PE: conta de luz ficará mais cara a partir de segunda (29)

Os clientes residenciais observarão uma elevação de 5,14% em suas contas

qua, 24/04/2019 - 07:21
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo As contas dos consumidores atendidos em alta tensão terão alta de 3,76% Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (23) um reajuste tarifário médio de 5,04% para a distribuidora de energia pernambucana Celpe. Para os consumidores atendidos em baixa tensão, o aumento médio será de 5,56%, sendo que os clientes residenciais observarão uma elevação de 5,14% em suas contas. Já as contas dos consumidores atendidos em alta tensão terão alta de 3,76%. As novas tarifas entram em vigor a partir da próxima segunda-feira (29).

Como vem sendo observado nos mais recentes reajustes tarifários de energia, o pagamento antecipado do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) - (retirada CDE Decreto) - contribuíram para reduzir o reajuste em aproximadamente 3,03%.

A Conta ACR foi um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura de custos adicionais e não previstos com a compra de energia no mercado de curto prazo entre fevereiro e dezembro de 2014.

A origem desses recursos foi um financiamento feito junto a um pool de bancos e que era amortizado a partir de arrecadação feita na conta de luz. A previsão inicial era de quitação em abril de 2020, mas o governo negociou o pagamento antecipado desse empréstimo, o que foi anunciado em março.

A arrecadação feita via bandeira tarifária também contribuiu para reduzir o índice final do reajuste, em 4,5%. A Celpe atende 3,7 milhões de unidades consumidoras localizadas no Estado de Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores