Esportes

| Futebol

O treinador Quique Setién estreou neste domingo no Barcelona tentando mudar o estilo de jogo do time catalão, mas uma coisa nunca muda no clube: a dependência de Lionel Messi. Foi do genial argentino o único gol da vitória sobre o Granada, no Camp Nou, resultado que fez o Barcelona terminar mais uma rodada do Campeonato Espanhol empatado com o Real Madrid na liderança - ambos com 43 pontos, oito a mais do que Atlético de Madrid e Sevilla.

Um número mostra bem o que foi o Barcelona na estreia de Setién: 82% de posse de bola. É a marca mais alta do time em uma partida do Espanhol desde maio de 2011, quando registrou 84% em um jogo contra o Levante. Naquela época, o treinador era Pep Guardiola, o mestre do estilo clássico do clube, que Setién está tentando resgatar.

##RECOMENDA##

Ter a posse da bola por bastante tempo, porém, não adiantou muita coisa para o Barcelona no primeiro tempo. As constantes trocas de passes raramente resultavam em jogadas de grande perigo e o time só teve uma boa chance de gol: aos 45 minutos, um chute de Messi passou perto do gol do Granada.

As coisas não mudaram nos primeiros minutos da etapa final. O Barcelona tinha a bola sob seu domínio por muito tempo, mas não era capaz de criar chances de gol. E ainda levou um grande susto aos 11 minutos, quando Eteki surpreendeu o goleiro Ter Stegen com um chute rápido e viu a bola se chocar com a trave.

Aos 23, um minuto depois de o goleiro Rui Silva evitar um gol de Griezmann com uma ótima defesa, aconteceu um fato que facilitou a vida do Barcelona: Sánchez levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um jogador a menos, o Granada teve de se desdobrar para conter o ataque dos donos da casa e gastou muita energia com essa tarefa ingrata.

Com mais espaço para jogar, o Barcelona finalmente chegou ao gol com uma jogada espetacular aos 30 minutos. Griezmann recebeu a bola de Messi e tocou de primeira para Vidal, que, por sua vez, passou de calcanhar, também de primeira, para o argentino marcar com um chute colocado.

A poucos minutos do fim, Griezmann perdeu uma ótima oportunidade para aumentar o placar, mas o francês errou o alvo. Esse gol, porém, não fez falta ao Barcelona, já que o Granada não tinha forças para buscar o empate e Quique Setién pôde comemorar a vitória em sua estreia.

Também neste domingo, o Valencia jogou fora de casa e foi surpreendido pelo Mallorca: 4 a 1. Assim, perdeu a oportunidade de saltar da sétima para a quinta colocação do Espanhol. Em Bilbao, o meia Rafinha, filho do tetracampeão mundial Mazinho, anotou o gol do Celta no empate por 1 a 1 com o Athletic. Demais partidas: Betis 3 x 0 Real Sociedad e Villarreal 1 x 2 Espanyol.

A seleção brasileira sub-23 começou com resultado positivo a campanha no pré-Olímpico neste domingo (19), em Armenia, na Colômbia. Apesar de perder muitas chances, a equipe do técnico André Jardine confirmou o favoritismo e bateu o Peru por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Paulinho, do Bayer Leverkusen. Se a atuação ficou abaixo do esperado, pelo menos a equipe começa a caminhada com três pontos conquistados.

Na estreia, o Brasil mostrou superioridade, mas poderia ter aplicado um placar bem maior. Por muitas vezes a equipe abusou do excesso de preciosismo e por querer enfeitar demais as jogadas em vez de finalizar. A troca de passes dentro da área foi uma cena comum no primeiro tempo e, por isso, o gol brasileiro demorou um bocado para sair.

##RECOMENDA##

Apesar do domínio da partida, o Brasil levou alguns sustos justamente por aparentar excesso de confiança. O exemplo mais claro disso foi aos oito minutos de jogo, quando em uma bola recuada, o goleiro Ivan tentou driblar o atacante Olivares. O jogador brasileiro se atrapalhou e por pouco não entregou a bola para o peruano. Ainda bem que foi só escanteio.

Com uma formação veloz e habilidosa, o Brasil teve muita profundidade pelas pontas, em especial pela esquerda. Paulinho tinha a companhia de Pedrinho e sempre incomodou bastante a defesa peruana. Por ali saiu a primeira chance do time na partida, quando aos 15 minutos do primeiro tempo, um cruzamento para trás caiu nos pés de Yuri Alberto, que chutou por cima.

A equipe brasileira ainda teve mais três chances de clara até o gol finalmente sair. Aos 42 minutos, o volante Bruno Guimarães conseguiu uma assistência que passou no meio da defesa peruana. A bola encontrou Paulinho, que em velocidade, tocou entre as pernas do goleiro Solis para marcar 1 a 0. A justiça no placar estava feita, até porque a primeira etapa foi totalmente brasileira.

Com a vantagem no placar e a superioridade técnica, o Brasil diminuiu o ritmo no segundo tempo. A defesa segura, o meio-campo comandado pela excelente atuação de Bruno Guimarães e o ataque veloz ajudavam a manter a posse de bola. Porém o placar magro persistia. O insistente erro de criar boas jogadas e não finalizar a gol irritou demais o técnico Jardine.

