Com 45 casos confirmados, SP tem surto de toxoplasmose

Ocorrências passaram a ser monitoradas após recomendação de notificação de casos agudos da doença

por Nataly Simões sex, 17/05/2019 - 17:27

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de São Paulo informou que a cidade registrou 45 casos de toxoplasmose em diferentes regiões desde março, o que significa que há um surto da doença, já que foram confirmadas mais de duas infecções na capital.

A Covisa informou em nota que os casos passaram a ser monitorados após a coordenadoria e o Centro de Vigilância Epidemiológica recomendarem a notificação de ocorrências graves da doença. "A vigilância está realizando investigação com objetivo de identificar, monitorar e verificar a magnitude dos casos, bem como as situações de risco - fontes de alimento ou água contaminados - que possam estar contribuindo para o aparecimento destes casos".

Em junho do ano passado, o município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, também enfrentou um surto da doença, com o registro de mais de 500 casos.

De acordo com a médica infectologista Márcia Yamamura, a toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii e apresenta sintomas semelhantes ao de gripe ou dengue, como febre alta e dores musculares.

"A contaminação pode ocorrer de três formas: por água e alimentos contaminados por fezes de gatos que possuem o toxoplasma, carne crua infectada ou quando a mãe passa para o bebê. Quanto aos riscos, além de a infecção causar dores no corpo, pode ocorrer convulsões e até cistos no cérebro, causando problemas neurológicos. Nas gestantes, podem ocorrer abortos ou transmissão para a criança, que pode ter retardo no crescimento uterino, entre outros problemas que prejudicam o seu desenvolvimento", explica.

A médica infectologista alerta sobre a importância de manter a higiene da casa para evitar a contaminação. "É muito comum os gatos defecarem na caixinha de areia e depois subirem em cima da pia ou em outros objetos, que acabam contaminando os alimentos. Por isso, é importante sempre lavar os alimentos, limpar os utensílios de cozinha, comprar carne crua de boa procedência, cobrir os locais que as crianças brincam para que os gatos não defequem neles e não tomar leite pasteurizado".

COMENTÁRIOS dos leitores