Moradores reclamam de demolição sem aviso prévio

Os relatos também apontam que as equipes da PM agiram de forma truculenta, agredindo os habitantes da comunidade

por Victor Gouveia ter, 14/05/2019 - 13:59

Embed:

Uma ação de desocupação causou tumulto na manhã desta terça-feira (14), na comunidade Vila Brasil, localizada próximo à Joana Bezerra, área central do Recife. De acordo com os moradores, equipes da Prefeitura do Recife (PCR) e da Polícia Militar (PM) demoliram as habitações sem qualquer aviso prévio ou documentação oficial.

Os relatos também apontam que as equipes da PM agiram de forma truculenta, agredindo os habitantes da comunidade. Sem ordem judicial, um documento que alegava infração ambiental - devido à proximidade da comunidade ao mangue - foi entregue apenas para um morador. "Eu trabalho de manhã, quando cheguei tava tudo demolido", lamentou o carroceiro Luiz Lira.

Próximo à comunidade está um conjunto habitacional, que de acordo com os locais, seria destinado aos moradores, que inclusive já foram cadastrados. Com as obras paradas há cerca de 14 anos, a região tornou-se ponto de tráfico de drogas e prostituição. Os desabrigados articulam uma nova interdição no cruzamento entre o Ponte Joaquim Cardozo e a Avenida Agostinho Gomes às 18h.

Resposta da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano

A Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) informa que não foram retiradas casas da comunidade Vila Brasil e, sim, ocupações irregulares não habitadas, ainda em construção. A área alvo da ação desta terça-feira (14) é considerada de preservação ambiental. Pelos dois motivos citados acima, não são necessárias notificações aos invasores, mas, ainda assim, equipes da pasta foram ao local na segunda-feira e informaram à comunidade que seria feita a ação de retirada.

Com informações de Francine Nascimento

COMENTÁRIOS dos leitores