UNICEF: falta de água potável mata mais do que bala

O relatório da agência constatou que, em países onde existe conflitos prolongados, a falta de saneamento básico mata quase 4 vezes mais crianças do que a violência direta

por Jameson Ramos sex, 22/03/2019 - 16:25
Pixabay Dos países em guerra, somente na Líbia, Iraque e Síria as crianças menores de 15 anos tem mais chances de morrer em decorrência da violência coletiva Pixabay

A falta de água potável em países afetados por conflitos prolongados causa, em média, mais mortes de crianças menores de 15 anos do que a violência direta. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), esses menores têm quase quatro vezes mais chances de morrer de doenças diarreicas causadas pela falta de água potável, saneamento e higiene.

O relatório da UNICEF examina taxas de mortalidades de 16 países que passam por conflitos prolongados e concluindo que, na maioria deles, crianças menores de 5 anos têm 20 vezes mais chances de morrer por falta do acesso adequado ao saneamento básico.

A ONU acentua que "Sem serviços de água, saneamento e higiene seguros e eficazes, as crianças correm risco de desnutrição e doenças evitáveis, incluindo a diarréia, febre tifóide, cólera e poliomielite.

As meninas são as que mais sofrem, principalmente quando vão buscar água. A UNICEF constatou que são elas que lidam com as afrontas à sua dignidade enquanto se banham e administram a higiene menstrual, faltando às aulas durante o período menstrual, quando suas escolas não têm instalações de água e saneamento.

O relatório da agência da ONU calculou as taxas de mortalidade em 16 países onde existem os conflitos prolongados. São eles: Afeganistão, Burkina Faso, Camarões, Chade, Etiópia, Iêmen, Iraque, Líbia, Mali, Myanmar, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Síria, Somália, Sudão e Sudão do Sul.

De todos esses países, somente na Líbia, Iraque e Síria as crianças menores de 15 anos tem mais chances de morrer em decorrência da violência coletiva, do que pela falta de água e saneamento básico.

COMENTÁRIOS dos leitores