Esportes

| Futebol

Sob forte calor na cidade de Novo Horizonte (SP), o Palmeiras estreou no Campeonato Paulista com vitória por 2 a 0 sobre o Novorizontino na tarde deste domingo (23), no estádio Jorge Ismael de Biasi, pela quinta rodada. O jogo foi antecipado devido ao calendário do time alviverde, que viajará nos próximos dias para disputar o Mundial de Clubes.

Esta foi a primeira vez que Palmeiras e Novorizontino se enfrentaram na fase de grupos. O time do interior subiu à elite do Estado em 2016 e desde então caiu no mesmo grupo do rival deste domingo, com exceção da atual temporada. Os confrontos no Paulistão foram todos nas quartas de final. Contando com esta partida, foram sete partidas, com seis triunfos da equipe alviverde e um empate.

##RECOMENDA##

Com a vitória, o Palmeiras larga na frente por vaga nas quartas de final no Grupo C, que conta ainda com Botafogo, Ituano e Mirassol. O Novorizontino está no Grupo B, ao lado de Ferroviária, São Bernardo e São Paulo.

Diferente do que vinha ensaiando na pré-temporada, Abel Ferreira não escalou o Palmeiras com três zagueiros. Murilo, um dos reforços para a temporada, ficou como opção no banco de reservas. No entanto, em vários momentos do jogo, o treinador recuou Piquerez e colocou Gustavo Scarpa atuando como uma espécie de ala, bem semelhante à tática usada na final da Copa Libertadores contra o Flamengo.

A escalação, inclusive, foi a mesma, até porque Marcos Rocha não foi relacionado, pois vinha fazendo um cronograma físico individual. Mayke foi novamente a aposta pela direita e deu conta do recado. O Palmeiras não sofreu nos primeiros 45 minutos e conseguiu sair na frente com um gol já nos acréscimos.

Zé Rafael recebeu na entrada da área e acertou um bonito chute para fazer 1 a 0. O gol foi um prêmio para o time que mais buscou o ataque. O Novorizontino tentava apostar no contragolpe, sem sucesso. Fora o gol, o Palmeiras ameaçou com Dudu. O camisa 7 teve algumas chances de marcar, porém faltou acertar o alvo.

No segundo tempo foi diferente. Logo na primeira oportunidade, aos 35 segundos, Dudu recebeu na entrada da área e bateu bonito para fazer 2 a 0. Em vantagem, o Palmeiras começou a se resguardar. O técnico, então, começou a rodar o elenco e colocou em campo o estreante Atuesta, um dos destaques na pré-temporada.

[@#video#@]

Mais tarde, também entraram Murilo e Rafael Navarro. O jogo continuou morno e foi ganhar em emoção nos acréscimos, quando o goleiro Giovanni pegou a bola fora da área e foi expulso após Luiz Flávio de Oliveira consultar o VAR. Léo Baiano foi para o gol, mas a cobrança de falta de Atuesta foi rente à trave.

O Palmeiras volta a campo na quarta-feira, às 21h35, no Allianz Parque, em São Paulo (SP). No mesmo dia, às 19h, o Novorizontino visita o Ituano, no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP).

FICHA TÉCNICA:

NOVORIZONTINO 0 x 2 PALMEIRAS

NOVORIZONTINO - Giovanni; Lucas Ramon (Lucas Mendes), Wálber, Bruno Aguiar e Reverson; Léo Baiano, João Pedro (Lepu), Danielzinho e Marcinho (Léo Tocantins); Cléo Silva (Welinton) e Michel Douglas (Douglas Baggio). Técnico: Léo Condé.

PALMEIRAS - Weverton; Mayke, Luan (Murilo), Gustavo Gómez e Piqueres; Danilo, Zé Rafael (Atuesta), Dudu (Gabriel Veron), Raphael Veiga (Rafael Navarro) e Gustavo Scarpa (Wesley); Rony. Técnico: Abel Ferreira.

GOLS - Zé Rafael, aos 47 minutos do primeiro tempo. Dudu, ao 1 minuto do segundo tempo.

CARTÃO AMARELO - Zé Rafael (Palmeiras).

CARTÃO VERMELHO - Giovanni (Novorizontino).

ÁRBITRO - Luiz Flávio de Oliveira (SP).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP).

O Chelsea quebrou a sequência negativa de quatro jogos sem vencer no Campeonato Inglês ao derrotar o Tottenham pelo placar de 2 a 0, na tarde deste domingo, no estádio Stamford Bridge, pela 23ª rodada. Um dos gols foi marcado pelo zagueiro brasileiro Thiago Silva.

Com a vitória, o Chelsea chegou aos 47 pontos, na terceira posição do Campeonato Inglês, e diminuiu para dez a diferença para o líder Manchester City. Entre eles está o Liverpool, com 48. O Tottenham, por outro lado, perdeu a oportunidade de entrar na zona de classificação para a Liga Europa ao ficar em sétimo, com 36.

##RECOMENDA##

Após admitir que a equipe está desgastada com a maratona de jogos, o técnico Thomas Tuchel tem optado por rodar o seu elenco, talvez até pensando na viagem que terá que fazer para disputar o Mundial de Clubes. Destaque para Lukaku, que foi mais uma vez escalado entre os titulares.

O primeiro tempo foi de poucas emoções. O Chelsea chegou a ter 73% de posse de bola e finalizou sete vezes ao gol de Lloris, mas a pouca criatividade jogou contra o atual campeão da Liga dos Campeões, que foi para o intervalo com o marcador zerado.

O Tottenham, por outro lado, chegou a marcar com Harry Kane, mas a arbitragem assinalou falta em Thiago Silva e anulou o lance. No segundo tempo, o rival não mostrou o mesmo ímpeto e facilitou a vida do Chelsea, que abriu o placar logo no primeiro minuto. Ziyech recebeu de Hudson-Odoi, ajeitou com categoria e mandou no ângulo de Lloris.

