Cientistas desenvolvem material que substitui medula óssea

Pesquisa realizada na Rússia auxilia na reconstrução da parte interna dos ossos

por ter, 19/03/2019 - 18:32

Cientistas da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia da Rússia desenvolveram nanomateriais que podem restaurar danificações da estrutura óssea interna causadas por doenças degenerativas, como osteoporose e osteomielite. Esses pesquisadores acreditam que a descoberta pode vir a substituir o transplante de medula óssea. A revista científica Applied Surface Science publicou artigo sobre a pesquisa nesta terça-feira (19).

A nova descoberta foi baseada em nanofibras de policaprolactona, material que se dissolve automaticamente e é compatível com o corpo humano. O procedimento utiliza compostos bioativos, que têm efeito sobre tecido ou célula e potencializaram a taxa de divisão das células ósseas em 3 vezes, o que pode garantir que, futuramente, pacientes que dependem da adequação a um doador não precisarão mais esperar pela compatibilidade. 

Nos experimentos, os cientistas relacionaram a taxa de divisão de células envolvidas na formação do tecido ósseo da superfície do material que foi modificado e do que não foi modificado. Detectaram então que o material modificado tinha bastante hidrofilicidade, afinizando-se bem com água. Em comparando com o não-modificado, as células demonstravam mais conforto e se dividiam com o triplo de rapidez.

Ainda de acordo com os cientistas, os resultados são consideráveis e passam a ser portas de entrada para trabalhos de novas perspectivas com nanofibras de policaprolactona modificadas, que servirão como uma nova opção aos transplantes de medula óssea.

por Alex Dinarte

COMENTÁRIOS dos leitores