Estação da CPTM terá exame de pressão nesta sexta (26)

A aferição é gratuita; os passageiros também irão receber orientação nutricional

qua, 24/04/2019 - 15:50

O Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial é celebrado na próxima sexta-feira (26). Para marcar a data, a Sociedade Brasileira de Hipertensão, em parceria com a CPTM, vai medir gratuitamente a pressão arterial dos usuários que passarem pela Estação Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante) das 9h às 16h.

A ação faz parte da campanha “Menos Pressão”, cujo foco é o público feminino. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que as doenças cardiovasculares são responsáveis por 35% das mortes femininas no país. Estima-se que 80% das mulheres que passam pela menopausa sofram com a doença

O objetivo é alertar as pessoas sobre a doença que afeta 25% de toda a população brasileira e chega a matar cerca de 300 mil pessoas por ano, segundo o Ministério da Saúde.

A hipertensão ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140/90mmHg. A doença ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Em 90% dos casos ela é hereditária, porém há outros fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como por exemplo, o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo excessivo de sal, colesterol e sedentarismo.

Aferir a pressão regularmente é a única forma de diagnosticar a hipertensão, que não tem cura mas pode ser tratada e controlada. Além do exame, os passageiros vão receber orientação de nutricionistas, psicólogos e profissionais da educação física, que vão ensinar como desenvolver hábitos saudáveis para prevenir e controlar a doença.

COMENTÁRIOS dos leitores