Confira curiosidades sobre Ayrton Senna

Senna completaria 62 anos nesta segunda-feira

por Vinícius Tomei ter, 22/03/2022 - 00:28
Twitter/@tasennaoficial Twitter/@tasennaoficial

Nesta segunda-feira (21), Ayrton Senna completaria 62 anos de vida. O ídolo brasileiro que faleceu em 1994 trouxe muitas felicidades ao país. Por isso, o LeiaJá separou cinco curiosidades sobre a carreira do piloto: 

 • Fórmula 3;  

Senna participou de algumas temporadas das divisões inferiores à Fórmula 1. Porém, o talento do piloto sempre o destacou. Em 1983, Ayrton correu uma prova inteira da Fórmula 3, na Inglaterra, com o carro sem freios. Os mecânicos da equipe não acreditaram no brasileiro, até que foram conferir os freios e as pastilhas estavam geladas.  

No mesmo ano, Senna foi convidado por Frank Williams para testar um dos carros de sua equipe no Autódromo de Donington Park, na Inglaterra. O brasileiro fez tempos melhores que os pilotos oficiais da equipe, Keke Rosberg e Jacques Laffite.  

Além disso, Senna venceu nove provas seguidas no circuito de Silverstone, pela Fórmula 3. Seu desempenho foi tão impressionante que o circuito foi apelidado de "Silvastone", fazendo referência ao sobrenome "Silva" do piloto.  

 • Primeiras vitórias;  

A primeira corrida por Senna na F1 foi em 21 de abril de 1985, no GP de Portugal. Pilotando a lendária Lotus número 12, Senna conquistou a vitória já no 2° GP da temporada. Senna largou na pole e teve seu caminho facilitado por um acidente envolvendo Prost.  

 Além de comemorar seu aniversário, a semana do dia 21 foi ainda mais especial para Ayrton. Em 1991, o piloto conquistou sua primeira vitória no Brasil, três dias após seu aniversário, em 24 de março daquele ano.  

 • Melhor na chuva; 

Senna ficou conhecido por se destacar nas pistas molhadas. Porém, essa habilidade surgiu após uma derrota: em sua primeira prova de kart sob chuva, Senna foi muito mal e decidiu treinar muito desde então para corrigir esse "defeito" na sua pilotagem. As duas primeiras vitórias de Senna na F1 foram conquistadas na chuva.  

• A melhor primeira volta da história; 

Em 1993, Ayrton performou a melhor primeira volta da história de um GP de F1. No GP da Europa, realizado no circuito de Donington Park, Senna largou em quarto e caiu para a quinta colocação. Porém, isso não o impediu de ultrapassar Schumacher, Karl, Damon Hill e Prost em apenas uma volta, o que lhe garantiu a liderança. A pista estava molhada, o que ajudou a diminuir a diferença entre os carros.  

• Volta ao mundo; 

Ayrton conheceu o mundo viajando para os GP's. Porém, Senna também percorreu enormes distâncias nas pistas. Apenas durante os GP's da F1, Senna completou cerca de 8200 voltas, o que representa uma distância aproximada de 40 mil quilômetros, o suficiente para dar uma volta inteira ao redor da terra. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores