Taxistas são orientados para atender pessoas deficientes

As aulas têm etapas teóricas e práticas, com a demonstração e simulação sobre como atender e ajudar uma pessoa com deficiência

por Jameson Ramos seg, 22/04/2019 - 16:48
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Recife tem uma frota de de 6.126 táxis Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Na tentativa de sensibilizar e orientar os taxistas do Recife para atender passageiros com deficiência, a prefeitura está capacitando cerca de 30 profissionais nesta terça-feira (23), no Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, que fica localizado no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. A iniciativa faz parte da Campanha Taxista Acessível, lançada em 2018.

De acordo com a Prefeitura do Recife, a campanha tem como proposta tornar a cidade cada vez mais inclusiva. As aulas têm etapas teóricas e práticas, com a demonstração e simulação sobre como atender e ajudar uma pessoa com deficiência, além de receber conteúdo sobre legislação. Os motoristas terão acesso ao material impresso e adesivos que identificam que aquele profissional foi preparado para o atendimento da pessoa com deficiência.

A prefeitura afirma que outras turmas serão capacitadas ao longo do ano. Atualmente, Recife tem uma frota de de 6.126 táxis, com aproximadamente 16 mil profissionais.

Legislação

A Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal n° 13.146/2015) determina que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida devem ter direito assegurado ao transporte e à mobilidade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os obstáculos e barreiras ao seu acesso.

Essa legislação, assim como a Lei Federal n° 11.126/2005, asseguram à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transportes.

COMENTÁRIOS dos leitores