Encontro discute o estigma da anemia falciforme

Professores e alunos de Biomedicina da UNAMA - Universidade da Amazônia, em Belém, debatem causas e diagnóstico da doença e a discriminação racial

por Rosiane Rodrigues seg, 01/04/2019 - 16:48

Professores e alunos do curso de Biomedicina da UNAMA - Universidade da Amazônia participaram de um evento sobre anemia falciforme, na noite de quinta-feira (28), no campus Alcindo Cacela. Em palestra, professores esclareceram sobre as causas da doença com o intuito de combater preconceitos.

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária com grande prevalência no Brasil. Afeta, predominantemente, pessoas negras (daí a discriminação racial), mas pode manifestar-se também nos brancos.

A doença se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.

“O diagnóstico da anemia falciforme pode ser feito principalmente pela eletroforese de hemoglobinas, que são as proteínas que fazem o transporte de oxigênio para os tecidos. É a proteína que está prejudicada nessa doença”, explicou Helem Ribeiro, biomédica e professora do curso de Biomedicina da UNAMA.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA, com o apoio curso de Biomedicina. “O calendário institucional prevê para o mês de março que a gente promova ações que combatam a discriminação racial. Diante disso, o curso de Biomedicina ofereceu uma palestra para esclarecer melhor a discriminação com o portador da anemia falciforme”, disse Mike Pereira, professor de Engenharia e membro do Núcleo de Responsabilidade da UNAMA.

Para Lucilene Gois, aluna do 5º semestre de Biomedicina, a palestra foi edificante. “A nossa área é uma área muito diversificada. Cabe a nós procurarmos sempre saber mais. A anemia falciforme é um assunto que está no dia a dia de muitas pessoas e nós, como alunos, devemos procurar nos atentar mais”, afirmou.

Na palestra foi abordado o diagnóstico da anemia falciforme. “Entender um pouquinho do processo de diagnóstico é muito importante para a própria compreensão da doença. Isso facilita para que o paciente receba orientação", disse Kelly Hirai, professora de Biomedicina da UNAMA.

COMENTÁRIOS dos leitores