Após o gol, o Chelsea continuou pressionando e não demorou para fazer o segundo. Mason Mount cobrou falta e Thiago Silva completou de cabeça para fazer 2 a 0. Em vantagem, o time mandante recuou e não teve dificuldade para confirmar a vitória e dar um ponto final na série negativa no Campeonato Inglês.

Depois de encerrar o jejum, o Chelsea inicia a preparação para o Mundial de Clubes da Fifa. O time inglês entrará em campo apenas no dia 9 de fevereiro.

A partida de estreia do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano 2022, contra o Afogados da Ingazeira, aconteceria neste domingo (23), mas foi adiada por problemas apontados pela Polícia Militar no Arruda. Justamente no horário em que a torcida estaria no estádio, clube publicou uma entrevista com o presidente. Joaquim Bezerra reclama de “rigor excessivo” nas exigências da PM e não descartou ir à Justiça para poder jogar em casa.  

Confira abaixo, na íntegra, a entrevista do presidente do Santa Cruz:

##RECOMENDA##

Assessoria: Presidente Joaquim Bezerra, como está hoje a situação dos laudos técnicos?

JOAQUIM BEZERRA: Nós temos o laudo dos Bombeiros, aprovado com restrição. O que significa que algumas adequações precisam ser feitas para que o Corpo de Bombeiros aprove em sua plenitude. Com isso, eles reduziram a capacidade de público de 60 mil para 40 mil pessoas.

Essas adequações são escadas para rotas de fuga, que precisam de um tempo para serem construídas, até porque todos sabemos que o Estádio do Arruda vai completar 50 anos de edificado, e as regras que atendiam às exigências dos Bombeiros há 50 anos não são as mesmas de hoje. Então os bombeiros, muito conscienciosamente, nos deram esse prazo para que possamos fazer as adequações.

Esse laudo foi protocolado na Polícia Militar e quando da vistoria da Polícia, que é muito mais voltada para a segurança do público no dia do jogo, algumas coisas foram levantadas, como posição de catracas. Tudo isso a gente colocou dentro do padrão que foi solicitado.

Obviamente, a gente precisa fazer sim algumas melhorias no estádio, que passou dois anos parado e estamos há três meses fazendo essas melhorias. Todo mundo sabe que isso demanda investimento, demanda dinheiro, e o Santa Cruz não tem dinheiro para investir em tudo isso que é necessário. A gente está fazendo as coisas dentro das prioridades que estão sendo estabelecidas.

Asscom: o senhor acha que houve um exagero na vistoria e nas medidas impostas em tão pouco tempo para solucionar?

JB: Eu acho que houve, na verdade, um rigor muito grande. No tocante à quantidade de público que o estádio iria receber, apenas 3 mil torcedores, em qualquer local do Arruda você consegue acolher 3 mil torcedores com segurança, seja na arquibancada do escudo, seja na social, atrás da barras, nas próprias cadeiras… Então, acho que existiu um excesso de rigor. Vamos buscar um entendimento com a Polícia Militar, para que isso seja feito de uma forma tranquila e pacífica na próxima semana.

Asscom: por que o adiamento foi o melhor caminho para o Santa Cruz?

JB: Temos dois motivos básicos. Fazer o jogo sem público não iria contemplar os torcedores, os patrocinadores e o fornecedor de material esportivo, a Volt. Nós precisamos do jogo com público no Arruda para que a loja da Cobra Coral venda no pré-jogo, venda no pós-jogo. Precisamos de uma arrecadação maior, porque a renda do jogo é toda revertida para o pagamento de jogadores e funcionários, e demais despesas de funcionamento do clube. Então, fazer jogo sem público nós já passamos dois anos. E o sofrimento está muito grande. O Santa Cruz não aguenta mais fazer jogo sem público.

Levar o jogo para a Arena, com 3 mil torcedores, não existe condição de se obter resultado, porque os custos são elevadíssimos. Além disso, você não estaria contemplando o fornecedor de materiais e produtos do Santa Cruz, e muito menos os patrocinadores do clube.

Nós precisamos preservar o nosso direito de fazer o jogo na nossa casa. O Arruda é a casa dos nossos torcedores, a casa do Santa Cruz. Com a postergação desse jogo para fevereiro, esperamos que as medidas sanitárias que estão restringindo público já tenham se flexibilizado e aumentado a capacidade de pessoas no estádio. Com isso, nós teremos um faturamento maior, seja do ponto de vista da Loja Cobra Coral, e principalmente das bilheterias.

Não existe prejuízo financeiro algum no adiamento desse jogo. O que existe é uma quebra de expectativa do torcedor, que está há muito tempo sem ver o seu time jogar. Mas tudo isso foi combinado, discutido e aprovado pela diretoria de futebol, pela comissão técnica e pelas demais diretorias do clube. Então, nós entendemos que, para uma preservação do Santa Cruz, da sua marca e da sua imagem, e dos seus recursos, sejam patrimoniais e financeiros, o adiamento do jogo não foi prejudicial ao Santa Cruz.

Assessoria: qual o caminho que o clube deve tomar?

JOAQUIM BEZERRA: Na próxima semana, nós teremos reunião com a Polícia Militar e com qualquer outro órgão que seja necessário para a liberação do estádio. Nós precisamos, numa conversa franca e aberta, pedindo auxílio da própria Polícia Militar, para que nos indique quais são as prioridades, para que a gente possa de imediato ter o estádio reaberto para o público.