Com isso, a partida ficou muito perigosa nos instantes finais. O Peru passou a pressionar e a levar muito perigo em cruzamentos. Um pouco inseguro, o goleiro Ivan chegou a dar alguns sustos. Pelo menos a vitória e abre o caminho para a equipe voltar a campo mais tranquila na quarta-feira, contra o Uruguai, na cidade de Pereira.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 1 X 0 PERU

BRASIL - Ivan; Guga, Nino, Robson Bambu e Caio Henrique; Matheus Henrique (Igor Gomes), Bruno Guimarães e Pedrinho (Reinier); Antony, Yuri Alberto (Maycon) e Paulinho. Técnico: André Jardine.

PERU - Solís; Rabanal, Caballero, Chávez e López (Caro); Pretell, Fuentes e Celi (Concha); Pacheco, Olivares e Rivera (Sandoval). Técnico: Nolberto Solano.

GOL - Paulinho, aos 42 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Angel Arteaga (Venezuela).

CARTÃO AMARELO - Fuentes (Peru).

RENDA E PÚBLICO - Não divulgados.

LOCAL - Estádio Centenário, em Armênia (Colômbia).

O Vasco decepcionou seus torcedores na estreia da equipe no Campeonato Carioca, na tarde deste domingo. Os vascaínos foram em peso a São Januário para ver uma grande vitória sobre o Bangu, mas o time perdeu as oportunidades de gol que criou e teve de se contentar com um empate por 0 a 0 no retorno do treinador Abel Braga.

Ao contrário do que fizeram Flamengo e Botafogo no sábado, o Vasco decidiu jogar a primeira rodada do torneio estadual com sua equipe titular. A estreia do argentino Cano, que chegou da Colômbia com fama de grande artilheiro, foi uma grande atração, assim como a volta da revelação Talles Magno, que se recuperou de uma grave lesão. Nem assim, porém, a equipe comandada por Abel conseguiu superar a defesa do Bangu.

##RECOMENDA##

Os donos da casa começaram a partida no ataque, sem dar sossego aos visitantes. Logo aos três minutos, o zagueiro Werley quase abriu o placar com uma cabeçada. Dois minutos depois, o Bangu respondeu com um chute cruzado que passou muito perto do gol defendido por Fernando Miguel.

Depois da alta intensidade dos primeiros minutos, o Vasco reduziu o ritmo e só voltou a incomodar os defensores adversários perto do intervalo. Aos 47, Yago Pikachu recebeu a bola na área e mandou um chute que exigiu uma boa defesa de Matheus Inácio.

Na etapa final, o roteiro se repetiu: o Vasco começou em alta voltagem, o Bangu ameaçou em uma rara aparição no ataque, depois o ritmo do jogo caiu bastante e, na reta final, os donos da casa voltaram a acelerar.

A melhor oportunidade de gol dos vascaínos surgiu aos 26 minutos, quando Werley cabeceou para o chão e só não abriu o placar porque Matheus Inácio fez uma excelente defesa.

Nos minutos finais, o Vasco partiu para o tudo ou nada, mas o gol não saiu. Para ganhar tempo, jogadores do Bangu caíam no gramado com frequência, alegando estarem machucados, o que irritou bastante a torcida vascaína, que esperava viver uma tarde bem mais feliz em São Januário.

FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 0 BANGU

VASCO - Fernando Miguel; Yago Pikachu, Werley, Leandro Castán e Henrique; Raul (Marcos Júnior), Bruno Gomes e Gabriel Pec (Tiago Reis); Talles Magno, Cano e Marrony (Lucas Santos). Técnico: Abel Braga.

BANGU - Matheus Inácio (Luciano); Raul, Michel, Rodrigo Lobão e Dieyson; Rodrigo Yuri (Alex Chander), Juliano, Sidney e Robinho; Jairinho (Rocha) e Thompson. Técnico: Eduardo Allax.

ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo.

CARTÕES AMARELOS - Bruno Gomes (Vasco); Matheus Inácio, Raul e Michel (Bangu).

RENDA - R$ 656.634,00.

PÚBLICO - 18.371 presentes.

LOCAL - Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).

Após o empate em 1 x 1, nesse domingo (19), nos Aflitos, o treinador Guto Ferreira soltou o verbo contra a arbitragem do clássico. Para o comandante rubro-negro, o juiz Michelangelo Martins prejudicou sua equipe. Ele afirmou ainda que o Leão merecia a vitória.

“Fizemos um gol legítimo, segundo a avaliação da televisão e tivemos um pênalti em cima do Ronaldo. Por tudo que jogamos contra o campeão da Série C inteiro aí, fizemos uma partida fantástica, o que me deixa de orgulhoso. Acho que não foi um resultado justo” disse.

##RECOMENDA##

Guto ainda fez questão de lembrar as polêmicas da final do estadual de 2019. “Ano passado ganhamos aqui e disseram que o gol foi irregular, mas na Ilha teve gol irregular. Erram sempre contra a gente, precisamos estar atento ao que acontece”, desabafou.

A primeira rodada do Campeonato Pernambucano já trouxe também o primeiro clássico do ano. Náutico e Sport se enfrentaram nos Aflitos, neste domingo (19), reeditando a final do ano passado. Placar igual, 1 x 1, porém com uma curiosidade: os dois gols foram contra.

O JOGO

##RECOMENDA##

O primeiro tempo foi horrível. O futebol deu calo na vista dos torcedores. Porém, quando tudo se encaminhava para um intervalo com o placar em branco, um lance de azar para os alvirrubros, já nos descontos, fez a festa rubro-negra. Adriano Pardal cobrou escanteio, a bola cruzou a área, bateu no atacante Salatiel e foi para as redes. Leão na frente com um gol contra.

A segunda etapa começou melhor, mas não para o Sport. Logo aos 8 minutos, Sander levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. E pra piorar a situação, os visitantes provaram do próprio veneno. Em bola lançada para a área, Chico, de mão, jogou contra o patrimônio e deixou tudo igual nos Aflitos: 1 x 1. Placar que permaneceu até o fim.

FICHA DE JOGO

Competição: Campeonato Pernambucano

Local: Aflitos

Náutico: Jefferson; Bryan, Rafael Ribeiro (Diego Silva), Fernando Lombardi e Wilian Simões; Josa, Rhaldney (Erick), Jean Carlos e Matheus Carvalho; Álvaro (Jorge Henrique) e Salatiel. Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Sport: Mailsom; Ewerthon, Chico, Adryelson e Sander; Willian Farias, Alessandro (Pedro Maranhão), Pablo Pardal e Vicente (Cleberson); Juninho (Ronaldo) e Elton. Técnico: Guto Ferreira

Gols: Chico (SPO - contra); Salatiel (SPO - contra)

Arbitragem: Michelangelo Martins

Assistentes: Clovis Amaral e Marcelino Castro

Cartões amarelos: Rhaldney e Fernando Lombardi (NÁU); Sander e Ronaldo (SPO)

Cartão vermelho: Sander (SPO)

Público: 7.270

Renda: R$ 135.180

O Mirassol anunciou no último sábado seu principal reforço para a disputa do Campeonato Paulista. Trata-se do experiente meia Camilo, que estava na Chapecoense e já passou pelo clube em 2013.

Foi no Mirassol, inclusive, que Camilo ganhou projeção nacional. Depois disso, o meia passou por Chapecoense, Botafogo e Internacional, além de ter tido uma experiência na Arábia Saudita.

##RECOMENDA##

Em 2017, quando defendia o Botafogo, Camilo chegou a ser convocado para defender a seleção brasileira em amistoso contra a Colômbia.

O meia, de 33 anos, será o camisa 10 do Mirassol e sentiu o peso da responsabilidade ao desembarcar no aeroporto de São José do Rio Preto, que fica a pouco mais de 10 quilômetros de Mirassol. Vários torcedores estiveram lá para recepcionar Camilo.

A estreia do Mirassol no Paulistão será na quinta-feira, contra a Ferroviária, na Arena Fonte Luminosa. O time comandado por Ricardo Catalá está no Grupo C ao lado de São Paulo, Inter de Limeira e Ituano.

O Liverpool deu um passo importante na caminhada rumo ao título do Campeonato Inglês. Neste domingo, a equipe do técnico Jurgen Klopp venceu o clássico com o Manchester United por 2 a 0, abriu incríveis 16 pontos na liderança do torneio e começa a contar os dias para o título.

Único time que tirou pontos do Liverpool na competição, o United não conseguiu repetir a façanha no segundo turno diante de um rival que não dá brechas para os adversários e agora soma 64 pontos. Além disso, o atual campeão europeu ostenta 39 jogos de invencibilidade no campeonato nacional, considerando os jogos da edição passada.

##RECOMENDA##

Apesar de Klopp preferir não falar sobre o assunto, o título está ficando cada vez mais próximo, de modo que só uma tragédia impediria a quebra do jejum de quase 30 anos sem a taça. O United, por sua vez, permanece na quinta colocação, com 34 pontos, a cinco do Chelsea, que fecha a zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa.

A 21ª vitória do Liverpool em 22 jogos na competição foi assegurada com gols de Van Dijk e Salah. O zagueiro holandês abriu o placar de cabeça aos 14 minutos do primeiro tempo, etapa em que os donos da casa ainda balançaram as redes mais duas vezes, mas nos dois casos os lances foram anulados com o auxílio do VAR.

Primeiro, Firmino marcou um lindo gol em arremate colocado, de curva. Ele saiu para comemorar, no entanto, o gol foi anulado porque o árbitro enxergou falta de Van Dijk em disputa bola com De Gea no alto, antes da finalização do atacante brasileiro. Na sequência, Wijnaldum foi às redes, mas ele estava em posição de impedimento, confirmada pela tecnologia.

O Liverpool continuou a pressionar nos primeiros minutos do segundo tempo, estrangulando o United, que mal conseguiu finalizar. Salah e Mane tiveram boas chances para ampliar, mas nas duas ocasiões concluíram para fora, perto da trave esquerda de De Gea. Handerson acertou a trave com um chute potente de esquerda.

Os visitantes conseguiram sair para o jogo e chegaram a ter 85% de posse de bola. Sobrou volume de jogo, mas faltou inspiração para vencer a forte defesa liderada por Van Dijk. No último lance da partida, Salah se redimiu da chance perdida anteriormente e selou o triunfo após contra-ataque que começou com um lançamento preciso de Alisson para o egípcio e terminou com o chute rasteiro e preciso. O lance que sacramentou o placar é uma síntese da maneira como joga o time de Klopp e dá a dimensão do nível de jogo apresentado nesta temporada.

