Esportes

| Vida Saudável

Existem muitas maneiras de se exercitar, fazendo caminhadas ao ar livre ou na esteira de uma academia, depende do estilo e condições financeiras de cada adepto. A prática de atividade física faz parte da rotina das pessoas que querem qualidade de vida. Isso inclui perda peso, melhora no condicionamento físico, qualidade do sono e bem-estar no geral.

De acordo com Edison Tresca, professor do curso de Educação Física da Universidade UNIVERITAS/UNG, o corpo humano é um complexo biológico concebido para se movimentar. “A ausência ou pouca movimentação pode causar malefícios ao organismo. Por outro lado, o excesso de realização de atividades físicas também pode ser prejudicial. Pensando nestas atividades com o objetivo de promoção de qualidade de vida e saúde, deve-se considerar que, para cada indivíduo haverá um nível de exigência ideal. Tanto exercitar-se muito pouco ou nada, ou exercitar-se demais, pode ser prejudicial, ressaltando que a pessoa indicada para melhor orientar o praticante de qualquer exercício físico é o profissional de Educação Física”, explica.

##RECOMENDA##

Quais os benefícios da caminhada para o corpo e a mente?

A caminhada, quando realizada na intensidade ideal para o indivíduo, proporciona a melhora da circulação sanguínea podendo prevenir problemas vasculares, a melhora da resistência do corpo, evitando o cansaço por qualquer pequena exigência como subir um pequeno lance de escadas, a melhora da força muscular, principalmente de membros inferiores. Quando realizada com frequência e regularidade, pode melhorar o condicionamento cardíaco, contribuindo assim para uma melhor saúde de seu coração, além de ajudar no controle do peso corporal evitando a obesidade. Quando se pratica atividades físicas moderadas, apesar do desgaste natural do esforço, o indivíduo tem maior disposição para as atividades da vida diária, sentindo-se mais motivados e dispostos. 

Quantas vezes por semana e quanto tempo é recomendo caminhar?

Cada indivíduo deve realizar pelo menos 30 minutos de atividades físicas moderadas ao longo da semana. Isso já seria suficiente, para proporcionar alguns benefícios. Entretanto, tendo oportunidade, deve-se praticar a caminhada moderada de 20 a 30 minutos, em dias alternados durante a semana, por várias semanas, os benefícios seriam bem maiores. Neste ponto, volto a afirmar, é muito importante a orientação de um profissional de Educação Física, credenciado pelo Conselho Regional da Profissão, que saberá identificar a frequência, tempo de execução e nível de exigência ideal para cada pessoa, além das técnicas corretas de realização de cada movimento.

Existe algum cuidado que deve ser tomado?

É possível presenciar várias pessoas caminhando em locais públicos, mas muitas vezes de forma inadequada, seja pelo uso de calçados e vestimentas, seja pela postura da movimentação ou intensidade do exercício. Procure utilizar calçados esportivos apropriados para a caminhada, que proporcionam conforto e amortecimento dos impactos durante as passadas, assim como roupas confortáveis que permitam a livre movimentação. Realizar exercícios de alongamento como forma de preparação para o início da caminhada evitando possíveis lesões. Realizar os movimentos de forma natural, sem forçar demais a amplitude das passadas, procurando manter a coluna ereta, evitando a projeção dos ombros para frente, mantenha-os elevados, mas descontraídos, oscilando alternadamente os braços para frente e para trás de forma naturalmente coordenada com os movimentos das pernas. 

Caminhar é contraindicado para algum grupo de pessoas?

A contraindicação absoluta é determinada clinicamente, por exemplo, pelo médico cardiologista ou ortopedista, na presença de alguma enfermidade cardíaca ou articular preexistente, justificando assim sempre consultar-se para obter o atestado de apto para a prática de atividades físicas. Contraindicações relativas sempre dependerão das exigências da atividade física, que podem ser totalmente diferentes de um indivíduo para o outro, justificando assim a necessidade da orientação de um profissional de Educação Física que possui conhecimento e meios para saber com segurança como deve ser a prática mais adequada para cada caso. Mas mesmo assim, durante a caminhada, se a pessoa perceber que está respirando cada vez mais rápido e com maior dificuldade, que está ficando “sem fôlego”, ou se perceber dores articulares persistentes, deve reduzir bem o ritmo da caminhada, ou até mesmo parar para recuperar-se e voltar a caminhar em um ritmo mais leve.

Da assessoria

As pessoas que têm o dia a dia corrido geralmente buscam em seu tempo livre dormir o máximo possível ou simplesmente não fazer nada. Mas, apesar de todo mundo precisar descansar, incluir a prática de atividade física na sua rotina, além de trazer benefícios para sua saúde física e mental, pode te ajudar a realizar suas tarefas com mais disposição e a aproveitar de forma mais ativa o seu tempo livre. 

