UNAMA leva ação social ao Terminal Hidroviário de Belém

Núcleo de Responsabilidade Social da Universidade da Amazônia ofereceu diversos serviços à comunidade paraense

sex, 15/03/2019 - 18:35

O Terminal Hidroviário de Belém recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), uma ação social da UNAMA – Universidade da Amazônia, organizada por meio de parceria do Núcleo de Responsabilidade Social com os cursos de Ensino a Distância (EAD), que atenderam as pessoas que estavam no local. Professores e alunos do terceiro semestre dos cursos de Biomedicina, Nutrição, Gastronomia, Estética e Farmácia participaram das atividades.

Carla Daniele Coelho, coordenadora dos cursos EAD da UNAMA, informou que a ação teve como principais objetivos servir e orientar a comunidade, e a partir disso trazer um avanço para a sociedade. “Cada curso presente aqui está desempenhando determinadas práticas com o público do terminal, que tem em média 2.500 passageiros em circulação no turno da manhã”, disse.

Os cursos de Biomedicina e Farmácia deram orientação de prevenção das infecções virais e verificaram pressão e glicose; os alunos de Estética deram dicas para os cuidados com a pele, além de realizarem design de sobrancelhas e limpeza facial. Em nutrição, foi feito o reaproveitamento de alimentos, incentivando a alimentação saudável; e em Gastronomia, os alunos realizaram a higienização de frutas e legumes.

“O evento de hoje é importantíssimo, porque mostra a presença da UNAMA como responsável social, ofertando cursos e levando a educação que é fornecida dentro da Universidade para fora. Os alunos entram em contato com pacientes e o conhecimento vem de todos os lados, tanto para quem está ofertando os serviços quanto para quem recebe”, explicou o professor Emerson Rodrigues, integrante do Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA.

Segundo a professora Rachel Abreu, a ação social no terminal se prolongará pelo calendário institucional de 2019 e ocorrerá uma vez por mês. “Estamos trabalhando especificamente neste espaço de passagem, onde as pessoas muitas vezes não têm tempo para lidar e se preocupar com a saúde. Levar qualidade de vida, cuidado e autoestima para a comunidade paraense é fundamental”, reiterou.

Mário Maciel, 70 anos, taxista, trabalha próximo ao terminal e precisa sempre conferir a quantidade de açúcar no sangue, pois é diabético. “Se cuidar e fazer exames é muito valioso para todos, principalmente para os mais velhos. Seria ótimo se todos os dias fosse possível verificar a pressão e a glicose, porque às vezes nos postos de saúde não tem como fazer isso, então fiquei feliz de ter encontrado este evento”, disse.

Por Ana Luíza Imbelloni.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores