Ministério da Saúde aponta 99 mortes por gripe no país

Vacinação é a melhor forma de prevenir o agravamento e mortes causadas pelos vírus

por Daiane Crema ter, 14/05/2019 - 15:27
Divulgação Campanha Nacional de Vacinação vai até o dia 31 de maio Divulgação

Segundo levantamento divulgado na última semana pelo Ministério da Saúde, de janeiro a abril deste ano, 535 pessoas foram hospitalizadas por síndrome respiratória aguda grave em todo o país. Dessas internações, 99 vieram a óbito. Do total de mortes por influenza, 88 (90%) foram de pessoas que apresentaram fatores de risco, como idosos, pessoas com doença crônica, crianças, gestantes, indígenas e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias. Todos esses grupos fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação, que vai até o dia 31 de maio.

O vírus A (H1N1) é predominante no país até o momento e também responsável pela maior parte dos óbitos, com registro de 254 casos e 89 mortes. Foram identificados ainda 54 casos de influenza A (H3N2), 38 de influenza A não subtipado, e 62 casos de influenza B. Outros 127 casos ainda não tiveram o subtipo identificado.

De acordo com o levantamento, nos primeiros meses do ano, a circulação de vírus influenza se deu com maior intensidade e de maneira localizada no estado do Amazonas, com 139 casos e 35 óbitos. O estado de São Paulo também se destaca, com 107 casos e 7 óbitos.

Outros estados também registraram mortes, como Paraná, Pará, Espírito Santo, Tocantins e Rio Grande do Norte. Segundo o Ministério, a vacinação é a melhor forma de prevenir o agravamento e mortes causadas pelos vírus da gripe, principalmente nos grupos prioritários.

COMENTÁRIOS dos leitores