"A principal função do exercício físico é ativar o metabolismo e torná-lo mais responsivo a qualquer estímulo externo de trabalho, estudo, entre outras atividades do cotidiano. Com o metabolismo acelerado você consegue ter uma oxigenação maior e todos os seus sentidos acabam respondendo mais efetivamente, além de proporcionar melhor atividade neural, contribuindo com seu foco", explica o educador físico Thiago Santisteban.

##RECOMENDA##

A necessidade de ocupar o tempo livre dormindo o máximo que pode também pode ser reduzida se movimentando mais. "Durante o treino, seu corpo libera hormônios como a serotonina, que produz uma sensação de relaxamento que contribui para maior qualidade do sono, o que, consequentemente, ajuda a regular seu corpo em todas as funções, não somente no sono", acrescenta o educador físico.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fez uma avaliação inédita sobre o gasto calórico do frevo. O gasto foi de 300 calorias contando o metabolismo aeróbio e anaeróbio, em uma série de cinco passos de dois minutos, com cinco minutos de intervalo.

“O frevo é mais que uma atividade física, é um exercício físico. Em termos práticos, 35 minutos de frevo, sendo 10 minutos de dança mais 25 de recuperação, equivalem a mais do que uma hora de ciclismo moderado ou uma hora de futebol”, explica o professor Eduardo Zapaterra Campos, do Departamento de Educação Física, que realizou o estudo.

##RECOMENDA##

De acordo com o professor Eduardo, o gasto calórico de 35 minutos de frevo fica abaixo do gasto em uma corrida de cinco quilômetros. Porém, na corrida os atletas se exercitaram por 30 minutos contínuos, enquanto no frevo o passista dançou por dez minutos. Normalizando pelo tempo de esforço, o frevo apresenta 30 calorias por minuto, considerando esforço e pausa, e a corrida de cinco quilômetros apresenta 14,6.

“Assim, parece claro que o frevo pode sim ser usado como exercício físico a fim de melhorar a aptidão física. Vale ressaltar que o teste foi realizado com um passista e não sabemos o efeito da dança em pessoas fisicamente ativas”, explica.

A avaliação foi feita com o equipamento K4b2, que mensura o consumo de oxigênio de maneira portátil. Além disso, a estimativa foi feita pelo acúmulo de lactato durante o esforço e o consumo de oxigênio durante a recuperação. O equipamento foi emprestado pelo professor Marcelo Papoti, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto.

O docente ficou por três meses no Departamento de Educação Física da UFPE, após a aprovação de um edital de apoio a programas de pós-graduação nota 3 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

 

*por Wanderson Pontes

Com a chegada do verão, cada vez mais pessoas procuram a prática de exercícios físicos, com o intuito de chegar ao corpo perfeito. Entretanto, esse costume deve ser regular durante todo o momento, sobretudo para aqueles com mais de 60 anos. Nessa fase da, a procura pelo fim do sedentarismo é sinônimo de uma qualidade de vida cada vez melhor. 

##RECOMENDA##

O último levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de agosto de 2018, revela que cerca de 20% da população brasileira será idosa nos próximos trinta anos. Com a população envelhecendo, as atividades físicas se tornam cada vez mais primordiais para o bem-estar.

Confira mais detalhes no vídeo a seguir:

[@#video#@]

No primeiro domingo de novembro (04), a Reserva do Paiva será palco da terceira edição da Ecorun, uma corrida que tem finalidade de integrar o homem à natureza. A competição terá categorias de 5km, 10km e 21km, e espera mais de 600 participantes.

Com a largada programada para às 7h, no Empório Gourmet, os participantes passarão por coqueirais, estradas de barro, praias do Paiva e Ilha do Amor. Crianças de 05 a 13 anos também poderão competir na nova etapa da Ecorun Kids, com trajeto de 400m e saída às 8h30.

##RECOMENDA##

Segundo Maurício Cabral, membro da equipe Extremos Aventura e um dos organizadores do evento, a escolha pelo bairro está diretamente relacionada à proposta da corrida, que “busca unir o esporte ao ambiente repleto de verde, ar puro e praia limpa”.

Para participar, os competidores devem retirar os kits nos dias 31 de outubro ou 1º de novembro, das 11h às 19:30h, na loja Fartlek, localizada no bairro da Jaqueira.

Por Thiago Herminio

A loja de suplementos Força Bruta irá promover uma degustação com as marcas mais atuais de Whey protein encontradas no mercado durante os dias 28, 29 e 30 de setembro, no Shopping RioMar.

Um dos principais objetivos do evento organizado pela Força Bruta é promover a divulgação de diversas novidades no mercado Fit, além de divulgar a importância da prática de atividades físicas e de uma alimentação saudável.

##RECOMENDA##

A ação que integra a VI Feira de Fitness do Recife, reúno os principais players do setor de Fitness e bem estar para o intercâmbio de informações, reciclagem profissional e alimentação saudável.

A loja Força Bruta Suplementos e Vitaminas participará da ação pela primeira vez, e disponibilizará para venda toda a sua linha de produtos, tais como termogênicos, BCAA, Whey Protein, moda Fitness e entre outros.

As atividades irão acontecer no piso  L3 do Shopping RioMar durante o horário do funcionamento do centro de compras. O evento contará com seis cursos e oito palestras, com certificado de até 16 horas, além de campeonato de fisiculturismo, sorteios e muito mais.

A VI Recifitness vai funcionar na sexta-feira (28) e sábado (29), das 09h às 22h, e no domingo (30), das 12h às 21h. A entrada é gratuita. O Shopping RioMar Recife fica localizado na Av. República do Líbano, 251 – Pina

Sobre a Força Bruta Suplementos e Vitaminas

 Existente no mercado há um ano, a loja física, localizada no bairro de Ouro Preto, surgiu da procura e necessidade que a cidade de Olinda tinha em relação ao mercado Fitness.

Guiada pelo empresário e atleta Dhiego Donato, o estabelecimento oferece produtos devidamente regulados pela Anvisa, com direito a colocar ecoentrega que além de ser uma ideia sustentável e econômica , traz lucros e rentabilidade ao negócio.

Informações: (81) 98746-2619

O programa Vida Ativa na Terceira Idade reabre nesta quarta-feira (8) inscrições de novos e antigos alunos para o segundo semestre. A programação será na Tuna Luso Brasileira, a partir das 8 horas. Além da inscrição, os interessados irão aproveitar serviços oferecidos e aulão. São cerca de 200 vagas disponíveis distribuídas em cinco polos na Região Metropolitana de Belém. As aulas se iniciam na próxima terça-feira (14).

O evento contará com a parceria da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), que irá promover testes de medição de pressão e glicemia. Além da participação da Walquiria Alves, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Pará (Cedpi/PA), e de Wenia Lira, do programa Ceasa Saúde, ambas orientando os idosos na promoção de saúde.

##RECOMENDA##

 Faz parte da programação também aula de fisiotaishi – mistura de fisioterapia com técnicas chinesas, com o professor Guto, da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). "Temos um número considerável de vagas não preenchidas em todos os núcleos. Os paraenses estão vivendo mais e queremos que mais pessoas tenham acesso ao serviço e envelheçam com saúde", afirmou Kátia Rocha, diretora Técnica e de Esporte.

 O Vida Ativa é mantido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e oferece gratuitamente para pessoas com mais de 50 anos o acesso a atividades físicas de forma orientada, proporcionando melhor qualidade de vida e o resgate da autoestima, nos núcleos da Tuna Luso Brasileira, Estádio Olímpico - Mangueirão, Centro Educacional Triunfo, Asalp e Hospital Abelardo Santos (Distrito de Icoaraci).

Os interessados devem levar cópia da identidade, do comprovante de endereço, fotografia 3x4 e atestado médico acompanhado de laudo de cardiologista.

Da assessoria da Seel.

 

[@#galeria#@]

A Universidade da Amazônia (Unama), por meio do Núcleo de Responsabilidade Social, realizou durante o mês de abril e maio o projeto “Sangue Bom”, e conseguiu arrecadar cerca de 200 bolsas de sangue que foram entregues ao Hemopa (Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará). Para finalizar o projeto, a Unama promoveu no último sábado (9), no estádio da Tuna Luso Brasileira, um amistoso entre os times de futebol feminino da universidade e da Tuna e uma partida entre ex- jogadores de Paysandu e Remo.

##RECOMENDA##

Envolvendo alunos, professores, funcionários e comunidade em geral, o projeto teve cerca de 500 inscritos para doação de sangue. “Hoje é a culminância do nosso projeto ‘Sangue Bom’. Estamos muito felizes porque tivemos 500 inscritos entre professores, alunos e funcionários. A partir disso tivemos 200 bolsas selecionadas, pois só o ato de se inscrever não quer dizer que você está apto para ser um doador, mas quer dizer que você exerceu seu direito de cidadania”, enfatizou a vice-reitora da Unama, Betânia Fidalgo.

No jogo solidário, os doadores levaram familiares e amigos. “A gente está promovendo uma ação de responsabilidade social de incentivo à doação de sangue e durante dois meses estamos trabalhando. Os alunos e a comunidade em geral se envolveram na doação, e por estarem realizando esse gesto eles e seus familiares estão aqui hoje, nesses dois jogos beneficentes”, explicou o representante do Núcleo de Responsabilidade Social da Unama, Emerson Rodrigues.

O time de futebol feminino da Unama marcou presença no estádio. A estudante de Educação Física e meio-campo Anne Pereira contou que se sente feliz em ajudar a causa através do esporte e que após o esforço físico da partida também iria doar sangue. “É bastante gratificante saber que a gente está ajudando uma causa, que é a doação de sangue. E depois do jogo com certeza eu vou doar sangue”, contou Anne.

O ex-jogador do Paysandu Albertinho esteve presente. “Eu sou uma pessoa que acompanha muito a sociedade e tudo o que acontece em nosso país. Eu vejo que tem várias pessoas precisando de doação de sangue. O esporte ajuda muito na ação”, afirmou o ex-jogador.

O amistoso entre os times femininos terminou 1 a 1, com o primeiro gol do time da Unama e logo em seguida com o gol de empate do time da Tuna Luso. A partida entre ex-jogadores do Remo e Paysandu terminou com o placar de 3 a 0 para o Remo.

Os amantes de práticas esportivas podem participar da I Corrida da Uninassau, no domingo (3). Ao todo serão cinco quilômetros de percurso com saída prevista para as 6 horas, no Portal da Amazônia, em Belém.

Segundo o professor Delson Mendes, da Uninassau, um dos organizadores da corrida, a atividade foi dividida em três pavilhões: caminhada, corrida feminina e masculina. “O percurso vai ser feito todo em torno do portal e tem por objetivo a valorização e o incentivo à prática de atividades físicas visando uma melhor da qualidade de vida”, disse.

##RECOMENDA##

A I Corrida Uninassau não tem restrição de idade e premiará com troféu o primeiro colocado. Os cinco primeiros lugares receberão medalhas. “A gente espera a participação inicial de 400 pessoas e que esses indivíduos possam dar continuidade à prática do esporte e buscar um estilo de vida mais equilibrado”, finaliza o professor.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no dia do evento. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível. Todos os donativos vão ser entregues para instituições parceiras.

 Serviço

I CORRIDA DA UNINASSAU

Data: 3 de junho de 2018

Horário: 6 horas da manhã

Local: Portal da Amazônia

Inscrição: Alunos da Athética Guerreiros ou coordenação do curso de Educação Física, da UNINASSAU.

Por Rayanne Bulhões.

Na próxima segunda-feira, dia 12, começam as inscrições para a 18 ª Corrida e Caminhada do Batom que anualmente faz parte do mês de comemoração em homenagem às mulheres.

As inscrições serão feitas a partir do dia 12 de março e termina no dia 20. As interessadas poderão fazer as inscrições através do portal portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br.

##RECOMENDA##

A competição tem como objetivo despertar o interesse feminino pela prática de atividades físicas e conscientizar sobre como a caminhada e a corrida podem melhorar a qualidade de vida.

A corrida terá largada às 8h e tem percurso de 5 km. A entrega dos kits de corrida para inscritos será realizada no dia 24, das 9h até 15h30, na Tenda Multiuso do Bosque Maia e será condicionada à entrega de um quilo de alimento não perecível.

Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 2087-6862 e 2087-6869.

No próximo sábado (3), a Praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, será o palco para várias mulheres que praticam ou admiram o surfe. Durante todo o dia, o festival Florindo o Mar irá entreter suas espectadoras com atividades físicas e desportivas. À noite, haverá um luau solidário em uma pousada local. Os organizadores, do projeto 'Mina do Surf', esperam receber entre 100 e 130 mulheres para atividades na areia e no mar. Solidário, o festival irá arrecadar doações para a própria comunidade que vive no litoral.

Confira a programação completa:

##RECOMENDA##

07h - Café da manhã

08h - Yoga

08h45 – Atividade de interação social e lúdica

09h15 - Treinamento funcional

10h15 – Coleta seletiva de lixo

10h40 – Aula de surf

12h – Intervalo para alimentação

13h – Inscrições e preparação das atletas

14h - Campeonato “tag team”

15h30 - Premiações e sorteios

16h30 – Foto de encerramento e círculo de agradecimentos

A programação pode ser adaptada de acordo com o horário das marés. Mais tarde, na pousada Canavial Beach, acontece o Luau das Luzes com o tema "Valorizacão da mulher e luta contra todos os tipos de violência e desigualdade". Com a seguinte programação:

19h - Palestras (Mark. pessoal, autoestima, inc. esportiva e campeonato feminino de surf)

21h – Dj Karla Gnom

21h30 – Suposto Céu de Caleidoscópio

22h10 – Coletivo Bronx

22h30 - Convidadas especiais

23h40 – Dj Karla Gnom

00h – Banda Akaya

Muito comum no período do final do ano, as corridas de rua – a exemplo da tradicional Corrida de São Silvestre – caíram no gosto da população e passaram a integrar não só o mês de dezembro, como todos os meses do calendário. O LeiaJá preparou uma lista com as corridas que prometem agitar 2018 em todo o Brasil. Se você planejar disputar alguma, programa-se

Janeiro

##RECOMENDA##

Olinda Run 21KM

Domingo (07/01) | 6h

Praça do Jacaré, Olinda – PE. 