Porque se a gente não conseguir chegar num consenso sobre isso, a única forma que a gente vai ter que recorrer para resguardar os direitos do Santa Cruz é ajuizar uma ação. E acho que esse caminho de ajuizar uma ação não é bom para ninguém. Não é bom para a Polícia, para os demais órgãos do Governo, e nem mesmo para o Santa Cruz. Mas nós não vamos abrir mão do nosso direito de jogar na nossa casa, com o nosso público.

Com informações do site oficial do Santa Cruz

O atleta do século 20, o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, teria sido diagnosticado com câncer generalizado, segundo a ESPN. Enfrentando a doença desde 2021, quando descobriu um tumor no cólon, Pelé tem feito algumas idas ao hospital para realizar quimioterapia e exames. Na última delas, outros tumores teriam sido encontrados, dessa vez no intestino, no fígado e um, na fase inicial, no pulmão. No entanto, a filha do ex-atleta, Kelly Nascimento, negou a informação através de suas redes sociais. 

De acordo com a emissora, na última internação do Rei do Futebol no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ele foi submetido a um estadiamento. O procedimento serviu para confirmar a localização exata e determinar a extensão do câncer no corpo, verificando se a doença se espalhou mais ou não. Ele recebeu alta na última sexta (21), após dois dias internado. 

##RECOMENDA##

Na ocasião, o hospital chegou a emitir uma nota falando sobre o estado de saúde de Pelé, garantindo que ele está em “condições clínicas estáveis". Em setembro de 2021, o Rei ficou internado por um mês por conta de uma cirurgia para a remoção de um tumor no cólon direito. Já no último sábado (22), a filha de Pelé usou as rades sociais para negar a informação: "Não mudou nada. Não tem nada de novo pra falar. Meu pai vai para o hospital todo mês, então, vira e mexe vai sair essas coisas. Ele tá em casa, tá bem, (se) recuperando".

Depois de dar enorme trabalho na Copa do Rei, o Elche ficou muito perto de ganhar pela primeira vez em sua história no Santiago Bernabéu, neste domingo. Mas viu o zagueiro Éder Militão estragar o que seria um resultado histórico. Após estar perdendo por 2 a 0, o Real Madrid reagiu e buscou o empate, por 2 a 2, com o brasileiro salvando o líder do Campeonato Espanhol do vexame já nos acréscimos.

Com o resultado, o Elche continua sem vencer o Real Madrid fora de casa. O time visitante ficou perto de quebrar o tabu histórico, mas sofreu um apagão nos minutos finais que permitiu o empate. O time merengue, por outro lado, chegou aos 50 pontos, mas viu a diferença para o vice-líder Sevilla cair para quatro pontos. Betis, com 40, e Atlético de Madrid, com 36, completam o G-4.

##RECOMENDA##

Embalado com a vitória diante do próprio Elche na Copa do Rei, por 2 a 1, com virada na prorrogação, o Real Madrid, com o apoio dos seus torcedores que compareceram em peso no Santiago Bernabéu, foi para cima do adversário e viu Benzema desperdiçar uma cobrança de pênalti aos 27 minutos. Badia fez grande defesa.

O goleiro do Elche foi o principal responsável por deixar o placar zerado em quase todo o primeiro tempo. Com segurança no sistema defensivo, o time visitante resolveu arriscar no ataque e abriu o placar aos 42 minutos. Em bela jogada de contra-ataque, Fidel recebeu na esquerda e cruzou na medida para Boyé, de cabeça, abrir o marcador.

O Real foi para o intervalo em desvantagem e retornou para o segundo tempo ainda mais ofensivo. Logo aos cinco minutos, Hazard foi derrubado por Diego González dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. No entanto, o VAR foi acionado e o lance anulado.

O jogo se tornou ataque contra defesa, mas em mais uma jogada de contra-ataque o Elche fez o que todos não esperavam, o gol. Aos 30 minutos, Boyé deu belo passe para Milla vencer Courtois e fazer 2 a 0. Neste momento, a partida estava nas mãos da equipe visitante.

Mas o Elche esqueceu de combinar com o Real Madrid. Com 2 a 0 contra, a equipe merengue se jogou ao ataque e foi criando uma oportunidade atrás da outra. Casemiro jogou na trave. Já Modric, após um pênalti marcado por toque de mão de Milla, converteu e recolocou o Real no jogo.

E foi no talento de Vinícius Júnior que o empate veio. O atacante fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Éder Militão cabecear para o fundo das redes, decretando o empate no Santiago Bernabéu.

Ainda neste domingo, o Osasuna visitou o Granada e venceu por 2 a 0, com gols de David Garcia e Kike Garcia. Com isso, subiu para a 11ª colocação, com 28 pontos, contra 24 de seu rival.

O São Paulo pode receber dura punição da Federação Paulista de Futebol (FPF) por causa dos atos de vandalismo de seus torcedores durante a semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior, diante do Palmeiras, sábado à noite, na Arena Barueri. O árbitro do jogo revelou quatro paralisações na partida, com invasão de campo duas vezes e diversos objetos atirados no gramado, o mais grave deles, uma faca, já nos acréscimos.

Matheus Delgado Candançan revelou que as confusões começaram ainda no fim do primeiro tempo, com o arremesso de uma garrafa plástica, terminando com a faca atirada que poderia ferir até mesmo atletas do próprio São Paulo. O jogo foi disputado com torcida única para evitar confusões e, mesmo assim, ficou parado por oito minutos.

##RECOMENDA##

"Aos 45 + 2 do primeiro tempo, paralisei a partida devido ao arremesso de uma garrafa plástica dentro do campo de jogo oriundo da torcida do São Paulo F.C. Aos 11 minutos do segundo tempo paralisei novamente a partida, devido ao arremesso de copos plásticos próximo ao assistente de número 2 Sr. José Lucas Candido de Souza, também vindo da torcida do São Paulo FC", começou a escrever a súmula Matheus Candançan.

A partir daí, os problemas se intensificaram com invasões ao gramado. "Aos 27 minutos do segundo tempo houve invasão no campo de jogo de um torcedor da equipe do São Paulo F.C, sendo prontamente retirado pelo policiamento. Este torcedor foi identificado pelo Delegado do Jecrim Dr. Cesár Saad como o Sr. Williams Cristiano da Silva RG 44.183.038", seguiu.

"Aos 45 +5 minutos do segundo tempo paralisei a partida devido a invasão de torcedores da equipe do São Paulo F.C, sendo identificados pelo JECRIM os seguintes torcedores: Sr. Gabriel Bazarello Caires de Jesus RG 52.277.200-6, que chegou a atingir com uma peitada e um empurrão o atleta de n. 04 da equipe do S. E. Palmeiras sr. Lucas de Freitas Molarinho Chagas; o sr. Fábio Cristiano da Silva RG: 44.183.013-4; e mais um torcedor, que não pôde ser identificado. Os mesmos foram contidos pelos atletas do São Paulo FC e pelo policiamento", explicou o árbitro.

Matheus Candançan foi além. "Neste momento da invasão foram arremessados vários objetos dentro do campo de jogo, dentre eles: pedaços de assentos, chinelos, copos plásticos, e também uma faca, a qual foi entregue para equipe de arbitragem e encaminhada para o JECRIM do estádio. Após tal fato, solicitamos ao policiamento, tendo como responsável o Sr. Cap PM Alexandre Rodrigues Abbara RE 940004-4, a garantia para a continuidade da partida, na qual o mesmo garantiu a segurança de todos os atletas e torcedores do estádio. Informo que toda esta paralisação deu um total de 08 (oito) minutos até o reinício da partida."

BANIMENTO DOS ESTÁDIOS - A Federação Paulista de Futebol pediu medidas rígidas contra os invasores e sugere até que sejam banidos dos estádios após o lamentável episódio na Arena Barueri que terminou com a classificação do Palmeiras para a final após vitória por 1 a 0.

"A Federação Paulista de Futebol repudia veementemente as lamentáveis cenas de invasão de certos indivíduos, arremesso de objetos e o flagrante de uma faca no campo da semifinal da Copa São Paulo, entre São Paulo e Palmeiras, em Barueri, neste sábado. A FPF cobrará das autoridades que os criminosos travestidos de torcedores que praticaram tais atos sejam punidos com o maior rigor da lei e permaneçam afastados dos estádios", afirmou a entidade.

Se em 2021 o Palmeiras usou apenas reservas e jovens oriundos da base em boa parte do Campeonato Paulista porque estava envolvido em outras competições, neste ano, ao menos nos primeiros confrontos, o time jogará com força máxima, como estratégia para deixar os atletas com ritmo de jogo antes da disputa do Mundial de Clubes. O primeiro desafio no Estadual é o Novorizontino, neste domingo, às 16h, em Novo Horizonte. A partida inaugura a competição de 2022.

O atual campeão da Copa Libertadores embarca para Abu Dabi no dia 2 de fevereiro e estreia no torneio da Fifa no dia 8. Antes disso, tem quatro compromissos pelo Paulistão. Depois de enfrentar o Novorizontino fora de casa, pega Ponte Preta, São Bernardo e Água Santa.

##RECOMENDA##

Quase todo o elenco teve todo o mês de dezembro de descanso antes de se reapresentar, o que ocorreu no dia 5 de janeiro. Portanto, o grupo teve pouco mais de duas semanas dedicadas a treinos e pôde fazer uma pré-temporada, algo que não fez ano passado em razão do calendário embolado graças às consequências da pandemia.

Na preparação, os atletas fizeram duas atividades por dia e disputaram quatro jogos-treino. No último deles, o elenco se dividiu em duas equipes - verde e branco - que se enfrentaram. Parte da pré-temporada foi desfalcada porque o time registrou 11 jogadores com covid-19. Todos passaram o período de isolamento sem sintomas.

Houve mudanças importantes no elenco. Saíram atletas veteranos, como Jailson, Felipe Melo e Willian, e chegaram cinco contratações, mas não o camisa 9 que Abel Ferreira tanto deseja. O português recebeu como reforços o goleiro Marcelo Lomba, o zagueiro Murilo, os meio-campistas Jailson e Atuesta e o atacante Rafael Navarro. Todos estão reintegrados ao grupo e foram inscritos no Paulistão. Dos cinco, Murilo, Atuesta e Navarro são os que têm boas chances de aparecer entre os titulares - no primeiro jogo ou posteriormente.

Segundo maior campeão estadual, o Palmeiras busca sua 24ª taça. A última foi conquistada em 2020. No ano passado, ficou perto de erguer o troféu depois de perder para o São Paulo na decisão. O Novorizontino é o atual campeão do Troféu do Interior e um dos times mais estruturados fora da capital. Curiosamente, a equipe irá enfrentar o Palmeiras pela primeira vez na fase de grupos. Nos últimos seis anos, isso não aconteceu porque os dois caíram na mesma chave.

O Novorizontino sai na frente de boa parte dos seus adversários por ter conseguido manter a base do ano passado, quando conquistou o acesso inédito à Série B do Campeonato Brasileiro. Seis reforços chegaram: os zagueiros Walber e Isaque, o lateral-direito Lucas Ramon, o meia Marcinho e os atacantes Bruno Silva e Chrigor.

O comando técnico também não foi mexido. Apesar de ter recebido sondagens de alguns clubes, Léo Condé decidiu dar continuidade no trabalho realizado no Novorizontino.

Durante a pré-temporada, o Novorizontino realizou apenas dois jogos-treino e conseguiu duas vitórias por 2 a 1, sobre Ferroviária e Votuporanguense.

