ONU alerta sobre abuso econômico a idosos

Especialista da entidade afirma que a denúncia é uma das formas de conter o crime, mas que os registros são raros, pois as vítimas costumam ter medo de represálias ou de falta de afeto

por Nataly Simões qui, 14/06/2018 - 15:23

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um alerta sobre o abuso econômico aos idosos, em função do Dia Mundial de Sensibilização sobre Maus Tratos a Idosos celebrado nesta sexta-feira (15).

Em comunicado, a especialista em direitos humanos da entidade, Rosa Kornfeld-Matte, destacou que não há registros sobre a maioria dos abusos contra idosos e recomendou que os casos sejam denunciados. "Devemos ser mais atentos e denunciar qualquer suspeita de maus-tratos aos mais velhos", afirmou.

Para a especialista, há risco de que o abuso econômico aos idosos cresça de forma dramática com o envelhecimento da sociedade. Segundo Rosa, os abusadores, geralmente, são membros da família e, por isso, a questão é especialmente delicada. "É difícil, inclusive para os profissionais, distinguir as coações, a fraude e a falta de consentimento”. Rosa acrescentou ainda que muitos idosos acreditam que o abusador tem algum direito sobre seus bens ou querem compensa-los pelos cuidados, dedicação de tempo e atenção. 

A especialista ressaltou que a denúncia é uma das formas de conter o crime, mas que os registros são raros, pois as vítimas costumam ter medo de represálias ou de falta de afeto.

COMENTÁRIOS dos leitores