R$ 80

As inscrições deverão ser realizadas no site do Corre 10

Para mais informações acesse o site do evento

Desafio do Monte

Domingo (14/01) | 6h

Ladeira do Monte dos Guararapes, Jaboatão dos Guararapes – PE. 

R$ 30

Para mais informações: (81) 9 9711-2340

Corrinhada Viva com Esperança 5K

Domingo (14/01) | 6h40

Prefeitura Municipal de Camaragibe, Camaragibe – PE.

Para participar os interessados deverão doar 1kg de alimento não perecível e a quantia de R$ 2

As inscrições deverão ser feitas no local do evento, das 5h30 às 6h10 no dia da corrida

Para mais informações: (81) 9 9989-8274

Circuito Night Run – Etapa Manaus 

Sábado (20/01) | 19h

Ponta Negra, Manaus – AM.

Os valores variam entre R$ 70 e R$ 90

As inscrições deverão ser realizadas no site do Corre 10 

Para mais informações acesse o site do evento

Circuito Night Run – Etapa Juquehy

Sábado (27/01) | 19h

Praia Juquehy, São Paulo – SP.

Os valores variam entre R$ 70 e R$ 90

As inscrições deverão ser realizadas no site do Corre 10 

Para mais informações acesse o site do evento

I CICORRE 5K/10K

Domingo (28/01) | 7h30

Praia de Boa Viagem, Recife – PE.

R$ 35 + 1kg de alimento não perecível (exceto sal)

As inscrições deverão ser realizadas no site do evento

Para mais informações acesse o site do evento

Fevereiro

II CICORRE 4,5K/9K

Domingo (18/02) | 7h30

Torre Malakoff, Recife – PE.

R$ 35 + 1kg de alimento não perecível (exceto sal)

As inscrições deverão ser realizadas no site do evento

Para mais informações acesse o site do evento

Março

Circuito Night Run – Etapa Fortaleza

Sábado (10/03) | 19h

Praia de Iracema, Fortaleza – CE. 

Os valores variam entre R$ 70 e R$ 90

As inscrições deverão ser realizadas no site do Corre 10 

Para mais informações acesse o site do evento

VIII Maratona das Praias

Domingo (11/03) | 4h

Parque da Jaqueira, Recife – PE.

Os preços variam entre R$ 90 e R$ 100

As inscrições deverão ser realizadas no site do Corre 10 

Para mais informações: (81) 9 8861-1604

15ª Corrida das Pontes 5,6K/10K

Domingo (25/03) | 7h

Rua José Bonifácio (Estacionamento do Carrefour), Recife – PE. 

Os preços variam entre R$ 70 e R$ 89

As inscrições deverão ser realizadas no site do Corre 10 

Para mais informações acesse o site do evento

Abril

Circuito das Estações – Etapa Outono 3K/5K/10K

Domingo (15/04) |7h

Forte do Brum, Recife – PE.

Os preços variam entre R$ 94,99 e R$ 194,99

As inscrições deverão ser realizadas no site do evento

Para mais informações acesse o site do evento

Odisseia Trail Run 5K/10K/21K

Domingo (22/04) | 6h

Polo Cultural de Serra Negra, Serra Negra – PE.

Os preços variam entre R$ 70 e R$ 145

As inscrições deverão ser realizadas no site do evento

Para mais informações acesse o site do evento

The Strongs – 1ª Etapa

Domingo (29/01) | 9h

Meta Ambiental Eventos, Igarassu – PE.

Os preços variam entre R$ 100 a R$220

As inscrições deverão ser realizadas no site do Ticket Agora

Maio 

Montain Do Fernando de Noronha 8K/21K

Sábado (26/05) | 8h

Praia do Porto de Santo Antônio, Fernando de Noronha – PE.

Os preços variam entre R$ 360 e R$ 498

As inscrições deverão ser realizadas no site do Ticket Agora

Para mais informações: (48) 3343-7011

Night Run – Etapa Nitro 5K/10K

Sábado (26/05) | 18H

Forte do Brum, Recife – PE.

Os preços variam entre R$ 75,99 e R$ 194,99

As inscrições deverão ser realizadas no site do evento

Julho

Circuito das Estações – Etapa Inverno 5K/10K

Domingo (15/07) | 7h

Forte do Brum, Recife – PE. 