TROPEÇO - Mais cedo, o Leicester foi derrotado pelo Burnley fora de casa por 2 a 1 e desperdiçou a oportunidade de igualar a pontuação do vice-líder Manchester City. Parou nos 45 pontos, na terceira posição e amargou o segundo revés seguido. O deste domingo foi sofrido de virada.

Barnes abriu o placar no primeiro tempo para o time do técnico Brendan Rodgers, mas Chris Wood e Westwood marcaram na etapa final e asseguram a vitória do Burnley, que subiu para o 14º lugar, com 27 pontos.

Atual campeão, o São Paulo se despediu da Copa São Paulo de Futebol Júnior na noite deste sábado, ao perder para o Oeste, por 2 a 1, em uma Arena Barueri lotada, pelas quartas de final. Com a inesperada classificação, o Oeste vai enfrentar o Grêmio na semifinal. O duelo está marcado para as 17h30 da próxima quarta-feira, também na Arena Barueri.

O São Paulo começou a partida ditando o ritmo, mas foi surpreendido aos seis minutos em um lance de bola parada. Brunão cobrou falta para dentro da área e Douglão cabeceou no canto de Matheus Cunha.

##RECOMENDA##

O empate tricolor quase veio em falta cobrada por Antônio Falcão. Aos 14, o zagueiro Matheus deixou tudo igual de cabeça após cobrança de escanteio. A alegria do São Paulo só não durou pouco porque Wellinton perdeu gol feito.

A partida era aberta. Maia bateu colocado e acertou o travessão do Oeste. Antes do intervalo, Matheus Cunha evitou o segundo gol de Douglão e Maia finalizou ao lado da trave.

Logo aos dois minutos do segundo tempo, Reifit passou pela marcação e chutou forte com perigo, quase colocando o Oeste novamente na frente do placar.

Aos 29 minutos, Tite fez grande jogada individual, foi até a linha de fundo e cruzou para Reifit marcar para o Oeste. O São Paulo partiu com tudo para o ataque, chegou a acertar a trave, mas não conseguiu o empate.

O Palmeiras conquistou sua primeira vitória na temporada 2020 sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Neste sábado, em Orlando (EUA), derrotou o New York de virada por 2 a 1, pela segunda e última rodada do Torneio da Flórida. De Rosario abriu o placar para o time americano na etapa inicial. Lucas Lima e Willian fizeram os gols da virada palmeirense.

Com a vitória, o Palmeiras assumiu a liderança do grupo único com cinco pontos, contra três do Corinthians e um do Atlético Nacional (Colômbia). Corinthians e Nacional se enfrentam ainda neste sábado, às 19h30, horário de Brasília, no mesmo estádio.

##RECOMENDA##

Para ficar com o título do torneio, o Palmeiras torce por uma derrota do Corinthians. Em caso de empate, precisa de uma vitória nos pênaltis do time colombiano.

Após a participação no Torneio da Flórida, o Palmeiras retorna ainda neste sábado para o Brasil. Na quarta-feira, o time estreia no Campeonato Paulista, contra o Ituano, 19h15, em Itu.

Luxemburgo começou a partida com duas alterações em relação ao time que empatou (e venceu nos pênaltis) o Atlético Nacional na primeira rodada: Victor Luis ganhou uma chance na lateral-esquerda na vaga de Diogo Barbosa; no meio-campo, Gabriel Menino entrou no lugar de Patrick de Paula.

"Estamos fazendo experiências. O Victor é mais marcador, enquanto o Diogo é mais apoiador. O Gabriel foi muito bem contra o Atlético e queria ver o seu comportamento desde o começo", justificou o treinador.

O volante Matheus Fernandes, vendido para o Barcelona, e o meia Gustavo Scarpa, em negociação com o Almería (Espanha), acompanharam a partida em um dos camarotes do Exploria Stadium.

Na dupla zaga, o Vanderlei manteve Felipe Melo ao lado de Gustavo Gómez.

O confronto nem bem começou e Luxemburgo acabou forçado a realizar uma alteração no time. Logo aos 3 minutos, Bruno Henrique sentiu um desconforto na virilha no primeiro toque que deu na bola e pediu para ser substituído, dando lugar a Ramires.

Na etapa inicial a estratégia do Palmeiras foi adiantar a marcação no campo de ataque e pressionar a saída de bola do New York.

O setor ofensivo mostrou boa movimentação, trocou passes com qualidade, mas faltou criar mais chances de gols e finalizar com perigo.

A melhor chance palmeirense na etapa inicial aconteceu aos 10 minutos. Gabriel Menino arrancou da intermediária e rolou para Dudu que, dentro da área, chutou forte para boa defesa de Stuver.

O time americano, por sua vez, optou por sair tocando mesmo sob pressão, e manteve a posse de bola na maioria das vezes, esvaziando o plano brasileiro.

