Após forte chuva, cidades paulistas terão ajuda do Governo

Moradores de áreas apontadas como mais impactadas pela Defesa Civil local serão facilitadas com o saque antecipado do FGTS

por Jameson Ramos qui, 14/03/2019 - 19:22
Rovena Rosa/ Agência Brasil/ Arquivo Seis cidades de São Paulo foram classificadas com a emergência Rovena Rosa/ Agência Brasil/ Arquivo

Após o temporal que devastou algumas cidades de São Paulo, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou, nesta quinta-feira (14), o reconhecimento sumário da situação de emergência das cidades paulistas. Com isso, as prefeituras de Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá e a capital São Paulo terão acesso a recursos federais para ações de respostas e recuperação em áreas impactadas.

“Foram 17 municípios atingidos, dos quais seis já estão com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Os demais terão a publicação de Portaria equivalente publicada nos próximos dias. Isso facilita as ações de Defesa Civil, de amparo às famílias e torna mais célere o apoio da União”, destacou o ministro Gustavo Canuto, que participou de reunião com o governador João Doria e prefeitos das cidades, na capital paulista.

Uma das ações que serão facilitadas a partir do reconhecimento da situação de emergência é a liberação do saque antecipado do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de áreas apontadas como mais impactadas pela Defesa Civil local. Cada município adotará providências para que as famílias possam sacar o benefício.

O Ministério também vai priorizar a liberação de recursos para a construção de moradias no âmbito do Minha Casa, Minha Vida - Áreas de Risco. “Nosso compromisso é garantir a vida e a segurança das pessoas. Quando se identifica que há habitantes em uma área que possa sofrer com deslizamentos, trabalharemos para remover as famílias e colocá-las em local seguro. Esse segmento do Programa foi idealizado justamente para situações assim”, observou Gustavo Canuto.

COMENTÁRIOS dos leitores