Os preços variam entre R$ 89,90 e R$ 194, 90

As inscrições deverão ser realizadas no site do evento

Setembro

Circuito das Estações – Etapa Primavera 5K/10K

Domingo (16/08) | 7h

Forte do Brum, Recife – PE. 

Os preços variam entre R$ 89,90 e R$ 194, 90

As inscrições deverão ser realizadas no site do evento

Novembro

Circuito das Estações – Etapa Verão 5K/10K

Domingo (11/11) | 7h

Forte do Brum, Recife – PE. 

Os preços variam entre R$ 89,90 e R$ 194, 90

As inscrições deverão ser realizadas no site do evento 

LeiaJá também

--> Corridas de rua: riscos, cuidados e benefícios 

--> Corrida de rua agita o início do ano em Olinda

Na próxima segunda-feira (25), o município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, promove a tradicional Corrida para a Luz. O evento tem apoio da Prefeitura da Cidade e fecha o ciclo anual de corridas de rua do Estado. Em 2017, são esperados cerca de 1500 competidores que enfrentarão um percurso de 5 Km e 10 Km. 

“Nesta edição vamos despertar a conscientização do valor cívico na população, de pertencimento à cidade, ao estado e ao país. É trazer para os competidores a valorização do lugar onde nasceu. Todas as camisas terão as bandeiras do município, de Pernambuco e do Brasil estampadas”, disse Júlio César, organizador do evento.

##RECOMENDA##

A largada será às 15h30 (com a saída da Categoria Infantil) e a chegada será na Avenida Padre Ozeas Cavalcante, localizada no Centro de Camaragibe. Os interessados em participar da competição deverão fazer inscrição na loja Photoshop ou através do site até sexta-feira (22) e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 65 (idosos pagam meia).

LeiaJá Também

--> Corridas de rua: riscos, cuidados e benefícios 

--> Correr: o primeiro passo para sair da zona de conforto

As corridas de rua chegam com grande força no final do ano, a exemplo da São Silvestre, mais famosa competição desse tempo do Brasil. Mas completar uma prova como essa não é tarefa fácil. Maratonas desse gênero exigem uma preparação e uma atenção redobrada ao sistema muscular e respiratório. Geralmente, qualquer pessoa pode participar, desde que não tenha nenhuma restrição de saúde. Em entrevista ao LeiaJá, a fisioterapeuta Karla Campos fala sobre os riscos, os cuidados e os benefícios dessa prática.

“A princípio é importante que o participante passe por uma avaliação médica para poder descartar qualquer lesão já pré-existente. Além disso, é importante você se programar, não começar de imediato e querer já correr 10 km, por exemplo. Tem que começar devagar, no seu ritmo. Você pode fazer o ‘trote’, devagar, para e vai caminhando. Isso tudo gradativamente, até que você consiga fazer uma corrida completa”, diz Karla.

##RECOMENDA##

E nem só de um ‘check-up’ médico depende a participação nas maratonas, Karla ainda destaca outros fatores essenciais que merecem atenção antes das provas. “Também é importante você prestar atenção na alimentação, porque tem que ser uma alimentação sem comidas pesadas, assim como as roupas, que é indicado que sejam leves. E o tênis tem que ser adequado. Dependendo da sua pisada, tem palmilhas que ajudam você a alinhar seu corpo e assim, evitam as lesões. Essas que são geralmente causadas pelas pisadas erradas ou desgaste do tênis”.

Mesmo sendo um exercício físico, as maratonas possuem alguns riscos para os seus participantes. “Corrida de rua é conhecida por lesionar muito os membros inferiores. Quadril, joelhos, tornozelos e planta dos pés. Se você iniciar uma corrida com um calçado inapropriado, é mais fácil se lesionar. A lesão mais recorrente é a tendinite, por esforço repetitivo. Você é sedentário e quer começar uma corrida agora, ai já sai correndo, o corpo não vai entender essa sobrecarga de repente. A tendinite pode afetar a posterior da coxa, os joelhos, e pode até ocorrer uma fratura de calcâneo, dependendo do esforço que você faça. E a maioria das lesões está ligada ao excesso de exercícios”, explica a fisioterapeuta.

De acordo com Karla, para evitar a lesão é necessário um treinamento específico voltado para as maratonas. “Existe o treinamento com o fortalecimento da musculatura, que vai ser exigida no momento, os alongamentos, e por fim, não menos importante, o desaquecimento. Não é bom que você pare de vez. Você tem que desaquecer, para que o organismo possa se reestabelecer, diminuir a frequência cardíaca que vai estar muito acelerada, abaixar a temperatura do corpo mais rápido possível para não ter uma alteração cardíaca. E é importante finalizar com alongamentos. Principalmente de membros inferiores como panturrilha, que é bem exigida, joelhos, lombar e tornozelo”, completa Karla.

Karla Campos também destaca os benefícios da corrida. Confira no vídeo:

[@#video#@]

[@#galeria#@]

O CrossFit  é o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar uma completa adaptação fisiológica ao seu praticante. Belém não está fora dessa realidade. Hoje é fácil encontrar uma box (nome dado ao espaço para a prática do crossfit) na capital paraense.

##RECOMENDA##

Jeffersson Pantoja, de 30 anos, é educador físico e administrador de uma academia que aderiu à modalidade. Ele fala por que decidiu implantar o exercício no negócio próprio e como se tornou diferenciado. "Fomos verificando que isso é uma tendência no mercado, principalmente fora do Estado e chegou de uma forma bem pesada aqui recentemente. A gente tem várias boxes de crossfit por aí. Mas que trabalham academia, ginástica, musculação e cross são poucos. Então percebemos que trabalhamos de uma forma diferenciada dentro do mercado de academia em Belém ", disse.

O educador físico afirmou que o negócio deu certo e está atraindo pessoas. "Conseguimos bastantes alunos novos. Aumentou o tíquete médio da academia devido ao valor ser diferenciado, foi trazendo diversos benefícios", concluiu.

O coach (treinador) de CrossFit Matheus Leite, de 22 anos, explicou como são os treinamentos. “O aquecimento é a parte inicial do treino. É ele que vai preparar o aluno para exercícios mais rigorosos. É muito importante frisar o aquecimento que melhora a flexibilidade, aumenta a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, e tenha algum alongamento estimulando todo o seu corpo", disse.

Matheus Leite ainda falou das técnicas usadas e da intensidade dos exercícios. “Na técnica, vamos trabalhar o passo a passo dos exercícios, tanto ginástica, quanto de LPO (Levantamento de Peso Olímpico), melhorando sua condição corporal durante o treino. A parte final é a mais intensa. Cada aluno vai superar seus limites físicos e psicológicos", disse.

A modalidade vem conquistando várias pessoas de diferentes idades por sua variação de exercícios e por ser algo novo no mercado. Não foi diferente para a atleta de Jiu-Jítsu Manuela Alves. Ela começou a treinar crossfit para melhorar a sua capacidade no Jiu-Jítsu, mas a paixão tornou-se tão grande que hoje a publicitária vai competir no mês de novembro em um campeonato de uma box em Belém. “Treino três vezes na semana. Faço aulas especificas de levantamento de peso olímpico para melhorar a minha técnica. Mas agora com o convite da competição vou me dedicar todos os dias.”

O CrossFit é uma marca registrada criada no ano 2000, nos Estados Unidos, por Greg Glassman. Para ter uma box (nome dado às academias filiadas) registrada é preciso pagar uma anuidade para a CrossFit Inc. São mais de 14 mil locais registrados no mundo com a marca. Veja vídeo abaixo.

Por Jhonata Chaves, Bruno Amâncio e Karol Lima.

[@#video#@]

 

Neste sábado (18), a UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco realiza o seu 4° Circuito de Saúde. O evento que vai oferecer atividades aeróbicas, esportivas, e serviços de saúde acontece na unidade localizada na Avenida Guararapes, n° 233, das 8h às 13h. Todos os cursos da instituição estarão envolvidos, desde a inscrição até a realização de exames clínicos. Além de aulas de treino funcional, zumba e rapel, estudantes e professores das graduações de Enfermagem e Fisioterapia vão promover serviços de atenção básica à saúde, tais como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo do Índice de Medida Corporal (IMC) e alongamento.

"Aliar a prática diária de exercícios, seguidos de alongamentos e do acompanhamento de exames básicos, como os oferecidos no Circuito, é de grande importância para prevenção e controle de enfermidades. Nós, como formadores de novos profissionais, temos o dever de engajar os estudantes em atividades que desenvolvam suas habilidades além do seu campo de trabalho, chegando até a responsabilidade social e humanitária", comenta a coordenadora dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da UNINABUCO, Thaisa Remigio.

##RECOMENDA##

As inscrições serão realizadas na entrada do evento, mediante a apresentação de um documento oficial com foto e a doação de um brinquedo (novo ou em bom estado de conservação). A arrecadação será encaminhada para uma instituição carente do Recife.

No próximo final de semana (11 e 12), o Shopping Riomar, localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, será o point de encontro dos adeptos da vida fitness. No piso L3 estará montada toda a estrutura da V Feira de Fitness do Recife, a Recifitness. São esperados cinco mil visitantes para as diversas atrações do evento que terá exposições, competições, palestras, praça de alimentação saudável, entre outras. O acesso à feira é gratuito e para participar das palestras basta se inscrever pelo site ou comprar o bilhete na hora.

A presença da ex-panicat Dani Bolina é um atrativo a mais da feira que ainda terá seis palestras de até 16h cada, com certificados, abordando temas como gestão de academias e musculação. No sábado (11), a Recifitness funciona das 10h às 22h e, no domingo (12), das 12h às 21h. Mais informações pelos telefones (81) 3038-2555/99555-4321 (whatsapp) ou no site oficial da feira, onde é possível fazer a inscrição para as palestras.

##RECOMENDA##

No dia 29 de outubro, acontece a quinta edição do Circuito de Corrida SESI – etapa Recife. A organização espera reunir três mil competidores para as provas de 5 km e 10 km nas categorias geral e industriários. Serão distribuídos R$ 35 mil em premiações e, para os trabalhadores da indústria, o Sesi reservou 2 mil vagas gratuitas. No dia das provas, o início está marcado para às 7h, no Shopping Paço Alfândega, localizado no Centro do Recife.

As inscrições para não industriários custam R$ 45,00 até dia 20/10, e R$ 55,00 a partir do dia 21/10. Os candidatos podem fazer pelo site Corre 10 ou pelo da própria competição. Os participantes da categoria industriário também podem se inscrever com o representante do evento nas indústrias. Será obrigatória a apresentação do crachá funcional para retirada do kit.

##RECOMENDA##

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau recebe o ultramaratonista Carlos Dias para uma palestra, nesta sexta-feira (29), às 16h, no Auditório Capiba, na sede da Instituição. Com o tema “Inteligência na Adversidade”, o atleta falará a respeito de motivação, foco e aprendizagem, utilizando exemplos práticos e reais, interligando tudo isso com esporte e natureza. O evento será gratuito, aberto ao público e com inscrições no local.

O objetivo do evento é ensinar como utilizar a sua inteligência para ultrapassar ambientes de extrema dificuldade ou superar momentos de crise sem desistir. “Na palestra, eu uso a metáfora dos desertos que cruzei, dos ambientes extremos que encontrei nas minhas caminhadas, e trago isso para o meio corporativo e para o cotidiano, mostrando como alcançar os seus objetivos com mais qualidade e assertividade. Trabalho também planejamento, liderança, resiliência”, detalha Dias. 

##RECOMENDA##

Desafio – No próximo domingo (01), será realizada a VIII Maratona Internacional Maurício de Nassau e o ultramaratonista fará a largada na véspera da atividade (às 5h30 do dia 30 de setembro) realizando um percurso que durará 24h e fazendo apenas paradas estratégicas para hidratação e troca de tênis. Isso é parte do “Desafio 24h nas Capitais”, que percorre 20 cidades do Brasil em prol do combate ao câncer infantil e da comemoração de 24 anos de carreira do atleta.

De acordo com o coordenador de Responsabilidade Social da UNINASSAU, Sérgio Murilo Jr., a presença de Carlos Dias é extremamente valiosa. “A participação do ultramaratonista em Pernambuco será um grande estímulo para os atletas da Maratona. Ele é um grande exemplo de atleta e de ser humano compromissado com a saúde, com esporte e com o bem-estar de todos. Para nós, é uma grande honra poder recebê-lo no nosso evento”, comenta.

O Auditório Capica está localocalizado na UNINASSAU Recife - Bloco C - Rua Fernando Lopes, 778, Madalena

Da Assessoria de Imprensa

A Reserva do Paiva foi escolhida para receber a terceira etapa do Circuito EcoRun. Uma corrida ecológica que busca fazer a integração do homem com a natureza. Esta edição será no dia 15 de outubro, e seus percursos serão de 5, 10, e 15 km. 

Na modalidade de 15km, os corredores irão percorer o Pontal do Paiva, também conhecido como Ilha do Amor. Nas demais, o trajeto será em trechos de coqueirais, estrada de barro e beira mar. A largada será às 8h, no Empório Gourmet Paiva. As inscrições custam R$ 96, e deverão ser realizadas através do site Foco Radical.

##RECOMENDA##

Crianças

O circuito da EcoRun também terá uma edição kids para crianças de 5 a 13 anos. O percurso será de 400m e poderá ser acompanhado pelos pais. A intenção é de que os pais participem juntamente aos seus filhos.

Na chegada, todos subirão ao pódio e receberão uma medalha. A largada será às 9h30, no Empório Gourmet. As incrições custam R$ 40, e dará direito a um kit com camisa, medalha e número de peito. Diferente da corrida dos adultos, a inscrição dessa deverá ser feita pelo site da Extremos Aventura.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando