RMR: vacina contra a febre aftosa é distribuída no Cabo

A vacina está sendo distribuída de acordo com a quantidade necessária para cada criador, que é orientando sobre o procedimento para a aplicação

por Jameson Ramos qua, 15/05/2019 - 16:45
Divulgação A aplicação da vacina é obrigatória Divulgação

A Prefeitura do Cabo, na Região Metropolitana do Recife, começou nesta quarta-feira (15), a distribuição da vacina contra a febre aftosa entre os criadores de bovinos e bubalinos (búfalos) do município. A entrega das doses se estenderá até o dia 31 de maio, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, das 8h às 14h. 

A distribuição faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa e será realizada em duas etapas: a primeira durante este mês e a segunda em novembro. A expectativa é distribuir gratuitamente doses para imunização de 3 mil gados, aproximadamente. “A meta da Prefeitura é imunizar 100% do rebanho da região”, destaca o Superintendente de Desenvolvimento Rural, Aziel Almeida.  “Além da garantia de um rebanho saudável para o produtor, a imunização dá a ele a possibilidade de transportar e comercializar seus animais”, ressalta. 

A equipe da superintendência está distribuindo a vacina de acordo com a quantidade necessária para cada criador e orientando sobre o procedimento para a aplicação. A injeção deve ser aplicada na região da tábua do pescoço, entre o couro e a carne do animal (via subcutânea). 

A aplicação da vacina é obrigatória. Em caso dos criadores não vacinarem os rebanhos, estarão sujeitos a multas e a proibição da retirada do Guia de Trânsito Animal (GTA), que permite o trânsito e comercialização dos animais. 

A prefeitura assegura que para a retirada das vacinas, o dono do rebanho deve estar devidamente cadastrado na Defesa Agropecuária. Caso não possua o cadastro, basta comparecer à Superintendência de Desenvolvimento Rural, localizada no Centro do Cabo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando o CPF. 

Os principais sintomas da Febre Aftosa são: febre; aftas na boca, nas tetas e entre as unhas. Os animais se isolam dos outros, babam, mancam e param de comer e beber.

COMENTÁRIOS dos leitores