O Novorizontino tem ganhado força até mesmo no cenário nacional. Em 2021, fez boa campanha na Série C e neste ano vai disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. O técnico Leo Condé tem tranquilidade para colocar suas ideias em prática e completa neste mês um ano à frente do "Tigre", como é conhecido o clube da pequena Novo Horizonte, cidade do noroeste paulista com 40 mil habitantes.

"Estamos com aquela ansiedade boa. É um jogo grande, muito visado, que é contra o Palmeiras. Temos que estar concentrados e dar o nosso máximo", afirmou o atacante Douglas Baggio.

Num confronto de dois tempos distintos, bastou a boa etapa inicial e o golaço de Marcinho para garantir a vitória do CRB sobre o Sport na estreia da Copa do Nordeste. O Leão buscou até o fim o gol de empate, mas acabou saindo do Rei Pelé derrotado por 1 x 0.

CRB melhor

##RECOMENDA##

Os primeiros 20 minutos do duelo foram de muita marcação e confronto no meio campo, mas sem chances de gols criadas pela equipe. O único chute na meta foi de Ray Vanegas do Sport, de fora da área, que saiu fraco, sem perigo. O CRB chegou pela primeira vez aos 30, mas Diego Torres não conseguiu finalizar bem o cruzamento de Reinaldo.

Com o andar do jogo os times até tentavam mais, buscando principalmente explorar o erro do adversário. E sem muita criatividade de ambos os lados, foi a bomba de Marcinho, de muito longe, aos 39 do primeiro tempo, que virou o único gol da partida. O CRB foi para o intervalo vencendo. Assista ao gol:

[@#video#@]

Sport tentou

Se o Sport não criou nada no primeiro tempo, logo nos primeiros minutos da segunda etapa, Mikael tentou aproveitar um cruzamento, mas finalizou em cima do goleiro. A resposta do CRB veio em chute de Diego Torres aos 7 que Mailson defendeu. Atrás do placar o Leão buscava mais o ataque, mas em contrapartida passou a deixar mais espaços na defesa.

Mas com mais posse de bola e com algum volume de jogo, o Sport se resumia a jogadas pelos lados e cruzamentos em busca de Mikael, mas tinha pouca efetividade assim. O CRB foi burocrático no segundo tempo, se defendeu e atacou pouco, mas o suficiente para garantir 3 pontos na estreia da Copa do Nordeste. 

Ficha de jogo

Competição: Copa do Nordeste

Local: Estádio Rei Pelé - AL

CRB: Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Gilvan e Romão; Claudinei (Raul Prata), Yago (Jean Patrick), Maicon (Marthã) e Diego Torres; Marcinho e Nicolas Careca (Alan James). Téc: Allan Aal

Sport: Mailson; Diego (Jaderson), Rafael Thyere, Renzo e Luciano Juba; Pedro, Alê Santos e Denner (Adryan); Ray Vanegas (Paulinho), Everton Felipe (Alan) e Mikael. Téc: Gustavo Florentín

Gol: Marcinho (CRB)

Arbitragem: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)

Cartão amarelo: Yago (CRB), Everton Felipe (SPO)

Quando o jovem atacante Júlio marcou o terceiro gol da vitória do Náutico diante do Íbis e caiu no choro, muitos achavam que era apenas um garoto emocionado por balançar as redes pela primeira vez como profissional. Mas a tarde deste sábado, nos Aflitos, era mais do que especial para o atleta alvirrubro.

Após o jogo, em entrevista à Rede Globo, Júlio se emocionou ao lembrar das dificuldades que sua família passou, especialmente a mãe, já falecida. "Esse gol eu dedico a minha mãe, que hoje tá no céu e fazia tudo por mim. Eu lembro que no carnaval de 2019, eu vi minha mãe catando latinha. Só eu sei o que eu passei no dia a dia, o meu trabalho no Náutico, pra chegar aqui nos Aflitos e fazer meu primeiro gol. Fico muito emocionado, pelas minhas filhas também", disse, às lágrimas.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

A estreia do Campeonato Pernambucano, neste sábado (22), colocou frente a frente o atual campeão e o Íbis, que voltava à elite do estadual após 21 anos. Nos Aflitos, apesar da expectativa de ver o ‘pior time do mundo’ de volta à primeira divisão, deu a lógica. Vitória alvirrubra no início da competição.

O JOGO

##RECOMENDA##

Aos 12 minutos, Juninho Carpina começou a se destacar. O atacante alvirrubro recebeu na entrada da área e soltou a bomba para abrir o placar. Aos 15, o mesmo Carpina acertou outro chutaço da meia lua, desta vez rasteiro, no canto direito do goleiro Lucas Peixe.

Com 2 x 0 no placar, o Náutico tirou o pé do acelerador. E começou a segunda etapa do mesmo jeito. Aos 26, o Íbis se empolgou um pouquinho e Will acabou acertando a trave de Lucas Perri.

Mas o abismo entre as duas equipes era muito grande e, mesmo andando em campo, o Timbu aumentou. O jovem Júlio recebeu na área, se livrou do zagueiro e fechou o placar nos Aflitos: 3 x 0.

FICHA TÉCNICA

Competição: Campeonato Pernambucano

Local: Aflitos

Náutico: Lucas Perri; Hereda, Camutanga, João Paulo e Júnior Tavares; Djavan, Rhaldney, Vargas e Ewandro;  Juninho Carpina e Álvaro. Técnico: Hélio dos Anjos

Íbis: Lucas Peixe; Thyego, Oseas, Will e Vitor Leão; Celestino, Roberto, Felipe Almeida e Rosivaldo; Matheusinho e Kelven. Técnico: Carlos Alberto

Gols: Juninho Carpina 2x e Júlio (NÁU)

Arbitragem: Deborah Cecília

Assistentes: Karla Renata Cavalcanti e Daniele de Andrade

Cartões amarelos: Vitor Leão (ÍBIS)

Com gol de Dzeko aos 45 minutos do segundo tempo, a Internazionale abriu cinco pontos na liderança do Campeonato Italiano ao derrotar o Venezia pelo placar de 2 a 1, na tarde deste sábado, no estádio Giuseppe Meazza, pela 23ª rodada.

Com a vitória, a Inter de Milão chegou aos 53 pontos, na primeira colocação do Italiano, contra 48 do Milan, que entra em campo neste domingo, diante da Juventus, no San Siro. O Venezia, por outro lado, segue ameaçado de rebaixamento, na 17ª posição, com 18.

##RECOMENDA##

O começo da Inter foi sonolento. O time de Milão foi surpreendido logo aos 19 minutos. Ethan Ampadu cruzou na medida para Thomas Henry e acertou uma bela cabeçada para abrir o marcador. Em vantagem, o time visitante recuou e chamou o adversário para o seu campo de defesa.

A tática estava funcionando até os 40 minutos, quando Barella pegou um rebote dentro da área e escorou para o fundo das redes. O árbitro foi chamado pelo VAR, que revisou o lance e confirmou o gol de empate da Inter.

No segundo tempo, o time da casa anulou o rival e pressionou. Depois de tanto insistir, chegou ao gol da vitória. Aos 45 minutos, Dumfries deu um belo cruzamento para Dzeko, de cabeça, fazer 2 a 1. Antes do apito final, Vidal por muito pouco não fez o terceiro gol dos anfitriões.

Ainda neste sábado, Genoa e Udinese ficaram no empate sem gols no estádio Luigi Ferraris. O tropeço deixou o time mandante na vice-lanterna, com apenas 13 pontos. A Udinese ficou em 14º, com 24.

Minutos antes de estrear no Campeonato Pernambucano, o Náutico anunciou que, na rodada de testes feita na preparação para o jogo deste sábado (23), oito membros da delegação do clube testaram positivo para a Covid-19, entre eles dois atletas. Os nomes não foram divulgados.

Já com a escalação divulgada, o clube confirmou que dois jogadores e seis membros da comissão técnica positivaram para a Covid-19. Nas últimas semanas um surto no Sport também confirmou 8 casos, o que se repete agora no Timbu. 

##RECOMENDA##

--> Presidente do Íbis avisa rivais: 'vão ter que me engolir'

No dia em que o Santa Cruz apresentou as melhorias feitas no Arruda, algumas exigências da Polícia Militar não cumpridas pelo clube acabaram adiando a estreia no Campeonato Pernambucano neste domingo (23).

Mas afinal o que não foi cumprido? Oficialmente o clube não especificou e citou apenas “algumas exigencias”. Porém, de acordo com a publicação do portal NE 45, os problemas apresentados vão desde falta de estrutura para comportar os policiais a infiltrações na sala de controle. 

##RECOMENDA##

Foram cinco pontos destacados pela PM: primeiro, uma infiltração na Central de Comando e Controle do estádio, segundo, a falta do Atestado de Regularidade e do Laudo de Segurança Anual do CBMPE, o terceiro ponto está relacionado a área destinada aos policiais. Em quarto a quantidade de catracas dos portões 02, 03, 07, 10 e 13, e em quinto a ausência de funcionários para orientar o público.

LeiaJá também

--> Arruda deve receber academia e lojas na sede do clube

A Copa São Paulo de Futebol Júnior ainda não chegou ao fim, mas certamente o nome mais comentado da competição é o de Endrick, atacante de apenas 15 anos do Palmeiras. Os golaços e atuações de destaque já despertam inclusive o interesse de clubes do exterior. Segundo a imprensa espanhola, o Real Madrid e o Barcelona já monitoram a situação da joia alviverde.

De acordo com o Marca, um dos principais diários esportivos da Espanha, Endrick está na lista de jovens que o Real Madrid acompanha de perto e pode investir nas próximas janelas. Segundo a publicação, analistas do clube estão observando o desempenho do atacante na Copinha e uma eventual contratação do jogador seria mais um capítulo na histórica disputa com o Barcelona por valiosas promessas.

##RECOMENDA##

"O talento emergente do Brasil se chama Endrick, um atacante de 15 anos que pode estrear no time titular do Palmeiras no Mundial. Até julho não pode assinar nenhum contrato profissional e até os 18 anos não pode vir à Europa jogar. Apesar de todos esses problemas, Real Madrid e Barcelona já estão totalmente envolvidos em mais uma briga pela contratação de um jogador", diz o Marca.

O jornal As, outro diário esportivo de destaque na Espanha, afirmou na quinta-feira que o Barcelona estaria disposto a pagar 45 milhões de euros (R$ 277 milhões na cotação atual) em três parcelas. A equipe catalã estaria se movimentando para não perder mais uma disputa no mercado brasileiro para o maior rival, que nos últimos anos acertou com os atacantes Vinicius Jr. e Rodrygo.

Natural de Brasília, Endrick começou a encantar os torcedores do Palmeiras logo nos primeiros jogos da Copinha e rapidamente foi chamado pelo técnico Abel Ferreira para completar um treino do time principal na pré-temporada. O lance da joia que mais chamou atenção no torneio foi um gol de bicicleta de fora da área, na vitória por 5 a 2 contra o Oeste, nas quartas de final.

Endrick deve ir a campo neste sábado, quando o Palmeiras enfrenta o São Paulo pela semifinal da Copinha, às 19h, em Barueri. O clube alviverde busca seu primeiro título na competição. O vencedor do confronto vai enfrentar na final o Santos, dia 25.

O Cruzeiro anunciou neste sábado pela manhã seu 11° reforço para a temporada. O clube oficializou a contratação do lateral-direito Gabriel Dias, que jogou no Ceará em 2021 e vem para brigar pela posição de titular com Rômulo. O clube mineiro ainda divulgou a chegada de Roberto Braga, novo diretor das categorias de base.

"Gabriel Dias é mais um reforço para a temporada 2022! O lateral-direito chega ao Maior de Minas para fortalecer ainda mais nosso elenco. Seja bem-vindo, Gabriel!", anunciou o Cruzeiro em suas redes sociais.

##RECOMENDA##

Gabriel Dias já trabalhava no novo clube há alguns dias e aguardava apenas a definição burocrática para ser oficializado. Aos 27 anos, ele chega podendo ser um curinga do time, pois também atua no meio-campo. Curiosamente, Rômulo, outra opção para a lateral, também prefere atuar no meio.

O reforço não conseguiu acertar a renovação de contrato com o Ceará após o fim da temporada passada e acabou dispensado em dezembro. Como se enquadra na nova política financeira do Cruzeiro, foi contratado para ajudar o time, sobretudo na Série B, a grande meta do ano.

O Cruzeiro segue se reforçando em todas as frentes e também estará sob nova direção nas categorias de base. A ideia é ter um time de jovens forte para suprir as necessidades do grupo profissional. Para isso, o investimento foi em Roberto Braga.

"O Cruzeiro anuncia Roberto Braga como novo responsável pelas categorias de base. Com passagens por Bahia e Ferroviária, Braga estava no Guangzhou Evergrande da China. O novo gestor é formado em Educação Física, com Mestrado em Ciência da Motricidade, tendo estudado na Universidade do Porto."

Quem não se lembra da famosa frase do então técnico da Seleção Brasileira, Mário Jorge Lobo Zagallo, dita logo após a final da Copa América de 1997, vencida pelo Brasil? “Vocês vão ter que me engolir”.

Foi repetindo a fala histórica, mas com tom bem humorado, que o presidente do Íbis, Ozir Ramos Júnior, deixou um recado para os adversários da equipe. O ano de 2000 foi o último do Íbis na primeira divisão do Campeonato Pernambucano, e no próximo sábado (22), a equipe da cidade do Paulista vai voltar à elite do futebol estadual, em duelo contra o Náutico, nos Aflitos, 22 anos depois.

##RECOMENDA##

De olho na preparação do time que foi vice-campeão da Série A-2 na temporada passada, a reportagem do LeiaJá acompanhou um dos treinos da equipe, que desde o dia 13 de dezembro, se prepara para a competição. Depois do treino em um papo com o presidente, ele citou o “trabalho de uma vida” dentro do clube, falou sobre o maior patrocínio da história do Íbis e aproveitou para alfinetar os rivais. 

“Vão ter que me engolir”

“Futebol não é fácil, futebol é muito difícil, futebol é muito caro e nós estamos nos preparando agora para a elite do futebol Pernambucano. Isso me custou muitos anos para chegar até onde nós estamos”.

“Estamos de volta e eu costumo dizer que vão ter que me engolir. O Íbis está se preparando, a base continua, nos reforçamos com alguns atletas para disputar uma competição completamente diferente e tenho certeza que estamos fazendo de tudo para ter uma boa competição e permanecer na primeira divisão. Quem sabe até uma vaga na Série D”, disse o presidente Ozir Ramos que, apesar da brincadeira, pregou respeito a todos os times.

[@#video#@]

O treinador

Dentro de campo, um dos responsáveis pelo acesso histórico foi o treinador Carlos Alberto, que também conversou com nossa equipe. Ele falou sobre a preparação, admitiu que o time tem algumas dificuldades para contratar, mas reforçou a confiança nos seus jogadores. O treinador está há seis anos no Íbis e há três como técnico. 

“Passamos por uma reformulação, pontuamos algumas situações onde temos necessidade, mas dentro das nossas limitações fomos buscar no mercado, o que não é fácil e começamos a caminhar, começamos a evoluir. Dentro do planejamento e da metodologia adotada a gente vai buscar nosso limite, até onde podemos chegar”, ressaltou.

Carlos Alberto está há três anos como treinador do time e foi resposavél pelo acesso

Carlos também admitiu que o time ainda tem algumas lacunas, mas pontuou que chegadas ainda devem acontecer no decorrer do torneio. Sobre a preparação que iniciou desde o dia 13 de dezembro, ele contou que está satisfeito com o trabalho realizado, com a dedicação dos jogadores e reforçou seu apoio ao elenco. 

“Dentro das nossas limitações procurar ser o melhor, tentar colocar em prática nossa metodologia de jogo, nesse sistema e ver o que vai dar. Não adianta chegar aqui e dizer que vai ser melhor, mas a gente tenta ser diferente e fazer o melhor possivel”, apontou.

O artilheiro

Quem também conversou com a nossa reportagem foi o camisa 9 do time, Kelven José, de 29 anos. O atacante foi o artilheiro da Série A-2 e, apesar das dificuldades, não tem medo de sonhar alto com o Ibis no Pernambucano.

"A temporada passada foi muito boa com artilharia e o tão sonhado acesso depois de 22 anos. Neste ano espero fazer uma boa competição, quem sabe até brigar pela artilharia, a gente está jogando o Campeonato para isso e todo os times tem condição de chegar até o título". Falando de artilharia, ele ainda deixou um recado para os atacantes Mikael, do Sport, Kieza, do Náutico, e Walter, do Santa Cruz. Perguntado sobre quem vai ser artilheiro ele cravou: “Eu!”. 

Kelven fez 6 gols na Série A-2 e foi artilheirto do torneio

Fotos: Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

A segunda vaga da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior sairá do clássico entre São Paulo e Palmeiras, marcado para este sábado, às 19 horas, na Arena Barueri. O time alviverde está em busca do título inédito, enquanto a equipe tricolor tenta a sua quinta conquista. Quem avançar enfrenta o Santos, na decisão do dia 25, aniversário da cidade.

O São Paulo foi campeão em 1993, 2000, 2010 e 2019, sendo o último paulista a conquistar a taça. Além disso, ficou em sete oportunidades com o vice-campeonato. O Palmeiras, por outro lado, chegou à final apenas duas vezes, em 1970 e em 2003. Um possível título, acabaria com a conhecida provocação entre os rivais.

##RECOMENDA##

Com 100% de aproveitamento, o São Paulo tem melhor campanha que o Palmeiras. O time, comandado por Alex, ídolo da equipe alviverde, venceu todos os seus jogos na primeira fase e ainda passou no mata-mata por São Bernardo (3 a 0), São Caetano (3 a 0), Vasco (4 a 2) e Cruzeiro (2 a 1).

Por ter a melhor campanha, o São Paulo ganhou o direito de jogar com a torcida do seu lado. Apenas torcedores do tricolor poderão acompanhar o jogo na Arena Barueri. Terá também cobrança de ingressos, disponibilizado no site da Federação Paulista de Futebol (FPF).

O Palmeiras, por outro lado, tropeçou na última rodada da fase de grupos, quando empatou com o Água Santa por 1 a 1, com gol sofrido no último minuto. No entanto, passou com certa facilidade, na sequência, por Mauá (4 a 0), Atlético-GO (3 a 0), Internacional (2 a 1) e Oeste (5 a 2).

Diferentemente do São Paulo, que prezou pelo coletivo, sob o comando de Alex, o Palmeiras tem mais destaques individuais, a exemplo do atacante Endrick, de apenas 15 anos, artilheiro do time na Copa São Paulo. Na última rodada, o jovem fez um gol de bicicleta. O time alviverde ainda conta com nomes como Jhonatan, Gabriel Silva e Giovani.

Livre da punição dada pela CNRD, o Sport aproveitou esta sexta-feira (21) para regularizar sete reforços e acabou confirmando a contratação do lateral esquerdo Lucas Hernández que era especulado no clube. Todos ficam à disposição de Gustavo Florentin para a estreia na Copa do Nordeste, contra o CRB, neste sábado (22), no Rei Pelé.

O Sport sequer anunciou Lucas Hernandez, que chega por empréstimo do Atlético-MG, mas já regularizou a situação do atleta que teve seu nome publicado no BID. O jogador estava no Cuiabá nas últimas duas temporadas e fez 19 jogos ao todo. 

##RECOMENDA##

A liberação com a publicação dos nomes no Boletim Informativo Diário da CBF, veio justamente em um momento em que um surto de Covid-19 afeta o clube. Oito pessoas entre atletas e membros da comissão técnica testaram positivo. 

Foram regularizados pelo Sport, além de Lucas Hernández, Pedro Naressi, Jaderson Flores, Alan de Souza, Denner Fernando, Nicolas Watson e Fábio Augusto (Alemão) e Ray Vanegas, que chegam com contrato definitivo.

O Náutico anunciou a contratação, por empréstimo, do lateral-esquerdo Pedro Vitor, de 23 anos. O jogador, que pertence ao Fortaleza, apesar da pouca idade, já possui experiência internacional, depois de ter sido vendido pelo Sport, para o AEK da Grécia em 2018.

No anúncio feito pelo clube nesta sexta-feira (21) foi destacado sua polivalência. Pedro pode jogar tanto de lateral esquerdo como de ponta. Na sua passagem pela europa além do AEK, ele também jogou no Aris que também é da Grécia, e no Lviv na Ucrânia e no Kups da Finlândia .

##RECOMENDA##

No Brasil, ele jogou Azuriz, do Paraná, Uberlândia e Fortaleza. Pedro é o oitavo reforço do Náutico que já anunciou. Os outros foram Lucas Perri, Wellington, João Paulo, Richard Franco, Eduardo Teixeira, Ewandro e Leandro Carvalho.

Apresentado oficialmente pelo Palmeiras nesta sexta-feira, o atacante Rafael Navarro disse estar pronto para estrear. O reforço se colocou à disposição para enfrentar o Novorizontino, no domingo, fora de casa, na partida que vai abrir o Campeonato Paulista.

"Estou pronto (para jogar), mas não depende apenas de mim, depende do professor também. Ele sabe o melhor para o time. Encaro com muita responsabilidade e estou pronto para este objetivo", afirmou, em referência ao técnico Abel Ferreira.

##RECOMENDA##

Navarro chega ao Palmeiras em alta após ajudar o Botafogo a retornar à Série A do Campeonato Brasileiro, no fim do ano passado. Com 15 gols e nove assistências, ele foi o jogador com o maior número de participações em gols na última edição da Série B.

As boas performances atraíram os olhares do Palmeiras, que passou a maior parte da temporada passada sem um centroavante de ofício. Luiz Adriano, principal opção do time para o setor, não faz parte dos planos do clube para a nova temporada.

"Isso me motiva a trabalhar mais forte para poder corresponder à altura. A diretoria me deu confiança, isso me motiva muito. Tenho de trabalhar forte para poder corresponder", projetou Navarro.

O atacante se colocou à disposição para atuar em diferentes posições no ataque. "A adaptação está sendo muito boa, estou pegando o esquema tático dele (Abel). Sou centroavante, mas gosto de sair também e aí acaba abrindo espaço para os companheiros. Estou sempre na área para poder participar de gols", declarou.

Em sua apresentação, Navarro também elogiou a grande fase vivida pelo Palmeiras nos últimos anos. O time é o atual bicampeão da Copa Libertadores. "O que me fez escolher o Palmeiras foi por ser o Maior Campeão do Brasil, é uma responsabilidade muito grande. Sou movido a desafios, foi isso que me fez escolher a Família Palmeiras."

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando