Taxistas protestam contra regulamentação dos aplicativos

A associação de taxistas não concorda com os tramites do processo de regulamentação dos motoristas de aplicativo

por Victor Gouveia seg, 01/04/2019 - 09:10

Dezenas de taxistas se reúnem na manhã desta segunda-feira (1º) nas proximidades do Centro de Convenções, em Olinda, Grande Recife, para reivindicar o cumprimento igualitário da fiscalização aos motoristas de aplicativo. A ação da comitiva deve comprometer a mobilidade e seguirá até a Prefeitura do Recife (PCR). Tratado como um “megaprotesto”, a classe pretende paralisar o trânsito nas Avenidas Agamenon Magalhães, Caxangá, Sul, Norte, na Encruzilhada, Cais José Estelita, Pina, Imbiribeira, Porto do Recife e bairro da Boa Vista.

A Associação de Taxistas não concorda com os tramites do processo de regulamentação dos motoristas de app, isso porque - conforme a categoria - o curso de formação de qualificação e o prazo do fornecimento de dados cadastrais dos motoristas expirou no dia 23 de março. Entretanto, a classe afirma que a PCR publicou semana passada um edital no Diário Oficial com as diretrizes do que deve ser cumprido. A alegação é de que as datas limites não foram divulgadas, e o prazo ficou indeterminado.

O taxista Edson Vieira, de 45 anos, conta que 70% da renda dos profissionais caiu com o aumento dos motoristas de aplicativo, que, segundo ele, não recebem a mesma fiscalização da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). "Nós só vamos sair da prefeitura depois que o prefeito ou o secretário venha até nosso trio elétrico e fale com a classe", finalizou.

Resposta dos motoristas de aplicativo

"A Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco - AMAPE, repudia veementemente a postura das lideranças dos taxistas do Estado, que buscando atrapalhar o processo de regulamentação dos aplicativos no Recife, resolveu fazer um protesto com obstrução de diversas vias da capital.

A Associação também lamenta o fato dessas lideranças estarem incitando o ódio e jogando uma categoria contra a outra pelas redes sociais e promovendo ato político extemporâneo.

A AMAPE, se coloca à disposição das autoridades, prefeitura do Recife e CTTU para contribuir no que for preciso para que a regulamentação não seja prejudicada por atos de quem quer que seja.

Por fim, a Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco se sente no direito e na obrigação de informar a população do Recife que os motoristas de aplicativos e as plataformas de tecnologia e continuarão funcionando sem prejuízo à população, durante todo o processo de regulamentação."

Com informações de Katarina Bandeira

COMENTÁRIOS dos leitores