PE: Mais de mil detentos vão ganhar cursos de qualificação

Serão oferecidas capacitações em artesanato, pintura, cozinha, corte e costura, estética e beleza, aplicação de películas automotivas, injeção eletrônica de motocicletas, entre outras

seg, 10/09/2018 - 19:17
Ray Evllyn/SJDH O termo de responsabilidade foi assinado nesta segunda-feira (10) Ray Evllyn/SJDH

Cerca de 1.620 reeducandos das 23 unidades prisionais de Pernambuco vão receber cursos de qualificação a partir de outubro. Detentos do sistema fechado e semiaberto serão os beneficiados pelo projeto “Novos Horizontes com Justiça”, criado através de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), e a 36ª Vara da Justiça Federal/PE. O termo de responsabilidade foi assinado nesta segunda-feira (10). Serão oferecidas capacitações em artesanato, pintura, cozinha, corte e costura, estética e beleza, aplicação de películas automotivas, injeção eletrônica de motocicletas, entre outras.

Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O investimento de aproximadamente R$ 198 mil foi disponibilizado pelo judiciário federal. “A Justiça Federal tem a disponibilidade de recursos financeiros provenientes da execução das penas de prestação pecuniária, então houve a possibilidade financeira que permitiu que um projeto de relevância para o estado pudesse ser aceito por nós. Há uma questão social muito importante que é saber que essas pessoas vão sair da unidade prisional, que essa saída ocorra com a possibilidade de empreender para que não voltem para a criminalidade que é o caminho que elas conhecem”, explica a juíza Carolina Malta.

As vagas foram distrubuídas pela Seres de acordo com as oportunidades do mercado e a realidade de cada região. As cargas horárias variam entre 20 e 30 horas. “Parcerias que envolvam educação e profissionalização são fundamentais no processo de ressocialização. Todo preso tem prazo de validade e quanto mais qualificado ele sair das prisões, menores serão os índices de reincidência. Ganham os presos e a sociedade”, destaca o secretário Pedro Eurico. 

Também nesta tarde foi apresentado à Justiça Federal um novo projeto intitulado “Liberdade pela Leitura”, direcionado ao Projeto Remição de Pena pela Leitura, já implantado nas 23 unidades prisionais de Pernambuco. Orçado em R$ 116 mil, o projeto prevê a aquisição de livros, com parecer positivo para a remição, cartilha de orientações e materiais necessários à avaliação do projeto.

COMENTÁRIOS dos leitores