Depois de segurar a pressão inicial do Palmeiras, o New York cresceu no jogo e criou duas boas chances. Aos 30, Mitrita cobrou falta com perigo. Aos 34, Matarrita recebeu nas costas de Marcos Rocha, entrou na área e chutou cruzado, levando perigo a Weverton.

Quando a etapa inicial caminhava para o empate sem gols o time americano abriu o placar. Aos 46, Jasson driblou Ramires pela direita e cruzou, De Rosario se antecipou a Felipe Melo e acertou uma bela cabeçada no ângulo direito de Weverton.

No segundo tempo os dois técnicos utilizaram a partida para experiências. No intervalo, Ronny Deila trocou dez jogadores do New York e deixou apenas De Rosario em campo, substituído posteriormente.

Luxemburgo fez apenas uma substituição no intervalo. Colocou Willian no lugar de Raphael Veiga e esperou o gol de empate para efetuar novas alterações. Aos 10 minutos, Lucas Lima cruzou da esquerda, Willian se antecipou ao zagueiro, não conseguiu o desvio, mas enganou o goleiro, e a bola balançou as redes.

Após o gol, o treinador mandou a campo, Mayke, Luan, Pedrão, Diogo, Patrick, Gabriel Veron, Zé Rafael, Wesley, Jailson e Alan.

Esvaziado de seus principais jogadores, a partida caiu tecnicamente e foi através de um erro individual do time americano que o Palmeiras virou o jogo.

Aos 27, Zé Rafael se aproveitou da falha do zagueiro, roubou a bola no ataque e tocou para Willian que, dentro da área, chutou para marcar seu segundo gol no jogo.

FICHA TÉCNICA

NEW YORK FC 1 x 2 PALMEIRAS

GOLS: De Rosário, aos 46 minutos do 1º tempo; Lucas Lima, aos 10 e Willian aos 27 minutos do 2º tempo.

NEW YORK FC: Stuver (Barraza); Tinnerholm (Scally), Chanot (Ibeagha), Callens (Sands) e Matarrita (Rocha); Mitrita (Torres), Parks (Haak), Ring (Zelalem) e Mackay-Steven (Fortune); Maxi Moralez (Andres Jasson) (Lansade) e De Rosário (Kapanadze). Técnico: Ronny Deila.

PALMEIRAS: Weverton (Jailson); Marcos Rocha (Mayke), Felipe Melo (Pedrão), Gustavo Gómez (Luan) e Victor Luis (Diogo Barbosa); Bruno Henrique (Ramires) (Zé Rafael), Gabriel Menino (Patrick de Paula) e Lucas Lima (Alanzinho); Dudu (Gabriel Veron), Luiz Adriano (Wesley) e Raphael Veiga (Willian). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CARTÕES AMARELOS: Amarelos: Andres Jasson, Gabriel Menino, Zé Rafael, Haak.

JUIZ: JJ Bilinsk (EUA).

RENDA E PÚBLICO: Não divulgados.

LOCAL: Exploria Stadium, em Orlando (EUA).

Marcar o primeiro gol do ano e encerrar a pré-temporada com vitória são as metas do Palmeiras para o jogo deste sábado, às 16h, contra o New York City, em Orlando. Apesar de na estreia em 2020 a equipe ter saído satisfeita pela atuação, no novo compromisso pela Florida Cup, nos Estados Unidos, o treinador Vanderlei Luxemburgo espera notar uma evolução da equipe e um melhor aproveitamento ofensivo.

O time ficou no empate sem gols na quarta-feira (15), contra o Atlético Nacional, mas ganhou nos pênaltis por 10 a 9. A partida marcou a estreia como profissional de vários garotos recém-promovidos da base. A tendência é todos eles voltarem a atuar, já que o técnico pretende utilizar todas as substituições possíveis para observar o máximo de jogadores.

##RECOMENDA##

A partida de quarta-feira mostrou o Palmeiras com bom controle de jogo. Porém faltou o gol. Agora, por se tratar de uma partida contra um time teoricamente mais frágil, Luxemburgo e o elenco esperam por marcar o primeiro gol da temporada e confirmar a vitória no último amistoso antes da estreia no Campeonato Paulista. Na próxima quarta-feira o adversário na primeira rodada é o Ituano, fora de casa.

O jogo com a equipe americana marca o aniversário de dois anos de Lucas Lima no Palmeiras. O meia veio do Santos no início de 2018 e começou a atual temporada com boa atuação na quarta. Inclusive, recebeu elogios do treinador. "Nesses dois anos, sei que podia ter rendido mais do que eu posso, mas não faltou esforço e dedicação da minha parte, acredito que esse ano vamos ter mais sucesso, corresponder o que o professor Vanderlei espera de nós", afirmou.

O provável é o Palmeiras iniciar a partida com a mesma formação da última quarta-feira. Nos dias anteriores nos Estados Unidos a equipe fez treinos leves e até ganhou uma folga, com direito a passeio por um dos parques de Orlando. A atividade desta sexta teve a presença do ex-atacante francês Thierry Henry. Agora como treinador, o ídolo do Arsenal estava no mesmo local com a equipe que dirige, o Montreal Impact, do Canadá.

