Montadoras em SP têm 51,4% dos empregados do segmento

Programa do governo do estado deve reduzir imposto pago pelas empresas e aumentar o número de postos de trabalho

por Nataly Simões qui, 21/03/2019 - 16:11

O estado de São Paulo possui 57.353 trabalhadores em montadoras de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Número que corresponde a 51,4% dos 111.442 postos gerados pelas empresas do segmento ligadas à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em todo o país.

No final de fevereiro, no entanto, a Ford anunciou mundialmente o fechamento de uma de suas fábricas, localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, levando o município a perder R$ 18,5 milhões em arrecadação, além de 27 mil postos de emprego.

Diante disso, o governo do estado anunciou nesta quinta-feira (21), um programa que concederá descontos de até 25% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para todas as empresas fabricantes de veículos interessadas em ampliar seus negócios em São Paulo.

A medida pode assegurar milhares de empregos, desde que as empresas interessadas apresentem planos de investimento superiores, no mínimo, a R$ 1 bilhão. Além disso, as montadoras que aderirem à iniciativa deverão gerar no mínimo 400 postos de trabalho e todo o investimento deverá ser feito no território paulista.

Entre os critérios, poderão ser aceitas propostas de novas fábricas, novas unidades de produção, novos produtos e expansão de plantas industriais. As empresas deverão ainda apresentar os projetos junto à Comissão de Avaliação da Política de Desenvolvimento Econômico do Estado, constituída por integrantes da Secretaria da Fazenda e Planejamento e da Secretaria Desenvolvimento Econômico.

Após a aprovação, os projetos serão encaminhados pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, por meio de relatório demonstrativo semestral do cumprimento do cronograma de execução do empreendimento.

COMENTÁRIOS dos leitores