Maio já não é o mês das noivas

Por questões financeiras, culturais ou climáticas, a tradição dos casamentos em maio vem perdendo força no Brasil

por qua, 15/05/2019 - 16:30

O costume de realizar casamentos no mês de maio vem da Europa e está relacionado ao clima, pois é a época em que a temperatura volta a subir depois do inverno. Por isso mesmo, os europeus do passado voltavam a tomar banho nessa época. Também é uma data em que já havia flores para enfeitar e perfumar as celebrações.

No Brasil, entretanto, a tradição cultural vem perdendo terreno para questões de ordem prática, financeiras. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dezembro é o mês em que mais ocorrem casamentos no país. O fato provavelmente está relacionado ao décimo-terceiro salário e às férias de verão, propícias para viagens de lua-de-mel.

De acordo com a pesquisa do IBGE, o período que vai de setembro a dezembro é considerado a “alta temporada” de matrimônios no Brasil. Além desses quatro meses, outra data que também costuma ter muitas cerimônias é o mês de julho. Maio vem depois, ocupando a sexta posição. O mês em que menos casamentos são celebrados é em fevereiro, possivelmente por ser o mês em que geralmente ocorre o carnaval.

Em países como a Inglaterra, junho é considerado o mês ideal, por conta de uma tradição pagã: essa é a época em que os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos. Já nos Estados Unidos, os americanos preferem trocar as alianças em fevereiro, mês em que se comemora o Valentine’s Day (Dia de São Valentim), que é considerado o Dia dos Namorados naquele país.

Por Junior Oliveira

 

COMENTÁRIOS dos leitores