Os dois times treinaram em campos vizinhos. Ao fim dos trabalhos, técnico alviverde Vanderlei Luxemburgo e o francês se encontraram e conversaram. O volante Gabriel Menino até aproveitou para presentear o francês com uma camisa da equipe. Henry está com 42 anos e foi contratado pelo Montreal Impact em novembro. Apesar de ser sediado no Canadá, o clube disputa a MLS, a liga profissional norte-americana.

Neste sábado, o Palmeiras deve ter como escalação inicial a seguinte formação: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Patrick de Paula, Bruno Henrique e Lucas Lima; Raphael Veiga, Dudu e Luiz Adriano.

O Grêmio anunciou na noite desta sexta-feira (17)a contratação do lateral-direito Orejuela, que pertence ao Cruzeiro. O colombiano foi emprestado ao clube gaúcho até o fim deste ano e, assim, tornou-se o terceiro reforço da equipe tricolor para a temporada de 2020.

Curiosamente, um dos outros dois jogadores contratados pelo Grêmio também é lateral-direito, o ex-santista Victor Ferraz. Como o elenco do clube tricolor ainda conta com Leonardo, que está se recuperando de uma grave lesão, o técnico Renato Gaúcho tem agora três jogadores para a posição.

##RECOMENDA##

Além de Ferraz e Orejuela, o Grêmio contratou também o volante Lucas Silva, jogador revelado pelo Cruzeiro e com passagem pelo Real Madrid.

O colombiano, que está com 24 anos, foi adquirido recentemente de maneira definitiva pelo Cruzeiro, após ter jogado pelo clube mineiro em 2019 na condição de emprestado pelo Ajax, da Holanda. Como a equipe celeste foi rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro, os dirigentes aceitaram emprestá-lo para uma equipe da primeira divisão até o fim da temporada.

Revelado pelo Deportivo Cali, Orejuela tem sido convocado com frequência para a seleção de seu país, o que pode ser um problema para Renato Gaúcho - especialmente em caso de convocação para a Copa América, no meio do ano, que vai ser disputada simultaneamente ao Campeonato Brasileiro.

O Grêmio vai estrear na temporada neste domingo, quando disputará a Recopa Gaúcha contra o Pelotas. Porém, o time vai jogar com uma formação repleta de meninos das categorias de base, que será comandado por Thiago Gomes. No Campeonato Gaúcho, a estreia será na próxima quarta-feira, contra o Caxias, em Porto Alegre.

A Ferroviária confirmou na noite desta sexta-feira (17) que Sérgio Soares, de fato, será o técnico da equipe no Campeonato Paulista, que terá início na próxima semana. Ele chega para substituir Marcelo Vilar, demitido inesperadamente na última quinta-feira (16), a dias do início do Estadual.

"É um clube muito organizado e que tem uma estrutura de trabalho muito boa. Temos o Paulistão, no primeiro momento, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro, que é o principal objetivo do clube, conseguindo um acesso para a Série C. Sei da responsabilidade, mas com o apoio da cidade, poderemos fazer um bom campeonato juntos", afirmou o comandante.

##RECOMENDA##

Sérgio Soares da Silva tem 53 anos e é natural de São Paulo. O novo comandante da Ferroviária já trabalhou no Santo André, Barueri, Juventus, Paraná, São Caetano, Ponte Preta, Athletico-PR, Cerezo Osaka-JAP, Avaí, Ceará, Bahia, São Bernardo, Goiás e Londrina. O treinador tem em seu currículo um título de Campeonato Goiano, um Baiano e um Cearense.

No Paulistão, a Ferroviária está no Grupo D ao lado de Bragantino, Corinthians e Mirassol. Apenas os dois primeiros clubes avançarão ao mata-mata. Na fase de grupos, os clubes enfrentam os rivais das outras chaves.

A estreia da equipe de Araraquara acontecerá apenas na próxima quarta-feira, às 16h30, ante o Mirassol na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara.

O Internacional é o primeiro semifinalista da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. O time gaúcho derrotou o Botafogo-SP por 2 a 0 no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, na noite desta sexta-feira (17).

O time gaúcho construiu a vitória no primeiro tempo. Logo aos seis minutos, Praxedes acertou belo chute colocado da entrada da área para abrir o placar. Aos 30, Mazetti cruzou na cabeça de Cesinha, que definiu a vitória.

##RECOMENDA##

Na próxima fase, o Inter espera o vencedor do confronto entre Corinthians e Athletico-PR, que acontece também nesta sexta, no José Lancha Filho, em Franca.

Do outro lado da chave estão outros dois confrontos de quartas de final que serão disputados no sábado. Vasco e Grêmio se enfrentam em Mogi das Cruzes, às 17 horas, e o Oeste encara o São Paulo na Arena Barueri, às 21h30.

Confira os jogos de quartas de final da Copinha:

Sexta-Feira

19h15

Botafogo-SP 0 x 2 Internacional

21h30

Corinthians x Athletico-PR

Sábado

17h00

Vasco x Grêmio

21h30

Oeste x São Paulo

O Fluminense anunciou, nesta sexta-feira (17), a contratação do lateral-esquerdo Egídio, que estava no Cruzeiro. O jogador, de 33 anos, veio em definitivo e terá contrato até dezembro de 2021.

"Eu estou muito feliz de ter vindo para o Fluminense. Esse elenco vai lutar muito e estou muito lisonjeado de fazer parte desse grupo. A minha expectativa é ser campeão. Eu vim para ganhar e vou me doar ao máximo para colocar meu nome na história desse clube tão vitorioso que é o Fluminense", disse o defensor, que fez parte do elenco do time mineiro rebaixado no ano passado.

##RECOMENDA##

Egídio, de 33 anos, iniciou a carreira no Flamengo e ficou conhecido por sua atuação no Campeonato Paranaense de 2007, atuando pelo Paraná Clube. Foi bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2013 e 14.

O anúncio da contratação teve direito a um vídeo, no qual o lateral-esquerdo foi filmado com seu celular recebendo uma ligação improvisada de Justin Bieber ao som de "Piscininha, amor", música feita em uma postagem nas redes sociais ao lado da mulher em uma praia. Ele atende o telefone cumprimentando o cantor canadense, que usou uma camisa dele em um show no Allianz Parque, em 2017. "Coé, Justin. Agora eu sou Fluzão, hein? Duvido você vir fazer um show no Maraca e usar a 6 de novo do Gidão (risos). Quero ver, hein?"

Egídio é o oitavo reforço do Fluminense na temporada, mas só o quinto anunciado oficialmente. Antes dele, foram oficializados: o volante Hudson e os atacantes Caio Paulista, Felippe Cardoso e Fernando Pacheco. Faltam ainda o volante Henrique, o meia Yago Felipe e o atacante Michel Araújo. O técnico Odair Hellmann também foi contratado esse ano.

O lateral-esquerdo ainda não está regularizado e por isso não poderá estrear domingo, diante da Cabofriense, às 19h, em Bacaxá, pela primeira rodada da Taça Guanabara.

As limitações judiciais que impedem o Sport de registrar jogadores na CBF vai obrigar a equipe a estrear no Campeonato Pernambucano com um time misto e alguns atletas da base. Sem revelar os titulares, o treinador Guto Ferreira falou nesta sexta (17) com naturalidade e tentou minimizar a fato.

“Tem situações que não adianta você ficar criando monstros. Você tem que agir com a razão e se preparar para todo e qualquer problema. Estamos aqui para buscar soluções”, afirmou.

##RECOMENDA##

Sobre a postura adotada o treinador revela: "Eu prefiro ficar inspirando os atletas, para aqueles que possam estar dentro do campo ter o melhor rendimento possível e de repente, surpreender. Garanto que a gente pode surpreender”.

O técnico negou usar o estadual como ‘laboratório’, mas reconheceu que essa será uma ‘grande oportunidade’ para a base. Ao comentar sobre o clássico na primeira rodada, Guto fez uma ressalva.

"O campeonato está aí para gente jogar. Só acho que tira um pouco da qualidade que poderia ter na hora que as duas equipes estivessem com uma rodagem boa. Seria um jogo de nível mais alto”, pontuou.

Náutico e Sport se enfrentam neste domingo (19) no estádio dos Aflitos.  Os reforços e os remanescentes que renovaram não foram registrados e a base deverá marcar presença nos 11 iniciais. A partida começa às 16h.

Em preparação para o clássico dos clássicos, o treinador do Náutico, Gilmar Dal Pozzo, concedeu coletiva nesta sexta-feira (17). O assunto, claro, foi o clássico com o Sport no próximo domingo (19).

O treinador reconheceu a qualidade do adversário. "Sport está na Série A, tem um grande plantel, um técnico que é muito competente e que sabe montar uma equipe. Vai ser um duelo muito igual", pontuou.

##RECOMENDA##

Apesar disso, Dal Pozzo foi questionado sobre um possível favoritismo do Náutico no duelo. Os motivos seriam o tempo de preparação maior do Timbu e a impossibilidade do Leão de registrar jogadores, o que deve obrigar o clube rubro-negro a utilizar atletas da base.

"Se tem alguns jogadores que não vão ser inscritos no Sport, os das categorias de base, se estão no plantel, têm qualidade", disse. "Quando recebi a tabela e vi que o adversário já era o Sport dá um friozinho na barriga porque é um clássico. É bom para a cidade", completou.

Sem se alongar muito sobre o rival, Gilmar Dal Pozzo defendeu o planejamento do clube. "O Náutico fez aquilo que tinha que fazer. Iniciou a temporada e setembro, teve tempo para trabalhar, trouxe jogadores de qualidade, deu uma olhada especial para base. Trabalhamos bem, agora é colocar em prática", declarou.

A bola rola entre as equipes nos Aflitos, a partir das 16h.

O atacante Deyverson, do Palmeiras, se despediu do clube nesta sexta-feira. Em publicação no Instagram, o jogador escreveu um texto de agradecimento à equipe e disse se tratar de um "até breve". O novo clube dele será o Getafe, da Espanha, com quem vai assinar por empréstimo. O acordo prevê também uma cláusula de compra caso o reforço atinja metas de gols e de atuações.

"Hoje digo um até breve para este gigante chamado Palmeiras. Aqui tive o privilégio de fazer parte de momentos importantes, e poder ter ajudado meus companheiros na conquista do Brasileirão 2018, aqui fiz amigos e vivi intensamente este clube", afirmou. Deyverson chegou à equipe em julho de 2017, contratado por cerca de R$ 18,5 milhões. O valor foi bancado pela Crefisa.

