09/2021 - 19:10
Wikimedia/Keith Allison Anderson Varejão completa 39 anos hoje é um dos brasileiros de destaque na NBA Wikimedia/Keith Allison

A NBA é a principal liga de basquete do mundo. O campeonato chama a atenção do planeta todo e ganha mais destaque a cada temporada que passa. A competição retorna com a sua pré-temporada neste fim de semana e, por isso, o LeiaJá preparou uma lista com os principais jogadores brasileiros que já atuaram na liga nos últimos anos. Confira:

- Rolando Ferreira Júnior

O pivô medalhista de ouro no Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, foi o primeiro brasileiro a chegar em solo americano na liga profissional. Ferreira Júnior foi draftado pelo Portland Trail Blazers, em 1988, onde jogou por apenas uma temporada. Porém, o atleta abriu caminho para os 'brazucas' na principal competição de Basquete.

- Nenê Hilário

Nenê é considerado um dos melhores da história do basquete brasileiro. O pivô foi a 7ª escolha geral do Draft, em 2002, e se tornou a melhor posição de um brasileiro no evento. Hilário atuou por Denver Nuggets, Washington Wizards e Houston Rockets.

A melhor temporada de Nenê foi no Denver, onde o brasileiro chegou à final da conferência oeste em 2009. Mas a equipe perdeu para o Lakers de Kobe Bryant.

Além disso, Hilário foi o brasileiro a chegar mais perto de atuar no All Star Games. Na temporada 2011-2012, o jogador foi o 3º mais votado para sua posição, mas uma embolia pulmonar sofrida no início de 2012 o tirou do restante da temporada, e por consequência, do All Star Games.

- Leandrinho

Eleito o 6° melhor homem da NBA, em 2007, Leandrinho é um dos mais influentes jogadores brasileiros na liga Americana. O ala-armador atuou por Phoenix Suns, Toronto Raptors, Indiana Pacers e Golden State Warriors.

O brasileiro foi draftado em 2003, com a 28ª escolha. Em 2014, o ala chegou ao Golden State Warriors e fez parte do elenco histórico liderado por Stephen Curry. Na temporada seguinte, em 2015, Leandrinho se tornou o 2° brasileiro a vencer o título da liga.

- Anderson Varejão

O aniversariante de hoje (28), Anderson Varejão completa 39 anos. Draftado em 2004, o pivô nascido no ES passou pelo Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors.

Em 2009, o brasileiro chegou à final da conferência leste, ao lado de LeBron James. Varejão tem a curiosidade de ter atuado no início da temporada 2015/2016 pelo Cavaliers e chegar na final da temporada com a Jersey (camisa) do Golden State. Além disso, Cavaliers e Golden se enfrentaram na final daquela temporada. O Cleveland sagrou-se campeão.

No ano seguinte, o Golden foi campeão da NBA. Porém, Anderson Varejão havia sido dispensado da franquia. O atleta brasileiro recebeu o anel de campeão, mas pela NBA não é considerado detentor do título.

- Tiago Splitter

O pivô se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão da liga. O atleta atuou pelo San Antonio Spurs, Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers.

Na temporada 2012/2013, o pivô assumiu a titularidade no San Antonio Spurs e foi peça fundamental para a conquista do título da NBA sobre o Miami Heat de LeBron James.

Atualmente, o jogador aposentado faz parte da comissão técnica do Brooklyn Nets, como técnico de desenvolvimento de atletas.

Bônus: Na temporada que está prestes a começar, o Brasil possui dois representantes: 

-Raulzinho ou Raul Neto está no Washington Wizards e recebe mais importância a cada temporada. Na jornada passada, o atleta registrou a maior marca de minutagens e pontos de sua carreira.

- Didi Louzada: O representante mais novo na liga, o ala brasileiro está no New Orleans Pelicans. Didi foi draftado em 2019 e foi enviado para o Sydney Kings, time do basquete australiano, para adquirir experiência.

O brasileiro entrou em quadra em alguns jogos do New Orleans na última temporada. O ala recebeu elogios do técnico da franquia pelo seu desempenho defensivo.

COMENTÁRIOS dos leitores