Detido em Londres padre britânico acusado de pedofilia

Andrew Charles Kingston Soper, 72 anos, foi detido ao chegar do Kosovo, sendo levado imediatamente para a prisão sob a acusação de abusos sexuais cometidos em nove ocasiões entre 1972 e 1986

seg, 22/08/2016 - 08:20
Justin Tallis (Arquivo) Um padre católico britânico acusado de abuso sexual de menores foi detido neste domingo no aeroporto de Londres, após passar cinco anos foragido Justin Tallis

Um padre católico britânico acusado de abuso sexual de menores foi detido neste domingo (21) no aeroporto de Londres, após passar cinco anos foragido, anunciou a polícia. Andrew Charles Kingston Soper, 72 anos, foi detido ao chegar do Kosovo, sendo levado imediatamente para a prisão sob a acusação de abusos sexuais cometidos em nove ocasiões entre 1972 e 1986.

Sua prisão encerra uma longa batalha judicial entre o Reino Unido e Kosovo. O padre foi detido em maio passado, em Kosovo, onde estava escondido, com base em um pedido de prisão emitido pela Grã-Bretanha. Desde então, permanecia detido, mas há duas semanas a justiça kosovar rejeitou, pela segunda vez, sua extradição.

Kosovo argumentava que as "acusações estavam a ponto de prescrever". A polícia britânica disse ignorar se o retorno foi fruto de um acordo com Kosovo ou se o padre voltou a Londres por conta própria.

Soper estava foragido desde sua libertação sob fiança, em 2011, antes de ser denunciado por abusos sexuais de crianças, quando era professor no St Benedict's School, escola católica de Ealing Abbey, oeste de Londres.

COMENTÁRIOS dos leitores