##RECOMENDA##

O atacante defendeu o Palmeiras em 104 jogos, com 25 gols marcados. Como já estava com negociação em andamento com o time espanhol, ele sequer viajou com o restante do elenco para a disputa da Florida Cup, nos Estados Unidos. Também devem deixar o clube em breve o volante Matheus Fernandes, que deve reforçar o Barcelona, e o meia Gustavo Scarpa, procurado pelo Almería.

Deyverson já atuou na Espanha durante dois anos, quando passou por Levante e Alavés, e no texto de despedida encaminhado à torcida do Palmeiras, também relembrou alguns momentos difíceis vividos no clube. "Peço desculpas se em algum momento não entregamos ao torcedor, os títulos ou resultados que vocês esperavam, mas podem ter certeza que dentro de mim sempre teve gana de vencer e dar essa alegria para vocês", disse.

Ronaldo Alves está apto para voltar a vestir a camisa do timbu, e tudo pode acontecer justamente contra o Sport, equipe em que ele também atuou. O jogador falou nesta quinta-feira (16) sobre a primeira rodada do Pernambucano e ainda deixou mistério no ar ao dizer que tinhas coisas a contar sobre sua saída do Sport.

“Eu poderia falar tantas coisas, mas vou me resguardar. Quem sabe um dia eu conte sobre isso... Eu passei algum tempo sem conseguir jogar em alto rendimento e agora chego em um lugar que eu vejo que as pessoas me querem...”, disse Ronaldo.

##RECOMENDA##

Deixando o rival de lado, o zagueiro contou os motivos que o fizeram retornar ao Náutico: "Eu sou um atleta muito realizado em tudo que conquistei até então. O que me trouxe de volta foi o carinho, o respeito, a gratidão ao clube que tanto fez por mim", pontuou.

Já sobre o clássico, o jogador elogiou a equipe do Sport, mas afirmou que o foco está nos três pontos. "São duas grandes equipes que vão medir suas forças. Dois times com excelentes jogadores. Claro que ninguém quer perder um clássico logo no início. Vai ser um jogo duro, difícil e estamos nos preparando para domingo (19) sair com a vitória", afirmou.

Náutico e Sport se enfrentam no próximo domingo (19), nos Aflitos. O Sport, impedido de registrar jogadores deve ir com uma equipe alternativa, enquanto o Náutico tem quase todo seu elenco regularizado. A partida começa às 16h.

Apesar de todo esforço feito pela diretoria nos últimos dias, Luis Fabiano não vai defender a Inter de Limeira no Campeonato Paulista. O atacante de 39 anos recusou a proposta do clube alvinegro.

O interesse surgiu em novembro de 2019. A diretoria da Inter de Limeira apostava no bom relacionamento de Luis Fabiano com o técnico e ex-jogador Elano para contar com o futebol do artilheiro.

##RECOMENDA##

No entanto, Luis Fabiano recuou e decidiu rejeitar a proposta feita pela Inter de Limeira, que chegou a sondar Ricardo Oliveira e agora busca outro camisa 9 para a disputa do Paulistão.

Já Luis Fabiano está com seu futuro indefinido. Por conta de problemas no joelho direito - realizou duas cirurgias no local -, o ex-atacante de São Paulo, Ponte Preta, Sevilla e seleção brasileira não atua desde novembro de 2017.

No ano passado, o atacante usou a estrutura da Ponte Preta para se recuperar na expectativa de assinar contrato e encerrar a carreira no clube onde foi revelado. As dores no joelho, porém, não deixaram que Luis Fabiano pudesse realizar seu desejo.

Um dos reforços do Fluminense para a temporada 2020, Hudson foi apresentado nesta sexta-feira, tendo recebido a camisa de número 25 das mãos do presidente Mario Bittencourt. No CT Carlos Castilho, garantiu que não titubeou quando recebeu a proposta para trocar o São Paulo pelo clube carioca.

"É uma oportunidade em um grande clube. Participar de um projeto com pessoas sérias. E também poder ajudar o Fluminense. Quando teve o contato, eu não tive dúvidas", afirmou o volante, que foi contratado por empréstimo até o final deste ano.

##RECOMENDA##

No Fluminense, Hudson, de 31 anos, vai reencontrar o também volante Henrique, com quem atuou no Cruzeiro em 2017, tendo conquistado o título da Copa do Brasil. E celebrou a oportunidade de jogar novamente ao lado do amigo.

"Costumo chamar o Henrique de tio. Ele não é tão velho, mas a gente brinca assim. Fomos muito felizes no Cruzeiro, em 2017. É um cara que agrega, não só dentro de campo", comentou sobre Henrique, de 34 anos.

Em busca de espaço no seu novo clube, Hudson assegurou que possui um estilo que se encaixa ao estilo dos meio-campistas modernos, com forte marcação, mas também qualidade na saída de jogo.

"Tenho um desarme e marcação como primeira característica, mas também chego no ataque. O volante moderno tem que ser assim: fazer muito bem as duas funções, tanto ofensivas, quanto defensivas", disse.

Provavelmente com Hudson como titular, o Fluminense entrará em campo neste domingo, às 19 horas, para enfrentar a Cabofriense, em Bacaxá, pela primeira rodada da Taça Guanabara.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando